Autor Tópico: Foto de presente - Qual melhor modo de emoldurar?  (Lida 17041 vezes)

MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Online: 28 de Novembro de 2008, 10:49:54
Quero dar uma foto de presente e não imagino qual a melhor forma de emoldurar.
Seria vidro, madeira?

Obrigado
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


fp2008

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2008, 11:00:42
Geralmente é de acordo com o estilo da pessoa... Eu particularmente gosto daquelas molduras estilo "caixa", acho elegante e clássico.


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2008, 11:29:46
Se você não conhece o gosto da pessoa, ou não sabe se ela já tem fotos e qual a moldura que utiliza, acho melhor dar apenas a ampliação e deixar o presenteado fazer a moldura que melhor lhe convier.
Eu já ganhei uma na moldura... não combinava com nada em casa, mas fiquei sem graça de trocar a moldura...
Você pode deixar pago a moldura em um determinado lugar e o presenteado escolhe o acabamento que lhe convier.





Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2008, 11:49:23
Legal esse tópico porque também estou pensando nisso. Tiro muitas fotos dos amigos e respectivas famílias e sempre prometo presenteá-los. Demoro um século, mas sempre presenteio.

Nos últimos dias, estou planejando fazer umas coisas artesanais (pátina em alguns móveis e mosaico) para o cantinho da Alice e, me veio à cabeça, juntar a fotografia nesse trabalho. Na verdade seria dois presentes em um.
Aqui tem um exemplo que pode ser aplicado em vários locais:
http://lilimosaico.blogspot.com/2008/07/mosaico-com-foto.html

Também tem porta-retratos e caixa de fotos vendidas para serem trabalhadas. A beleza da moldura vai depender, é claro, do capricho e originalidade do trabalho. Tias, avós, mães dos amigos adoram porta-retratos, agora está na moda encher um móvel ou uma parede de fotos. Eu, particularmente, não gosto, mas o presente não é pra mim. As caixas eu gosto mais, tenho mania de baús e caixas diversas, ainda mais se tiver um trabalho e um acabamento bem feito.
http://www.soliarte.com.br/new/index.asp?categ=8&famil=36&group=26
http://www.shopdaarte.com.br/

Mas também tenho prometido, para junho do próximo ano, entregar um álbum de aniversário de fotos que fiz nesse ano da minha sobrinha e do filho do meu melhor amigo. Queria que fosse um trabalho artesanal também, mas não tenho a mínima idéia de como fazer.
Ou seja, a idéia é presentear o aniversariante com um álbum de fotos do aniversário passado. Como se vê, se eu vivesse disso já não tinha mais nenhum cliente nem seria recomendada por ninguém.

Enfim, estou de olho nesse tópico porque entregar a foto num envelope amarelo é meio chato, fora que enche a foto de dedo e vai direto para a gaveta.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2008, 12:00:01 por Kika Salem »


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2008, 11:49:33
É verdade que esse negócio de moldura depende demais do gosto pessoal, e deveríamos respeitar o do presenteado. Mas note que o que você está dando é uma obra sua, e uma moldura mal escolhida (e nem todo mundo tem noção do que é mais adequado) pode destruir seu trabalho.
Por isso tenho meu padrão, que não costuma competir ou destoar da maioria dos ambientes, que é assim: Deixo uma reserva de área branca na própira ampliação (como um paspatur - como escreve?) pois valoriza a imagem e emolduro com um sanduíche de vidro fosco anti-reflexo usando moldura branca, fina e reta.

Assim:


Faço sempre assim, pra presentar e até pra vender.
Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2008, 12:01:32
As poucas vezes que emoldurei fiz com a cor preta. Só que essa do Marcelo está lindíssima!

É paspatur mesmo o termo!

Um lugar bacana que conheço: http://www.casacastro.com.br/

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2008, 12:05:10
Acho que tanto branco como a do Marcelo quanto preto ficam excelentes porque são cores neutras, ficam bem em qualquer lugar. No caso de uma moldura, considerando a casa dos presenteados, tem que ser algo neutro e bem clean mesmo. Eu ia de branco para presentear e de preto para o meu gosto, embora o branco tem o problema de ficar amarelo com o tempo.

Mateus, se você estiver disposto a gastar numa moldura, acho que seria interessante proteger a foto com vidro anti-reflexo e fazer uma moldura de madeira ou de outro material que dê para tirar o pó sem danificar a moldura nem a foto.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2008, 12:18:15 por Kika Salem »


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2008, 12:24:06
Muito bom gosto Marcelo!!!!

Não havia pensado que a má escolha da moldura interfere na qualidade da foto...está certíssimo


Citar
Acho que tanto branco como a do Marcelo quanto preto ficam excelentes porque são cores neutras, ficam bem em qualquer lugar. No caso de uma moldura, considerando a casa dos presenteados, tem que ser algo neutro e bem clean mesmo. Eu ia de branco para presentear e de preto para o meu gosto, embora o branco tem o problema de ficar amarelo com o tempo.

Mateus, se você estiver disposto a gastar numa moldura, acho que seria interessante proteger a foto com vidro anti-reflexo e fazer uma moldura de madeira ou de outro material que dê para tirar o pó sem danificar a moldura nem a foto.


Kika, os acabamentos com pintura epoxi ou laca (poliéster automotivo) podem ser limpos e não ficam amarelados com o tempo...é verdade que é mais cara e nem todos trabalham com essas tintas, mas vale a pena.

abraços


fp2008

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2008, 12:32:36
Não gosto de vidro anti reflexo... Em minha opinião este termo é devido a vc não identificar o "reflexo" mas ele cria um brilho homogênio (horrível) que impossibilita da mesma forma de ver a foto. Sem contar que ele parece "desfocar" a foto.


cspinto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2008, 13:13:42
Macelo, achei essa moldura muito legal! Qual o valor médio que vc tem pago nela (moldura + vidro + mão de obra)?
Cristiano
-------------------



Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2008, 13:25:26
Macelo, achei essa moldura muito legal! Qual o valor médio que vc tem pago nela (moldura + vidro + mão de obra)?

Não tenho certeza, mas acho que esta é uma 40x30cm, e acho que tenho pago cerca de 30,00 (ou um pouco menos) fora a ampliação. É que normalmente faço mais de uma, sou cliente e ganho descontos, etc, etc... Mas lembre-se que não é um paspatur de verdade, e sim uma margem branca que eu deixo na ampliação.

Não gosto de vidro anti reflexo... Em minha opinião este termo é devido a vc não identificar o "reflexo" mas ele cria um brilho homogênio (horrível) que impossibilita da mesma forma de ver a foto. Sem contar que ele parece "desfocar" a foto.

FP, nunca identifiquei este problema. A única coisa que noto é que se o ambiente não for bem iluminado ele escurece a imagem mais do que o vidro normal. Será que todas as qualidades de anti-flexo são iguais? :ponder:

Abraços

Marcelo dos Santos

Associado Fototech


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2008, 13:38:19
Macelo, achei essa moldura muito legal! Qual o valor médio que vc tem pago nela (moldura + vidro + mão de obra)?

Não tenho certeza, mas acho que esta é uma 40x30cm, e acho que tenho pago cerca de 30,00 (ou um pouco menos) fora a ampliação. É que normalmente faço mais de uma, sou cliente e ganho descontos, etc, etc... Mas lembre-se que não é um paspatur de verdade, e sim uma margem branca que eu deixo na ampliação.

Não gosto de vidro anti reflexo... Em minha opinião este termo é devido a vc não identificar o "reflexo" mas ele cria um brilho homogênio (horrível) que impossibilita da mesma forma de ver a foto. Sem contar que ele parece "desfocar" a foto.

FP, nunca identifiquei este problema. A única coisa que noto é que se o ambiente não for bem iluminado ele escurece a imagem mais do que o vidro normal. Será que todas as qualidades de anti-flexo são iguais? :ponder:

Abraços


Também não identifico esse problema com vidro antireflexo, mas noto essa questão de escurecer um pouco em ambientes mal iluminados. Também gosto do paspatour branco, mas geralmente uso moldura preta.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2008, 13:50:25
FP, nunca identifiquei este problema. A única coisa que noto é que se o ambiente não for bem iluminado ele escurece a imagem mais do que o vidro normal. Será que todas as qualidades de anti-flexo são iguais? :ponder:

Também não sei, mas estou para ir na vidraçaria na semana que vem pra fazer o vidro da minha mesa e vou perguntar ao proprietário da loja.
Nunca usei anti-reflexo para fotos, mas olhando uns mapas e compactos que enquadrei dá impressão que escurece mesmo.


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2008, 14:18:10
Acho importante lembrar que o passepartout, além de servir para ficar a atenção na imagem serve para não deixar o papel em contato com o vidro, evitando assim a criação de fungos, aum,entando a vida ultil do quadro. É importante que o passepartout tenha uma espessura (seja na gramatura do papel ou no uso de vincos) suficiente para que o papel fotografico nao entre em contato com o vidro.
Sobre vidros anti-reflexo, não é que ele escureça, ele é texturizado, como se fosse "jateado" e acaba sendo um difusor de luz. Esse tipo de vidro só serve se ficar bem proximo à imagem. Nem pensar nas molduras de caixa.
Hoje em dia, além dos vidros texturizados, existe um laminado (que eu nao conheço) que promete acabar com esse inconveniente...basta ver com qual desses tipos o vidraceiro trabalha.
Agora quanto ao modelo da moldura...é igual a dar roupa de presente. Ou vc sabe muito bem o gosto da pessoa ou nem tenta arriscar porque pode ser uma saia-justa. O ideal seria ver com o moldureiro uma especie de vale-presente.


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2008, 14:21:17
Citar
FP, nunca identifiquei este problema. A única coisa que noto é que se o ambiente não for bem iluminado ele escurece a imagem mais do que o vidro normal. Será que todas as qualidades de anti-flexo são iguais? :ponder:

Também não sei, mas estou para ir na vidraçaria na semana que vem pra fazer o vidro da minha mesa e vou perguntar ao proprietário da loja.
Nunca usei anti-reflexo para fotos, mas olhando uns mapas e compactos que enquadrei dá impressão que escurece mesmo.

isso acontece, pois o vidro anti reflexo recebe uma impressão(quase todos) que gera uma microtextura. é essa microtextura que espalha os raios da reflexão da luz.
Essa impressão também mexe(pouco)com a refração do vidro, ou seja, ele altera um pouco a luz que transpassa por ele, mas não é nada que deforme a imagem.

é um pouco complicado, não sei se consegui explicar direito.

abraços