Obrigada Chello, Naiberg, Rogério, Alfarrob, Guigo e Wilsato pela disposição em destinar um pouco do tempo de vocês para comentar as minhas fotos, é sempre bom ver a recepção de pessoas diferentes, com interesses variados.
Bem, vou tentar criticar as minhas fotos como se fosse um exercício de análise, se é que é possível fazer isso com as próprias fotos.
Como sempre, eu deixei-me enfeitiçar pelas pessoas e quis retratá-las com seus instrumentos que o fator composição ficou em segundo plano, exceto uma ou outra fotografia que ficou a meio caminho.
Na questão composição gostaria de tomar a referência do Chello à primeira foto e ao
enquadramento na diagonal para discutir com vocês. Embora seja a primeira foto postada não é a que mais gosto (segui uma ordem +- cronológica) justamente porque optei por esse tipo de enquadramento que considero uma fórmula facilitada para desequilibrar (no sentido literal) a construção da cena.
Não sei se isso faz sentido, mas a minha principal questão em torno desse enquadramento é que ele foi produzido por mim ao inclinar a câmera (recurso que considero fácil) e não foi o encontro de uma diagonal passível de ser explorada por mim na composição fotográfica (que seria um exercício de observação mais trabalhoso).
Sei que parece meio confuso o que estou dizendo, já abordei esse assunto num tópico do Ivan aqui na Galeria ("Um dia azul de maio"), mas como lá não citei um exemplo visível da minha questão sobre a diagonal (nem queria citá-lo para ninguém entender como mensagem subliminar porque na época tinha muitas fotos assim na Galeria), ficou parecendo que eu tratava da forma clássica de composição na diagonal. Pois bem, como o fórum é dinâmico, as questões vão e vêm, hoje tive a oportunidade de retomar essa questão aqui.
Lá eu escrevi o seguinte:
Saber compor com figuras geométricas, no caso desta, o triângulo retângulo (estou errada?) não é tarefa tão fácil quanto parece. Tenho observado uma tendência de se fazer as fotos todas em diagonal, eu também faço isso, mas vejo que acaba sendo uma saída fácil, uma alternativa às fotos frontais/chapadas, mas que, do mesmo modo, acaba ficando monótono devido à repetição freqüente.
Tópico de origem:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23625.msg227707#msg227707Pois bem, acho que agora com o exemplo da minha própria foto dá para entender onde quero chegar.
Então gostaria de saber de vocês se essa observação faz algum sentido ou eu é que estou vendo chifre em cabeça de cavalo?Outra questão que eu gostaria de tratar com vocês sobre as minhas fotos em geral, vou postar outras para vocês verem, é:
acho algumas delas bonitas, algumas até bem executadas do ponto de vista técnico e outras não, mas até agora não me identifico plenamente com elas, porque não vejo desenvolvida uma personalidade fotográfica, menos ainda originalidade. Enfim, algumas são até bonitas, mas não resistem ao tempo (porque que historiador tem sempre que se preocupar com o tempo né?) ou poderiam ser tiradas em qualquer lugar e por qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento técnico e com um equipamento parecido. Aí se origina a minha resistência em postar fotos, não tanto pela vergonha que tenho quando elas são mal executadas tecnicamente, mais mas pela frustração de não visualizar um busca individual nem ver atendidas minhas exigências que, aliás, são muitas e variadas.
Enfim, resolvi tratar desse assunto aqui porque eu falar assim das minhas próprias fotos não é só mais aceitável por mim mesma e pelos demais colegas como também busca deixar vocês mais à vontade para fazer observações que nem sempre soam simpáticas, mas podem soar também, e, quem sabe, aos poucos,
tornamos espontâneo uma nova apreensão das fotos alheias (e das próprias fotos) que permita aprofundar a discussão em conjunto, expor dúvidas, confrontar opiniões, entre outros objetivos.
Bem, chega de blá-blá-blá, agradeço muito o tempo que dedicaram ao tópico e à observação das fotos.