Autor Tópico: Primeira Comunhão  (Lida 14470 vezes)

Djusten

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #30 Online: 26 de Março de 2009, 19:50:57
soube aproveitar bastante a luz mesmo parabens


indochine

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #31 Online: 26 de Março de 2009, 21:00:45
Gostei!!
Gostei de todas as fotos, mas as minhas preferidas são a 3,4 e a 7, pelo forma de como vc. captou o momento.
Agora, me diga uma coisa.....
Não teria que aparecer o seu reflexo na oitava foto????  :ponder:

Um grande abraço, parabéns!


wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Resposta #32 Online: 31 de Março de 2009, 10:57:47
Guigo
Ainda sobre a H9 (que estou aprendendo a usar em seus comandos manuais...). Estive fotografando à noite um prédio antigo bem iluminado e todas as fotos ganharam aquele tom esverdeado irreal, independente do ajuste de WB que eu utilize. Me parece que a iluminação externa do prédio com luzes de cores diferentes é o problema. Mesmo deixando o ajuste de WB no automático, que costuma resolver qdo tenho luzes de fontes diferentes, não melhorou muito. è mesmo uma deficiência da H9, como vc mesmo disse, ela não aguenta fotos à noite?
E outra dúvida. Qual é a definição exata de Aberração cromática? Vi uma imagem num link do MP e fiquei curuoso a respeito porque já li depoimentos a respeito desta característica que seria das Sony. Desculpe-me se o forum adequado nao é este, mas como naõ consigo acessar o glossário do mundo fotográfico.Gostaria de me informar sobre o assunto, as causas e modos de lidar com ela.
Abcs
     Wagroch


wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Resposta #33 Online: 31 de Março de 2009, 13:58:32
Guigo

Acabei achando aqui no forum mesmo um artigo do Leo Terra(http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=41.msg168#msg168) que me deu a definiçaõ de aberração cromática, além de outros tantos esclarecimentos sobre as lentes "o coração da câmera". Em algumas de minhas fotos, mesmo em boas condições de luz, ao ampliar a imagem bastante pude identificar pequenas bordas de cor azul violeta em alguns contornos.


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 31 de Março de 2009, 15:42:03
Citar
Guigo
Ainda sobre a H9 (que estou aprendendo a usar em seus comandos manuais...). Estive fotografando à noite um prédio antigo bem iluminado e todas as fotos ganharam aquele tom esverdeado irreal, independente do ajuste de WB que eu utilize. Me parece que a iluminação externa do prédio com luzes de cores diferentes é o problema. Mesmo deixando o ajuste de WB no automático, que costuma resolver qdo tenho luzes de fontes diferentes, não melhorou muito. è mesmo uma deficiência da H9, como vc mesmo disse, ela não aguenta fotos à noite?
E outra dúvida. Qual é a definição exata de Aberração cromática? Vi uma imagem num link do MP e fiquei curuoso a respeito porque já li depoimentos a respeito desta característica que seria das Sony. Desculpe-me se o forum adequado nao é este, mas como naõ consigo acessar o glossário do mundo fotográfico.Gostaria de me informar sobre o assunto, as causas e modos de lidar com ela.

Olá wagroch !

Na verdade as UZ (ultrazoom - câmeras compactas com lentes com grande range de zoom) sofrem com distorções, principalmente nos limites inferior e superior da lente e também com alto iso.

Não sei o quanto você já está familiarizado com a fotometria, mas dominar Iso, velocidade e abertura vai ajudar muito, procure aqui no fórum se precisar.

Quanto à imagem da H9, que é uma ótima câmera, você precisa conhecer os limites dela numa boa atuação e fugir como diabo da cruz dos defeitos que são : altíssimo ruido em em imagens subexpostas e principalmente em iso acima de 400; o segundo defeito é evitar os extremos do zoom, evite fazer fotos abaixo 1.5x e de 13x.

Outra coisa importantíssima : DESABILITE O ZOOM DIGITAL.

Com relação ao WB, procure um cartão cinza 18%, ou use uma folha branca mesmo quando for utilizar a câmera em situações como a descrita, e use o WB customizado, vai praticamente resolver seu problema.

Volto a dizer, hoje tenho uma Nikon D80, mas minha H9 continua sempre pronta pra fotografar, num dia de sol, com boa luz, e em situações onde a portabilidade for essencial, a D80 fica em casa.

Estou sempre à disposição.

 :ok:


wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Resposta #35 Online: 03 de Abril de 2009, 08:30:17
Guigo
Vou fotografar no fim de semana e testar o ajuste do WB com uso o cartão cinza 18% ou folha branca e ver os resultados.
Q


wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Resposta #36 Online: 03 de Abril de 2009, 08:56:17
Guigo
(Ops... Enviei o texto acima antes de terminar o raciocínio...)
Mas continuando...
1- Dúvidas sobre o fotômetro: Após o que aprendi no basicão do curso à distância da Escola Focus com relação à fotometria (que entendi como a medição da relação ideal entre abertura do diafragma/ velocidade do obturador para uma exposição equilibrada, ou seja, que mantenha o EV=0) costumo deixar a H9 no modo P e focalizar o objeto a ser fotgrafado para ver a relação que ela me informa no visor. Aí mudo para o modo mais apropriado para meu objetivo, modos S, A ou M (este ainda meio dif´cil de ajustar) ajustando o f, a velocidade ou o ISO para manter a mesma relação de EV=0. Só então ajusto este mesmo EV e o WB para atingir o que procuro ou estudar o resultado.
É o modo correto de ler o que o fotometro me indica?
2- Qdo você diz para desabilitar o zoom digital (vou ver como faço isso) ou evitar os extremos do zoom ótico é porque seu uso causa que tipo de distorção nas imagens obtidas; distorçaõ propriamente dita na imagem capturada, aberração cromática, ruídos...)
Grato
wagroch