Autor Tópico: Direitos autorais/Lei  (Lida 4317 vezes)

kid

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 20 de Novembro de 2008, 14:38:10
e aee Galera, gostaria de saber se alguém já teve alguma foto que foi tirada por si, e veio alguém e colocou os créditos nas fotos como a autoria dela...
Já aconteceu comigo!!!
Tive fotos publicadas por um cara, de quando eu estava no Japão, sendo  q o Mané, nunca foi pra lá.
Alguém sabe me informa, como eu posso proceder? para uma possível ida a justiça?


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2008, 14:53:21
Você tem como provar que a foto é sua?

()s

GuiGui  :)


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2008, 15:04:01
Se você tem como provar que a foto é sua, o primeiro passo é entrar em contato com o "usurpador" e pedir que ele faça a correção dos créditos da foto.

Caso tenha ocorrido ganho financeiro com o uso das imagens, você poderá pedir indenização. Também, mesmo que não tenha havido ganho financeiro por parte do infrator, você pode constituir um advogado e entrar com uma ação por perdas e danos.

Boa sorte!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2008, 16:02:02
Fiquei curioso sobre uma coisa,
Como se prova que a pessoa é dona da foto?
tenho que patentiar a foto?registrar ou algo assim?


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2008, 17:39:54
Fiquei curioso sobre uma coisa,
Como se prova que a pessoa é dona da foto?
tenho que patentiar a foto?registrar ou algo assim?

Dessa forma acaba ficando inviável.

Eu costumava dar um crop de 10px na foto que seria divulgada quando fotografava em JPEG, e assim a original fica como prova irrefutável. Hoje que fotografo em RAW 99% do tempo, já tenho o arquivo "crú" da câmera que também serve para provar que é minha.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Aninha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2008, 18:54:38
Espero ser uma fotografa de grande nome para ter uma foto roubada e poder proceçar os caras.
caraca


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2008, 21:51:33
eu tenho uma migo que já ganhou grana duas vezes por causa disso...os esquema é o mesmo: ele era do Paraná, e veio para o ES...aí o pessoal lá usou foto dele a torto e a direito...não teve nem choro...o pessoal pagou a ele pelo uso entes mesmo dele entrar com recurso, pois sabiam que perderiam.


kid

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2008, 22:17:39
então, é uma revista automotiva e as fotos estavam no site deles.... com o logo tipo da revista e o nome do fotografo...como voltei recentemente do Japão onde foram feitas as fotos, estou atras da revista para ver se não foram publicadas além do site nas revistas também....
no Japão com certeza o nome do fotografo nunca foi.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2008, 22:19:08 por kid »


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2008, 22:50:35
É kid,
No mundo ta cheio de gente querendo se dar bem as custas dos outros.Boa sorte pra você!


breabhz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Novembro de 2008, 10:14:20
Se tiver como provar que são suas..
$$ no bolso!!

 :D

O que não falta no mundo são palhaços assim!

Abraços
Fernando Armani
______________________________________

Belo Horizonte


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 21 de Novembro de 2008, 13:13:32
Espero ser uma fotografa de grande nome para ter uma foto roubada e poder proceçar os caras.
caraca

Não precisa ser um fotógrafo/a de grande nome para ser roubado nem para ter o direito de processar o ladrão e receber o que lhe é de direito.
Mas precisa ter como provar que a foto roubada é de sua autoria. Marca d'água, registro na Biblioteca Nacional, guardar 10 pixels da lateral, etc, são formas de tentar preservar sua autoria. Nenhuma delas é infalível, mas dependendo do caso, podem resultar em seu benefício. A internet é terra de ninguém, e todos temos que tentar preservar nossos direitos. Uma boa prática , também para não ser acusado de divulgação indevida, é citar o autor, mesmo que seja apenas uma referência sem fins lucrativos. Infelizmente vejo,  aqui neste fórum mesmo, muitas e muitas fotos copiadas e coladas sem a preocupação de mencionar o autor. É bom ressaltar que isso é arriscado, ilegal e injusto.


frost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #11 Online: 21 de Novembro de 2008, 18:33:55
e aee Galera, gostaria de saber se alguém já teve alguma foto que foi tirada por si, e veio alguém e colocou os créditos nas fotos como a autoria dela...
Já aconteceu comigo!!!
Tive fotos publicadas por um cara, de quando eu estava no Japão, sendo  q o Mané, nunca foi pra lá.
Alguém sabe me informa, como eu posso proceder? para uma possível ida a justiça?
Neste caso, a pessoa que copiou a foto responde pelos danos materiais (o maior dos seguintes valores: o que você deixou de ganhar com a utilização da foto ou o que ele ganhou com a foto) e, também, pelos danos morais (pela alteração de atribuição de autoria). A alteração de atribuição de autoria, além de ilícito civil, que tem como penalidade a indenização pelos danos patrimoniais e morais (já explicados), é também crime.

A comprovação da autoria da foto será feita através de perícia judicial.

Qualquer dúvida que você tenha sobre o procedimento, escreva para o meu e-mail: pinteiro arroba gmail ponto com


Rafael_Moco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2008, 12:57:11
Olha, não sei como funciona com outras câmeras já que nunca tive uma Nikon ou Pentax, por exemplo. Mas a Canon possui um programinha que configura a câmera para colocar informações na área de Exif, incluindo o nome do usuário.

Algumas vezes esse nome não é mostrado no Windows através do comando de propriedades, mas se a foto for arrastada para o bloco de notas ou qualquer editor de texto "cru", verá que uma das primeiras informações mostradas é justamente o nome do autor.

Ok, estamos falando de Jpeg e não RAW, que é um formato bastante inseguro já que qualquer um pode modificar a área de Exif. Porém, no caso da identificação do autor, prevalece a data da última modificação que, até onde eu saiba, não pode ser alterada normalmente. É um argumento técnico válido neste tipo de situação, desde que o arquivo original, sem antes ter passado por Photoshop ou qualquer outro editor, traga desde já as informações com o nome do autor.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2008, 12:58:52 por Rafael_Moco »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2008, 23:37:51
Exif pode ser editado.
A técnica que desenvolvi e mais gosto é o crop.

Se quiser dar uma aprofundada Leia a íntegra da Lei:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21759.0
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Rafael_Moco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2008, 00:26:09
Exif pode ser editado.
A técnica que desenvolvi e mais gosto é o crop.

Se quiser dar uma aprofundada Leia a íntegra da Lei:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21759.0

Então Leo, foi o que comentei antes. O Exif pode ser editado a qualquer momento. Mas cada vez que o usuário faz isso, muda a última data de alteração do arquivo. Então a não ser que o ladrão roube a foto exatamente no dia em que ela foi tirada, o dono vai continuar com a "original", contendo a primeira data de alteração. Como o ladrão não pode apresentar um arquivo com data de alteração anterior, prevalece a informação que está na do dono, já que esta "veio primeiro".

É falho, não é recomendado e ainda por cima controverso. Mas continua sendo um argumento válido na hora de autenticar quem é o dono.