Autor Tópico: Limite de cliques dos obturadores  (Lida 15300 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Online: 17 de Agosto de 2005, 01:31:32
Procurei nos fóruns discussão sobre o assunto e não encontrei. espero não estar repetindo....


Bem, queria saber qualquer coisa sobre se há, e qual é, o limite de cliques dos obturadores. Creio que cada câmera, cada marca tem um número diferente, assim como deve ser diferente o limite entre uma compacta e uma pro...

Já ouvi falar que a vida útil média de um obturador de compacta é 10.000 cliques. Achei pouco, pois a maioria das pessoas sai clicando adoidado, curtindo a novidade.. "Olha pai, não tem que gastar os pilas com filme e revelação!" :P :P

Alguém tem alguma idéia?

 
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2005, 01:37:37
As compactas tem vida útil por volta de 7mil a 15 mil cliques mesmo, quando começam a apresentar normalmente problemas de foco e diafragma e em alguns casos extremos problemas se sensores ou inutilização completa da câmera (simplesmente param de funcionar).
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2005, 01:51:55
Citar
Procurei nos fóruns discussão sobre o assunto e não encontrei. espero não estar repetindo....


Bem, queria saber qualquer coisa sobre se há, e qual é, o limite de cliques dos obturadores. Creio que cada câmera, cada marca tem um número diferente, assim como deve ser diferente o limite entre uma compacta e uma pro...

Já ouvi falar que a vida útil média de um obturador de compacta é 10.000 cliques. Achei pouco, pois a maioria das pessoas sai clicando adoidado, curtindo a novidade.. "Olha pai, não tem que gastar os pilas com filme e revelação!"  

Alguém tem alguma idéia?

Olá!
Tudo jóia?
Pois é... realmente é muito polêmico isto tudo... fazem estimativas e estimativas...
Dizem isto e aquilo, etc... mas quem dizem? os tecnicos? os consumidores?
Estive esses dias uma feira de fotografia e perguntei para "o fotógrafo oficial" da Canon America. E o que ele me disse? Que nada é garantido... conversou disso, daquilo e não me falou absolutamente nada de concreto. Disse que já viu 10D com mais de 200,000 mil disparos, mark II com 450,000 mil disparos, etc... e já viu tb 10D com 10,000 mil disparos dar problema ((mas não falou que foi no obturador))
Porém, pelo que já vi, foram poucas máquinas fotograficas digitais (sejam compactas ou profissionais, etc...) que deram defeito pela quantidade proporcionalmente fabricada... creio que estes defeitos não sejam exclusivamente devido ao fato de se tirar fotos e mais fotos somente, e sim um agregado de outros fatores.
É claro que ao tirar fotos, e quanto mais fotos, mais desgaste se obtém... assim como ver fotos no lcd também deva "desgastar um pouco a vida útil do "monitorzinho" ((até as lâmpadas tem vida útil, porque não um LCD)).
Mas tudo isso não deve virar uma paranóia... pois tudo "envelhece"/tem uma vida útil, um tempo a ser usado.

Abraços,

Renato


obs: de 100 pessoas que "sei que tem câmeras digitais" acho que 2 ou 3 "perderam câmeras" pelos clicks... e vai saber se não deixavam suas cÂmeras mal acomodadas, recebendo oxidação, maresia, etc..?
« Última modificação: 17 de Agosto de 2005, 02:01:35 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Arthur Soares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
    • http://www.arthursoares.com
Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2005, 06:11:39
minha rebel já tá pra cima dos 25 mil :)
:: flickr | :: fotolog
:: deviantart | :: arthursoares.com
:: olhares | :: e-mail

300d . 18-55,3.5-5.6 . 50,1.8 . 70-210,2.8 . 90-300,4.5-5.6


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2005, 09:59:35
Minha antiga p-32 ta passando dos 20 mil, e minha irmã continua clicando..  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2005, 10:29:00
Essa estimativa é dada por uma média amostral pelo próprio fabricante, não adianta ter ilusão, é um fato estatístico, apesar de não conhecermos os desvios padrões (porque eles nõ informam) quando temos uma média de 20 mil disparos como na Rebel teremos equipamentos que vão quebrar antes disso e equipamentos que vão quebrar depois disso, como não temos o desvio padrão nós não podemos afirmar qual o intervalo do nível de confiança pois se tivessemos o desvio padrão poderíamos afirmar com 99% de confiança em que intervalo uma câmera quebraria :) A Canon certamente tem essa informação, assim como todos os outros fabricantes.

Como todo processo estatístico essse tbm é baseado em diversos fatores de estimação, do qual temos apenas a média e o nível de confiança (neste caso da rebel é de 95%), mas como eu sempre digo, não é uma bomba relógio, é uma estimativa que te dá 95% de confiança (nesse caso) de que a câmera vai quebrar num certo intervalo (que só com o desvio padrão dá para saber) cuja a média é 20 mil disparos. E a variabilidade depende de fatores que vão desde o momento da construção até o uso.

Só para efeito de entendimento de como os dados modificam os fatores. Se um equipamento tem média maior que o outro é que quando se soma todas as câmeras o número de disparos feitos tende a ser a média, então é uma máquina cujo o conjunto tem maior durabilidade, mas se o desvio padrão é menor é sinal que a câmera tem o que chamamos de qualidade (menor variabilidade do processo), porém ela deverá quebrar mais próxima da média, enquanto câmeras com fatores de quebra com grande desvio padrão podem quebrar mais longe da média, porém isso é considerado um pior nível de qualidade, pois qualidade é um conceito que mostra pouca variabilidade nos processos e alta confiança estatística.

Para finalizar é legal tbm ter em mente que principalmente os donos de compactas não percebem que sua câmera quebrou, a maioria deles não consegue observar perdas significativas na qualidade de imagem, principalmente no que tange a luz registrada, foco (principalmente a consistência do mesmo) e apareciemento de pixels defeituosos, as pessoas acabam encarando como defeito apenas uma parada total e não observam que as coisas já não funcionam corretamente no equipamento, em uma DSLR os problemas são mais facilmente percebidos, pois eles normalmente envolvem falhas crítica em algum dos sensores (que normalmente se soltam), quebra de um dos espelhos ou travamento do disparador. Um fotógrafo de social aqui de Ribeirão está extremamente revoltado porque suas 2 XT com 3 meses de uso apresentaram uma quebra do subexpelho, uma com 15 mil e outra com 17 mil fotos, um outro fotógrafo está com uma XT com 23mil fotos e ainda está OK, com a Rebel eu vi uma infinidade de quebras com 10 a 15 mil fotos e umas poucas puxando a média para cima, mas que chegavam até a 50 mil fotos, me parece que a XT ficou com mais qualidade do que a Rebel  (tem menor variabilidade).

Bom espero ter mostrato um pouco de como funciona a estatística usada nos departamentos de produção. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2005, 12:03:11
o q vcs acham?

Tipo eu tenho a Rebel. Quando der "pobrema", vale mais a pena trocar o obturador, ou comprar logo uma nova cam? :denken:  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2005, 12:40:54
Depende, o obturador da Rebel nem é tão caro, eles normalmente tem cobrado entre R$ 500,00 e R$ 600,00 na Namba para arrumar problemas de espelho e obturador (os mais frequentes nas Rebel).
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2005, 12:46:13
Citar
2 XT com 3 meses de uso apresentaram uma quebra do subexpelho

Caraca!
É sério isto?
Aonde será que seu amigo comprou a câmera?
paraguai, EUA, Europa?

Foi a mesma procedencia do que tem 23 mil disparos?

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2005, 12:50:34
No caso da rebel, acho que vale trocar o obturador do que deixar a máquina parada. Nem que seja para vender depois.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2005, 13:11:37
Citar
Citar
2 XT com 3 meses de uso apresentaram uma quebra do subexpelho

Caraca!
É sério isto?
Aonde será que seu amigo comprou a câmera?
paraguai, EUA, Europa?

Foi a mesma procedencia do que tem 23 mil disparos?

Abraços,

Renato
É sério, sim, a procedência é a mesma, ambos compraram no promocenter. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.