Autor Tópico: Panasonic G1 ressucita o mount Canon FD (entre outros)  (Lida 1225 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Online: 20 de Novembro de 2008, 18:32:15
A discussão:
http://www.rangefinderforum.com/forums/showthread.php?t=65073

A mágica:




Lendo a discussão, deu para ver que existem alguns poréns. A G1 parece não contar com stop-down metering, mas talvez alguma gambiarra usando o dof-preview dê para fotometrar. Além disso, existe o fator de crop de 2x (que até pode ser interessante, imagine quem tem uma 300mm 5.6 baratinha FD, tornando-se uma bela tele de 600mm). O estabilizador de imagem no corpo da câmera talvez funcione.

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2008, 00:47:03
Obs.: a 300mm não se torna uma 600mm. Na verdade ela continua uma 300mm, mas na G1 ela "se comporta", aproximadamente, como uma objetiva 600mm para filme. Deu uma discussão danada por causa disso no BrFoto... eu achava que falar em distâncias equivalentes era algo corriqueiro, mas ainda causa polêmica.

Como eu comecei no mundo das lentes intercambiáveis com filme, então é a minha referência mais forte. Assim, estou sempre falando "a objetiva de X mm se torna uma objetiva 1.5*X mm ou 1.6*X mm ou 2* X mm". Na verdade ela não se torna, eu apenas uso essa expressão para ilustrar o fato de que o enquadramento é similar, apesar de o bokeh ficar diferente.

Eu não queria entrar em tamanho preciosismo, afinal há pouco tempo estávamos falando na LX3 da Panasonic que tem wide em 24mm f/2. Na verdade não é 24mm, mas uma distância equivalente aos 24mm do filme 135.

E chega! Eu continuo feliz que uma trezentinhos vai virar uma seiscentos em termos práticos :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2008, 02:34:51
 :D :D
ADOREI A COR;;;
Só falta o símboloda Ferrari...rsss :clap:
« Última modificação: 21 de Novembro de 2008, 02:35:19 por MateusZF »
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


breabhz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2008, 10:17:36
Boaa Mateus!!
aehuaehaeuh

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Fernando Armani
______________________________________

Belo Horizonte