Autor Tópico: Saiu o review da LX3 no DP Review  (Lida 4301 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 06 de Novembro de 2008, 19:34:38
Guto é verdade...mas veja que nem mesmo a Nikon que sempre foi a marca mais dependente de sua linha de lentes, acessórios, etc, abriu os olhos e fez uma câmera bastante interessante a P6000 com possibilidade de vc usar o flash SB600/800, GPS, tem uma boa lente, RAW, etc, etc.

Pode acreditar que no futuro, lentes e DSLR será coisa para profissionais somente.....e alguns remanescentes do século 20 como nós.

Valeu


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 07 de Novembro de 2008, 17:02:31
Guto é verdade...mas veja que nem mesmo a Nikon que sempre foi a marca mais dependente de sua linha de lentes, acessórios, etc, abriu os olhos e fez uma câmera bastante interessante a P6000 com possibilidade de vc usar o flash SB600/800, GPS, tem uma boa lente, RAW, etc, etc.

Pode acreditar que no futuro, lentes e DSLR será coisa para profissionais somente.....e alguns remanescentes do século 20 como nós.

Valeu

Leandro,
Concordo que todas essas características como vc citou (sapatas pra flash, GPS, RAW e etc.) já são grandes avanços tornando a opção do amador por uma compacta ainda mais atrativa porém não sei até que ponto isso é prioridade. No caso do RAW, sim. É um avanço excelente que já vem sendo encontradas em algumas compactas e UZ há um certo tempo. Entretando, o que é fundamental e que seria um verdadeiro avanço nessa área seria a prioridade de inclusão de sensores maiores aliado a boas lentes na fabricação dessas máquinas. Acho que só dessa maneira a distância encontrada hoje entre compactas e DSLR, em relação à qualidade da imagem, seria menos abismal. Essa diferença é que faz o amador migrar para as DSLR quando ele busca maior qualidade. Tenho plena conciência que compactas e DSLR são câmeras diferentes e que não devem ser confundidas mas é plenamente possivel fabricar uma compacta que atenda um amador exigente que procure praticidade e qualidade. O exemplo está aí nessa LX3. O que parece é que não existe vontade de aumentar o mercado para esse seguimento pois pouca coisa é feita nesse sentido. Basta ver os lançamentos. Somente corrida por pixels, no caso das compactas, para "enganar" e seduzir os leigos que começam a fazer seus clicks. No lado das DSLR, vemos o aumento do número de recursos (como liveview, filmagem e etc...) para atrair mais consumidores para um suposto "upgrade". Até então...tudo normal. Quem quiser que compre sua compacta com 15 MP ou gaste seu dinheiro com DSLR de última geração e várias lentes. O problema é que não havia meio termo mas parece que a Panasonic deu o primeiro chute. Agora resta saber como isso será refletido no mercado. Só assim, as grandes marcas irão abrir os olhos e correr atrás (ou na frente).
Acho que atualmente essa LX3 é a menina dos olhos para nós, fotógrafos amadores, que não necessitam mais que uma boa câmera compacta para fazer suas fotos. Sim...tem várias limitações ainda, como o range curto (principalmente) mas também não podemos exigir demais. Outros avanços ainda virão também.

Achei uma declaração no site da Panasonic em relação ao lançamento dessa LX3 muito interessante:
"At the heart of the DMC-LX3, is its 1/1.63-inch CCD.  Making the intentional choice to limit the number of megapixels to 10.1 on its CCD, Panasonic was able to give more space for each pixel and also redesigned the peripheral circuits and other components to further minimize noise generation.  As a result, sensitivity is almost 40 percent higher and saturation is increased by 35 percent, when compared to Panasonic’s 10 MP digital cameras*, giving the DMC-LX3 outstanding image quality and a wide dynamic range, and meeting the demand for a camera that works optimally in low-light environments.  The CCD is also capable of reproducing images in three aspect ratios – 4:3, 3:2 or 16:9.  The new Multi Aspect mode allows the camera to take an image in all three aspect ratios simultaneously, allowing users to choose the version that best suits their needs." 

Perfeito: Nessa guerra de Mega pixels, a Panasonic resolve inovar e colocar no mercado algo que realmente pode fazer a diferença.

Sensor maior + quantidade de MP limite ----> Menor densidade (MP/cm²)
Menor densidade (MP/cm²) ----> maior espaço para cada pixel no sensor ----> menos ruído e uma maior qualidade de imagem abrindo espaço para uma maior sensibilidade.
Junta-se tudo isso a uma boa lente (mesmo limitada pelo range) -----> Ótima imagem!!!  :ok: 
 
Afinal é o que buscamos quando compramos um equipamento, não é mesmo?

Mesmo que esse lançamento seja somente uma tentativa da Panasonic de sacudir o mercado já que na corrida das DSLR quem larga na frente são as grandes marcas como Canon e Nikon já é uma atitude muito válida. Quem ganha somos nós e espero que daqui pra frente, venham realmente boas novidades nesse setor.

« Última modificação: 07 de Novembro de 2008, 17:09:02 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #17 Online: 08 de Novembro de 2008, 00:49:22

Pode acreditar que no futuro, lentes e DSLR será coisa para profissionais somente.....e alguns remanescentes do século 20 como nós.

Valeu

...Essa diferença é que faz o amador migrar para as DSLR quando ele busca maior qualidade...

...para nós, fotógrafos amadores, que não necessitam mais que uma boa câmera compacta para fazer suas fotos...

...tem várias limitações ainda, como o range curto (principalmente) mas também não podemos exigir demais...



Prezados;

Como fotógrafo amador, sou forçado a discordar de algumas das colocações acima. Primeiro, para não deixar qualquer sombra de dúvidas, amador é aquele que tem a fotografia basicamente como "hobby", diversão, passatempo e profissional e aquele que usa a fotografia para tirar seu sustento! Não é o tipo de foto que alguém faz ou o equipaqmento que este algúem usa que o define como amador ou profissional mas sim o destino que é dado as fotos feitas por ele/ela!!!

Na famosa agência Magnum trabalha um fotógrafo, Alex Majoli, que usou câmeras compactas para fazer a cobertura da guerra no Iraque. Majoli percebeu que teria melhor acesso a certas situações e lugares no Iraque se usasse um equipamento menor, mais discreto que uma DSLR e uma "zoom" f/2.8.

Leiam a reportagem aquí: http://www.robgalbraith.com/bins/multi_page.asp?cid=7-6468-7844

Este não foi o único trabalho de Majoli com câmeras compactas, como poderão ver no artigo.

Falando na Magnum, Cartier Bresson e Sebastião Salgado, que também trabalharam lá, nunca usaram SLR's ou DSLR's para fazer suas fotos! E ninguém pôs ou põe em dúvida o profissionalismo de ambos!

Em contrapartida, conheço amadores que fotografam, por exemplo, pássaros e outras formas de vida selvagem. Ora, todos nós sabemos que é impossível fotografar pássaros a uma distância segura utilizando uma compacta, mesmo uma dessas tais "ultrazoom", especialmente se o assunto estiver em movimento!  Somente uma DSLR de nível semi-profissional ou profissional, com uma boa tele (de preferência com distância focal fixa) consegue atender essa necessidade. Eu mesmo fotografo aviões e helicópteros em vôo. Nenhuma compacta disponível no mercado me atende hoje neste particular e posso dizer com segurança que este tipo de câmera nunca existirá! Portanto, se eu quiser continuar praticando meu hobby preferido, terei que contar sempre com minhas Nikon e minha coleção de "Nikkors", principalmente as teles.

Portanto, o que vai definir a câmera/lente a ser utilizada, seja compacta ou SLR/DSLR, é o tipo de foto que se quer fazer, o resultado que se quer atingir!  Pensar diferente disso é o mesmo que querer fazer uma escultura usando pincel e tintas ou uma pintura usando cinzel e martelo!!!

Falando agora da Panasonic "DMC-LX3", a única vantagem real para mim é que posso carregá-la no bolso da camisa! Não conseguiria fazer alguns tipos de foto com ela, especialmente de aeronaves em vôo. Mas é uma alternativa muito interessante para fotografar arquitetura e interiores (outro tipo de foto que gosto de fazer), desde que tenha iluminação suficiente (uso sempre a iluminação ambiente e detesto usar flash!). É também uma câmera interessante para retratos, especialmente os de corpo inteiro.  O "range" da lente, equivalente a uma 24 - 60mm em 35mm, é perfeito, ainda mais considerendo que é uma f/2-2.8 :ok: :ok: :ok:   Para os que acham o "range" limitado, lembro que nenhuma das "zoom" profissionais da Canon, da Nikon, da Pentax e da Sony/Minolta, com abertura constante de f/2.8 ou f/4, possui "range" maior que 3x!!!!   Ainda em relação a distâncias focais alguém aí conhece alguma "zoom" profissional, com abertura constante de f/2.8 ou f/4, maior que 400mm?

Embora nem pense em comprar uma LX3, fiquei satisfeito ao ver que a Panasonic tomou uma atitude inteligente ao resolver ir na contramão das compactas abarrotadas de "megapixels" que inundaram o mercado nos últimos 2 anos  :clap: :clap: :clap:  Espero que outros fabricantes sigam esse exemplo e que venham também as compactas com lentes intercambiáveis e sensores "APS" e/ou "4/3"!!!

Boas Fotos!!!
« Última modificação: 08 de Novembro de 2008, 00:53:32 por F.Kruschewsky »


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #18 Online: 11 de Novembro de 2008, 18:45:28
F.Kruschewsky,

Fantástico o seu texto.  :clap:

Eu fiquei seriamente tentado a comprar a analógica Leica CL-1, usada, por ser uma câmera bem pequena. Vi numa loja aqui do Rio. Particularmente, adoro compactas. Minha única digital é uma companheirinha de viagem, uma Canon SD870. De resto, para minha diversão absoluta, uso uma analógica Elan, mas também uma Olympus Trip 35. Sou fã de compactas.  :ok:


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 11 de Novembro de 2008, 20:43:41
O que eu fiquei particularmente impressionado foi com o modo Dynamic B&W.
Achei as fotos muito boas, com um contraste muito legal, parecendo filme.
http://www.laurencekimblog.com/index.php?link=115&cat=16
Gostei da camera, se fosse mais baratinha estava na lista de compra.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 12 de Novembro de 2008, 07:19:59
Interessante como um fabricante de equipamentos fotográficos relativamente novo nessa área, conseguiu reunir num mesmo equipamento features e qualidade que outros fabricantes seniors não conseguem.....Veja a Fuji que tem um sensor interessante, mas não acerta na lente e não disponibiliza RAW ou mesmo a Canon que não consegue na G10 a mesma qualidade óptica e a Nikon que só lançou agora uma compacta razoável.

Hoje se quisesse comprar numa compacta não pensaria duas vezes.

Ps. Estava vendo o review dela no cameralab.com e segundo o teste a Canon G10 com seus 14Mp consegue reter mais detalhes que a LX3 somente em ISO mínimo, abertura máxima e excelente luz.....o pior desempenho do sensor e lente e a alta difração não aproveitam em quase nada os 14Mp, ou seja os 10Mp deve ser o valor ideal para resolução dessas compactas.

Valeu
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 07:34:55 por Leandro Federsoni »