Autor Tópico: SONY H50  (Lida 17993 vezes)

Hatanne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Feminino
Online: 24 de Novembro de 2008, 09:48:05
Sempre gostei de tirar fotos e de fotografias diferentes...agora, ao invés de comprar uma máquina digital compacta, estou pensando em comprar uma semi-profissional (Sony H50).
Gostaria de saber se alguém aqui tem e se ela realmente é boa. Sou totalmente amadora, mas pretendo fazer algum curso para melhor aproveitar a máquina.
Alguma dica, comentário ou recomendação?
Obrigada!
Hatanne  :ok:
BH
Sony Alpha A57
SAL 18-55 / 55-200/ 50mm f1.8


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2008, 09:58:42
Olá Hatanne,

Sendo mais rigoroso com os termos a H50 não é uma semi-profissional. É uma compata com zoom longo, chamada mais de UZ (Ultra Zoom).

Não é comparável a uma DSLR mas bem usada ela faz fotos boas e é bem prática de carregar.
Procure nas gelerias e flick do Guigo e da Fernanda aqui pois são exemplos que lembro de pessoas que fazem fotos boas com esse tipo de cam.

Se optar por uma UZ não fique presa à marca e pense na possibilidade de pegar uma que tenha interface com flash externo. Isso sim ajuda muito.

Existem câmeras também com bastante zoom mas que ficam num nível acima dessas e abaixo das DSLR pois tem sensor maior, RAW, controle total de exposição etc. São chamadas de Prossumer.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Hatanne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2008, 10:30:10
Obrigada Rogério. Estou tentando me informar melhor sobre esta ( e outras câmeras). Conversei com uma pessoa de um curso aqui de BH e ela me falou algumas coisas parecidas com o q vc colocou. Disse q eu tenho q ver qual o meu objetivo antes de adquirir o equipamento ( q não é barato...e às vezes por pouco mais eu compro uma BEM melhor né).
Não quero me profissionalizar nem nada...só queria mesmo ter uma câmera muito boa e tirar fotos melhores do q eu tiro hj com a compacta. Tb não quero ficar levando um trambolho para os lugares sabe...
Enfim, estou bem na dúvida...talvez seja melhor fazer o curso antes né...  :ponder:
BH
Sony Alpha A57
SAL 18-55 / 55-200/ 50mm f1.8


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2008, 10:50:47
Olá.
O que vc deve ter em mente é o seguinte:
Numa compacta vc ganha em praticidade e perde em qualidade. Essa escolha só vai depender de vc e de seus objetivos. Antes de comprar sua próxima câmera, o melhor que vc pode fazer é procurar se informar ao máximo sobre ela. Ver fotos, conhecer seus recursos e estar realmente ciente do que ela pode lhe oferecer. Só assim vc terá satisfação com seu "brinquedo" novo.
Como já disseram, essa novas UZ são boas e cumprem bem o que prometem. Vc fará fotos boas tendo bastante opções de uso devido ao range da lente. Só não compare com as DSLR em termos de qualidade pois os sensores das DSLR são maiores e, normalmente, as lentes são mais nítidas resultando numa qualidade melhor da imagem. Somado a isto ainda existem outros fatores que fazem diferença.
Porém...para conseguir a mesma versatilidade que vc terá numa UZ é preciso investir em lentes e elas são caras. Boas lentes custam mais que a própria câmera. Então para aproveitar todo o potencial de uma DSLR vc precisa pensar em lentes também. Mais $$$$.
Tudo depende do seu interesse.
abs, boa compra e boas fotos.  :ok:
« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 10:54:26 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Hatanne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2008, 11:13:02
Pois é...não quero me profissinalizar nem nada sabe...e, como eu disse, nem ficar levando mil parafernalhas para os lugares.
Quero uma câmera melhor do que esssas compactas que td mundo tem, com fotos melhores e bacanas (sem tremer, à noite, etc) e quero aproveitar todo o seu potencial (por isso pensei no curso).
Pode até ser q eu invista um pouco mais e compre uma melhor que a H50, mas não sei até q ponto é necessário...
BH
Sony Alpha A57
SAL 18-55 / 55-200/ 50mm f1.8


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2008, 11:28:32
Pois é...não quero me profissinalizar nem nada sabe...e, como eu disse, nem ficar levando mil parafernalhas para os lugares.
Quero uma câmera melhor do que esssas compactas que td mundo tem, com fotos melhores e bacanas (sem tremer, à noite, etc) e quero aproveitar todo o seu potencial (por isso pensei no curso).
Pode até ser q eu invista um pouco mais e compre uma melhor que a H50, mas não sei até q ponto é necessário...
Vc está no caminho certo. Procurando saber do equipamento antes de comprá-lo. Fazendo um curso vc irá conhecer os fundamentos da fotografia e terá melhores condições e escolher o equipamento que atenda suas necessidades.
Vou citar meu caso. Tenho uma Canon S5is. Ela me atende e gosto da qualidade das fotos dentro das limitações. Para meu uso é perfeitamente viável.
Porém ela só faz fotos em jpg. Não faz RAW. Para tratar minhas fotos isso já se torna incômodo mas vou levando até quando der. Evito de fotografar à noite usando ISO muito alto pq gera muito ruído devido ao fato do seu sensor ser menor.
Hoje...se fosse comprar outra câmera seria por alguma que possa suprir essas limitações que tenho. Portanto, conheço minhas necessidades e sei o que quero.
Vc só vai precisar trocar seu equipamento quando tiver incomodada com a limitação dele. Só assim faz sentido pq cada ano que passa o mercado lhe oferece mil opções e a tecnologia não para. Então haja dinheiro para ficar acompanhando isso tudo.

Quanto as fotos noturnas...fotos tremidas é problema do fotógrafo...rs. Vc vai ver isso no seu curso. Para boas fotos com baixa iluminação vc precisa de ISO maior se não quiser usar o flash. Nesse caso, as máquinas com sensores maiores atendem melhor.

abs
« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 11:29:35 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Hatanne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2008, 11:44:30
Nossa! Tô vendo que não entendo NAAAAADA msm  :shock:(mas isso eu já sabia...rs...)
EU acho q não vou querer tratar as fotos, então, por exemplo, fotos em JPG pra mim tá bom...
A sua é semi-profissional?
Tem algum feedback de quem tem a H50?
BH
Sony Alpha A57
SAL 18-55 / 55-200/ 50mm f1.8


Elaine Riguengo Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 724
  • Sexo: Feminino
  • Nikon D5000 e Sony DSC H55
    • Elaine Riguengo Pereira
Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2008, 11:44:48
Olá Hatanne....
Eu tenho a mesma máquina que vc está pensando em comprar. Eu adoro fotografar e tinha uma bem simples e posso dizer que estou super contente com a H50. Não posso me aprofundar em termos técnicos pois foi até por isso que entrei aqui no fórum, para aprender mais sobre fotografia e explorar melhor a máquina.

Quando a comprei foi exatamente o que vc disse, que eu conversei com o vendedor, aliás um cara super bacana aqui em SP, eu não queria me profissionalizar mas que era apaixonada por fotografia e não queria nada muito pesado ou difícil de manusear, com lentes etc...Na verdade na época eu até fui atrás de uma mais simples e ele me aconselhou essa por uma diferença pequena a mais.

Posso te dizer que ela supera minhas espectativas e cada vez que eu a uso descubro algo novo. Ainda não consegui explorar todas as possibilidades dela e como vc sinto falta de um curso (que ainda vou fazer, rss).

Se quiser dê uma olhada no meu multiply e vc poderá ver as fotos que já fiz com ela...tudo sem nenhuma pretensão e quase nenhuma regulagem que ela possui pois, como já disse ainda estou apredendo...heheheh.

Qualquer dúvida estou por aqui!!!! :D :ok:
Bj
Elaine Riguengo Pereira
São Paulo - SP
http://elaineriguengo.multiply.com


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2008, 11:51:00
Quero uma câmera melhor do que esssas compactas que td mundo tem, com fotos melhores e bacanas (sem tremer, à noite, etc) e quero aproveitar todo o seu potencial (por isso pensei no curso).

O ponto principal aí é este. Uma H50 tem exatamente o mesmo sensor de uma compacta similar de mesmo "megapixels" tipo as da série W. A abertura da lente tb é a mesma... o que muda é apenas a lente com mais zoom.

Então suas fotos com a H50 não devem ficar muito melhores que com as compactas, entendeu? Só com mais possibilidade de zoom.

Pra ter fotos melhores à noite teria que ir pra uma câmera com sensor maior pra ter menos ruído em ISO alto, lentes com boa abertura.

Mas ainda pensando em UZs, a possibilidade de usar um bom flash externo para usar rebatendo no teto, com difusor etc. melhora muito as fotos, mesmo em compactas.

Nesse caso a Sony já perde mais ainda pois não tem sapata pra flash externo.

Não tô puxando sardinha pra marca não pois odeio isso, mas nessa categoria a Canon S5IS leva vantagem pois pega flash externo da série EX com as funções completas.
Acho que as Panasonic e outras marcas tb pegam flash externo...

Espero ter clareado um pouco.

Abraço!
« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 11:53:20 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Hatanne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2008, 11:55:13
POis é...ó dúvida...ela me pareceu uma máquina que atende ao q eu quero, massss...como não entendo NADA e quero passar a entender pelo menos um POUCO...tô vendo q tem muita coisa pra considerar. Pq o investimento é considerável né...
Mas assim, acho q vou fazer o curso primeiro...
O prblema é que agora que eu empolguei quero a comprar a máquina logo! hehehe...
Vlw!
BH
Sony Alpha A57
SAL 18-55 / 55-200/ 50mm f1.8


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2008, 12:54:42
Olá Hatanne,

Os comentários dos colegas são muito pertinentes, fico feliz até com a menção do Rogério sobre minhas fotos.

Eu fiz o curso do Léo Terra (www.teiadoconhecimento.com).

Eu tenho uma H9, antecessora da H50; como já citaram são ótimas câmeras, assim como a Canon S5is.

Realmente a H50 como a H9 não aceitam flash externo, mas se pensar em na Canon mais flash externo seria mais adequado pensar numa DSLR de entrada porque o investimento inicial será pouco diferente.

A série W da Sony realmente tem o mesmo sensor da H50 no entanto o diferencial é que a maioria das Sony série W já não possuem controles manuais e você só conseguirá aproveitar o potencial de sua câmera fora dos modos automáticos e com a devida informação e conhecimento, para saber o que está fazendo.

Dadas as limitações já citadas, é um ótima câmera, caso opte por ela segundo você citou, acredito que estará bem servida.

Dê uma olhada nas fotos do meu Flickr e também este link : http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=27718.0 que é de uma primeira comunhão que fiz como contratado.

Estude muito, leia muito, pratique muito...

Se precisar de mais alguma informação estarei à disposição.

 :ok:
« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 12:57:21 por Guigo_Mr »


Hatanne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2008, 14:51:58
Então...estou tentando me informar bem antes de comprar. Mas realmente acho que, pelo que estão dizendo, a H50 me servirá...as outras já começam a ficar muito profissionais e tudo...e eu realmente quero fotos melhores mas sem mto transtorno sabe? Sem ter q ficar trocando de lente ou levando uma bolsa cheia de coisas pros lugares...quero uma câmera BOA mas tb prática...
BH
Sony Alpha A57
SAL 18-55 / 55-200/ 50mm f1.8


rcaldara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:08:17
nao concordo com o anderson, dizendo q a h50 nao 'e nem semi-profissional, ela pode ate ser pra uso profissional,
assim como uma pinhole de caixa de fosforo pode ser pra uso profissional
e tenho conhecido q tem uma top da nikon, q nao 'e fotografo profissional, ele utiliza exclusivamente pra fotografar o filho dele... nesse caso alguem pode dizer q uma D3 nao seja pra uso profissional... rs

esse conceito de uso profissional 'e muito vago...




rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:13:58
nao concordo com o anderson, dizendo q a h50 nao 'e nem semi-profissional, ela pode ate ser pra uso profissional,
assim como uma pinhole de caixa de fosforo pode ser pra uso profissional
e tenho conhecido q tem uma top da nikon, q nao 'e fotografo profissional, ele utiliza exclusivamente pra fotografar o filho dele... nesse caso alguem pode dizer q uma D3 nao seja pra uso profissional... rs
esse conceito de uso profissional 'e muito vago...

Isso é algo que realmente dá uma boa discussão mas nesse tópico não ajuda em nada a esclarecer a dúvida da usuária.  :ok:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Hatanne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:29:04
Verdade Rogério!!! Please, não me confundam mais! rs...
Na verdade vou mesmo fazer o curso em uma escola muito boa aqui em BH...aí vou conversar bastante com o professor e, à medida que eu for aprendendo e vendo o que cada equipamento proporciona e qual é o meu objetivo, eu vou poder escolher com mais certeza.
Right people!?!? :clap: :D
BH
Sony Alpha A57
SAL 18-55 / 55-200/ 50mm f1.8