Autor Tópico: Melhor SLR de entrada...  (Lida 9618 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 19 de Novembro de 2008, 11:25:22
Jesiel quem tem conhecimento realmente possui informação, mas realmente ter informação não garante conhecimento, mas é passo fundamental para tal. ;) Uma coisa importante que levanto aqui é que os grandes gênios que mudaram a história da humanidade não se fazem simplesmente vivendo, eu pelo menos não me lembro de nenhum, a maioria deles estuda e observa muito, estudar não é só pegar em livros, é um processo sistemático de busca por conhecimento, que passa por ouvir, por discutir, por ler, por buscar a informação e o entendimento sobre a mesma e continuo reafirmando que quem deposita sobre a vida a responsabilidade por seu conhecimento ficará limitado apenas à própria vida e a própria sorte, a busca e o estudo são elementos fundamentais, já vi alguns jovens de 18 anos que possuem um conhecimento absurdamente maior do que muitos marmanjos de 50 anos que ficam se gabando e cantando de superiores, porque viveram mais. O estudo e a escola podem te levar muito mais longe do que a vida, mas é importante fazer uma ressalva, você não pode desligar teoria de prática (como alguns fazem na academia), a ruptura da prática e da teoria leva a teoria a se transformar em puro dogma, assim como a prática e a vivência por si só não passam de puro pragma. O melhor dos mundos seria aquele onde você se debruça em esforços de busca por conhecimento e consegue aplicar tais conhecimentos em termos práticos, ou seja, seria um estoque de conhecimento baseado no esforço prévio e estudo, associado a uma vivência, porém o que se observa hoje é que a cultura da dominação criou um estigma de que o conhecimento vivencial ou prático está acima do conhecimento teórico, o que não é verdade, o conhecimento teórico, sendo colocado como conhecimento prévio, gera uma enorme vantagem, até mesmo para a vivência prática. Esta cultura do prático trata-se na verdade de uma cultura de dominação capitalista, na qual as pessoas acabam sendo criadas para o trabalho e não para o pensar. Este processo é a forma de dominação ideal para os relacionamentos capitalistas e tem funcionado até mesmo em nossas escolas. As pessoas não pensam mais, não conseguem estabelecer relações, não conseguem analisar o que lhes é exposto e por ai vai.
Bom deixa eu parar de falar, porque o papo está ficando muito filosófico e me lembrar dessas coisas me deixa profundamente irritado com a sociedade que vivemos rs...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 19 de Novembro de 2008, 11:37:25
Jesiel quem tem conhecimento realmente possui informação, mas realmente ter informação não garante conhecimento, mas é passo fundamental para tal. ;) Uma coisa importante que levanto aqui é que os grandes gênios que mudaram a história da humanidade não se fazem simplesmente vivendo, eu pelo menos não me lembro de nenhum, a maioria deles estuda e observa muito, estudar não é só pegar em livros, é um processo sistemático de busca por conhecimento, que passa por ouvir, por discutir, por ler, por buscar a informação e o entendimento sobre a mesma e continuo reafirmando que quem deposita sobre a vida a responsabilidade por seu conhecimento ficará limitado apenas à própria vida e a própria sorte, a busca e o estudo são elementos fundamentais, já vi alguns jovens de 18 anos que possuem um conhecimento absurdamente maior do que muitos marmanjos de 50 anos que ficam se gabando e cantando de superiores, porque viveram mais. O estudo e a escola podem te levar muito mais longe do que a vida, mas é importante fazer uma ressalva, você não pode desligar teoria de prática (como alguns fazem na academia), a ruptura da prática e da teoria leva a teoria a se transformar em puro dogma, assim como a prática e a vivência por si só não passam de puro pragma. O melhor dos mundos seria aquele onde você se debruça em esforços de busca por conhecimento e consegue aplicar tais conhecimentos em termos práticos, ou seja, seria um estoque de conhecimento baseado no esforço prévio e estudo, associado a uma vivência, porém o que se observa hoje é que a cultura da dominação criou um estigma de que o conhecimento vivencial ou prático está acima do conhecimento teórico, o que não é verdade, o conhecimento teórico, sendo colocado como conhecimento prévio, gera uma enorme vantagem, até mesmo para a vivência prática. Esta cultura do prático trata-se na verdade de uma cultura de dominação capitalista, na qual as pessoas acabam sendo criadas para o trabalho e não para o pensar. Este processo é a forma de dominação ideal para os relacionamentos capitalistas e tem funcionado até mesmo em nossas escolas. As pessoas não pensam mais, não conseguem estabelecer relações, não conseguem analisar o que lhes é exposto e por ai vai.
Bom deixa eu parar de falar, porque o papo está ficando muito filosófico e me lembrar dessas coisas me deixa profundamente irritado com a sociedade que vivemos rs...


 :clap: :clap: Apenas me ocorreu uma pequena depressão.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #32 Online: 19 de Novembro de 2008, 11:53:31
Leo, sim eu entendo seu ponto de vista e eu também concordo, obter informação é o primeiro passo.  :ok:
Também acho que deve casar de forma a haver equilibro entre o teórico e o prático.
Você escreveu grandes verdade em seu post.

Estudo é importante, mas falando em educação no geral, não acredito que as escolas possuem os melhores métodos de ensino.
A escola na verdade não forma pensadores e sim ovelhas com medo, que irão ser operárias das empresas e indústrias, molda as pessoas para serem inseridas nesta sociedade de medo e ilusões para que com isso o sistema continue.
A escola deveria observar o potencial da pessoa e direciona-la para um caminho de sucesso pessoal, caminho este, que a pessoa melhor se identificará.
Ensinar coisas que são importantes para a vida, relacionamentos, espiritual afinal... por que é que estamos aqui? Creio que não seja para ser uma ovelha de uma industria...
É preciso passar por tudo isso e ao mesmo tempo, ter sorte de interagir com o ambiente e pessoas certas para que em determinado momento de sua vida, você consiga ter conciencia de tudo isso, conciencia do que é realmente importante para você, focando nas coisas que realmente importam e/ou que julga importante/certo.
Nuno Cobra escreveu alguns trechos interessantes sobre isso em um de seus livros que li recentemente.

Acho que o grande problema no geral é este, não somos moldados para a vida, mas sim para possuir medo, consumindo coisas para tentar diminuir este medo.
Por isso é muito importante a busca do conhecimento e a interação com a pratica.
Bom isso é um assunto para vários posts... creio que este tópico não seja o mais apropriado para filosofar rs...
 :ok:
« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 11:57:51 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 19 de Novembro de 2008, 13:41:55
Concordo contigo Leo, sobre a busca contínua e constante pelo aprendizado (com todas as implicações, seja observação, conhecimento embasado, empírico e etc.).

 :ok:


Jorge P.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #34 Online: 28 de Novembro de 2008, 13:36:54
Pictus, valeu! Eu tinha esquecido disso! Nossa, isso que é custo-benefício! :eek:

Guigo, se não fosse o Roth, vocês seriam...  :ok: