Autor Tópico: [ARTIGO] ISO  (Lida 30051 vezes)

PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 19 de Abril de 2009, 22:31:34
Cacildis!!! Adorei esse tópico!!! Mas é o seguinte!!!

Para um amador (não sei se isso tem relevância), gostaria de saber se tem alguma tabelinha independente da máquina e marca etc...

Ex: Pouca luz e pouca movimentação = Iso???
    Pouca luz e com movimentação = Iso???
    Muita luz e pouca movimentação = Iso???
    Muita luz e com movimentação = Iso???

Abraços a todos!!! e obrigado desade já!!!     





nao pensa no ISO como resposta pra pouca luz ou muita luz....

pensa no principio do ISO o ISO é o que cria um equilibrio entre tempo de exposicao e abertura geralmente.

situacao 1

show com pessoas em movimento e pouca luz , pra congelar as pessoas eu preciso de uma exposicao curta ( 1/150 ou mais curto de preferencia) mas quanto mais curta a exposicao menos luz o sensor capta........ e se tiver com zoom na sua lente.... vai tar na abertura minima da sua lente.... digamos F5.6 .... ou seja vc vai ter num ambiente pouco iluminado F5.6 com 1/150 ..... resumindo...vai ficar escuro... ai vc soca o ISO no maximo que sua camera aguentar pra compensar a falta de luz

situacao 2

fotografia de objetos rapidos tipo carros correndo na luz forte da tarde.... pra congelar os carros vc precisa de 1/1000 aproximadamente em exposicao.... usando uma lente tele no seu zoom maximo....vc vai estar com F5.6......... ou seja...... 1/1000 ou 1/2000 com F5.6 sob a luz da tarde... como vc vai fotometrar nos carros e na pista.... um iso de 200 a 320 devem resolver, mas talvez vc precise de um iSO 600 ou 800 de dia.....

mas se vc quiser fazer um panning e deixar mais longa a exposicao ?

vc vai usar 1/160 com F3.5 se tiver com a lente mais wide ( sem "zoom") como ta um sol pra caramba a tarde.... e vc vai PRECISAR da velocidade especifica 1/160 , vc vai diminuir o ISO o maximo que puder e usar o menor ISO disponivel da maquina... ou nesse caso vc pode simplesmente diminuir a abertura da lente colocando ela em F11 por exemplo.... mas o detalhe é que mexer na abertura da Lente vc pode alterar o DOF da foto........ por isso o ISO tem um papel de equilibrio entre Abertura da lente e exposicao.

quando vc precisa de um setuo especifico pra fotografia o ISO vai ser usado de forma a "regular" a relacao da abertura x exposicao.

por isso nao pense em ISO como um parametro isolado.... pense nele como uma ferramente de regulagem da relacao exposicao x abertura, fazendo isso vc mesmo pode descobrir o iso que vc precisa pra cada foto especifica.
« Última modificação: 19 de Abril de 2009, 22:34:04 por PDA »


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #16 Online: 19 de Abril de 2009, 22:58:06
Obrigado PDa... como já disseram acima... o negócio é ir treinando!!!... Mas sua explicação foi de ótimoentndimento!!! abs...!!!...


Fabio Branco

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #17 Online: 21 de Abril de 2009, 02:50:52
pois é... este tópico iniciou em 2005... e ainda gera assunto... e sempre vai gerar...

Considerando a evolução e o ISO das novas, 6.400, 12.800 e até 25.600...

quando será que chegará ao ISO 51.600????


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 21 de Abril de 2009, 07:15:03
pois é... este tópico iniciou em 2005... e ainda gera assunto... e sempre vai gerar...

Considerando a evolução e o ISO das novas, 6.400, 12.800 e até 25.600...

quando será que chegará ao ISO 51.600????


cara pode ate chegar...repare que no inicio do topico tem uma explicacao de como se produz iso mais alto  ( aumento da voltagem do sensor) a questao é : é usavel o iso 12800 de alguma maquina ?

todos sabem que em compactas pequenas dificilmente os isos acima de 400 sao bons , nas slrs basicas ate o 1600 geralmente tem bons resultados.... so na atual geracao das mid slr ( D300 e 40D) esta se conseguindo usar de modo satisfatorio o 3200 nem vou entrar no merito das SLR PRO mesmo pq ninguem aqui vai bancar uma delas apenas pra ter iso alto, e quem tem uma dessas slr entende mais que eu sobre capacidade e qualidade dos isos altos, e dispensaria minha explicacao.


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


higoricardo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Masculino
  • "Pixels, conjuntos perfeitos"
Resposta #19 Online: 02 de Março de 2011, 14:40:18

Muito legal esse topico, não sabia muito que a resolução ISO, faria tanta diferença em uma foto, vou dar mais atenção a isso. Obrigado.
Higor Ricardo


pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #20 Online: 02 de Março de 2011, 16:32:13
Léo Terra, perdão a ignorância, mas não entendi muito bem o teste. Que a câmera em isos mais altos tem uma latitude menor, eu já sabia, mas não entendi porque em iso 100 ( o original da máquina, certo? ) a qualidade ficou pior e mesmo subexposto a informação se perdeu totalmente. se a latitude é maior quanto menor o iso, o resultado não deveria ter sido o contrário? E a vantagem de fotografar em RAW "puxando" depois não é a de manter a qualidade da foto? Agradeço o esclarecimento. Abçs


Alan Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 19 de Março de 2011, 22:38:21
Aproveitando a gentileza dos colegas com as respostas acima gostaria de fazer uma pergunta.

Numa situação onde existe muito movimento e pouca luz qual seria a configuração ISO mais recomendada?

Trata-se de uma Nikon D5000 com lente do kit.
Nikon D3200 + GRIP, 18-105, 55-300, 18-55, 35 1.8, SB-700


Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #22 Online: 30 de Outubro de 2011, 20:39:16
Obrigado a todos que responderam esse tópico e os que ainda vão responder, e obrigado Pinredson pela indicação do link, realmente muito bom, de inicio um pouco complexo para um iniciante, mas depois foi ficando mais fácil de entender e assimilar!

Obrigado mesmo

Um abraço a todos e uma excelente semana.


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #23 Online: 31 de Outubro de 2011, 14:03:22
Que tal uma pá pro tópico? =]


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 31 de Outubro de 2011, 14:16:35
Artigos nunca levam pá. São partes fundamentais do fórum e todos deveriam ler todos eles ao menos 1 vez.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


msnonato

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Resposta #25 Online: 12 de Novembro de 2011, 22:50:56
"Rapaiz" quanta informação? Já vi que para me tornar um amador terei que ler muito mesmo...
Nikon D800/Nikon D600/Nikon D7000/ Flash Sb 910 e SB22/ Lentes 28-75 F2.8 Tamron/18-200 Nikon DX/50mm 1.8 D/28-105 3.5-4.5 D nikkor/ 35-70 F2.8 Nikon/ 18-35mm F35.-4.5 Nikon FX/ Nikon 50mm f1.4 Kogaku


Felipe Monteiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 187
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #26 Online: 16 de Janeiro de 2012, 16:00:55
Vou ficar mais ligado ao ISO agora, obrigado pelo artigo!
"No fundo, a visão não tem a ver com a câmera ou com quantos megapixels ela tem. Tem a ver com o que você acha importante. Tem a ver com ideias" - Keith Carter


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 15:40:16
Depois de comprar minha primeira d-SLR comecei a ler muito sobre as diversas técnicas de fotografia e ontem li um artigo que dizia, em certa parte, que o ISO ideal para CANON era 100 e Nikon 200 e que deveriamos trabalhar melhor a abertura e velocidade antes de aumentar o ISO, pois quanto maior o ISO menor a qualidade (maior ruído). Este negócio de ISO ideal de certo modelo de câmera pode ser mesmo levado assim?

Fiz alguns testes com uma D5100 e uma lente 55-300 VR e percebi que posso melhorar muito minhas fotos ajustando a abertura e velocidade mantendo o ISO 200.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #28 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 21:33:32
Depois de comprar minha primeira d-SLR comecei a ler muito sobre as diversas técnicas de fotografia e ontem li um artigo que dizia, em certa parte, que o ISO ideal para CANON era 100 e Nikon 200 e que deveriamos trabalhar melhor a abertura e velocidade antes de aumentar o ISO, pois quanto maior o ISO menor a qualidade (maior ruído). Este negócio de ISO ideal de certo modelo de câmera pode ser mesmo levado assim?

Fiz alguns testes com uma D5100 e uma lente 55-300 VR e percebi que posso melhorar muito minhas fotos ajustando a abertura e velocidade mantendo o ISO 200.

Esse tópico não é para dirimir dúvidas. Poste nas áreas apropriadas do fórum.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #29 Online: 15 de Maio de 2012, 00:23:44
Eita assunto que tem informação!

Gostaria de contribuir com o que tenho utilizado com excelentes resultados.

Quem precisar utilizar isos altos, nao abra mao do RAW.

Tambem sugiro capturar a foto com superexposição em mais ou menos 0,5. Assim, mesmo com altos isos, o ruído é menor. Funciona comigo!

Uma outra dica que aprendi para ter uma qualidade bacana de imagem é utilizar em torno de 50% do iso máximo, ou seja, se sua Camera tem capacidade nativa (sem contar o iso expandido) para iso 3200, utilizaria em torno de 1600.

« Última modificação: 15 de Maio de 2012, 00:30:02 por Willian Lima »
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br