Autor Tópico: Duvidas Resoluçào Sony DSC W300  (Lida 2346 vezes)

darktrigon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Novembro de 2008, 10:47:16
Olá Pessoal blz o/

Estou começando estes dias a estudar sobre fotografia, e achei uma excelente oportunidade para comprar esta câmera, então acabei não pensando duas vezes e comprei ela  :D

Agora uma de minhas duvidas é a seguinte, ela tem duas opções de resoluções que achei interessante, que é a de 4224 X 2376 (10MP) e a de 4224 X 3168 (13MP). Agora quais destas duas resoluções eu uso para tirar as fotos, independente do tamanho utilizado, sendo que acho que a de 10 MP deve ser uma melhor opção pois acaba rodando em TVs Wide de 1080P.

Quanto as configurações dela ainda estou fuçando la xD, pelo menos estou aprendendo usar ela no modo manual, o que acredito que deve ser por ai que devo começar  ;)

Qualquer dica que possa me ajudar neste início eu aceito ok ^^

Vlw !!!


rickmoon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo Montero
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2008, 13:09:41
Observe que o que muda entre uma opção e outra é apenas a altura da imagem. A largura é a mesmo; ou seja, a proporção entre altura e largura acaba variando (1.77:1 e 4:3).

Observe que com o formato 4224 X 3168, você utiliza toda a área do sensor; com 4224 X 2376, ocorre um corte.

Nada impede que você faça a foto no maior formato e depois faça o corte ao processar a foto.

Ambos os formatos não são muito amistosos para impressão; a maioria dos formatos nos minilabs tem proporção 3:2 (exemplo: 10 x 15 cm, 20 x 30 cm).

Assim, pense no uso que você pretende dar às fotos. Se a idéia é vêlas apenas em monitor wide, 4224 X 2376 faz todo o sentido.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2008, 13:10:11 por rickmoon »
Ricardo Montero - www.pbase.com/rickmoon - São Paulo/Santos, SP


darktrigon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2008, 14:04:23
Observe que o que muda entre uma opção e outra é apenas a altura da imagem. A largura é a mesmo; ou seja, a proporção entre altura e largura acaba variando (1.77:1 e 4:3).

Observe que com o formato 4224 X 3168, você utiliza toda a área do sensor; com 4224 X 2376, ocorre um corte.

Nada impede que você faça a foto no maior formato e depois faça o corte ao processar a foto.

Ambos os formatos não são muito amistosos para impressão; a maioria dos formatos nos minilabs tem proporção 3:2 (exemplo: 10 x 15 cm, 20 x 30 cm).

Assim, pense no uso que você pretende dar às fotos. Se a idéia é vêlas apenas em monitor wide, 4224 X 2376 faz todo o sentido.

Entendi ^^

Outra coisa, quando eu rodo uma foto no tamanho 4224 X 3168 em uma Tv wide, ela não aparece em toda a TV, será que teria como visualizar em tela inteira?
Apesar que como pretendo usar mais em TV Wide tb, acredito que vou usar fotos em 4224 X 2376 mesmo, mas esta diferença será que pode atrapalhar em algo futuramente?

Vlw o/


rickmoon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo Montero
Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2008, 10:01:11
Para entender facilmente a questão, imagine que você tem uma foto e quer emoldurá-la. Você pode escolher molduras de diferentes proporções (quadrada, levemente retangular ou uma retangular bem comprida). Ou seja: molduras de diferente proporção entre largura e altura.

Nesse caso, perceba: a não ser que você use a moldura exata, você terá que cortar as laterais da foto ou deixar margens em branco...

Ricardo Montero - www.pbase.com/rickmoon - São Paulo/Santos, SP


darktrigon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2008, 11:07:20
Para entender facilmente a questão, imagine que você tem uma foto e quer emoldurá-la. Você pode escolher molduras de diferentes proporções (quadrada, levemente retangular ou uma retangular bem comprida). Ou seja: molduras de diferente proporção entre largura e altura.

Nesse caso, perceba: a não ser que você use a moldura exata, você terá que cortar as laterais da foto ou deixar margens em branco...



Entendi ^^

Vlw pela explicação o/


Tadeu Segundo

  • Trade Count: (19)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
    • Tadeu Segundo
Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2008, 12:52:30
Outra coisa a se levar em conta é se você não vai revelar as fotos, não precisa necessariamente fotografar com qualidade tão alta. Para ver na TV (wide ou não) 3 MP ja esta de bom tamanho. Principalmente se for gravar em DVDs e rodar em reprodutores de DVD de mesa, que não tem um processador muito bom e demoram séculos para gerar as imagens maiores.

Mas eu recomendo tirar fotos maiores e depois recortar para ver na TV... da mais trabalho, mas vai saber se um dia vc vai querer revelar, ne???

Abraços.
Canon 7D
28mm + 50mm + 18-135mm
Flashs 430EXII + 580EXII


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2008, 13:07:15
É o que a galera disse.

4224 X 3168 não aparece na tela toda na LCD pois a proporção é 4:3 ... que é a proporção das tvs quadradas de tubo.
O que vc pode fazer é dar um CROP na proporção correta que é 16:9 ... ou 16:10 que é o padrão Wide.

Você pode bater as fotos na resolução máxima depois redimensionar no computador, pois as fotos ficam pesadas para exibir no dvd... podendo ter muito lag entre uma foto e outra.

A resolução de uma 1080P é de 1920x1080 se for apenas HD-TV é um pouco mais do que metade deste valor.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


darktrigon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2008, 15:00:39
Outra coisa a se levar em conta é se você não vai revelar as fotos, não precisa necessariamente fotografar com qualidade tão alta. Para ver na TV (wide ou não) 3 MP ja esta de bom tamanho. Principalmente se for gravar em DVDs e rodar em reprodutores de DVD de mesa, que não tem um processador muito bom e demoram séculos para gerar as imagens maiores.

Mas eu recomendo tirar fotos maiores e depois recortar para ver na TV... da mais trabalho, mas vai saber se um dia vc vai querer revelar, ne???

Abraços.

Opa Tadeu blz!

Você tem alguma dica para eu começar a utilizar esta camera?

Pois como vc tem uma acredito que vc ja tenha alguma noção sobre ela xD

Qual a resolução que vc geralmente usa? Vc usa o modo manual apenas?



Tadeu Segundo

  • Trade Count: (19)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
    • Tadeu Segundo
Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2008, 03:32:05
Pô, dark... a maior dica é sair fotografando... :D
Se você não tem muito conhecimento sobre abertura (f/8 por ex.) ou tempo de exposição (1/250 por ex.) procure aqui no forum, pois vai precisar saber um pouco a respeito para usar o modo manual.
Uma coisa que você pode fazer é usar as medidas que a máquina dá no modo automático como parâmetro e tentar mudar no manual. Por ex. eu sempre tento utilizar uma abertura pequena (f/8) mas no automático ele nem sempre utiliza essa opção.
Se você não tem certeza sobre o controle de velocidade, pode utilizar o modo "BRK 0.3 EV" no REC Mode. O segundo item de cima pra baixo depois do MP. Ele bate 3 fotos, 1 na sua configuração, e duas com velocidades diferentes.

É dificil dar dicas sem saber o seu nivel de conhecimento. Então recomendo você a testar bem a máquina... bata fotos do mesmo objeto com várias regulagens diferentes (abertura, exposição, ISO, flash, etc) e vc vai começar a entender melhor a máquina. Dai venha com as dúvidas que a gente te esclarece.

Abraços.
Canon 7D
28mm + 50mm + 18-135mm
Flashs 430EXII + 580EXII


darktrigon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2008, 11:35:33
Pô, dark... a maior dica é sair fotografando... :D
Se você não tem muito conhecimento sobre abertura (f/8 por ex.) ou tempo de exposição (1/250 por ex.) procure aqui no forum, pois vai precisar saber um pouco a respeito para usar o modo manual.
Uma coisa que você pode fazer é usar as medidas que a máquina dá no modo automático como parâmetro e tentar mudar no manual. Por ex. eu sempre tento utilizar uma abertura pequena (f/8) mas no automático ele nem sempre utiliza essa opção.
Se você não tem certeza sobre o controle de velocidade, pode utilizar o modo "BRK 0.3 EV" no REC Mode. O segundo item de cima pra baixo depois do MP. Ele bate 3 fotos, 1 na sua configuração, e duas com velocidades diferentes.

É dificil dar dicas sem saber o seu nivel de conhecimento. Então recomendo você a testar bem a máquina... bata fotos do mesmo objeto com várias regulagens diferentes (abertura, exposição, ISO, flash, etc) e vc vai começar a entender melhor a máquina. Dai venha com as dúvidas que a gente te esclarece.

Abraços.

Bom, deixa eu fazer um resuma para ver se é realmente isto xD

A abertura seria utilizada mais para focar em certos objetos, por exemplo, se utilizar uma abertura pequena como f/8, consigo pegar uma boa nitidez não só no objeto que estou focado quanto nos outros que estão mais ao fundo, entquanto se utilizar uma abertura maior como f/2.8, se destaca o objeto que estou focando, deixando fora de foco os outros assuntos mais ao fundo.
No Caso da velocidade (tempo de exposição) seria mais para congelar um movimento ou dar a sensação de movimento ao assunto, onde se utilizar uma velocidade mais alta, consigo congelar e ao mesmo tempo diminuir a possibilidade da foto sair tremida, enquanto com uma velocidade baixa, eu consigo dar aquela sensação de movimento, mas acaba dificultando pois é mais fácil de deixar a foto tremida.
E quanto a Luz, após regular estes dois, geralmente eu utilizo a ISO se estiver muito escuro, para não mexer apenas na velocidade de exposição.

Qualquer coisa, da uma analisada nas fotos que tire neste tópico:

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=27494.0

Abraços !!!