Autor Tópico: Lentes para CANON 30D  (Lida 2571 vezes)

elaine maziero

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 25 de Novembro de 2008, 15:13:01
Olá,

Sou iniciante, apesar de ter a máquina já a 2 anos, quase não tenho tempo para treinar. Acabo treinando e testando em meu próprio trabalho. Tiro muitas fotos de exposições que montamos.
Farei uma viagem no final do ano para EUA e quero aproveitar para comprar uma lente bacana. Nestes 2 anos fiz algumas besterias em minhas compras e não gostaria de errar novamente, já que cada erro sai caro.
Tenho uma EOS 30D, uma lente 18-55 3.5/5.6 Canon e uma Sigma DC 18-200 3.5/6.3.

Pois bem, quando fui comprar a lente que tenho hoje, o vendedor me indicou a Sigma 18-200. Disse que era uma lente versátil e que me ajudaria.
Não sei se o problema é a lente ou a fotografa, mas as fotos são sempre mais escuras e tenho que arrumá-las no photoshop.
Outro problema é que se eu tivesse investido em uma IS, provavelmente teria me ajudado bastante pois, tiro muitas fotos em ambientes escuros e de obras de arte, portanto não é recomendado utilizar flash. quando lembro de levar meu monopé, ajuda bastante. Mas nem sempre o levo e acredito que se tivesse a lente IS poderia, muitas veses dispensar o monopé.
Independente dos meus erros, agora, estou pensando em comprar uma lente na casa dos 70-300; 90-300 ou 100-300 com USM e se possível IS. Para poder me aventurar em fotos externas e de pessoas e as vezes objetos em movimento.

O que vocês me recomendam para eu não me arrepender novamente?

abs
Elaine


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2008, 15:51:16
Tamron 17-50 f/2.8 e Tamron 70-200 f/2.8, nos EUA vai pagar barato. :ok:
É o melhor custo/benefício, se partir para lentes claras da marca, vai pagar mais caro.
Não aconselho pegar essas 300mm escuras, mesmo tendo IS.


elaine maziero

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2008, 00:45:47
Olá Cotovia,
Então deixe-me ver.
A melhor opção é eu partir para um conjunto de 2 lentes mais claras. Uma Tamron 17-50 f/2.8 que substituiria a minha atual Canon 18-55 3.5/5.6, mas que é mais clara. Outra Tamron 70-200 f/2.8 (aposentaria a minha Sigma 18-200) e esta ainda é melhor do que comprar algo na linha 300? É isso?

Mais uma pergunta de uma, praticamente, leiga. Essas Tamrons não tem motor ultra sonicos e a sigma do mesmo modelo tem, você acha que mesmo assim a tamron vale mais a pena do que a sigma? E, pelo que entendi elas não tem o estabilizador, mas por terem esta abertura acabam equilibrando esta falta, é isso? Se estiver falando alguma tolice, por favor, me corrija. Estou aqui para tentar aprender e não fazer besteira. 

grata
Elaine


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2008, 07:31:50
Olá Elaine,

Primeiramente bem-vinda ao MF.


Das Sigmas que já testei, todas sempre apresentaram qualidade inferior e em algumas situações imcompatibilidades importantes. Já a Tamron 17-50 2.8 é uma boa lente sim, no entanto estamos tratando de objetivas genéricas. Se realmente quer fazer um investimento definitivo e que valha à pena, recomendo pensar na aquisição de lentes de melhor qualidade da Canon.

Opções que conheço e recomendo:

Canon EF-S 17-55mm f/2.8 USM IS 
Canon EF 24-105mm f/4 USM L IS 
Canon EF 70-200mm f/2.8 USM L IS 

Lembrando que o IS lhe garante até 4 pontos à menos de velocidade, o que para o seu propósito de fotografar as obras de arte seria ideal.

Em ambientes externos e com boa qualidade de luz, dificilmente utilizamos aberturas maiores que f/8, mas possuir lentes claras e de qualidade ótica como estas nos garante versatilidade nas mais variadas situações. E, sendo estas objetivas do próprio mount, a compatibilidade é total e assim o aproveitamento ótico muitíssimo superior.

Boa escolha!

Abs
« Última modificação: 26 de Novembro de 2008, 07:41:38 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2008, 08:06:16
Olá Cotovia,
Então deixe-me ver.
A melhor opção é eu partir para um conjunto de 2 lentes mais claras. Uma Tamron 17-50 f/2.8 que substituiria a minha atual Canon 18-55 3.5/5.6, mas que é mais clara. Outra Tamron 70-200 f/2.8 (aposentaria a minha Sigma 18-200) e esta ainda é melhor do que comprar algo na linha 300? É isso?
Mais uma pergunta de uma, praticamente, leiga. Essas Tamrons não tem motor ultra sonicos e a sigma do mesmo modelo tem, você acha que mesmo assim a tamron vale mais a pena do que a sigma? E, pelo que entendi elas não tem o estabilizador, mas por terem esta abertura acabam equilibrando esta falta, é isso? Se estiver falando alguma tolice, por favor, me corrija. Estou aqui para tentar aprender e não fazer besteira. 
grata
Elaine

É isso mesmo que entendeu!
As tamron não tem USM e são um pouco "barulhentas" pra procurar o foco, mas nada que atrapalhe.Citei-as só por causa do ótimo custo/benefício.
Se tiver condições compre as canon 17-55 f/2.8 IS e a 70-200 f/2.8 IS (ou a sem IS)são  caríssimas e o que existe de melhor em zoom, pra quem exige qualidade máxima.
A canon 24-105 f/4 IS é igualmente ótima e interessante, mas ideal para as câmeras Full Frame (sem o fator de corte).


elaine maziero

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2008, 12:25:09
 :ok:

Chello e Cotovia agradeço aos dois, consegui tirar minhas dúvidas completamente. Agora só terei que fazer minhas contas, para saber até onde consigo chegar. Com certeza vou entrar no mercado livre para vender tudo o que tenho de equipamento que não utilizarei mais. :D

A minha idéia era a de comprar somente uma lente bacana, mas concordo plenamente com vocês, é melhor corrigir o erro agora. Só não tenho certeza se conseguirei ficar com as originais. Tudo vai depender do mercado, afinal posso dar uma super sorte com promoções, como não.

Vou aproveitar para sugar mais um pouco do conhecimento de vocês. Fora o filtro UV, o que é bom termos a tiracolo que pode ser super útil? Qual o filtro que vocês não dispensam?

muito grata, abs. ;)


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2008, 13:03:51
:ok:
Chello e Cotovia agradeço aos dois, consegui tirar minhas dúvidas completamente. Agora só terei que fazer minhas contas, para saber até onde consigo chegar. Com certeza vou entrar no mercado livre para vender tudo o que tenho de equipamento que não utilizarei mais. :D
A minha idéia era a de comprar somente uma lente bacana, mas concordo plenamente com vocês, é melhor corrigir o erro agora. Só não tenho certeza se conseguirei ficar com as originais. Tudo vai depender do mercado, afinal posso dar uma super sorte com promoções, como não.
Vou aproveitar para sugar mais um pouco do conhecimento de vocês. Fora o filtro UV, o que é bom termos a tiracolo que pode ser super útil? Qual o filtro que vocês não dispensam?
muito grata, abs. ;)

Na verdade nem filtro UV uso, mas isso vai de cada um ... penso que um bom filtro polarizador, seria ótimo... (Hoya ou B+W)
Tenho tb um ND (densidade neutra) B+W 6X, isto é, abaixa em 6 stop a velocidade, mas é porque eu gosto de fazer longas exposições durante o dia e em lugares que tem água corrente.


Boa sorte na compra das lentes e boas fotos! :ok:
« Última modificação: 26 de Novembro de 2008, 13:12:11 por Cotovia »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2008, 13:07:11
:ok:

Chello e Cotovia agradeço aos dois, consegui tirar minhas dúvidas completamente. Agora só terei que fazer minhas contas, para saber até onde consigo chegar. Com certeza vou entrar no mercado livre para vender tudo o que tenho de equipamento que não utilizarei mais. :D

A minha idéia era a de comprar somente uma lente bacana, mas concordo plenamente com vocês, é melhor corrigir o erro agora. Só não tenho certeza se conseguirei ficar com as originais. Tudo vai depender do mercado, afinal posso dar uma super sorte com promoções, como não.

Vou aproveitar para sugar mais um pouco do conhecimento de vocês. Fora o filtro UV, o que é bom termos a tiracolo que pode ser super útil? Qual o filtro que vocês não dispensam?

muito grata, abs. ;)

Elaine,

O Celso citou as Tamron pelo custo benefício, e concordo com ele. No entanto, quis frisar mais uma vez o que sempre falo sobre investimento em lentes que é um dos melhores investimentos na fotografia.
As lentes citadas por mim, são caras sim no entanto valem cada centavo pago.

Em relação aos filtros, depende muito. Para fotos em dias ensolarados, areia da praia e água vale ter em mãos o polarizador circular que elimina boa parte dos reflexos e melhora as cores.
Um ND graduado também é interessante... mas... tudo é relativo.. o legal seria você navegar pelo fórum e dar uma olhada nas experiência dos amigos foristas.

Agora, o UV é essencial!

Boa sorte!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


elaine maziero

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2008, 14:37:05
Mais uma vez obrigada Chello e Cotovia e, entrei em suas páginas, claro que posso seguir as suas orientações de olhos fechados os 2 são muito bons. Espero um dia adquirir tamanho conhecimento. Suas fotos são exatamente o tipo de captura de imagem que gosto e quero um dia chegar lá.

Aliás Chello, você fotografou uma grande amiga minha correndo (aquela que está sorrindo logo cedo).


abraços aos dois. E continuem assim. Nós aprendizes ganharemos muito com isso.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2008, 15:15:07
Olá Elaine,

Bom saber que ajudamos de alguma maneira. O MF é um lugar espetacular por conta disso, pois aqui aprendemos e compartilhamos muito!

Obrigado pela visita e pelo carinho. E, em relação à sua amiga você se referiu à moça com camiseta do BRADESCO?

Participe sempre e pergunte o quanto quiser!

Forte abraço!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


elaine maziero

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2008, 16:21:12
É a moça com camiseta BRADESCO.. :) :)