Autor Tópico: Alguém sabe me dizer o que é panning?  (Lida 2569 vezes)

Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #15 Online: 19 de Novembro de 2008, 18:02:59
Olá Saraivanil,

O pessoal já deu a receita do bolo, basta assar agora hein? rs.

Um exemplo meu:



Nesse caso, a velocidade poderia ter sido ainda mais baixa para o fundo ficar mais "riscado" e passar melhor a impressão do movimento. Portanto, é como o Guto disse: vai depender da cena e do assunto que irá fotografar.

Aqui no fórum um dos mais feras e criativos fotógrafos de panning é nosso amigo LuizNdo, dê uma conferida: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=16418.0

Qual o caminho para se atingir um grau de perfeição? TREINO, TREINO e mais TREINO!

Boas fotos!

Abs

Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:16:54
Olá, SARAIVANIL.
Fiquei satisfeito ao ver sua foto. Acho que vc já pegou o "espírito" da coisa. Agora é só praticar mesmo.

Há uns tempos atrás, estava navegando na net e encontrei um site com fotos de natureza muito bacana e uma foto em especial me chamou muito a atenção. Puxa...procurei pra caramba agora o site novamente só para te mostrar essa foto. Custei mas encontrei.

Dê uma olhada:
http://www.photoportfolios.net/portfolio/pf.cgi?a=vp&pr=1399&CGISESSID=91bd913bdc7edc2ac4df5ebbc1d934fa&u=19316

Show né ? Nesse panning o fotógrafo foi muito feliz em conseguir focar com perfeição os dois pássaros. Nesse caso os dois pássaros estavam, basicamente, na mesma velocidade e o fotógrafo teve condições de acompanhar o movimento dos dois durante um certo tempo.

Na sua foto, por exemplo, não seria possível pois o motociclista, naturalmente, estava numa velocidade maior que o ciclista que vc focou.
Como seu objetivo foi fazer o panning pelo ciclista, a foto ficou muito boa e moto na cena só contribuiu para enriquecer a composição reforçando a idéia de movimento juntamente com rastro deixado. Principalmente para quem está começando nessa técnica, vc foi muito bem. Parabéns.  :)

abs.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 20:18:31 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


SARAIVANIL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #17 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:24:39
Caraca, vocês são dez, a minha foto eu fiz de cima da minha casa tava doido para treinar, fiz com uma velocidade 30, mais vou treinar mais. obrigado pela dica.


SARAIVANIL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #18 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:27:56
Rapaz que foto showww, a expressão do gavião me fez torcer muito pelo pombo, vou acreditar realmente que o pombo conseguiu. hahahahahahaha.


suxyone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
  • .FOCO.
    • algumas fotografias...
Resposta #19 Online: 20 de Novembro de 2008, 09:17:45
cara, a foto realmente ta show, tanto a do pombo como a do ciclista,

eu tb estou na fase de aprender a fazer panning, vou ver se esse fds já faço mais algumas fotos..mais valew pelas dicas...

e sucesso para todos nós...

abraços...
Célio Issao [Sorocaba - SP]

*Canon Xti 400D
*Flash Canon 430 ExII