Autor Tópico: Técnica demais, fotografia de menos.  (Lida 6802 vezes)

Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Online: 29 de Novembro de 2004, 14:12:18
Li essa entrevista do J.R. Duran hoje no site Photos. Achei muito interessante, até mesmo por achar que suas palavras tem muito a ver com esta comunidade.

O que vocês acham?

Photos - Você mencionou que gosta de usar a câmera da maneira mais simples possível, mas usa algumas técnicas. Tem algum segredo?

J.R. Duran - Acho que não. A técnica é medir a luz, ajustar a câmera e fotografar.


Photos - Só?

J.R. Duran – Acho que só isso. Não tem filtros, não tem nada.


Photos - Você não usa?

J.R.Duran – Não uso, não sei usar. Tento reproduzir o que meu olho vê, enxerga. Tento fazer com que o fotógrafo desapareça. Apesar de ter essa coisa do desaforado, da intenção, tento fazer com que a personagem do fotógrafo desapareça. Quanto tem muita técnica, a pessoa vê a técnica e não enxerga a foto. É uma opinião minha. Tento fazer com que aquela foto pareça o mais simples possível, com uma qualidade de câmeras complicadas.



 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2004, 16:09:18
Honestamente eu concordo com ele, eu uso apenas 2 tipos de filtros, polarizador e Skylight, o segundo mais para proteger do que qualquer outra coisa.
Para mim quem fica perdendo muito tempo com filtros é porque não domina a luz e é exatamente o domínio da luz que define um bom fotógrafo. Eu me preocupo exclusivamente com a luz, já usei filtros vermelhos para fotos em P&B, mas atualmente nem isso eu faço mais, procuro o tratamento ideal no pós processo (que é a revelação do mundo digital).
Não vou dizer que nunca usei filtros, muito pelo contrário, só que já passei dessa etapa em que achamos que os filtros são as soluções dos problemas, sendo que na verdade mais criam problemas do que solucionam. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2004, 16:58:05
Acho que ninguém vai deixar de fotografar porque tem uma Aiptek de 2MP interpolado.  A gente tenta fazer o melhor com o que o nosso bolso é capaz de comprar. No entanto às vezes sentimos falta de recursos que nossas câmeras não possuem. Três exemplos bem simples de recursos que um fotógrafo amador pode desejar em suas máquinas são:

- limitar a profundidade de campo para belos retratos de família com fundo desfocado (é um clichê, mas é um recurso desejável para um fotógrafo amador);

- foco rápido para fotografar os filhos e o cusco da casa brincando;

- um bom zoom para capturar aquela ave rara que pousou na árvore do seu quintal;

Ninguém vai parar de fotografar porque não tem isso, no entanto, entendo a necessidade que mesmo os amadores (como eu) sentem de ter câmeras melhores e de aprimorar sua técnica. Agora, concordo que tanto aqui no fórum quanto no orkut, as discussões giram mais em torno de "como fotografar" do que na apreciação da fotografia em si. Talvez falte mais desse tipo de abordagem aqui no fórum.
 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2004, 17:14:47
Prezados:

De forma geral minha fotografia é simples. Fotografo com a luz ambiente, fotografo em geral sem grandes ênfases dramáticas e sem pose. Os filtros são úteis para situações específicas, poucas diante do volume de fotografias feitas.

Atualmente grande parte das minhas fotos é feita com máximo wide, ou às vezes faço a lente da cãmera equiparar-se a uma 50mm ou quase. Às vezes determino uma distância focal e faço todas as fotos do dia com aquela distância. São formas de educar-se.

Contudo, há utilidade para filtros em fotos específicas, como o ND, o ND graduado, o Polarizador. Não são filtros transformadores, o mais transformador desses é o polarizador, cujo uso exagerado carrega demais as cores do céu (eu não gosto). Os outros são filtros quanse invisíveis, que contornam certas características da câmera (por exemplo, nas Fuji com ISO 200 o ND é bastante importante).

Mas, ao final de tudo, o que vale é o resultado. Cada um de nós tem o seu jeito, é claro, mas o que importa é o resultado conseguido com ele. Não há lugar para ortodoxias de processos.

Ivan


SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2004, 18:24:50
eu acho q ele ta certo... pra foto de estudio.
no campo é diferente e o polarizador e o ND é muito bem vindo, como ja foi citado aqui a exaustão.

e tem muito filtro por ai q é so caça niquel pra amador que quer q suas fotos pareçam diferenciadas. uns efeito absurdo so pro leigo pensar "caceta! como ele fez isso?"


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2004, 00:46:36
Ele se referiu a filtros, mas eu vou mais além, pois como disseram, um filtro ND para o campo é inevitável, e eu concordo. O ponto que eu acho mais importante é: muitas discussões sobre pixels, medida (rs), latitude, iso, ruídos, lançamentos, qual câmera é melhor em tal segmento... etc, etc e tal... mas? E a fotografia?

Poucas vezes vejo o pessoal (aqui tão bem informado) discutindo A Fotografia. Entendem? Como disse o Francisco. Acho que isso peca aqui no fórum e lá na comunidade, ela que eu acho que virou mais um lugar para pesquisa de câmeras do que um espaço de discussão. Eu prefiro bem mais aqui.

Parece mais importante discutir esses fatores do que, por exemplo, uma exposição como a World Press Photo, que está acontecendo em São Paulo. Eu não vi um comentário, um tópico... ainda mais por se tratar da dimensão dela da WPP.

Bom, não estou reclamando, é apenas minha opinião, já acho ótimo haverem espaços para discussão, só acho que deveriamos aprofundar mais em temas realmente importantes.

Um abraço à todos.



 


Ricardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://rodrixsphotos.fotopic.net
Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2004, 01:59:20
Danilo, concordo plenamente. É amplitude daqui, luzes baixas e luzes altas de lá... que presepada... Concordo com o Duram, o negócio é tentar registrar exatamente o que o fotógrafo está vendo... técnica é bom?  criatidade? jogo todo o resto fora que eu fico com a última opção.

Aproveitando a deixa, segue um exemplo de fotografias que acho muito criativas http://www.1000imagens.com/
« Última modificação: 30 de Novembro de 2004, 02:03:38 por Ricardo »
Ricardo Rodrigues

Messenger: rickardus@hotmail.com - ICQ: 10624033

http://rodrixsphotos.fotopic.net


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2004, 03:08:09
Citar
Danilo, concordo plenamente. É amplitude daqui, luzes baixas e luzes altas de lá... que presepada... Concordo com o Duram, o negócio é tentar registrar exatamente o que o fotógrafo está vendo... técnica é bom?  criatidade? jogo todo o resto fora que eu fico com a última opção.
Duran já tem bons anos de experiência. Um motorista não pensa a todo instante onde está o freio, acelerador, faz automático, só importa onde ele quer chegar. Mas um dia ele pensou. Porque fotografia seria diferente?

Acho que o forum tem espaço pra tudo. Quem quer discutir foto, por favor, discuta. Todos só tem a ganhar. Ricardo, Danilo e demais, tragam discussões sobre fotografia para que todos possam aprender mais. Tem poucos profissionais nesse forum e muitos amadores, hobbystas, apaixonados por fotografia (como eu) e tudo que envolve ela. Todos querem aprender.
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.


majofe

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2004, 05:23:49
Eu acho que tem pessoas que adoram simplesmente apontar e clicar, outros comecam a perceber sutilezas do processo e podem passar uma vida inteira testando, pesquisando, se deliciando, outros ja dominam a tecnica e as usa sem perceber ... acho que na fotografia tem lugar para todos, é uma arte, uma linguagem que comporta experiencias e o puro prazer de clicar. por isso fascina a todos. É o que penso ...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2004, 09:05:47
Acho que está havendo uma confusão aqui...

Esse é um espaço para debates sobre fotografia, e os debates sobre fotografia utilizam os termos técnicos da fotografia, não pode ser diferente.

Agora, fotografar é lá fora, no mundo, e não aqui. Vá ao mundo exercer sua criatividade como quiser, mas aqui é um lugar de falar, não de clicar.

A importância da técnica fotográfica é evidente, e não por acaso um dos maiores fotógrafos que jamais existiu, o Ansel Adans, escreveu TRÊS livros sobre fotografia, um sobre cada etapa.

Se a proposta é reduzir as conversas a "gostei-não gostei" ou ao "que lindo", aí realmente acho que ficarei inadaptado. Meu objetivo de frequentar grupos como esse é aprender e trocar experiências, e essas experiências são trocadas numa linguagem que, pela tradição da fotografia, inclui expressões como altas-luzes, latitude, etc. Abaixo disso, não me interessa.

 


SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2004, 11:28:52
concordo com o ivan de almeida. fotografo é um profissional.

e eu discordo do andre. um motorista pode ate não pensar toda hora onde é o acelerador, mas ele não utiliza nenhuma automação. é tudo manual. cada carro é regulado antes da corrida, com ajuda do teste q o piloto faz da pista. e é MUITO diferente falar de pedais e de amplitudes, luz forte, sombra, etc... isso ta muito mais pra regulagem do motor.


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2004, 12:03:50
Citar
um motorista pode ate não pensar toda hora onde é o acelerador, mas ele não utiliza nenhuma automação. é tudo manual.
Não foi eu quem inventou o termo "processo automático" referente ao comportamento do cérebro. É um termo amplamente usado pela medicina e psicologia (que é a minha área).  ;)

E do resto que eu falei? Discordastes também?  B)  
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2004, 12:38:27
hehe .. na auto escola eles falam muito da "habilidade" .... "automatismos" ...

Qualquer um pode confirmar ...


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2004, 12:42:20
Acho que o pessoal já discutiu um tanto um assunto, então só gostaria de acrescentar uma coisa... Quando quero discutir a arte fotográfica, vou onde está a arte fotográfica, e ela está nos sites de imagens, como o Usefilm. Não que a arte não possa ser discutida por aqui, é ótimo que seja, porém o ambiente (dominado por texto) acaba naturalmente sendo mais propício pro surgimento de discussões técnicas. E como dito, a técnica é fundamental também, e se o pessoal entrar com mais contribuições sobre a parte artística, seria um casamento perfeito. Queremos fazer um fórum melhor? Comecemos por nós mesmos, dando o exemplo :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2004, 14:25:45
Bom, só de o pessoal estar discutindo isso já é uma grande coisa. Interessante, muita gente não compreendeu o ponto que eu quis chegar, como o Ivan, e muita gente entendeu, como o Georges, que aliás, falou muito bem, como sempre.

Não recrimino ninguém por falar de técnicas, números... eu mesmo aprendi muito aqui e lá no orkut (e aprendo todo dia) e acho isso fundamental, mas acho que é importante também dar atenção a fotografia, que é muito mais que isso.

Não estou dizendo para que isso aqui vire um Usefilm, para os outros ficarem comentando as fotos. Mas sim que havesse discussões além pixels. Sobre fotógrafos, exposições, livros, etc... que, para mim, é mais valioso que o resto.

Quando há tópicos a respeito, estão sempre vazios...

Mas é só uma humilde opinião de quem também é um amador.

Abraços à todos.