Autor Tópico: Dúvidas de um iniciante, estou perdido!  (Lida 2321 vezes)

Newbie

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 26 de Novembro de 2008, 17:56:46
Pessoal, andei pesquisando mas eu queria um resumo, porque os tópicos que achei nesse forum e na net é muito complexo, daí só acaba piorando mais o entendimento...

Algumas dúvidas minhas, gostaria que vocês fossem o mais direto possível:


1 - O que é e para que serve a ISO?

2 - Sobre megapixels, posso usar mais megapixels para tirar uma foto menor, porém com maior número de pixels por polegada? megapixel só reflete no tamanho da foto?

3 - Lentes 10mm, 30mm, 50mm, e etc, o que é isso e para que serve? é apenas pra regular a profundidade da foto e o tamanho da paisagem? pra que ter tantas lentes... não seria mais fácil comprar uma camera com um zoom optico alto? além dos "mm" as lentes possuem outros requisitos que devem ser observados? Uma lente de quantos "mm" é uma lente boa e porque?

4 - Processador de imagem, o que ser e quais são os melhores?

5 - Posso esperar fotos perfeitas, incluindo macro-fotos de insetos por exemplo, de uma máquina que possui duas funções, no caso máquina fotográfica e filmadora?

6 - Algumas cameras podem ter suas lentes trocadas, e outras não, qual a vantagem e desvantagem disso?

7 - Me digam uma câmera boa com valor máximo de R$ 1500,00 que seja compacta (até umas 350 gramas) pelo MercadoLivre de preferência, e que tire fotos nítidas, possua um bom macro e com alta-definição.

8 - o EV e o obturador tem praticamente a mesma função, no que se diz respeito a luminosidade? ou eles tem suas diferenças?

9 - Tenho olhado algumas fotos de câmeras consideradas boas, como a Canon G10, mas quanto maior a resolução usada (todos os megapixel), maior a imagem porém se perde a nitidez e saturação da imagem, será que isso é por conta do fotógrafo ou isso é normal nessas cameras?


Vi um tópico aqui no fórum, alguém pode me dizer uma camera que tenha a capacidade pra tirar boas fotos igual essa aqui: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=27810.0

Qualquer adição às minhas perguntas são bem-vindas e desculpem se exagerei.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2008, 17:58:41 por Newbie »


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Newbie

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2008, 18:44:01
Obrigado Mateus, vou dar uma lida depois, mas algumas respostas bem resumidas também cairia bem, pra quando for ler esses artigos eu já saber o básico, facilitaria bastante.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2008, 18:55:40
Newbie, sem querer ser chato (mas talvez já sendo): se você ao menos passar os olhos sobre esses artigos - uma leitura dinâmica mesmo - talvez fique motivado a se aprofundar em cada um desses tópicos.

As suas perguntas já foram respondidas dezenas ou centenas de vezes no fórum. Alguns dos freqüentadores já as responderam dezenas de vezes e para algumas perguntas a resposta pode ser longa, dependendo da didática de quem responde e do nível de conhecimento de quem pergunta.

Seja bem-vindo ao fórum e depois de dar uma "folheada" em alguns artigos, na busca do fórum, retorne com muitas dúvidas que não faltará disposição para responder.

Abraço!
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2008, 19:20:41
Olá, Newbie!

Primeiramente bem-vindo ao MF!

Ao invés de material sobre suas dúvidas, lhe indicarei este excelente artigo da nossa amiga forista Kika Salem, que dá uma preciosa ajuda àqueles que como você se sentem perdidos.

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23019.0

Não leve à mal nossa não resposta direta às suas questões, mas acredite que estamos ajudando-lhe da melhor maneira possível.

Bons estudos!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2008, 19:27:06
A gente não quer ser chato, mas Newbie quase que você pede para a gente ser. Você quer respostas simples e diretas que qualquer manual ou mesmo a leitura de um tópico responderia, mas como não está com paciência de pesquisar (ou talvez tempo, não sei) achou melhor e mais fácil perguntar aos colegas sem ao menos pedir por favor. Não é bem assim que as coisas funcionam, perdoe-me a sinceridade.

Aqui no fórum, além dos tópicos sobre cada um desses assuntos, tem outros com indicação de leitura, de manuais, de livros, de links etc. Pra dizer que eu só vim aqui, como usuária do fórum, lhe "puxar a orelha", segue duas indicações recentes que vão lhe ajudar muito:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=24636.0
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=26978.0

Seja bem-vindo ao fórum, usufrua da ferramenta pesquisa, da experiência dos colegas, tire dúvidas quando estas resultarem dos seus estudos (prático-teóricos) e, novamente, desculpe-me se fui sincera em demasia é que eu faço parte de um movimento pela participação consciente e pela formação de um usuário produtivo.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2008, 19:39:10 por Kika Salem »


Discaciate

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Online
Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2008, 19:34:12
Fala cara. O problema é que você está querendo saber muito (o que é uma coisa boa) de maneira fácil (o que é uma coisa ruim). Para a maioria das perguntas feitas, não existe uma resposta fácil. É um processo de aprendizado que leva a tempo. Por exemplo, comecei a me interessar por fotografia, mas demorei bastante para entender uma série de conceitos.

O ideal é ir atrás de livros, apostilas e cursos. A internet é excelente em termos de variedade, mas peca bastante em se tratando de profundidade. Em especial, se for procurar por termos em português.

Eu vou responder algumas das questões de maneira BEM simplificada. É bem mais do que isso.

1 - Em termos gerais, o ISO é a sensibilidade à luz da mídia. Usar um ISO maior permite que se faça uma foto com uma iluminação menor. Então, se você está em um lugar escuro e não quer (ou não pode) aumentar o tempo de exposição e/ou usar um flash, você pode aumentar o ISO. Mas nada é de graça, enquanto maior o valor de ISO maior será o ruído na imagem. Também diferentes câmeras tem diferentes perfomances em ISO elevado.

2 - Megapixel é a quantidade de pixels, só. Não leva informação sobre a densidade deles. Você pode distribuir os pixes como bem entender. Naturalmente, a medida que a impressão for ficando maior, vai se necessitar de uma quantidade maior de pixels. Mas não existe problema em bater uma foto de 20Mp em uma impressão pequena.

3 - Sim, as lentes vão muito além de zoom. Coisas como, nitidez, distorções, taxa de ampliação, abertura máxima e miníma, etc... São MUITAS as coisas que levam alguém a ter várias lentes.

4 - Depende muito do contexto. Mas imagino que você esteja falando de pós-processamento. São programas para leitura, ajuste e edição de imagens. O mais famoso é o Photoshop, mas existem outros.

5 - Isso não impede que ela tire boas fotos. A Nikon D90 e a Canon 50D filma, e ainda assim são capazes de tirar fotos a nível profissional. A questão é que até pouco tempo, as melhores máquinas não filmavam. E como regra geral, desconfie de câmeras que prometam fazer demais.

6 - Sim. O tipo mais comum que troca de lente são as chamadas SLRs (que são aquelas máquinas que o pessoal normalmente chama de "profissional"). A vantagem é a grande versatilidade e possibilidade de maior qualidade. A principal desvantagem é o custo.

7 - Nessa eu não posso te ajudar. Mas posso te recomendar nessa faixa de preço as Canons, as Fuji e as Panasonics. São marcas de compactas que eu gosto bastante (mas tem de pesquisar os modelos, pois existem modelos não tão bons).

8 - Na realidade são coisas bem distintas.

9 - Não é bem assim. Em câmeras de qualidade, isso não acontece. E com certeza não é o caso de uma G10. A diferença é que você percebe com mais facilidade em função do tamanho.

10 - Eu esperaria uma dSLR, as chamadas câmeras Reflex. Mas dá para fazer fotos assim com câmeras mais simples, desde que se controle bem a iluminação. 


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2008, 19:51:58
Newbie, primeiro bem vindo ao fórum.

Ter dúvidas ao entrar no mundo da fotografia é muito comum, não se desespere. Todas as questões que vc levantou foram feitas por todos nós aqui vez ou outra na nossa caminhada, que no meu caso tem pelo menos uns 7 anos, e garanto a vc que não sumiram em apenas 1 tópico.

Como já foi dito aqui, ter o perfeito entendimento sobre todas as tuas dúvidas demora algum tempo, pois quando vc redime uma dúvida outra te assalta em questão de minutos.

O fórum é ríquissimo em informação, procure-a.Aqui na imensa maioria das vezes não te damos o peixe, ensinamos vc a pescar, e garanto a você que essa foi, ao menos para mim,uma fórmula mágica de aprendizado.

Primeiro vc fica chateado com as respostas mas depois que vc começar a estudar e se aprofundar, verá o quão seria complicado dar respostas às tuas perguntas.

Abraço e bem vindo novamente.

SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2008, 20:30:17
Concordo com os colegas. É muita pergunta num tópico só... Tudo que vc quer saber é matéria prum livro inteiro.
Porém o Discaciate até resumiu bem  :ok:

Leia os tópicos indicados, são boas fontes e ainda literalmente não custa nada.  :D

Quanto a fazer fotos como as que vc citou o conhecimento e criatividade ajudam muito mais que a câmera.

Veja por exemplo as fotos do Moscato:

http://flickr.com/photos/moscato/

Na mesma galeria tem a foto do "equipamento" que ele usa...  :assobi:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2008, 10:59:23
As respostas para as suas indagações podem até parecer demasiadamente ríspidas para alguém que acaba de chegar. Acredite, não é isso que está acontecendo!

A bem da verdade, elas significam que você está sendo recebido pela comunidade, e de braços abertos. Imagine se ninguém tivesse respondido nada. Ser "simplesmente ignorado" talvez seja, segundo meu modo de entender, a pior resposta que possa existir. Todos os comentários aqui colocados representam posições bem definidas e, sinceramente, acho que você já poderá usufruir de todas elas. Basta querer.

E por falar em querer, o MUNDO DA FOTOGRAFIA, assim como tantos outros, vai exigir de você muita leitura. Então, você vai precisar ler, ler mais um pouco, um pouco mais e... bem, não pára por aí. Você vai ler a vida inteira. Claro que somente leitura, no caso da fotografia, não nos leva a nada. Será preciso colocar em prática aquilo que foi lido. Tenho um amigo que diz: "Os primeiros cem anos são assim mesmo, depois a coisa vai melhorando um pouco".

O homem queria voar, sonhava com isso. Muitas pessoas tentaram, tentaram, estudaram, estudaram. Até que um dia, Santos Dumont colocou pra voar um objeto mais pesado que o próprio ar. De lá pra cá, muita evolução já ocorreu e o mundo de hoje conhece aeronaves fantásticas. Não dá pra pensar que alguém pudesse começar do zero, do nada, e ir direto ao que temos atualmente. A fotografia é algo semelhante. Muita gente "ralou" para a fotografia ser o que é nesses dias por nós vividos.

Sugiro que faça uma brincadeira e depois nos conte o que você achou. Vá no Google e pesquise por DAGUERREÓTIPO.

Amplexos,

Braga.

-22.352971,-48.775582


Hatanne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2008, 11:38:42
Não adianta, tem que ler MUITO mesmo, pesquisar e ter paciência...
Tb sou iniciante, tô lendo tudo q posso aqui no Fórum e procurando saber sobre maetriais legais q vão me ajudar...
Sei q a vontande de entender as coisas é grande, mas não é da noite pro dia...
Leia muito e em vários lugares... :ok:
Dauqi a pouco a gente tá tirando umas fotos bacanas...hehe...
BH
Sony Alpha A57
SAL 18-55 / 55-200/ 50mm f1.8


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2008, 11:46:18
Tenho consciência de que fui muito ríspida mesmo, mas o objetivo principal era provocar a reflexão do Newbie, mas do modo como escrevi é mais fácil provocar a ira ou afugentá-lo. Desculpe-me se lhe apresentei, sem cerimônias, o meu método de ensino: "a educação pela pedra".

Mas Newbie, é isso que os colegas disseram, pode parecer ríspido numa primeira leitura, você pode ficar chateado com a(s) resposta(s), mas a intenção é provocar em você uma reflexão mais profunda acerca do universo da fotografia e do processo de aprendizado que tem etapas a serem cumpridas, dificuldades, pedras no caminho etc.

Mais um tópico com muitas referências que pode lhe ajudar:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=27258.0