Autor Tópico: Concursos  (Lida 4759 vezes)

Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #30 Online: 18 de Agosto de 2005, 12:23:58
Vou dar minha opinião quanto alguns pontos:

Liberação do tema. 10 dias depois (dois finais de semana dá pra fazer bastante coisa) encerram-se as inscrições. 5 dias pra votação nas fotos. indicado o vencedor. 3 dias pra seleção de novo tema na enquete Temas. Liberação do tema.

A enquete tema pode ser votada por qualquer um, num mínimo de 10 votos.

O concurso só é validado se houver mais de 7 inscritos.

Acho que as fotos não podem ter identificação de Autor e equipamento. Isso impede favoritismo. Deve ser mostrado o Exif e obrigatoriamente se houve edição e o que foi feito.

As fotos podem ser hospedadas no imageshack, na resolução de 800x600, pelo moderador do concurso. O Moderador pode ser alternado entre os moderadores do fórum que não forem participar.

Votam os participantes. Voto obrigatório, não podendo votar na sua foto. Se a foto é boa, outros votarão nela. Isso estimularia aqueles que queiram votar a participar ativamente. Se der pra não mostrar o número de votos já recebidos, também é uma boa.

Não gosto da idéia de um jurí. Um jurí seria difícil de escolher, o concurso estaria limitado a disponibilidade do jurí, além de ser necessário determinar os parâmetros de avaliação e etc. Talvez pudéssemos utilizar um jurí pra avaliar somente o quesito tema, autorizando ou não a inscrição de uma foto. Composto por três pessoas, sendo que a terceira só participa em caso de empate. Pode ser um jurí fixo, já que essa determinação necessita de bom-senso, e geralmente não gera tantas dúvidas. Isso pode ser feito as escuras, sendo liberado uma justificativa em caso de não-autorizado. Mas ainda acho que uma foto fora do tema, receberá menos votos.

Talvez um concurso com jurí deveria ser organizado trimestralmente. Com uns prêmios cedidos pelos patrocinadores.

Os temas podem ser sugeridos por todos nós, em um tópico na seção específica, e selecionado pelos moderadores ou por uma enquete de dois dias, não podendo haver repetição de tema.

Acho que o nome no Hall da Fama já é um grande prêmio. Quem sabe um dia uma revista não resolve publicar esses concursos.

Abraços,

PS: Caso de concurso não validado, 5 dias para enquete tema, e novo concurso.
PS2: pode ser sugerido pra enquete Tema quantos temas quiser.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 12:25:35 por Marcos Kaddoum »
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #31 Online: 18 de Agosto de 2005, 12:28:49
Citar
o invision suporte enquete com imagem sim .. e ninguem, nem os moderadores tem acesso aos votos das enquetes ... não há como modificar ...

eu gostei da ideia do campeonato ... mas isso iria dar muito trabalho e o tempo iria aumentar demais tb ...
O tempo é uma caracteristica de 'campeonato' em qualquer esporte. Campeonatos duram mais.
Torneio são bem rápidos.

Realmente daria um pouco de trabalho.

Poderiamos escolher coordenadores para cada divisão.
Aí estes passariam os relatorios pros moderadores que tem acesso e esses fariam as modificações, claro.
O que achas? Dá pra fazer pelo fórum mesmo?

Outra coisa: eu acharia bom o usuário poder comentar a foto dos outros.
Mas não acharia bom eu poder comentar na minha prórpria foto.
O que vocês acham?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #32 Online: 18 de Agosto de 2005, 12:47:43
Citar
o invision suporte enquete com imagem sim .. e ninguem, nem os moderadores tem acesso aos votos das enquetes ... não há como modificar ...

eu gostei da ideia do campeonato ... mas isso iria dar muito trabalho e o tempo iria aumentar demais tb ...
É legal que o tempo aumente.
Bom vou fechar um novo regulamento aqui.
Quem estiver a fim de moderar mande msg pro Matheus para colocarmos em pauta quem será o novo moderador de concursos. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #33 Online: 18 de Agosto de 2005, 20:09:43
Citar
Vou dar minha opinião quanto alguns pontos:
Citar
A enquete tema pode ser votada por qualquer um, num mínimo de 10 votos.
10 votos não são muitos?

Citar
O concurso só é validado se houver mais de 7 inscritos.
Concordo!

Citar
Acho que as fotos não podem ter identificação de Autor e equipamento. Isso impede favoritismo. Deve ser mostrado o Exif e obrigatoriamente se houve edição e o que foi feito.
Concordo quanto a NÃO identificação de autor e equipamento. Mas se houve edição e o que foi feito acho que não precisa. Se você não percebe que a foto foi editada, está valendo, e se perceber, votar ou não nele é opção sua! Sabemos que a maioria edita!

Citar
Votam os participantes. Voto obrigatório, não podendo votar na sua foto. Se a foto é boa, outros votarão nela. Isso estimularia aqueles que queiram votar a participar ativamente. Se der pra não mostrar o número de votos já recebidos, também é uma boa.
Ótima colocação. Corcordo!

Citar
Não gosto da idéia de um jurí. Um jurí seria difícil de escolher, o concurso estaria limitado a disponibilidade do jurí, além de ser necessário determinar os parâmetros de avaliação e etc. Talvez pudéssemos utilizar um jurí pra avaliar somente o quesito tema, autorizando ou não a inscrição de uma foto. Composto por três pessoas, sendo que a terceira só participa em caso de empate. Pode ser um jurí fixo, já que essa determinação necessita de bom-senso, e geralmente não gera tantas dúvidas. Isso pode ser feito as escuras, sendo liberado uma justificativa em caso de não-autorizado. Mas ainda acho que uma foto fora do tema, receberá menos votos.
Essa parte do jurí ainda precisamos ver melhor, corcordo que em certos casos não seria bom jurí. Além do que, ser jurí deve ser bom. Mas deve dar um trabalho...

Citar
Talvez um concurso com jurí deveria ser organizado trimestralmente. Com uns prêmios cedidos pelos patrocinadores.
Os temas podem ser sugeridos por todos nós, em um tópico na seção específica, e selecionado pelos moderadores ou por uma enquete de dois dias, não podendo haver repetição de tema.
Boa!


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #34 Online: 18 de Agosto de 2005, 20:13:41
Citar
Citar
o invision suporte enquete com imagem sim .. e ninguem, nem os moderadores tem acesso aos votos das enquetes ... não há como modificar ...

eu gostei da ideia do campeonato ... mas isso iria dar muito trabalho e o tempo iria aumentar demais tb ...
É legal que o tempo aumente.
Bom vou fechar um novo regulamento aqui.
Quem estiver a fim de moderar mande msg pro Matheus para colocarmos em pauta quem será o novo moderador de concursos. :)
Tbm acho bom que o tempo aumente. Mas nem sempre =)

Mas vamos debater mais como seria. :mf_w00t2:
Podes nos passar os procedimentos que vcs tem por hora?
 :thmbup:
 


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #35 Online: 18 de Agosto de 2005, 23:09:46
Acho q poderia ser feito assim...

1º) Enquete de tema (duração 1 semana);
2º) Produção das fotos e envio com as informações/exif (2 semanas);
3º) Exposição das fotos sem nome do autor e sem exif para votação

Votação da seguinte maneira:
4 tópicos deverão ser sugeridos no tema (ex.: enquadramento, harmonia, contraste, luz) e as imagens terão as opões de sim e não para cada tópico. A que tiver mais sim (adequação) em relação ao que foi pedido no tema vence.

Máximo 5 fotos por concurso. Mais que isso fica extremamente cansativo de ver. Se houver mais de 5 fotos, aí divide-se em 2 grupos e depois uma "FINAL"

Melão

PS.: Podíamos ir fazendo uns concursozinhos para ir treinando. Que acham?! Assim vamos acertando os problemas aos poucos.
Visitem meu flickr


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #36 Online: 18 de Agosto de 2005, 23:30:07
As idéias estão brotando legal.

Sobre a idéia do Helder, em ser algo muito longo, acho complicado, pq se perde tempo demais em uma única foto, a não ser que fosse um ensaio de cada um, o que inviabilizaria até msmo a produção.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #37 Online: 19 de Agosto de 2005, 00:49:10
Citar
As idéias estão brotando legal.

Sobre a idéia do Helder, em ser algo muito longo, acho complicado, pq se perde tempo demais em uma única foto, a não ser que fosse um ensaio de cada um, o que inviabilizaria até msmo a produção.
Não entendi muito bem. Mas deixe-me tentar responder...
talvez fosse possivel fazer as fases de uma só vez.
Por ex: digamos que tenham 8 chaves, cada uma de 4 fotos.
Aí poderiam votar em cada chave no mesmo periodo. e nao esperar terminar uma chave pra ir pra outra e depois a outra... se nao realmente fica muito longo!

Mas me explica "um ensaio de cada um" que eu nao entendi.
 :thmbup:
« Última modificação: 19 de Agosto de 2005, 00:49:50 por helder84 »


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #38 Online: 19 de Agosto de 2005, 00:54:53
Citar
Acho q poderia ser feito assim...
 
Citar
1º) Enquete de tema (duração 1 semana);
2º) Produção das fotos e envio com as informações/exif (2 semanas);
3º) Exposição das fotos sem nome do autor e sem exif para votação
Trabalhar com prazos deixaria bem organizado  :thmbup:

Citar
Máximo 5 fotos por concurso. Mais que isso fica extremamente cansativo de ver. Se houver mais de 5 fotos, aí divide-se em 2 grupos e depois uma "FINAL"
Apenas 5 fotos por concurso?
E como escolheriamos as 5?

Citar
Votação da seguinte maneira:
4 tópicos deverão ser sugeridos no tema (ex.: enquadramento, harmonia, contraste, luz) e as imagens terão as opões de sim e não para cada tópico. A que tiver mais sim (adequação) em relação ao que foi pedido no tema vence.
Nao sei se é o sono. mas eu nao entendi.  :denken:

Até mais...
 


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #39 Online: 19 de Agosto de 2005, 02:04:54
Citar
Votação da seguinte maneira:
4 tópicos deverão ser sugeridos no tema (ex.: enquadramento, harmonia, contraste, luz) e as imagens terão as opões de sim e não para cada tópico. A que tiver mais sim (adequação) em relação ao que foi pedido no tema vence.

é tipo o esquema de notas .. só q nesse caso seriam tipo "0" ou "10"  hehehhehe
 


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #40 Online: 19 de Agosto de 2005, 18:56:16
ok. entao quer dizer que para cada foto teriamos que dar "notas" (sim ou não) para os topicos: enquadramento, harmonia, contraste, luz ?????


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #41 Online: 19 de Agosto de 2005, 20:38:33
Citar
ok. entao quer dizer que para cada foto teriamos que dar "notas" (sim ou não) para os topicos: enquadramento, harmonia, contraste, luz ?????
segundo a ideia do Melão sim ...
« Última modificação: 19 de Agosto de 2005, 22:56:38 por Matheus »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #42 Online: 20 de Agosto de 2005, 00:37:12
Essa idéia de notas funciona para Juri, para voto popular é impossível, o conceito de chaves é mais interessante.
Vou ver se no final de semana fecho um regulamento legal baseado no que vcs pensaram, mas que seja viável em termos técnicos tbm :)
« Última modificação: 20 de Agosto de 2005, 00:37:33 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.