Autor Tópico: Fotografei em RAW  (Lida 3334 vezes)

leandro_df

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
    • http://
Online: 16 de Agosto de 2005, 21:18:42
Quando tinha uma S7000, fotografava em RAW e nunca tive problemas... Aliás nem deveria, bastava conectar a camera, entrar no explorer, transferir os arquivos pro micro e converter os RAW pra TIFF ou JPG... Antes da conversão eu via apenas arquivos, e não fotos...

Agora com a Rebel XT ainda não tinha feito fotos em RAW. Aproveitei este ultimo feriado e fiz  fotos variadas tanto em RAW como JPG...

Antes disso havia formatado o CF e tudo estava nos conformes... Visualizo na camera tanto as fotos feitas em JPG como os previews das fotos em RAW.

Só que no micro os arquivos em RAW simplesmente não aparecem,,, a pasta somente tem as fotos em JPG.

Meu Explorer está configurado pra visualizar todos os arquivos inclusives os ocultos... mesmo assim só vejo a lista de JPG...

Isso é normal ??? Sera que a camera esconde os arquivos ? Ou eles foram pro beleléu mesmo ???



Abraços !


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2005, 21:33:08
Se eles têm extensão CRW e você os v~e no Explorer com essa extensão, eles estão lá, mas o Explorer não os exibe como imagens, pois RAW não é arquivo de imagem mesmo. O que você via antes era o JPEG embebido que serve exatamente para preview. Converta para vêlos como imagem no novo formato (convertido).

 


leandro_df

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
    • http://
Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2005, 21:35:22
Ivan, eu simplesmente nao vejo nada, esse é o problema. Sei que nao vejo fotos estando em seu estado nativo RAW, mas deveria ver os arquivos pelo menos, mas nem isso...

Só que visualizando as fotos pela camera eles aparece...

Não to entendendo mais nada...  


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2005, 21:40:35
Vc está visualizando o cartão no leitor ou através da câmera? As Canon tem algumas loucuras em conexão bridge, eu somente afirmaria que os arquivos raw não estão lá se vc visualizou o cartão em leitor. Talvez pela câmera tenha alguma limitação para somente o conversor da Canon visualizar ou alguma outra loucura assim.
Nikon/Panasonic Gear


leandro_df

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
    • http://
Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2005, 21:47:02
ixii, Guss, só me falta ser isso entao... estou visualizando as fotos pela camera, não tenho leitor de cartão... Acredito sim que os arquivos estejam na camera, pois visualizo os previews dos RAWs na camera normalmente, mas no Explorer os unicos arquivos que aparecem são as fotos feitas em JPG, nada mais, nenhum arquivo estranho, nenhum arquivo RAW, CRW, etc... absolutamente nada além dos JPGS.

 


omutante

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2005, 21:54:10
Leandro, tomei o mesmo susto que você. Baixei o visualizador de RAW do windows (tem de graça no site da Microsoft) e quando fui ver as fotos que tinha tirado em JPEG+RAW, apareciam duas JPEGs pra cada foto. Não sei porque, mas aparentemente o visualizador de RAW do Windows converte as fotos pra JPEG pra poder mostrá-las no Windows Explorer. O grande problema é que a gente perde a possibilidade de transferir direto via Windows Explorer.

Mas a solução é simples: basta usar o software de transferência da Canon que vem com a XT. Aliás, eu gostei um bocado daquele Zoombrowser, bem prático.


leandro_df

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
    • http://
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2005, 22:08:43
Nem no zoomBrowser apareceu...

Acho que foi pro saco mesmo :(


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2005, 22:12:56
Faz um teste. Tira uma foto em RAW, e visualiza direto no browser da Canon. Somente depois no Explorer, pode ser isso que falaram tbm, o Windows converte p jpg sem tomar mt conhecimento, embora eu não acredite mt nisso não. Tá bem estranho!
« Última modificação: 16 de Agosto de 2005, 22:13:23 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2005, 22:16:46
Perguntas bobas...
Tem certeza que ajustou a camera para raw?
O número de fotos esta condizente com o uso do raw? (se em jpg cabem 100, em raw deve ser menos de 10)

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



mauriceixo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2005, 22:21:13
Citar
Nem no zoomBrowser apareceu...

Acho que foi pro saco mesmo :(
Olá Leandro, você tem que baixar essas fotos pelo programa raw da canon, é muito facil, quando você ligar a camara vai aparecer a opção pelo windos você cancela, clica no atalho do programa da canon aperta ctrl + N vai criar uma nova pasta depois você arrasta a pasta da canon pra dento e vai dar tudo certo, espero ter ajudado. :bye1:  


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2005, 00:17:21
Olá!
Tudo jóia?
Bem... muito estranho mesmo... era para aparecer os arquivos Raw normalmente...
Na minha XT a extensão do arquivo raw vem com a terminação *.CR2, a qual o meu explorer lê o arquivo (visuliza no caso) mesmo sem a instalação do software oferecido pela máquina (camera).
Porém, para ajustar o arquivo, mudar cores, alterar níveis, contraste, etc... e alguns efeitos muito legais e até converter posteriormente em jpg, vc precisa instalar o soft da câmera específico ou pegar um plug-in (que nunca achei) para usar no photoshop.

Bem, é isso.

No mais, certifique-se que vc colocou em RAW mesmo pela cÂmera... ((mas acho que não deva ser este o seu problema...))

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



marcosobral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2005, 14:56:59
É só usar um leitor de cartão q as imagens aparecerão... eu tenho leitor em casa e no trabalho, mas uma vez fui baixar umas fotos em raw da minha 20D sem o leitor e as imagens não apareceram, achei estranho... quando cheguei em casa não tive problemas pelo leitor. Resolvi tentar diretamente da máquina e as imagens q eu havia acabado de baixar, novamente sumiram. O melhor é ter um leitor, é muito mais prático.
Abraços


1Dx, 8-15, 16-35, 35 f/1.4, 50 f1.2, 24-70, 24-105, 70-200 f/2.8 IS II