Autor Tópico: ESTOURO DE LUZ OU FALTA DELA  (Lida 2108 vezes)

cmbjr2007

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
    • http://www.vipfotos.com.br
Online: 17 de Novembro de 2008, 08:57:13
Prezados amigos,

Estou tendo um probleminha com o Flash 580EX II da canon em certos momentos, tipo: estou fotografando normalmente e de repente sem motivo algum em algumas tomadas o flash não dispara mesmo estando com a luz vermelha acesa como se estivesse carregado e no mostrador do visor aparecendo ele como pronto... em outras vezes o flash simplesmente estoura e fica como se tivesse jogado luz de farol de avião, ficando tudo branco, mas como se tivessem jogado um luz de 2000W em cima das pessoas e sem eu ter mexido em nenhuma configuração da máquina ou no flash... simplesmente ele joga luz ao extremo e faz isto durante umas 4 ou 5 fotos seguidas me fazendo perder momentos que não se repetem em um evento por exemplo.
Alguém tem alguma idéia do que pode ser isto? É configuração ou quando o flash esquenta acontece estas coisas??
Me dêem uma luz por favor (mas sem estourar...rs)

Obrigado,
Carlos
Carlos Menna Barreto Junior
Canon 7D + Canon 50D - lentes 28-135 IS USM / 17-85 IS USM / 70-300 IS USM / 70-210 Macro / 18-55 USM / 28-90 USM / 10-20 USM IS / Flash 580 EX II / Flash 600 EX II RT / Fimadora Sony PD 170 / Filmadora Panasonic T150


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2008, 09:06:56
Difícil dizer. Mas se o flash estiver em modo E-TTL isso não era pra acontecer.

Ele sempre foi assim ou está acontecendo só agora?

Já verificou e limpou os contatos da sapata? Pelo que tá dizendo tá parecendo problema de mau contato pois às vezes ele não dispara e outras ele parece que está disparando em manual como se só o contato do centro estivesse ok.

Quando acontecer veja se ao mexer no zoom e na abertura da cam o flash entende mudando o zoom dele e aquelas barrinhas que indicam a cobertura em metros do flash. É um bom indício se o flash está se comunicando com a cam ou não.

Abraço!

Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


cmbjr2007

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
    • http://www.vipfotos.com.br
Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2008, 09:16:11
Oi rogerio,
isto tem ocorrido recentemente com mais frequência. O que noto de diferente é que às vezes me parece que o Flasg está frouxo na sapata e fica maio bambo em cima da câmera... pode ser isto? Vou verificar as conexões e limpar elas também. Quanto à mudar o zoom, isto eu fiz mas de nada adiantou, continuava estourando mesmo assim.

vou verificar estas coisas que falou mas se alguém souber de outro motivo estarei ouvindo as sugestões.

obrigado mesmo rogério.
abçs,
Carlos
Carlos Menna Barreto Junior
Canon 7D + Canon 50D - lentes 28-135 IS USM / 17-85 IS USM / 70-300 IS USM / 70-210 Macro / 18-55 USM / 28-90 USM / 10-20 USM IS / Flash 580 EX II / Flash 600 EX II RT / Fimadora Sony PD 170 / Filmadora Panasonic T150


cmbjr2007

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
    • http://www.vipfotos.com.br
Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2008, 09:34:28
Difícil dizer. Mas se o flash estiver em modo E-TTL isso não era pra acontecer.

Ele sempre foi assim ou está acontecendo só agora?

Já verificou e limpou os contatos da sapata? Pelo que tá dizendo tá parecendo problema de mau contato pois às vezes ele não dispara e outras ele parece que está disparando em manual como se só o contato do centro estivesse ok.

Quando acontecer veja se ao mexer no zoom e na abertura da cam o flash entende mudando o zoom dele e aquelas barrinhas que indicam a cobertura em metros do flash. É um bom indício se o flash está se comunicando com a cam ou não.

Abraço!



Oi de novo rogerio,

Para limpar os contatos pode ser com álcool ou tem algum produto especifico?

Abçs,
carlos
Carlos Menna Barreto Junior
Canon 7D + Canon 50D - lentes 28-135 IS USM / 17-85 IS USM / 70-300 IS USM / 70-210 Macro / 18-55 USM / 28-90 USM / 10-20 USM IS / Flash 580 EX II / Flash 600 EX II RT / Fimadora Sony PD 170 / Filmadora Panasonic T150


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2008, 10:02:05
Se está bambo deve ser isto. Tem que ficar firme. Vc está apertando aquele anel que ajusta o flash na sapata depois de encaixar?

Quando eu disse pra vc mexer no zoom é pra observar se o flash muda junto. É só pra ver se existe comunicação... e não como solução para o problema.

O 580, assim como o 550 quando mexe no zoom da lente ele muda o zoom do flash junto. Vc ouve um barulhinho e vê a lente do flash mover junto com a lente. Quando falha a comunicação é a primeira coisa a para de funcionar.

Pra limpar os contados pode usar uma borracha de caneta daquelas azuis passando de leve. Ou pode usar POUCO álcool num cotonete COM O FLASH DESLIGADO.

Inté!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br