Autor Tópico: árvores de Embu das Artes  (Lida 2072 vezes)

scalla

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 463
  • Sexo: Feminino
    • http://www.flickr.com/photos/scalla/
Online: 16 de Agosto de 2005, 20:58:44
:bye1: Olá amigos!  Tirei essas fotos só por curiosidade, como iniciante ainda não tenho um olhar treinado mas... que surpresa! Não é que ficaram boas!







Dulce Scalla - SP -

* XT *  e agora  também  *G15*




Fernando Bolque

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
  • Sexo: Masculino
  • TVJur.com - a verdadeira webtv jurídica brasileira
    • TVjur.com - a verdadeira webtv jurídica brasileira
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2005, 12:05:41
Scalla: as fotos ficaram meio poluídas... com pouca definição... além disso, deram uma estourada em alguns pontos...  :denken:  :thmbup:  
Fernando Bolque - TVJur.com - a verdadeira webtv jurídica brasileira
www.tvjur.com
Nikon - D 300 S


chris74

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
  • Sexo: Masculino
  • https://picasaweb.google.com/alveschris
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2005, 00:37:22
Oi Scalla
O Fernando tem razão, a segunda foto está estourada no lado direito e um pouco confusas...
Abraços


scalla

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 463
  • Sexo: Feminino
    • http://www.flickr.com/photos/scalla/
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2005, 13:16:30
Oi Fernando e Chris! Obrigada pelos comentários! Eu preciso muito deles, sou muito iniciante. Não consigo uma boa definição, será que é porque a máquina é muito simples? (Sony P73) Ou porque teria que usar tripé? ou...?
Naõ sei o que quer dizer poluidas... confusas...deveria tirar as fotos de uma distância maior?
E o que fazer para as fotos não estourarem? Quando olho no visor não consigo perceber... tem algum jeito para evitar isso?
Desculpem tantas perguntas, embora não pretenda ser fotógra profissional mas gostaria de apresentar um trabalho certinho e de bom gosto.
Vocês são muito generosos.
 :wub:  :friends:  
Dulce Scalla - SP -

* XT *  e agora  também  *G15*




chris74

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
  • Sexo: Masculino
  • https://picasaweb.google.com/alveschris
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2005, 14:48:10
Oi Scalla.
Na minha opnião o fórum é pra isso mesmo, pedir opniões, esclarecer dúvidas e expor nossos "trabalhos", que muitas vezes ao nossos olhos está "perfeito" mas para outras pessoas nem tanto  :bye2: .
Sobre o que falei de suas fotos de estarem confusas é que elas não tem um tema definido nem ao menos um objetivo, é apenas uma foto de galhos.... Talvez se vc tivesse tentado compor uma paisagem com a árvore ou usa-la para destacar algo interessante ao redor dela, ela talvez estariamais agradével ao olhos. :thmbup: . Aqui mesmo no fórum se vc pesquisar em tópicos antigos da exposição de fotos vai poder ver vários exemplos de árvores como tema principal e fotos, aí vc poderá ter uma ídeia do que falamos.....
Com relação a parte técnica, o Fernando ou outro forista mais experiente poderá lhe ajudar com muito mais certeza e segurança do que eu. Certo? Mais já lhe adianto, as câmeras Sony da série P não tem boas recomendações por causa de seu conjunto óptico.  :mf_tongue:  .

Abraços.


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2005, 17:30:41
Olá, Scalla!

Em primeiro lugar, gostaria de dar-lhe parabéns pela sua atitude: estamos todos aqui para aprender. É pra isso mesmo que o fórum serve: podemos aprender uns com os outros e discutir à vontade, num 'ambiente descontraído', sobre fotografia, que é um assunto que tanto amamos. O pessoal aqui é todo muito legal, e tenho certeza que você só irá colaborar com isso.

Bem, agora vamos falar um pouco das suas fotos. O pessoal já deu uns conselhos bons, que apontam para o caminho certo, mas vou tentar aqui prolongar um pouquinho mais, até porque o assunto é fascinante.

Em primeiro lugar, vamos tentar entender por que exatamente as fotos estão um tanto 'confusas'. Olhando para o quadro das imagens, vemos inúmeros galhos das árvores, ou as suas silhuetas. Desse modo, há um número muito grande de elementos na foto, e o observador fica sem saber em qual deles prestar atenção, fica confuso.

Em fotografia, acredito que a simplicidade é valiosa. "Less is more." Portanto, procure sempre pensar muito bem suas fotos antes de fazê-las. Pense no que você pretende passar para o observador antes de fotografar. É preciso haver um elemento de destaque, algo que salte aos olhos, que prenda a atenção. E colocando muitos elementos gráficos numa composição, você consegue justamente o efeito contrário, passando idéia da confusão, da falta de clareza tanto na composição quanto na intenção. É algo similar com a boa retórica: você convence o interlocutor com poucos argumentos fortes. Fotos boas, composições boas, são assim: poucos elementos, mas todos muito fortes e bem relacionados.

Agora, é realmente fácil entender o que houve com as suas fotos. Comigo aconteceu exatamente (mas exatamente MESMO) a mesma coisa, há mais ou menos um ano: fiz umas fotos de árvores muito parecidas com essas que você fez, e achei o máximo. Claro, as texturas são muito legais, é incrível ver o quanto esses galhos têm um monte de detalhezinhos e ranhuras. Eu fiquei maravilhado. Mas infelizmente não havia nada de especial nas minhas fotos, pois elas não eram fortes e convincentes como afirmações fotográficas. Mas então o tempo passou, e um camarada de um fórum gringo me deu duas dicas muito boas, que mudaram minha maneira de encarar fotografia, de modo que as minhas fotos hoje em dia já são um pouco melhores. Olha só:

1. Fotografe principalmente coisas de que você gosta muito. No meu caso, são pessoas. Quase só fotografo pessoas, pois não acho que haja assunto mais interessante para a fotografia. Tente descobrir qual o seu assunto favorito, que a sua fotografia vai melhorar meio que espontaneamente;

2. As regras básicas de composição são legais, devem ser estudadas mesmo que você mais tarde decida-se por não seguí-las. Um sitezinho muito legal onde você pode aprender sobre isso é este da KODAK.

Finalmente, garanto que pelo seu interesse, atitude e resultados obtidos até agora, pode chegar muito longe com a fotografia. Afinal, não é um bicho de sete cabeças, não é coisa para quem tem O DOM, O OLHO ou bobagens semelhantes. Sensibilidade todo mundo tem.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


scalla

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 463
  • Sexo: Feminino
    • http://www.flickr.com/photos/scalla/
Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2005, 17:17:39
Oi Thiago! Muito, mas MUITO obrigada mesmo pelas suas palavras e principalmente pelas suas dicas. Agora tudo ficou claro
   :brightideia: .Olhei o site da Kodak e entendi perfeitamente o que você, o Chris  e o Fernando Bolque estavam me dizendo. Yes, LESS IS MORE!
    :wallbash:
Brigadão pelos toques :worshippy:  
Dulce Scalla - SP -

* XT *  e agora  também  *G15*