Autor Tópico: 30D ou 450D (XSi) ?  (Lida 6975 vezes)

Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Online: 14 de Novembro de 2008, 11:33:33
Meu cunhado está vendendo o equipamento atual para comprar uma câmera mais nova.

Ele nao participa do fórum mas tem uma ótima nocao de fotografia.

Aí ele me perguntou:
 - Considerando que consigo as duas exatamente pelo mesmo preco, qual a melhor? 30D ou Xsi?
(a 40D nao seria uma alternativa).

Putz...difícil!
Destaquei os seguintes pontos:

30D:
- 8 Mpx
- melhor pegada
- mais robusta, aguenta mais o tranco, corpo de magnésio (Xsi de plástico)
- acesso dos controles mais fácil, 2 dials para controle de abertura/velocidade
- segundo LCD na parte superior
- mais rápida (fps)

XSi
- 12 Mpx (melhor para crop : )
- geracao mais nova, o sensor produz sem dúvida uma imagem melhor
- Mais leve, menor
Em geral, mais perfumarias como:
- Liveview
- LCD maior
- Cleaning system
- mais controles da imagem “in camera”


Minha opiniao:
Considerando o mesmo preco e os pontos citados acima, ficaria com a 30D. Só se a Xsi fosse uns U$100 mais barata eu ficaria com ela.


Qual a opiniao de vocês??
Deutschland

Flickr


Thiagoget

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2008, 11:36:37
Concordo com você, a Canon 30D esta em uma categoria acima da Canon XSI, todavia ambas entregam grandes imagens, creio que vai muito do proposito do fotografo mas no geral ficaria com a 30D tambem.
Looking for more....


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2008, 12:40:31
Mesmo sendo antipático, minha opinião é a de sempre.

Se ele não sabe o que quer fica com a antiga 300D dele que é uma excelente câmera e ainda está com 7mil cliques.
Depois vai estudar pra na próxima oportunidade saber o que realmente quer.

Se ainda assim ele insistir eu trocar só pela vontade de ter algo mais novo, vai de XSI pois é mais "muderna" e tem liveview que é bem útil ao dar a cam para outras pessoas tirarem fotos em viagens etc.

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2008, 12:50:36
A diferença das imagens da 30D para a 450xsi é muito grande, tanto em resolução quanto nos 14 bits de RAW.

Basicamente, se ele fotografa em JPEG e não faz nada maior do que 20X30, a 30D pode ser uma opção.

Mas eu acho a 30D meio sem sentido, visto que sua imagem é exatamente idêntica a da 20D (mesmo sensor e tecnologia) e paga-se muito mais por ela.

Em minha opinião, a 450 é pior de usar, mas se o objetivo é obter imagem melhor é melhor. Porém se os fatores de uso forem principais, então é claro que é a 30D.

Como eu privilegio a imagem, preferiria a 450.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2008, 12:53:02 por Ivan de Almeida »


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2008, 12:53:33
Mesmo sendo antipático, minha opinião é a de sempre.

Se ele não sabe o que quer fica com a antiga 300D dele que é uma excelente câmera e ainda está com 7mil cliques.
Depois vai estudar pra na próxima oportunidade saber o que realmente quer.

Se ainda assim ele insistir eu trocar só pela vontade de ter algo mais novo, vai de XSI pois é mais "muderna" e tem liveview que é bem útil ao dar a cam para outras pessoas tirarem fotos em viagens etc.

Abraço!

Veja bem Rogerio,

A questao é bem diferente de um leigo que pergunta, que câmera devo comprar, A ou B??
Na maioria dos casos esse leigo nem tem nocao de fotografia e muito menos conhece a câmera que vai comprar.

No caso tanto ele como eu temos já uma nocao básica de fotografia e conhecemos os equipamentos que estao sendo aqui discutidos.
Inclusive eu já tive uma 30D.

Como sao de duas categorias diferentes conforme o colega Thiagoget comentou e também geracoes diferentes, foi o motivo de eu ter levantado a questao.
Ele já chegou no limite (técnico) do equipamento atual e está pensando em um upgrade. Encontrou as duas pelo mesmo preco e está na dúvida. Coisa completamente natural de acontecer.
Ah, e nao vi nenhuma antipatia na sua resposta :ok:
Deutschland

Flickr


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2008, 13:08:47
A diferença das imagens da 30D para a 450xsi é muito grande, tanto em resolução quanto nos 14 bits de RAW.

Basicamente, se ele fotografa em JPEG e não faz nada maior do que 20X30, a 30D pode ser uma opção.

Mas eu acho a 30D meio sem sentido, visto que sua imagem é exatamente idêntica a da 20D (mesmo sensor e tecnologia) e paga-se muito mais por ela.

Em minha opinião, a 450 é pior de usar, mas se o objetivo é obter imagem melhor é melhor. Porém se os fatores de uso forem principais, então é claro que é a 30D.

Como eu privilegio a imagem, preferiria a 450.

 :ok:

E a XSI ainda tem liveview para usar com macro, melhor dynamic range...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2008, 13:44:24

E a XSI ainda tem liveview para usar com macro, melhor dynamic range...

O Liveview nem me interessa, mas o dynamic range, os 14 bits e a resolução do sensor, interessam-me muito.

E parece que com seus 12mpx ela ficou em uma faixa melhor do que a 50D de resolução/desempenho. A 450xsi, pelo que leio e acompanho, tornou-se a pérola das DSLRs médias. Incorporou várias coisas das mais avançadas, e seu tamanho reduzido não chega a ser um defeito, pode até ser uma virtude.

A 40D ficou imprensada pela concorrência porque tornou-se uma câmera cara para seus 10mpx. Em termos de imagem, perde para a 450xsi.

A questão da pessoa ter encostado no limite técnico de uma câmera é meio relativa. Depende de como a usa e para que. Tenho recentemente feito inúmeras cópias em A4, e as feitas com a 300D são indistinguíveis das feitas com a 20D (que é igual em imagem à 30D). Na hora de fazer a cópia é irrelevante a câmera que fez a foto. O que posso dizer, e acho que o Marcelo sabe bem disso, é que a 20D é muito melhor de usar que a 300D. A 20D me deu um costume e uma naturalidade tamanha que é como se a câmera ficasse transparente em relação ao fotografar. E a 30D é ainda melhor pelo LCD maior.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2008, 13:57:58

No caso tanto ele como eu temos já uma nocao básica de fotografia e conhecemos os equipamentos que estao sendo aqui discutidos.
Inclusive eu já tive uma 30D.

Como sao de duas categorias diferentes conforme o colega Thiagoget comentou e também geracoes diferentes, foi o motivo de eu ter levantado a questao.
Ele já chegou no limite (técnico) do equipamento atual e está pensando em um upgrade. Encontrou as duas pelo mesmo preco e está na dúvida. Coisa completamente natural de acontecer.
Ah, e nao vi nenhuma antipatia na sua resposta :ok:


:ok: Se vc não achou a resposta antipática eu fico feliz  :D

Acho que a resposta à questão vc mesmo já deu. Se ele chegou ao limite técnico da anterior basta ver qual foi esse limite e pegar a cam que atenda a essa nova necessidade e tantar prever outras pra não ter que trocar tão cedo.

No meu caso, mesmo com uma câmera de 8 anos atrás de apenas 3MP as únicas coisas que me incomodam nela é o ruído em longas exposições e a falta de iluminação do display superior pra usar à noite. Até gosto dos 3MP pois agora que tô usando RAW ocupa menos espaço no HD.

Então por enquanto esse seria meu motivo pra mudar e como é pouca coisa eu não troco tão cedo. Pra mim é muito claro que preciso mais de lentes melhores que de outra cam.

Bom... independente do modelo escolhido, boas fotos pra seu amigo!  :ok:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2008, 14:25:32
Esse assunto da evolução dos sensores da Canon com os 14bits sempre me deixou curioso, pois os números do Imaging-Resource em RAW mostra que a evolução é pequena se comparado com os 12bits da XTI/30D.

Alguém já teve experiência com os dois sensores e notaram diferenças no DR?

Será que pode ser a versão do Abobe utilizado na conversão?







MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2008, 14:27:15
Ia de 50D
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2008, 18:03:06
Pois é Ivan,
pelo mesmo preco dá para pegar uma câmera mais robusta OU outra com melhor qualidade de imagem.

Acredito que a decisao aí é bem pessoal mesmo. Já colocamos os pontos prós e contras e agora ele vai ter que decidir sozinho.

A pergunta é quanto a imagem da Xsi é melhor? Sem dúvida é melhor, mas será que é tao melhor assim como o Leandro comentou?
Estou falando no dia a dia, nao de fotografar parede de tijolo ou calca jeans e ficar comparando.

Se fizermos a mesma fotografia usando as duas câmeras com a mesma lente (17-85) será que dá para ver tanta diferenca assim?
Ele fotografa em RAW (lightroom) e acredito que nao imprima maior do que 20x30. Talvez uma ou outra, mas realmente nao muitas.

Lembramos que as duas tem exatamente o mesmo preco.

Ainda fico com a 30D justamente pelo que vc falou, é muito melhor de usar.
Deutschland

Flickr


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2008, 18:09:02
Deutschland

Flickr


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2008, 19:07:31
Marcelo
Em ampliações no papel até 20X30 ou mais, não vai notar diferença nenhuma ... eu também ficaria com a 30D.
Colocastes muito bem, se for querer encontrar "pelo em ovo" fazendo crop 100% de parede de tijolo ou calça jeans, talvez encontre uma pequena diferença...rsrs


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2008, 19:59:33
Pois é Ivan,
pelo mesmo preco dá para pegar uma câmera mais robusta OU outra com melhor qualidade de imagem.

Acredito que a decisao aí é bem pessoal mesmo. Já colocamos os pontos prós e contras e agora ele vai ter que decidir sozinho.

A pergunta é quanto a imagem da Xsi é melhor? Sem dúvida é melhor, mas será que é tao melhor assim como o Leandro comentou?
Estou falando no dia a dia, nao de fotografar parede de tijolo ou calca jeans e ficar comparando.

Se fizermos a mesma fotografia usando as duas câmeras com a mesma lente (17-85) será que dá para ver tanta diferenca assim?
Ele fotografa em RAW (lightroom) e acredito que nao imprima maior do que 20x30. Talvez uma ou outra, mas realmente nao muitas.

Lembramos que as duas tem exatamente o mesmo preco.

Ainda fico com a 30D justamente pelo que vc falou, é muito melhor de usar.

Em 20X30, Marcelo, não vai fazer diferença nenhuma para a 300D atual. Não é chute, é que tenho feito cópias da 300D (fotos mais antigas) e da 20D -que tem o mesmo sensor da 30D e o mesmo processador- e nem eu mesmo que as fiz sei de que câmera sairam (e usei as mesmas lentes em ambas).

Quanto ao uso, se a 20D já é incrivelmente melhor, a 30D então nem se fala devido ao LCDzão. O viewfinder é outra coisa na comparação, o da 300D é escuro e difícil. Mas dizem que o da 450 é bem melhor, embora não como as xxD

Na verdade, Marcelo, já não faz diferença há um tempão. Eu gostaria de ter uma 40D, pois os 14 bits do RAW me atraem muito.


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #14 Online: 15 de Novembro de 2008, 10:19:24
Em ampliações no papel até 20X30 ou mais, não vai notar diferença nenhuma ... eu também ficaria com a 30D.

Em 20X30, Marcelo, não vai fazer diferença nenhuma para a 300D atual.

30D entao!

Agradeco o empurrao :ok:
Deutschland

Flickr