Autor Tópico: Abertura do diafragma, quando, porque, e como usar???  (Lida 7021 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Online: 23 de Novembro de 2008, 18:21:37
Ola pessoal!!

Ja li bastante coisa a respoito de abertura do diafragma, e sobre profundiade do campo, mas na pratica tem sido um pouco dificil identificar em que situaçao devo usar uma abertura menor.

Gostaria muito que o colegas mais experiente colocassem exemplos praticos de uso de uma abertura pequena, pois eu ainda nao consegui identificar uma situaçao onde deveria usar por exemplo um f/32 ou f/16, sem a foto ficar escura.

vou dar um exemplo do que vem me acontecendo. semana passada estava tirando umas fotos do meu filho so de rosto, para desfocar o fundo, usei uma 300mm e f/5,6. eu estava no jardim, era umas 14:00, usava velocidade de 1/160 e iso 100, em uma sony A300. as fotos estavam ficando otimas, nao foce meu filho esta meio de lado, assim um olho ficava focado e o outro desfocado. tentei entao usar f menor, mas as fotos ficavam escuras. bem em uma situaçao tao clara, e eu nao conseguia usa f menor, pensei, em que situaçao entao usaria??

quem tiver exemplos de fotos em que o f menor e impresindivel, poste aqui para mim, de preferencia colocando a foto, se nao temtem descrever a sena da foto e como ficou.

obrigado.

Marcio


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2008, 18:27:35
Por exemplo para forçar uma velocidade baixa, da ordem de 1/20 segundos com o objectivo de dar a ideia de movimento da água, das pás de um moinho, de um ciclista, etc.
Quando a luz é abundante e não se dispõe de um filtro de densidade neutra, o único recurso que nos resta é minimizar a abertura.

Apenas um exemplo que me ocorreu no momento.
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2008, 18:38:14
Pra compensar o escuro, você poderia subir o ISO para 200 ou até 400.
Como você leu bastante sobre profundidade de campo, deve saber que além do diafragma maior (menor nº) tem uma profundidade de campo menor, a distância do objeto em relação a óptica e o comprimento focal da lente também contribuem para isso.
Então em uma macrofotografia, em que se tem um objeto bem próximo a lente, com um comprimento focal focal grande (150mm, por exemplo), a profundidade de campo é muito restrita mesmo. Então é quase que obrigatório utilizar uma abertura do diafragma pequena.
Observe o EXIF nessa foto no Flickr:
http://www.flickr.com/photos/jerryhsu2k/293747759/meta/

A foto nesse caso (e na maioria dos casos de macro) não ficou escura porque foi utilizado o flash (ou um ring flash.. enfim, de iluminação não entendo rs )


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2008, 18:38:41
Maravilha alfarrob!!!

Esse é mesmo uma situaçao em que a utilização de uma abertura menor é impresindivel.

Em um casamento a noite, acho que neste caso nao daria né, ou da??


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2008, 18:47:46
Maravilha alfarrob!!!

Esse é mesmo uma situaçao em que a utilização de uma abertura menor é impresindivel.

Em um casamento a noite, acho que neste caso nao daria né, ou da??

O Pedro acabou de dar outro exemplo de como uma abertura pequníssima é essencial.

Para um casamento à noite é precisamente o oposto que é necessário, uma abertura grande, para permitir com pouca luz velocidades do obturador que não mostrem a foto tremida.
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2008, 18:52:32
Ola Pedro!!!

sim eu ja sabia disso, mas veja minha situaçao, eu esta querendo fotografar meu filho meio de perfil, so o rosto, para dar uma enfase aos olhos dele. queria tirar uma foto para ampliaçao, entao fiquei com medo de usar iso maior, e a foto ficar ruidosa.

veja o resultado da foto.



nela eu usei

maq. A300
lente 300mm
iso 200
f9
1/160
e flash no maximo

e veja que a foto ficou no limite de claridade, e um dos olhos ainda ficou desfocado.
neste caso o que vcs fariam???
« Última modificação: 23 de Novembro de 2008, 18:54:06 por marciotekila »


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:09:57
amigo, mas aí no seu caso não tem jeito...a profundidade de campo com uma tele é mínima, ainda mais uma 300mm...não ia adiantar muito vc fechar o diafrágma aí não...


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:15:59
Eu tentei com uma lente menor, mas como ele nao fica muito quieto, e para conseguir essa mesmo enquadramento, eu tinha que ficar muito perto dele, tentei, mas o rosto ficava meio desproporcional, o nariz ficava maior que em relaçao ao rosto, devido a lente esta muito proxima.


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:19:35
Eu tentei com uma lente menor, mas como ele nao fica muito quieto, e para conseguir essa mesmo enquadramento, eu tinha que ficar muito perto dele, tentei, mas o rosto ficava meio desproporcional, o nariz ficava maior que em relaçao ao rosto, devido a lente esta muito proxima.

pois é...aí não tem jeito...o plano tá muito fechado, e numa tele vai ficar assim mesmo...vc pode até fechar a uns 13 aí, mas não vai adiantar muita coisa...

isso aí é foto pra uma 35 ou no máximo 50mm, aberta em 8 pra cima...aí sim, vc pega o rosto todo em foco, e ainda preserva um bom bokeh.

 :ok: :ok: :ok:


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:24:06
Obrigado Anderson!!!

vc e outros poderiam me mandar mais alguma situaçao em que podemos ou devemos usar uma abertura menor???

valeu!!!


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:29:25
Olá Márcio, nessa foto que vc postou, achaste que o olho direito ficou um pouco desfocado, é isso?
As possibildades que eu vejo:
-Fechar mais um pouco o diafragma, pois ainda tem bastante velocidade, e mesmo que o fotômetro "pedir" pra baixar ainda mais a velocidade, não haveria problema, basta fixar a câmera (assunto estático)
-Se não quiser fazer isso, mantendo a fotometria como está, vc poderia focar num ponto intermediário do rosto, o foco tende a ficar aceitável 1/3 aquém e 2/3 além do ponto de foco.
abs
   


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:31:47
Ainda pode se afastar mais do menino e depois fechar o close no PC.


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:53:45
Obrigado Anderson!!!

vc e outros poderiam me mandar mais alguma situaçao em que podemos ou devemos usar uma abertura menor???

valeu!!!

Marcio, a fotografia, nas maioria das vezes, nessa correria que é hoje, nos faz pensar muito no diagrágma apenas como ferramente de controle da quantidade de luz...ou seja, uma grande parte das pessoas, regula a abertura somente pelo fator da quantidade de luz disponível, e não pelos efeitos técnicos que essa ferramenta proporciona...

eu acho que o diafragama fechado, é muito bem aplicado para fotografias de baixa velocidade, onde tenta se dar a noçãod e movimento, como nas famosas fotos de cachoeiras que parecem veú de noiva, ou na não menos famosa foto de dança em que o vestido fica borrado pelo movimento....

são boas aplcações para a abertura pequena...

outra coisa que acho útil também, é fotografar com flash deixando o fundo bem mais escuro doque o assunto...aí então usa-se a abertura pequena aliada a alta velocidade.

mas tem bastante coisa que não vem à cabeça agora. :ok: :ok: :ok:


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:59:40
Valeu Anderson!!!

muito obrigado!!

esse é um otimo exemplo, mas vamos la gente, mais exemplos, e situaçoes!!

Arnaldo, quanto a afastar a criança e cortar no pc, posso estar dizendo besteira, mas para quem quer ampliar a foto, prejudica a qualidade.



Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #14 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:17:39
Eu tentei com uma lente menor, mas como ele nao fica muito quieto, e para conseguir essa mesmo enquadramento, eu tinha que ficar muito perto dele, tentei, mas o rosto ficava meio desproporcional, o nariz ficava maior que em relaçao ao rosto, devido a lente esta muito proxima.
Eu estava respondendo ao seu post acima, mas talvez eu tenha me expressado mal, se afastar (um pouco), fechar o close no PC (um pouco)
Em fotografia a gente pode se movimentar em qualquer direção, até mesmo baixar o ISO para não comprometer a qualidade.