Autor Tópico: Tenho milhares de Fotos, mas como faço para organizá-las?  (Lida 3183 vezes)

Erre Eme

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 451
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Novembro de 2008, 00:47:39
Galera, tenho tirado muitas fotos nesse meu aprendizado. Já apaguei aquelas fora de foco, tremidas, etc. Agora, tenho problemas na organização. Como vc´s separam suas fotos? :ponder: criei várias pastas como, Insetos, flores, lugares, contra-luz, etc... mas qdo preciso achar uma foto, nunca lembro onde estão :eek: estou com problema de memória ou de organização? :hysterical:
« Última modificação: 18 de Novembro de 2008, 19:13:03 por Kika Salem »
Nikon D90 - D40X / AF-S 18-55mm 3.5/5.6 / AF-S 35mm 1.8 / AF-S 70-300mm 4.5/5.6 VR + Nikon F3 35-105 macro 3.5/4.5


ronermarcelo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/ronermarcelo
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2008, 19:30:24
Eu to fazendo assim:

Crio um diretório para cada mês dentro de um determinado ano. Ex:
...
2007-11
2007-12
2008-01
2008-02
...

Utilizo o windows explorer para ordenar as fotos pela data em que cada uma foi tirada.

Para visualizar as fotos, que é a maneira mais fácil de localizar uma foto em minha opinião, eu to utilizando o Picasa.

Existem muitos modos de fazer isso. Para mim o que está funcionando melhor é esse.

Abraços

Roner M. R. Oliveira
Canon EOS XSi
Brasília-DF
Meu flickr


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2008, 09:42:00
Já tentou o programa Picasa?
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


Erre Eme

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 451
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2008, 22:51:54
gufybr:

 Eu cheguei a fazer algo parecido com as fotos da minha filha. No começo deu certo, pois eram poucas, mas depois comecei a ter problema em lembrar qdo tais fotos haviam sido tiradas. Fazia um passeio no shopping, salvava uma pasta com o dia, Ex: 10/05/2008, mas depois nunca lembrava em que dia havia feito tal foto...Acho que é problema de memória mesmo, heheh.Mesmo assim Agradeço a dica :ok:

Cesar:

Obrigado pela dica. Já usei o picasa sim, mas confesso que não gostei, pois toda vez que vc o abre, ele escaneia todas as fotos do pc, mesmo as que vc não quer...instalei o Lightroom e estou gostando...é meio difícil, mas bem legal. Abraço :ok:
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 22:54:59 por Erre Eme »
Nikon D90 - D40X / AF-S 18-55mm 3.5/5.6 / AF-S 35mm 1.8 / AF-S 70-300mm 4.5/5.6 VR + Nikon F3 35-105 macro 3.5/4.5


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2008, 00:42:25
Faz o seguinte
Cria uma pasta FOTOGRAFIA
cria dentro dela sub-pastas: 2005, 2006, 2007, 2008...
dentro de cada ano: 01-jan, 02-fev... 12-dez
dentro de cada mes: flores, familia, etc (o nome de categoria que vc quiser (simplifique)

Depois da estrutura pronta, joga as fotos dentro e puxa tudo pro Expression Media
Ele vai montar um catalogo organizado pra vc. Depois com calma vai colocando keywords nas fotos pra localizar com maior facilidade

Como vc tem muitas fotos e não organizou antes, vai ter um trabalhão no começo, mas depois é só ir atualizando.

Não esqueça de criar backup pra segurança futura

abs


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2008, 12:34:31
Eu tenho a seguinte estrutura
Raiz
   --> Foto
         --> yyyymmdd-seq(3 dígitos)
               --> Original

Sempre crio o diretório dentro da Foto com o dia em que estou descarregando as fotos.  O seqüencial é usado para separar ações diferentes, como baixar fotos de cartões ou máquinas diferentes;

Em Original jogo os arquivos como estão no cartão e nunca apago ou manipulo.

Depois copio os arquivo do diretório Original para o diretório anterior e renomeio todos os arquivos como SerieYYMMDDSeq(3 dígitos). Aí inicio o processo de limpa.  Qualquer imagem a ser manipulada é feita em outro local e depois substituída aqui.

:ok:
           
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


telmo petrucci

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2008, 21:26:58
eu organizo pelo windows explorer mesmo, na pasta geral "FOTOS".

criando subpastas com as datas e a descrição do que foi fotografado

por exemplo:

24-12-2007 Natal
18-08-2008 passeio tal lugar

e por aí vai!!!

para mim tem dado certo!
mas com a observação de que meu volume de fotos não é nada de absurdo!!!
afinal sou apenas um pequeno amador!:D


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2008, 11:08:16
Existem programas bons pra organizar, mas já vi que dá muito trabalho pra organizar tudo também.

Eu coloco assim:

FOTOS
   >> JPG [compacta Sony]
       >> ...
   >> RAW 2007
       >> ...
   >> RAW 2008
       >> 2008-01 - [evento]
       >> 2008-01 - [evento]
       >> 2008-01 - [evento]
       >> 2008-02 - [evento]
       >> 2008-02 - [evento]
       >> 2008-02 - [evento]
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Erre Eme

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 451
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2008, 21:13:29
Wdantas:

Fiz Uma organização parecida com a sua sugestão; criei uma pasta Fotos, e subpastas como Natureza, Lugares, Objetos, etc... Obrigado pela dica. E o que é O Expression Media? é um programa tipo Lightroom? Estou usando o Lightroom 2.0 e estou gostando muito!!! Vc citou tbm sobre Backup. Deixei uma HD só pra isso. è o correto?
Obrigado pelos toques :ok:

Fransergio Paiva:

Eu tentei fazer diretórios com a data como nome, mas tinha problemas em achar as fotos, e/ou de lembrá-las qdo haviam sido fotografadas...Vc deixa uma pasta só para os originais? eu costumo deixar as fotos manipuladas juntos com seus respectivos originais, só renomeio com a palavra edit no nome; assim sei qual foi mexida ou não. Abraço :ok:

Telmo:

eu crio as pastas no Windows Explorem tbm, mas meu problema pssou a ser como acha-las...tbm comecei com poucas fotos, mas como disse o Amigo Wdantas, não organizei no começo, agora estou perdendo um tempinho com isso...mas um dia acaba...rsrsr
Abraço :ok:

Galera, desculpem a demora em responder o tópico, mas estou sem net em casa, e dependo de uma folguinha aqui no trampo!!! Valeu!!!







Nikon D90 - D40X / AF-S 18-55mm 3.5/5.6 / AF-S 35mm 1.8 / AF-S 70-300mm 4.5/5.6 VR + Nikon F3 35-105 macro 3.5/4.5


arlas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • e com a Luz, clic.
Resposta #9 Online: 21 de Novembro de 2008, 22:21:20
O grande lance do lightroom é que se pode criar catálogos (vários} com várias datas e assuntos, partindo de uma organização do explorer ou importando direto do cartão pelo lightroom e direcionando para uma organização do explorer( o defult de importação é "C:\Documents and Settings\luiz\Meus documentos\Minhas imagens\Lightroom) o que é temeroso pois "C" é de provável formatação.
Tem-se que ficar atento para as configurações de importação do LG pois podemos estar duplicando fotos em vários diretórios .Quando alternamos o catálogo devemos ficar atentos às configurações de exportação e importação, pelo menos acho isto, pois as vezes acontece com o meu (LG2).
Mas voltando ao lance dos catálogos, podemos alternar de catálogo hà qualquer momento e podemos ter arquivos menores para backup em outras mídias e um direcionamento melhor para nossa organização.
O programa é muito poderoso em criar filtros e coleções, além do que é um tremendo laboratório fotográfico.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2008, 22:27:57 por arlas »
decinqüenta


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #10 Online: 21 de Novembro de 2008, 22:39:49
cara, já tentou o Bridge??

é qause mesma coisa que o LR...vc insere metadados nas fotos, classificas as fotos por níveis ( boas, médias, ruins...)

quando tu precisar de alguma foto, é só colocar lá características ou palavras chave que vc deu a foto, tipo : Flor, amarela, Lugar tal...então vai trazer tudo pra vc na moleza...


arlas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • e com a Luz, clic.
Resposta #11 Online: 21 de Novembro de 2008, 22:42:10
mas no LG eu tenho tudo junto e com todos este filtros.
usando um só programa tu facilita oranização e fluxo de trabalho.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2008, 22:43:41 por arlas »
decinqüenta


Adam Tavares

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2008, 10:41:54
Esse é um assunto que é dificil de responder visto que cada um tem um jeitinho especial para organizar suas fotos... eu organizo as minhas da seguinte forma...

no Storage, eu tenho uma pasta chamada fotografia dentro dela... mais duas pastas: Trabalhos Profissionais e Fotografia Geral...

ai dentro dessas separo por ANO.. depois MES depois Assunto

e pronto rs... .mesmo assim ainda fica dificil de achar algumas fotos rs...


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #13 Online: 22 de Novembro de 2008, 21:16:02
Wdantas:

Fiz Uma organização parecida com a sua sugestão; criei uma pasta Fotos, e subpastas como Natureza, Lugares, Objetos, etc... Obrigado pela dica. E o que é O Expression Media? é um programa tipo Lightroom? Estou usando o Lightroom 2.0 e estou gostando muito!!! Vc citou tbm sobre Backup. Deixei uma HD só pra isso. è o correto?
Obrigado pelos toques :ok:


Trabalho importando os arquivos do cartão de memória pelo lightroom pra dentro daquela estrutura de pastas que postei acima. No ato a importação o lightroom já faz um backup dos arquivos em um HD exclusivo para isso. Ou seja, garanto o armazenamento do meu negativo RAW.

Verifico pelo lightroom as fotos que realmente me interessam, eliminando as outras que não ficaram como queria.
Faço os devidos ajustes pelo lightroom nas imagens e imprimo ou exporto em JPEG para entregar ao cliente.
ARQUIVAMENTO DO TRABALHO
Exporto os arquivos em DNG para outro HD (armazenamento de trabalhos) com a opção abrir em outro programa após a exportação setado para o Expression Media - esse programa administra armazenamento de arquivos, facilitando as buscas posteriores por palavras chave e/ou data de execução. Posteriormente excluo os arquivos do catalogo do lightroom uma vez que já estão catalogados e armazenados e administrados pelo Expression Media

Esse fluxo é bem prático porque vai sempre deixar a base de dados do lightroom leve e mantém a catalogação gerenciada por um software só pra isso. Detalhe: todas as keywords que vc usar no ligthroom, o Expression pega;

espero ter ajudado


kauremartins

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2008, 21:07:44
Wdantas:

Fiz Uma organização parecida com a sua sugestão; criei uma pasta Fotos, e subpastas como Natureza, Lugares, Objetos, etc... Obrigado pela dica. E o que é O Expression Media? é um programa tipo Lightroom? Estou usando o Lightroom 2.0 e estou gostando muito!!! Vc citou tbm sobre Backup. Deixei uma HD só pra isso. è o correto?
Obrigado pelos toques :ok:


Trabalho importando os arquivos do cartão de memória pelo lightroom pra dentro daquela estrutura de pastas que postei acima. No ato a importação o lightroom já faz um backup dos arquivos em um HD exclusivo para isso. Ou seja, garanto o armazenamento do meu negativo RAW.

Verifico pelo lightroom as fotos que realmente me interessam, eliminando as outras que não ficaram como queria.
Faço os devidos ajustes pelo lightroom nas imagens e imprimo ou exporto em JPEG para entregar ao cliente.
ARQUIVAMENTO DO TRABALHO
Exporto os arquivos em DNG para outro HD (armazenamento de trabalhos) com a opção abrir em outro programa após a exportação setado para o Expression Media - esse programa administra armazenamento de arquivos, facilitando as buscas posteriores por palavras chave e/ou data de execução. Posteriormente excluo os arquivos do catalogo do lightroom uma vez que já estão catalogados e armazenados e administrados pelo Expression Media

Esse fluxo é bem prático porque vai sempre deixar a base de dados do lightroom leve e mantém a catalogação gerenciada por um software só pra isso. Detalhe: todas as keywords que vc usar no ligthroom, o Expression pega;

espero ter ajudado


Wdantas, meu sistema de arquivo é igual ao seu...ja testei varias estruturas e esta foi a que deu mais certo... pois vc tem todas as informações necessárias por ordem de importância... fica facil na hora de buscar! pois antes quando colocava separado por genero ou tipo de evento, como citaram acima, vc pode ter duvidas em que pasta colocou uma viagem de aniversário por exemplo (exemplo tosco), vc pode ter colocado na pasta viagens ou na pasta aniversarios....


Este expression me interessou muito, pois eu tmb manipulo minhas fotos no LR, e chega uma hora que o catalogo fica lotado e o programa começa a ficar lento!..vou dar uma conferida!
Kauré Ferreira Martins

  SBC/SP
  CANON
  Fotos --> Flickr