Autor Tópico: DXOmark  (Lida 6301 vezes)

Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #15 Online: 18 de Novembro de 2008, 18:35:43
Impressionante o resultado da Nikon D90, em Dynamic Range ela ganha de todas FF e perde somente pras Fuji S3/S5 e de ruído é a primeira APS.

É show esta D90!

Já estou vendo que logo vai trocar a Sony A300 pela novíssima Sony A400, com esse mesmo sensor....hehehe.

Abraço

Era ela que eu queria, mas a Nikon demorou muito para lançar, a D80 não me agrada.
Não vou trocar não, nem por A900/A400 ou D90 quase nem estou fotografando nada...

BTW, ótima dica Paulo Machado :ok:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 18 de Novembro de 2008, 19:11:04
Até mesmo os níveis de range tonal e sensibilidade de cor dela é igual ou superior ao das FF.....ou existe algum erro nesses gráficos ou a tecnologia deu um salto bem grande com esse sensor da D90.

Fico imaginando com será a próxima FF com essa mesma tecnologia de sensor. :ponder:

Valeu



André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #17 Online: 18 de Novembro de 2008, 19:25:06
Excelente dica Paulo. :ok:

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 18 de Novembro de 2008, 19:39:07
Leandro é outra coisa que eu disse que já estava acontecendo rs..
Ainda falta ai o ruído, mas a tendência é que o tamanho do sensor faça cada vez menos diferença na QI. ;)
« Última modificação: 18 de Novembro de 2008, 20:02:37 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #19 Online: 18 de Novembro de 2008, 22:08:47
Em termos de sensor a Nikon mesmo não sendo fabricante ta matando a pau, mesmo a D90 ta dando um show em cameras bem mais caras, sem falar do espetáculo da D700 :worship: Até uma D50tinha em iso 200 ta batendo de frente em vários quesitos com a dispendiosa 1Ds Mark III (15x mais cara). :fight:
Não tem jeito, quem quiser que fique na Canon por gosto ou apego a marca. :hysterical:

Abraços Nikonicos.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #20 Online: 18 de Novembro de 2008, 22:15:43
Léo só uma colocação na sua respostas sobre sinal/ruído. Os resultados estão expressos em dB, então mesmo que uma máquina tenha o dobro de resolução real que uma outra, isso isgnifica apenas 3dB a mais de desempenho real na relação sinal ruído.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #21 Online: 18 de Novembro de 2008, 23:10:32
Galera....

Esste findi fiz um casamento com a D90, criança nova que chegou aqui... Vou dizer que é isso mesmo que vcs estão falando... Bichinha tá um chuchu!

Quem quiser, chama aí que eu mando uns samples!

Abração!
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 19 de Novembro de 2008, 10:07:48
Estas avaliações eles fazem em jpeg ou raw? E qual a regulagem dos redutores de ruído?
Rio do Sul - SC


Blog


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #23 Online: 19 de Novembro de 2008, 11:10:07
Leo eu sei disso, na verdade foi exatamente o que eu disse, só que não analisei a questão em separado e sim como um conjunto de relações (que na verdade seria a abordagem correta), pois não faz sentido tratar desta variável sem associar à resolução real e profundidade de cor (que são de fato as variáveis de saída que são afetadas por esta relaçã). A relação entre sinal e ruído será dada em uma relação de perda em relação ao ganho de sinal, esta relação resulta em um resultado percentual (perda por ganho) assim se o sinal fica igual, mas a resolução é dobrada então temos na verdade um ganho real da tecnologia, porque ela conseguiu ampliar a resolução sem perda efetiva de sinal, que é o ocorrido na D300, a tecnologia é tão superior à da D70s que ela consegue manter praticamente a mesma relação sinal ruído, mas com o dobro da resolução, o que constitui em um ganho efetivo de qualidade. ;)
« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 11:11:49 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #24 Online: 19 de Novembro de 2008, 11:25:55
Estas avaliações eles fazem em jpeg ou raw? E qual a regulagem dos redutores de ruído?

Pablo, não sou expert no assunto, mas minha lógica diz que deve ser feito em RAW sem uso dos redutores que são instruções do software da máquina para processar em JPEG


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 19 de Novembro de 2008, 11:27:39
Eu não cheguei a verificar o fator de multiplicação que o DXO faz para rankear os sensores, mas com certeza o fator resolução tem um peso muito grande, pois a Nikon D40/D50 consegue ser a melhor das APS (Exceto D90) em sinal de ruído, range tonal e sensibilidade das cores e no final acaba ficando numa posição lá em baixo....deve ser por causa da resolução baixa.

Ps. O único sensor CMOS APS que encostou nos CCD em range tonal é da D90.


Pablo, tudo em RAW....eu apenas não consegui entender direito o processo de escolha das lentes.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #26 Online: 19 de Novembro de 2008, 11:43:40
Leandro isso é porque a relação que disse é que importa, relação entre sinal e ruído, por si só, não significa qualidade de imagem, a relação entre ela e a resolução é que determina a resolução real, essa sim fundamental para a qualidade da imagem, por isso que é importante traçar a relação, se fizermos uma análise crítica a relação entre sinal e ruído da D300 é absurdamente melhor do que a da D40, pois está associada ao dobro de resolução, neste caso teríamos praticamente o dobro da resolução real. ;) Outra questão onde isso afeta é na profundidade de cor e percebemos que mesmo com esta relação os tons da D300 ainda conseguem ser bastante amplos, por isso a nota mais alta. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 19 de Novembro de 2008, 13:59:56
Sim Leo e acho isso bem justo :ok:

Agora tenta imaginar do meu lado de consumidor que gostaria de um dia trocar minha câmera por uma outra reflex, sendo que não necessito mais resolução do que tenho hoje (6Mp), por outro lado faço questão de melhorar ou igualar os níveis que hoje tenho de range tonal, DR, ruído.....até então eu não via em nenhuma APS/CMOS os mesmos resultados do CCD/6Mp, apesar de todas estarem com o dobro da resolução da qual eu preciso.

Faz sentido isso ou na verdade eu não fui muito feliz na escolha das imagens desses CMOS que acebei vendo e avaliando?

« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 14:02:35 por Leandro Federsoni »


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:05:52
Bem, já que é consenso aqui que esse site indicado pelo Paulo é uma ótima referência, e que a qualidade da imagem de uma câmera deve preponderar sobre outros aspectos, dou-me por satisfeito de possuir a câmera APS com a 5ª melhor imagem do mercado (poderia ter a 3ª, se tivesse ficado com a K10D...). E com as toneladas de features que a K20D tem, nem preciso expressar minha satisfação, cada vez que tiro uma foto. Eu já pressentia que meu (alto) investimento não tinha sido errado como algumas opiniões aqui faziam supor, agora eu tenho certeza.  :)

Vendo agora esse ranking das APS, me arrependi de ter convencido meu amigo João Lucas a NÃO COMPRAR a Sony A350 (empatada com a K20D), e sim a A200 (que tem o mesmo sensor da A100). E o pior foi que fiz essa recomendação baseado nas inúmeras opiniões lidas aqui mesmo nesse fórum, onde tudo o que se dizia é que a imagem dela é uma porcaria. E o “mal informado” aqui acreditou!  :doh: Tomara que ele não leia isso...

Então, fica um tema pra pensar: quando enxovalharam a imagem da A350 e, sobretudo, da K20D, o fizeram baseado no processamento “em câmera” para gerar o tal JPEG ordinário, segundo os entendidos daqui. Ao mesmo tempo, os mesmos entendidos decretaram a lei que diz que fotografia com DSLR tem que ser em RAW. Porque, então, o veredito sobre essas câmeras não foi feito baseados na imagem que elas são capazes de produzir em RAW? O DPreview, por ex., compara arquivos RAW de todas as câmeras e, nesses casos específicos, ambas se saíram muito bem. Muito honesto, da parte deles. Claro, alguns podem dizer que é importante uma câmera produzir um bom JPEG, para casos em que não se pode perder tempo editando RAW... Mas é bom lembrar que todas as DSLR’s (penso eu) possuem a propriedade de alterar os parâmetros default para a conversão do arquivo, e assim gerar um JPEG mais aceitável. A K20D tem esse recurso, e eu o utilizo para definir os meus parâmetros. Se são bons ou ruins, aí já é problema meu...

Um outro "detalhe": a K200D, considerada também aqui nesse fórum como a pior câmera de entrada do mercado, tem o mesmo sensor da K10D (3º lugar no ranking). E ela tem mais: chassis interno em aço inoxidável, corpo selado (único na categoria), 11 pontos de foco, o melhor visor da categoria, flash wireless comandado pela câmera, estabilizador de imagem no sensor, sistema de limpeza do sensor, compatibilidade com qualquer lente Pentax, painel LCD superior (único na categoria), e mais alguns etc.

Se tudo isso não faz da K200D a melhor câmera de entrada do mercado, certamente faz com que ela fique MUITO LONGE DE SER A PIOR, como eu já disse antes.

Pra finalizar, achei alguns resultados inusitados, por ex. a 40D ter ficado em 11º lugar, a A100 em 17º e a 450D em 18º.  :assobi:

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #29 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:56:42
Até mesmo os níveis de range tonal e sensibilidade de cor dela é igual ou superior ao das FF.....ou existe algum erro nesses gráficos ou a tecnologia deu um salto bem grande com esse sensor da D90.

Fico imaginando com será a próxima FF com essa mesma tecnologia de sensor. :ponder:

Valeu

Parece que usaram RAW em ISO100 na A900 sendo que se usar em ISO200 os resultados vão ser melhores.
BTW, não tem a A700, A200 ou A300 no teste...
« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 21:08:30 por Pictus »