Autor Tópico: MP x Impressões  (Lida 2565 vezes)

helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 16 de Agosto de 2005, 00:39:57
Mês passado peguei algumas fotos para ampliar. Todas em 1MP.
Cheguei com a tia que estava no computador e perguntei se era possível imprimir imagens de 1MP em tamanho 20x25cm.
Ela disse que sim. Abriu minhas fotos no PS e fez uma dezena de comandos por atalhos em uma velocidade mais rápida do que eu pudesse entender o que acontecia.
No dia seguinte cheguei lá e conferi: Ótima qualidade de impressão!!!!
Vendo as ampliações, minha mãe fez uma foto em 2MP e me pediu para ampliar em 24x30cm. Pensei: "A mamãe tá exagerando!".
Mesmo assim levei. E novamente pra minha surpresa a ampliação ficou boa. Não ficou ótima, mas ficou boa (com 2MP).

E segundo algumas tabelas que já pesquisei pela internet, fotos em 1MP (1024x768) só serviriam em 10x15cm...
Abaixo uma das tabelas:

1280x1024 10x15cm
1600x1200 13x18cm
1728x1152 13x18cm
1760x1168 13x18cm
1800x1200 13x18cm
1712x1368 13x18cm
2048x1536 15x21cm
2160x1440 15x21cm
2226x1460 15x21cm
2240x1680 18x25cm
2400x1800 20x25cm
2560x1920 20x30cm
2803x2000 24x30cm
3072x2048 30x45cm

Já vi algumas publicações como: "A resolução de 6MP da D70s limita as reproduções a 24x30cm. Mais que isso só com interpolação".  :mf_tongue:

Alguém pode me explicar se trata-se de a tabela acima estar errada?
Ou o que?  :denken:
OBS: O laboratório é novo, com equipamentos novos.

 


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2005, 00:46:37
Na verdade não deveria ficar boas não... no mínimo pra impressão de 10x15 a 300 dpis, qualidade boa, a foto deveria ter 2 megapixels... pelas contas que fiz aqui rapidinho, as fotos foram impressas à 170 dpis, me falaram que em 200 dpis fica legal, mas eu nunca vi e nem ampliei uma foto em 200 dpis... aliás, eu nunca ampliei uma foto digital!!! hehehe... daí é só fazer a conta pra chegar ao tamanho desejado... lembrando que uma polegada equivale à 2,54 centímetros...

A mulher deve ter interpolado um pouco as fotos... e vai do gosto do freguês... se você achou que ficaram boas, está ótimo... mas pode ser que outra pessoa não goste!!!

Um amigo já ampliou em 10x15 fotos em VGA... não ficaram tão ruins... dá pra ver o que tem na foto, mas tbm não ficou boa!!!
« Última modificação: 16 de Agosto de 2005, 00:54:23 por arguejo »


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2005, 00:54:09
o Georges postou uma tabelinha q achei bem legal .. inclusive ja li sobre outras pessoas usando essa tabelinha como referencia e teve bons resultados .. aí vai:



helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2005, 00:57:36
:denken:
hehe... a tabela fala de tamanhos menores para MP maiores.. me confundi mais...
 :wacko:
mas valeu msm assim  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2005, 01:01:19
Citar
:denken:
hehe... a tabela fala de tamanhos menores para MP maiores..
hein?! :huh:  


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2005, 01:13:00
Citar
Citar
:denken:
hehe... a tabela fala de tamanhos menores para MP maiores..
hein?! :huh:
A tabela que o matheus colocou tem indica impressoes menores para os mesmos MP da tabela que coloquei, o que me deixou mais confuso, pois a impressao que obtive foi de otima qualidade.
entao o que eu pensava que era talvez nao era, mas pelo que vi parece que era.
 :wacko:  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2005, 01:19:53
Citar
Citar
Citar
:denken:
hehe... a tabela fala de tamanhos menores para MP maiores..
hein?! :huh:
A tabela que o matheus colocou tem indica impressoes menores para os mesmos MP da tabela que coloquei, o que me deixou mais confuso, pois a impressao que obtive foi de otima qualidade.
entao o que eu pensava que era talvez nao era, mas pelo que vi parece que era.
 :wacko:
Não... acho que está havendo uma confusão entre o que você considera  "ótima impressão" e o que a tabela toma como referência. A margem para ampliação pe maior do que os dados que você apresentou antes.

Agora, na brincadeira mesmo: a frase "entao o que eu pensava que era talvez nao era, mas pelo que vi parece que era" é para deixar qualquer um maluco, né? :wacko:

 :laughing:  :laughing:  :laughing:

Abraço!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2005, 02:06:04
Eu até concordo com a impressão do Matheus.
Via de regra em processo fotoquímico vc pode encarar da seguinte forma.

Impressões de 240 a 300 dpi são consideradas ótimas, impressões de 200 dpi boas, impressões de 150 dpi são satisfatórias, isso tudo considerando a resolução real da foto.

Lembrem-se que esses níveis de qualidade tbm variam de acordo com a mídia, outdoor por exemplo pode usar resoluções de até 10 dpi e serem considerados excelentes. :)

Tem que ver tbm o que vc chama de excelente, vc já pensou que seu referencial pode estar muito baixo? Porque as experiências que fiz com 1MP em 20X25 eu considero no mínimo desastrosas, na verdade mesmo as de 2MP em 20X25 são satisfatórias (ficam dentro do aceitável, mas já dá para notar uma forte perda de resolução para definir adequadamente a imagem).
« Última modificação: 16 de Agosto de 2005, 02:08:59 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2005, 12:57:59
Citar
Mês passado peguei algumas fotos para ampliar. Todas em 1MP.
Cheguei com a tia que estava no computador e perguntei se era possível imprimir imagens de 1MP em tamanho 20x25cm.
Ela disse que sim. Abriu minhas fotos no PS e fez uma dezena de comandos por atalhos em uma velocidade mais rápida do que eu pudesse entender o que acontecia.
No dia seguinte cheguei lá e conferi: Ótima qualidade de impressão!!!!
Vendo as ampliações, minha mãe fez uma foto em 2MP e me pediu para ampliar em 24x30cm. Pensei: "A mamãe tá exagerando!".
Mesmo assim levei. E novamente pra minha surpresa a ampliação ficou boa. Não ficou ótima, mas ficou boa (com 2MP).

Olá!
Tudo jóia?
Bem, a tabela do Matheus ((a que o Georges achou)) serve apenas como um referencial, sendo que o que vai "importar" também além dos "dpi" e dos "megapixels", se a foto está bem tirada... se a foto estiver bem tirada, for realmente excelente, etc... dá para vc fazer 20x30cm com 2 megapixel de resolução... mas se a foto estiver um pouco ruim, aí somente 10x15 mesmo... (e olhe lá... heheh)

Bom, em que "reveladora"  vc  levou suas fotos? frontier, noritsu, agfa... etc.
Vc chegou a comparar, ou a fazer revelações com imagens de "qualidade" superior, com mais "megapixels" por exemplo?

Abraços,

Renato

obs: eu fiz uma vez uma foto com 2 megapixel com minha Canon XT e ampliei em 20x30cm... ninguém acredita que a foto tem apenas 2 megapixel... nem o cara do laboratório tinha acreditado... só depois que ele viu isso heheheh
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2005, 13:41:50
Tudo depende do assunto. Paixagens precisam de cada dpi, retratos não.

Paisagens muito interpoladas ficam uma M*. Retratos aguentam muito mais.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2005, 17:16:07
Citar
Citar
Mês passado peguei algumas fotos para ampliar. Todas em 1MP.
Cheguei com a tia que estava no computador e perguntei se era possível imprimir imagens de 1MP em tamanho 20x25cm.
Ela disse que sim. Abriu minhas fotos no PS e fez uma dezena de comandos por atalhos em uma velocidade mais rápida do que eu pudesse entender o que acontecia.
No dia seguinte cheguei lá e conferi: Ótima qualidade de impressão!!!!
Vendo as ampliações, minha mãe fez uma foto em 2MP e me pediu para ampliar em 24x30cm. Pensei: "A mamãe tá exagerando!".
Mesmo assim levei. E novamente pra minha surpresa a ampliação ficou boa. Não ficou ótima, mas ficou boa (com 2MP).

Olá!
Tudo jóia?
Bem, a tabela do Matheus ((a que o Georges achou)) serve apenas como um referencial, sendo que o que vai "importar" também além dos "dpi" e dos "megapixels", se a foto está bem tirada... se a foto estiver bem tirada, for realmente excelente, etc... dá para vc fazer 20x30cm com 2 megapixel de resolução... mas se a foto estiver um pouco ruim, aí somente 10x15 mesmo... (e olhe lá... heheh)

Bom, em que "reveladora"  vc  levou suas fotos? frontier, noritsu, agfa... etc.
Vc chegou a comparar, ou a fazer revelações com imagens de "qualidade" superior, com mais "megapixels" por exemplo?

Abraços,

Renato

obs: eu fiz uma vez uma foto com 2 megapixel com minha Canon XT e ampliei em 20x30cm... ninguém acredita que a foto tem apenas 2 megapixel... nem o cara do laboratório tinha acreditado... só depois que ele viu isso heheheh
Nao sei a marca da "reveladora" (ou impressora?). Amanha devo estar indo lá e te informo. mas como falaste, certamente a composição das fotos tem haver, pois outras da mesma camera em mesma resolução nao conseguiram o mesmo resultado.  :denken:
abraços..


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 16 de Agosto de 2005, 17:20:35
Citar
Tem que ver tbm o que vc chama de excelente, vc já pensou que seu referencial pode estar muito baixo? Porque as experiências que fiz com 1MP em 20X25 eu considero no mínimo desastrosas, na verdade mesmo as de 2MP em 20X25 são satisfatórias (ficam dentro do aceitável, mas já dá para notar uma forte perda de resolução para definir adequadamente a imagem).
Talvez seja meu referencial mesmo. Ainda nao vi ampliações de outras cameras.
como tu e o Bruno Gomes falaram...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 16 de Agosto de 2005, 18:28:29
Eu diria que uma boa foto é aquela que vc mal nota a diferença de um bom filme para o digital. :) Esse é o meu referencial. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #13 Online: 16 de Agosto de 2005, 18:36:10
Citar
Eu diria que uma boa foto é aquela que vc mal nota a diferença de um bom filme para o digital.  Esse é o meu referencial.

Ponto de vista interessante, nunca havia pensando a respeito, mas é por aí mesmo. Parece antagônico já que a tendência é a fotografia digital se tornar (em algumas cams já se tornou) mt superior ao filme, mas bacana fica qd se consegue uma identidade com o filme, onde quem olha não diferencia mt a origem, se mídia ou película.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2005, 18:38:41 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 16 de Agosto de 2005, 18:51:53
Citar
Citar
Eu diria que uma boa foto é aquela que vc mal nota a diferença de um bom filme para o digital.  Esse é o meu referencial.

Ponto de vista interessante, nunca havia pensando a respeito, mas é por aí mesmo. Parece antagônico já que a tendência é a fotografia digital se tornar (em algumas cams já se tornou) mt superior ao filme, mas bacana fica qd se consegue uma identidade com o filme, onde quem olha não diferencia mt a origem, se mídia ou película.
isso merecia um novo topico.. bem complexo, relativo e pessoal  :denken: