Autor Tópico: pentax mx - multipla exposição  (Lida 8172 vezes)

Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Novembro de 2008, 16:20:18
mais uma duvida sobre a maquininha recem recebida  :wub:
quando testei o cabo disparador, a camera estava com tampa, diafragma totalmente fechado, velocidade em 1/1000, e disparei por acidente  :D. aproveitei pra testar o sistema de dupla exposição e nao perder o fotograma, mas acredito que nao deu muito certo. quando a camera chegou na foto 36, ela parou no meio do caminho, como se quando fiz a dupla exposição ela tivesse avançado apenas parte da pelicula
minha duvida
girei a alavanca do filme no sentido indicado, apertei o botao embaixo da camera e acionei a alavanca de adiantar o filme. a alavanca de rebobinar deveria ser girada até que ponto? preciso segurá-la na posição e apertar o botão na camera enquanto aciono a alavanca?
to meio confuso por aqui
valeu pessoal!


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2008, 18:36:22
Antes de fazer a primeira exposição do fotograma, com o obturador já armado, vc deve retornar a manivela de rebobinar somente até o ponto de esticar o filme, não mais que isso...
Depois de clicar não solte o botão do obturador (continuar premido) dai sim, aperte o botão sob a câmera que libera a rebobinagem, solte o disparador, acione a alavanca de avançar o filme (que na prática não vai avançar, só vai rearmar a cortina)enquanto segura a manivela e clique a segunda.
Vc pode sobrepor quantas vezes quiser no mesmo fotograma, mas acho que vc não vai querer fazer nenhuma...pois isso é chato pra caramba. :aua:
boa sorte! :ok:   
« Última modificação: 23 de Novembro de 2008, 18:49:12 por Arnaldo Tomazetti »


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:13:16
po, no manual diz que a primeira exposição deve ser feita normalmente, só depois que tem que colocar a engenhoca pra funcionar
como faço pra saber que o filme está esticado? ele trava em algum ponto?


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:19:00
vou copiar aqui o trecho integral
"for deliberate multiple exposures, make the first exposure in the normal way. Then, tighten the film by turning the rewind knob, and keep hold of the rewind knob. Depress the film rewind release button and advance the rapid-wind lever. This cocks the shutter without advancing the film. Finally, release the shutter to make the second exposure. Then, make one blank exposure, before taking the next picture, to avoid overlapping. As the exposure counter continues to function each time the shutter is cocked, a double exposure will be counted as two frames."


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:46:29
Dá no mesmo...esticar o filme antes ou depois. Eu prefiro antes porque se nessa operação o fotograma se mover um décimo de milímetro que seja e a primeira exposição já está feita, quando vc clicar a segunda, dependendo do assunto, pode não sincronizar com a primeira, aí a foto já era...


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:16:49
poxa, mas pra fazer da forma que vc colocou tem que ser bem ninja
estica o filme, tira a foto segurando o filme esticado, fica segurando o disparador e o filme esticado enquanto aperta o botao embaixo... ja faltou mão
hahah
e quanto ao filme esticado? tem alguma forma de saber quando chegou no ponto?


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2008, 21:47:58
Dá forma que eu coloquei? Eu não inventei nada...haha. Vc tem o manual aí...é só conferir.
Esse negócio que a Pentax coloca como recurso de possibilitar fazer multipla exposição, na verdade é um paliativo.


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2008, 22:23:48
é, tem logica ser um paleativo... só pra dizer que a camera faz mesmo
nada funcional
estive olhando, e pra fazer multipla exposição o meio mais pratico é atraves das slr automaticas ou pelas antigas com transporte de filme manual
alguma pentax com essas caracteristicas? ou algum modelo de outra marca?
pretendo investir entre 60-80 euros numa outra camera ou lente ou camera + lente no final do ano, e se houver alguma que faça isso nessa faixa de preço pode ser um investimento interessante


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2008, 22:35:52
Eu faço com a Canon EOS 5, até 9 multiplas exposições.
Mas aí é outro departamento, vc programa a máquina e faz sem precisar ser ninja como vc disse. haha


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2008, 09:12:57
Dá forma que eu coloquei? Eu não inventei nada...haha. Vc tem o manual aí...é só conferir.
Esse negócio que a Pentax coloca como recurso de possibilitar fazer multipla exposição, na verdade é um paliativo.

Pois é. Pra ser multipla exposição mesmo tinha que armar a cortina sem puxar nada do filme e sem vc ter que ficar se preocupando com mais nada.

O que acontece nessas cams é que quando vc aperta aquele botão de rebobinar ele solta as engrenagems no sistema de transporte do filme na parte inferior, mas como é o mesmo eixo ainda há um atrito às vezes o mecanismo gira, sem força mas gira.
É por isso que o pessoal mantem o filme esticado pra minimizar o problema.

Se vc realmente acha que vale à pena tentar usar esse recurso, teste como sua cam se comporta.
Abra ela, aperte o botão e gire a alavanca. Veja se o sistema de transporte gira alguma coisa ou se fica parado.
Se ficar 100% parado dá pra usar sem preocupação.

Se girar um pouco porém sem força vc tem que testar com um filme com a tampa aberta. Pode ser um filme velado rebobinado fazendo uma marca no filme pra ver se o filme andou ou não. Os laboratórios podem te arrumar um desses facilmente.

Faça várias vezes, se sentir segurança use.

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2008, 12:13:10
Rogério, ontem enquanto estava respondendo ao amigo que perguntou,eu estava com uma MX na mão fazendo o procedimento.
Te digo que mesmo estando as engrenagens desconectadas, há uma certa tração do filme.
Num post mais acima eu respondi que dá pra fazer multipla exposição com essa máquina, mas depende muito do tipo de foto.
Vamos pegar um exemplo de uma foto típica de M.Exp., aquela da câmera no tripé onde o personagem muda de cadeira e fala com ele mesmo, conhece essa né? Essa é mais velha que andar pra frente...hehehe.
Então, nesse tipo de foto tenho quase certeza que não vai ficar bom usando o procedimento da Pentax...
Nessa de apertar daqui, puxar dalí e segurar delá, o filme fatalmente vai andar, nem que seja um pelinho...daí fica tudo perdido pois não havera sincronizmo entre a primeira e a segunda exposição. Por isso eu acho que essa gambiarra aí não é válida.
Outra coisa que eu queria colocar, na verdade eu queria mesmo é perguntar...
-Como fazer para apertar o botãozinho debaixo da máquina, estando a mesma acoplada num tripé???? 


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2008, 13:30:49
rogerio, realmente no tripe nao tem jeito, tem que tirar

também testei o mecanismo aqui, sem filme, com o botao apertado e avancei o filme. ela gira um pouquinho sim


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2008, 13:46:36
Rogério, ontem enquanto estava respondendo ao amigo que perguntou,eu estava com uma MX na mão fazendo o procedimento.
Te digo que mesmo estando as engrenagens desconectadas, há uma certa tração do filme.

Minha KX que é irmã da MX é a mesma coisa. Há um atrito do eixo e mesmo com o botão apertado o tambor do transporte gira com pouca força mas gira. Pra mim, na prática essas cams não fazem dupla exposição.  Como vc disse, é uma gambiarra.  :ok:

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2008, 15:43:29
Há uns textos na web que dizem que é possível fazer mirror lockup na MX... parece que o cara vai apertando o botão do obturador bem devagar até levantar o espelho (é uma fração de milímetro entre o ponto que levanta o espelho e o que ativa o obturador).

Nunca tentei, mas vocês que são adeptos de extrair todo o suco da MX, podiam fazer essa experiência e depois me dizerem se funciona :P
« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 15:44:12 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2008, 17:22:17
arnaldo
comprei um filme agora pouco e ja gastei (o marcador me diz) 8 fotogramas tentando fazer a multipla exposição funcionar
fiz como falou
com o obturador armado estiquei o filme. tirei a foto, e segurando o disparador apertei o botão embaixo da camera. nesse momento que o filme é liberado, a alavanca de rebobinar fica frouxa e o filme acaba por mexer quando carrego o disparador
supostamente deveria acontecer assim mesmo?