Autor Tópico: Canon A95 x Panasonic FZ5  (Lida 3277 vezes)

pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Online: 17 de Agosto de 2005, 00:14:19
*
Vixe, esqueci que o geocities tem essa de limitar vizitas. :(
Algum local onde se posso publicar fotos com mais de 1MB? (similar ao ImageShack)
*

As duas cameras são de subcategorias diferentes, a Canon A95 e uma compacta normal, enquanto a Panosonic FZ5 e uma UltraZoom.
Não dando para fazer uma comparação direta em todos os aspectos.

Tamanho:
A FZ5 e um pouco maior que a A95, FZ5 e mais 'gordinha', ambas da para carregar na mão, a FZ5 e mais leve, mesmo sem as baterias na A95, da a impressão de a FZ5 ser mais leve.

 
A Canon A300 esta emprestada e não pode ajudar nesse comparativo

Qualidade de imagem:
Ainda não tive tempo de fazer uma comparação mais detalhada, primeiras impressões sao:
A FZ5 tem muito mais ruido, mas tem imagens muito mais nitidas.
Sempre achei que a A95 tratava demais as imagens, mas apresenta imagems muito boas.

A95 (iso em auto)


FZ5 (iso em auto)


Fotos comparativa dos niveis de ruido de ambas.


Velocidade de foco:
O foco da FZ5 e impressionamente mais rápido que a da A95, taxa de erro também e bem menor.
A falta do foco manual na FZ5 não faz diferença.
Em modo macro, a A95 costuma errar o local do foco (mesno em modo pontual), com a FZ5, isso aparentemente não acontece.

Fotos internas/noturnas:
Canon A95 e uma camera mais equilibrada nesse quesito, e sendo a FZ5 uma UZ, se da muito melhor em externas.
A maioria das vezes que fiz fotos de noite com A95, tiveram resultados satisfatórias, as que usei flash, a grande parte as pessoas sairam com os olhos vermelhos.
Ainda não tive oportunidade de fotografar algum evento noturno com a FZ5. Mas pelos teste que fiz, me parece que vai ter um desempenho similar, ou até mesmo melhor, devido ao estabilizador de imagem.

Não achei fotos nas mesmas condições.
A95 - manquim na vitrine de uma loja


FZ5 - Um aparelho montado no Shopping (algo sobre palhaço)


Autonomia:
Não recordo extamente quantas fotos a A95 faz por carga das baterias de 1800mAh, mas deve estar em torno de 150 fotos, LCD ligado, flash ocasional, o indicador de bateria só aparece quando esta bem no fim, as vezes nem da tempo de desligar a camera manualmente.
A FZ5, nos testes iniciais (duas cargas), a última rendeu 159 fotos, evf, lcd e flash ocasionais, tem um indicador de bateria mais preciso, presente o tempo todo na tela.

Ergonomia:
Ambas as cameras tem uma 'pegada' muito boa.
Na FZ5, com o adaptador instalado eo parasol na posição de guardar, atrapalha um pouco os dedos.

Controles:
O acesso as controle de ajuste dos parametros da cameras são feitas de forma similar, a A95 o acesso e feito pelo botão Func. na FZ5 pelo menu, dando acesso a opções de,
na A95 (modo P):
Compessação EV,
Balanço de Branco,
Modo de disparo,
Sensibilidade ISO,
Efeitos,
Modo de fotometria,
Resolução e nivel de compressão (qualidade).

na FZ5 (modo P):
Balanço de Branco,
Sensibilidade ISO,
Resolução,
Nivel de compressão (qualidade),
Gravação de audio (liga/desliga),
Modo de fotometria,
Modo de foco,
etc..
Efeitos de cor,
Ajuste do nivel de tratamento (natural, standard e vivid)

As opções de gravação da FZ5 são dividas em trêz páginas, os ajustes de fotometria e foco poderiam estar na primeira página ou ter botões de acesso rápido.
Em modo manual na FZ5, precisa usar o botão 'exposure' precisa ser apertado para liberar o acesso aos ajustes de abertura e velocidade, que e feito usado as setas, para cima/baixo muda a abertura, para os lados a valocidade.
Na A95, esse ajustes são liberados assim que se muda para o modo M, eo set e usando para trocar entre abertura, velocidade e foco manual.
Em ambas, após se acostumar com a diferença, são bastante intuitivos.

Informações mostradas no display:
Ambas apresentam as informações sobre o ajuste da camera, iso, flash, resolução, etc.
A FZ5 tem o histograma em tempo real, na A95 so aparece no previews após bater a foto.
A FZ5 no modo M, apresenta uma barra indicando se a fotometria esta correta, isso faz falta na A95.

Conclusão:
Gostei muito da FZ5, o zoom de 12x e fantástico, o ruido me incomoda as vezes, parece que tem areia fina na imagem.
Ainda tenho alguma afeição com  A95, to com dó de vender-la, ela e menor e mais facil de transportar, cabe em um bolso grande da camisa.

* se tiver algum aspecto não comentado, e so dizer. :)
* Essa foi somente uma comparação, estou esquematizando uma analize mais profunda das duas cameras.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2005, 02:08:09 por pksato »
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2005, 01:43:16
Muito bom Kenji, uma comparação rápida mas que dá uma idéia do que pode-se esperar migrando da Canon série A pra Panasonic FZ :) Também tenho um certo apego a essa série da Canon, acho seu uso muito intuitivo. Com a FZ15, mesmo meses após a compra eu não estou tão à vontade com a câmera como estava com minha velha A60... Mas isso não me impede de estar adorando a FZ. Se tivesse que ordenar os probleminhas dela em mais ou menos relevantes, o ruído seria provavelmente o único a constar como "mais relevante", pois mesmo com o ISO 64 dela e com o sharpness em "low" ainda há algum ruído nas sombras que eu não observava na A60, por exemplo. Talvez eu é que tenha ficado exigente demais também, principalmente por ver tanta foto limpíssima de reflex :))
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2005, 02:31:58
E ae pksato!
Blz?
Puxa!
Que legal!
Eu estava pensando em fazer um review assim, mas faltou sair da idéia... hehehe - a preguiça não deixa...  :bye2:
Desde já meus parabéns pela iniciativa! :thmbup:
Agora temos reviews em portugues, feito por brasileiros... hehehe :laughing:
Tomara que agora outros membros ((inclusive eu)) poste alguns testes e observações sobre as cÂmeras que temos.
 :clap:
Abraços,

Renato
« Última modificação: 17 de Agosto de 2005, 02:32:56 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Adriano Cardoso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
    • http://www.adrianocardoso.com.br
Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2005, 08:19:31
Parabéns pelo review pksato :clap: ,
eu tenho uma a95 há pouco tempo e estou gostando muito, últimamente tenho pesquisado muito as FZ´s e pretendo trocar a minha por uma dessas talvez, só ainda não sei qual modelo.

Abraços!


lfg1105

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • http://luciano.myphotoalbum.com
Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2005, 17:42:55
:thmbup:  :thmbup: Valeu mesmo PKSATO!!! PARABÉNS PELA BOA VONTADE  :thmbup:


Apesar de serem de categorias completamente diferentes, busco algumas características, que não encontro em nenhuma camera.

Portabilidade - Pelo que vc falou iria de A95

Qualidade de imagem - um dilema ruido x nitidez (ou seria pequeno sensor x grande lente), sai dessa Mr M!!!!

Velocidade de foco - FZ5 disparado, esse é uma fator que me faz pensar nela, apesar de ser UZ e de categoria diferente e bla bla bla

Resumo da opera... queria uma cam:

Foco rápido
Boa Qualidade de imagem
Baixo ruido (tenho conhecimento das limitações de uma compacta)
Bom desempenho em fotos internas/noturnas
Pequena
Nao ligo para o video

Vi num outro topico, comentarios (excelentes) sobre uma Casio 7mp, mas... Casio
 :denken:  :denken:  :denken:

Sem preconceito se me convencer que ela me oferece tudo que eu quero, fico com ela, o medo é 7mp num sensor 1/1,8"....

Complicado mas... keep walking
 


chris74

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
  • Sexo: Masculino
  • https://picasaweb.google.com/alveschris
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2005, 15:24:25
Parabéns Kenji
Review fácil de ser entendido, e muito bem escrito.
Legal a sua iniciativa.

Abraços


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2005, 02:09:48
Fiz uma atualizaçãozinha no meu compativo.
adicionei uma foto mostrando os niveis de ruido de ambas.



 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2005, 00:44:54
Muito boa essa figura comparativa de ruído, algo simples mas que nem sempre o pessoal tem a idéia de fazer (eu até pensei em fazer, mas nunca fiz). Só pra adicionar... Como o ruído é mais forte nas sombras, durante o dia mesmo fotografando no ISO mais baixo é possível observar forte granulação nas sombras (quanto mais escuras, mais ruído). Isso é algo que não se observa nem de longe com esta intensidade nas Canon A60/A95 (eu tinha a A60), há uma uniformidade maior de ruído pela imagem. Mas enfim, nada é perfeito, se as FZ tivessem baixo ruído creio que muita gente por aí poderia até deixar de pegar uma reflex :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil