Autor Tópico: ABC da fotografia em RAW  (Lida 14538 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #45 Online: 05 de Dezembro de 2008, 17:49:23
Para mim tanto faz, Kika.

Neste fim de semana, se Deus quiser, volto a acrescentar matérias ao blog. Estressei-me até esta terça-feira com a NET- VIRTUA, que deixou-me sem conexão desde o dia 22 até terça-feira. Mas estamos de volta, felizmente.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #46 Online: 05 de Dezembro de 2008, 18:39:57
Uni os tópicos então, assim as discussões e comentários sobre os artigos do blog ficam concentrados num só local.

Esse tempo entre um artigo e outro é bom pra gente também Ivan que tem tempo de digerir as questões ali colocadas, ler e reler se achar necessário, se tiver dúvida, enfim.

Obrigadão!



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #47 Online: 06 de Dezembro de 2008, 19:22:03
Prezados;

Depois de ter ficado dez dias privado de conexão internet (obrigado, Net-Virtua), voltei a atualizar o ABC da Fotografia em RAW. A atualização é a complementação do artigo sobre estabelecimento dos Limites da captura em RAW.

http://123rawfotos.wordpress.com/1-headroo...captura-em-raw/

Abraços,
Ivan


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #48 Online: 10 de Dezembro de 2008, 20:07:43
Só digo isso porque não quero jamais se tido como fonte isenta, nem acredito ser isso possível.

Também não acho que isso seja possível. Contudo, CREDIBILIDADE não é um carimbo na testa, não é algo que se compre no boteco da esquina a preço de banana. É, a bem da verdade, uma característica da pessoa, cuja construção vai acontecendo aos poucos, ao longo de muito trabalho árduo. E para essa laboriosa tarefa de "construir" a nossa credibilidade é inevitável que, ao torná-la pública, as pessoas a tomem como referência, seja para o aprendizado, seja como fonte de pesquisa.

Quero com isso dizer que NÃO TEM JEITO. Meu caro Ivan, você queira ou não, a sua credibilidade reafirma como confiável cada palavra que você escreve.

Puxa-saco, eu?! Embora possa parecer o contrário digo que NÃO. Apenas sou honesto em admitir que seja verdade quando aprendo com a experiência dos outros. Até aqui várias coisas me foram úteis.
Origem da citação: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=28152.0

Assino em baixo do que o Braga falou. É isso mesmo credibilidade não se compra, se conquista. Embora, no quesito credibilidade, ambos têm de sobra que daria até pra vender, se isso fosse possível. kkkk

Ivan, estou aqui (re)lendo os textos. Se eu tiver alguma dúvida posso perguntar? E se posso, é melhor perguntar aqui ou no próprio blog?

Abraço.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2008, 20:33:19 por Kika Salem »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #49 Online: 10 de Dezembro de 2008, 20:43:57
Obrigado, Kika;

Se você achar que a pergunta no blog vai me permitir esclarecer algo lá, pode perguntar lá. Se você achar que o texto está completo, é apenas uma dúvida sua, poste aqui.

Kika; Eu não sou bem isento. Sou sincero, coisa diferente. Posso ter minhas tendências, mas acredito de fato nelas.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #50 Online: 13 de Dezembro de 2008, 00:16:36
Oi Ivan!

As dúvidas foram sanadas conforme avancei a leitura.

Já tinha lido alguns textos primários sobre RAW, mas eles, de modo geral, tratavam basicamente das vantagens/desvantagens do tamanho dos arquivos RAW X JPEG. A colocação sobre "expor à direita", apropriada para o RAW, e "expor à esquerda", indicada para o JPEG, foi fundamental pra mim que desconhecia essa especificidade. Aliás, esses dias fui fotografar um show a pedido de um amigo que pensa fazer um site do seu quarteto, mas não ia contratar fotógrafo, e tirei em RAW e, pelas limitações do local, expus a maioria à esquerda, também porque a iluminação do teatro não favorece "expor à direita", sobretudo se estou usando teleobjetiva. Nesse caso específico, com fotos subexpostas, ou melhor expostas à esquerda (aprendi no blog também as particularidades  a terminologia), ainda assim, o RAW é mais satisfatório, num tratamento posterior, que o JPEG? (Desculpe-me se a pergunta é muito básica)

De novo, obrigada pela disponibilidade dos textos.

Abraço.



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #51 Online: 13 de Dezembro de 2008, 09:05:30
Nem sempre podemos expor para a direita. E o RAW ainda assim é muito melhor que o JPEG.

Os artigos visam antes de tudo mostrar que é preciso abandonarmos as idéias do JPEG sobre exposição quando fotografamos em RAW. Expor para a direita ou não é uma questão de possibilidade.

E que tal, ficaram boas as suas fotos?

Para fotos escuras, o capítulo agora sobre latitude vai ser muito útil.


SARAIVANIL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #52 Online: 24 de Dezembro de 2008, 00:48:20
GRAÇAS A MESTRES COMO VOCÊS, AGORA SÓ FOTOGRAFO EM RAW, VOU GASTAR HORAS APRENDENDO AQUI, VALEU MUITO.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #53 Online: 24 de Dezembro de 2008, 18:57:13
Mais um artigo excelente, de alto nível no conteúdo, forma e redação. Parabéns Ivan.
Estou ansioso para ler os próximos sobre contraste e cores.

Abraços,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 14:27:15
Olá Ivan,

Estive visitando seu bolg e não quero crer que você tenha desistido dele, pois não vi novos artigos.

Espero que seja apenas pelo período de férias!!!
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #55 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 15:06:29
Olá Ivan,

Estive visitando seu bolg e não quero crer que você tenha desistido dele, pois não vi novos artigos.

Espero que seja apenas pelo período de férias!!!

Ricardo;

Como toda coisa que fazemos sem ganhar dinheiro, ela segue os impulsos e vontades, segue os momentos. O blog continuará, e ainda tem muita coisa antes de completar "o curso", mas tenho tido preguiça.

Mas preguiça é coisa de momento também, de calor, de férias com os filhos em casa sem estudar, etc. logo, logo tudo volta ao normal..

Obrigado pelo interesse.

Grande abraço,
Ivan


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 16:10:39
Excelente, Ivan.
Era o que eu precisa para começar a me aventurar no uso do RAW.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 23:44:43
Ricardo;

Como toda coisa que fazemos sem ganhar dinheiro, ela segue os impulsos e vontades, segue os momentos. O blog continuará, e ainda tem muita coisa antes de completar "o curso", mas tenho tido preguiça.

Mas preguiça é coisa de momento também, de calor, de férias com os filhos em casa sem estudar, etc. logo, logo tudo volta ao normal..

Obrigado pelo interesse.

Grande abraço,
Ivan

Ivan,
Muitas coisas que fazemos em nossas vidas, não nos rendem um centavo, mas elas nos dão um prazer impagável. Sou intusiasta de seu trabalho e de suas ponderações nos fóruns onde te vejo a escrever, foi por isto que escrevi neste momento aqui.

Certo, todos precisamos de férias e curtir a vida com nossos filhos -eu também sou pai- é daquelas coisas impagáveis que disse acima, aliás uma da mais importantes em nossas vidas.

Tá desculpado pela preguiça, rsrs

Abraços

Ricardo
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


Marcia P.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #58 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 09:20:40
Valeu pela contribuição.

Abraço


Marcia


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #59 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 11:55:30
Citar
Tá desculpado pela preguiça, rsrs

Obrigado, Ricardo.

Provavelmente na semana que vem já haverá bastante material novo. Lá pela terça-feira, provavelmente, porque vou para a serra no fim de semana.

Minha filha voltou às aulas e isso é bom para a produção, porque para levá-la à escola acordo mais cedo e há um tempo vazio no início do dia antes da luta. Mas quando ela está de férias aproveito para dormir mais -risos.