O flash garante que não haja sombra no rosto das pessoas que estão no primeiro plano, o que costuma ser importante em social.
Mas para trabalhar com luz ambiente mesmo, sem flash, é preciso saber fotometrar corretamente e conhecer as conseqüências de cada opção que poderá ser feita. Velocidade baixa, iso alto, abertura grande, tudo isso fará com que a câmera capte mais luz, mas cada ajuste traz resultados diferentes para a exposição (velocidade baixa aumenta o risco de tremer, iso alto gera ruído e aberturas grandes geram pouco dof, por exemplo).
Oi Bruno, sim, claro... Levei em conta que Mlcost já teria essa informação mais básica.
Mas a pequena confusão, acho eu, se deu por conta de entender erroneamente que o Cláudio queria dizer para usar o flash sub-exposto em relação à luz ambiente refletida, e não à fonte de luz. Ou seja, ele falava de mostrar os pontos de luz, como abajours, spots e etc numa decoração para retratar equilibradamente um ambiente sem grandes high-lights (não é isso Cláudio?). E eu estava respondendo ao Mlcost sobre a luz refletida, num ambiente de evento social. Ora, se "sub-expusecemos" (putz, tem no Aurélio?) o flash em relação a luz refletida, a iluminação dele seria inferior ao que já tinhamos no ambiente, ou seja, nem apareceria, seria inócua. Pois até na luz de preenchimento que você citou acima é necessário acrescentar pontos de luz àquela que está refletida na superfície a se preencher. Se não é igual a nada!
Ufa! Estou certo?
Abraços!
O flash garante que não haja sombra no rosto das pessoas que estão no primeiro plano, o que costuma ser importante em social.
Mas para trabalhar com luz ambiente mesmo, sem flash, é preciso saber fotometrar corretamente e conhecer as conseqüências de cada opção que poderá ser feita. Velocidade baixa, iso alto, abertura grande, tudo isso fará com que a câmera capte mais luz, mas cada ajuste traz resultados diferentes para a exposição (velocidade baixa aumenta o risco de tremer, iso alto gera ruído e aberturas grandes geram pouco dof, por exemplo).
Oi Bruno, sim, claro... Levei em conta que Mlcost já teria essa informação mais básica.
Mas a pequena confusão, acho eu, se deu por conta de entender erroneamente que o Cláudio queria dizer para usar o flash sub-exposto em relação à luz ambiente refletida, e não à fonte de luz. Ou seja, ele falava de mostrar os pontos de luz, como abajours, spots e etc numa decoração para retratar equilibradamente um ambiente sem grandes high-lights (não é isso Cláudio?). E eu estava respondendo ao Mlcost sobre a luz refletida, num ambiente de evento social. Ora, se "sub-expusecemos" (putz, tem no Aurélio?) o flash em relação a luz refletida, a iluminação dele seria inferior ao que já tinhamos no ambiente, ou seja, nem apareceria, seria inócua. Pois até na luz de preenchimento que você citou acima é necessário acrescentar pontos de luz àquela que está refletida na superfície a se preencher. Se não é igual a nada!
Ufa! Estou certo?
Abraços!
Isso Marcelo, eu já tenho essas informações mais básicas, tipo granulações no ISO mais alto e a maior possibilidade de borrar qd a velociedade é baixa...
Mas minha maior dificuldade, nos eventos sociais, é no registro do espaço. Sempre chego cerca de 1 hora mais cedo, justamente pra registrar o decoração e as peculiaridades da decoração, principalmente em casamentos, em alguns casos, preciso fazer fachadas que normalmente são à noite e tenho que estar a uma boa distância do objeto, assim o flash não ajuda muito, a menos q os coloque em tripés (em média 2) lateralmente.
A foto funciona mas não tem uma plástica muito real, já q a iluminação é bem elaborada, com cores, refletores direcionais... e o flash esconde muito disso.
Uso uma lente 18/135 f3.5-5.6, acho q preciso de uma lente mais clara mesmo.
P.S: Muito boas suas fotos Cládio. Parabéns!