Autor Tópico: JPG, TIFF, RAW... aff...  (Lida 1549 vezes)

Tadeu Segundo

  • Trade Count: (19)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
    • Tadeu Segundo
Online: 28 de Outubro de 2008, 13:44:31
Olá pessoal... acho que ja deve ter rolado muitos tópicos sobre esse assunto, mas tenho umas dúvidas...
Só trabalhei com cameras que comprimem as imagens em JPG... e sei muito bem que a diferença de dados é muito grande para extensões .tiff e .raw, mas queria saber se valeria a pena eu gravar em outro formato depois de dar uma tratada no PS... cores, ruídos, curvas, etc... ou será que dá na mesma... posso voltar a salvar em jpg que não vai fazer difrença?

Outra dúvida é sobre firmware pra liberar a máquina e deixar ela com a opção de raw tb?
Ja li em alguns lugares que algumas máquinas suportam, mas será que a minha Sony DSC-H50 teria essa possibilidade? E será que é seguro fazer isso, caso exista?

Agradeceria muito algumas explicações e, se souberem de tutoriais sobre o assunto ou coisa parecida, tb seria muito bom...

Abraços!!!
Canon 7D
28mm + 50mm + 18-135mm
Flashs 430EXII + 580EXII


Tadeu Segundo

  • Trade Count: (19)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
    • Tadeu Segundo
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2008, 08:44:09
up...
Canon 7D
28mm + 50mm + 18-135mm
Flashs 430EXII + 580EXII


Fabricio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Masculino
    • Testes Personalidade
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2008, 13:55:53
Bem, na MINHA opinião o formato vai de acordo com o uso da pessoa... se você trabalha com fineart, RAW e TIFF são mais garantidos pra você não se arrepender depois. Agora, quem não imprime todas as fotos que faz, eu acho que JPG salvo com qualidade no máximo depois de editada já está de bom tamanho.

Mas é aquele negócio: preço do megabyte hoje está barato... logo se você tiver espaço sobrando, acho que não há porque não guardar em RAW ou TIFF. Salva uma cópia em JPG menor só pra visualização rápida e arquiva o resto :)


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2008, 17:38:47
Acho que não tem pras compactas da Sony não... só conheço esse para habilitar nas Canons:
http://chdk.wikia.com/wiki/CHDK

Mas nem testei ainda. Vou ver se eu consigo (porque sou uma anta tanto em inglês quanto em instalação de firmwares uhaUHa)


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2008, 20:32:59
Bem, na MINHA opinião o formato vai de acordo com o uso da pessoa... se você trabalha com fineart, RAW e TIFF são mais garantidos pra você não se arrepender depois. Agora, quem não imprime todas as fotos que faz, eu acho que JPG salvo com qualidade no máximo depois de editada já está de bom tamanho.

Mas é aquele negócio: preço do megabyte hoje está barato... logo se você tiver espaço sobrando, acho que não há porque não guardar em RAW ou TIFF. Salva uma cópia em JPG menor só pra visualização rápida e arquiva o resto :)

com certeza amigo... :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

o problema de trabalhar com Tif e Raw sempre foi por causa do tamnho do arquivo...

mas como hoje em dia trabalhamos com processadores cada vez mais velozes, a quantidade de memória ram só se fala acima de 2 gigas, e o espaço em disco já se usa acima do terabytes...não vejo mais algum problema que impeça de trabalhar com esse arquivos...eu não uso outros, até porque faço uso profissional da fotografia....mas mesmo assim quando estou fazendo por hobbie, o Raw é obrigatório, e a conversão é sempre para Tif. :ok: :ok: :ok: :ok:

Jpeg só uso para web. :ok: