Autor Tópico: raw ou jpeg?  (Lida 7019 vezes)

MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #15 Online: 14 de Dezembro de 2008, 18:00:15
Acho que a maioria das Câmeras fazem RAW+JPEG, no caso deste processamento em JPEG todas as câmeras são iguais ou a variação vai de ISO e BW ou mais alguma coisa?
Eu normalmente faço em RAW+JPEG para facilitar a entrega de provas aos clientes e diminuir trabalho.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #16 Online: 14 de Dezembro de 2008, 18:54:37
Eu ainda não consegui fazer raw com a mesma qualidade de jpg
a foto no geral fica mais bonita em raw, consigo cores melhores e dá pra salvar alguma coisa estourada, mas vendo em 100% a qualidade em si, mesmo usando o maximo de sharpen não consigo todo o detalhe que aparece no jpeg
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #17 Online: 14 de Dezembro de 2008, 19:08:21
Eu ainda não consegui fazer raw com a mesma qualidade de jpg
a foto no geral fica mais bonita em raw, consigo cores melhores e dá pra salvar alguma coisa estourada, mas vendo em 100% a qualidade em si, mesmo usando o maximo de sharpen não consigo todo o detalhe que aparece no jpeg

???????
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #18 Online: 14 de Dezembro de 2008, 22:41:13
Exemplo



Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 15 de Dezembro de 2008, 12:33:23
Bem, comparações são sempre falhas, mas vamos lá...

O JPEG é como um liquidificador. Todo mundo sabe para que serve um liquidificador. E ele só serve para aquilo.

O RAW é como um computador. Para que serve um computador? Teremos um milhão de respostas. Mas seja qual for a resposta, a utilidade não está pronta e definida como no caso do liquidificador. Você compra um computador, liga na tomada e ele não faz nada. É preciso escolher os programas, etc, etc.

Não se pode comparar o RAW com o JPEg assim como você fez, pegando imagens com curvas de contraste e wb diferentes. O que você chama de resolução aí é meramente isso e aplicação imperfeita de sharp. E em imagens pouco nítidas como essa a formação de artifacts do jpeg lhe dará até impressão de nitidez.

Para obter as vantagens do computador é preciso aprender. Para usar o liquidificador é só ligar a chave.





Ramon Serna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Dezembro de 2008, 13:57:10
Muito boa a comparação...legal...a diferença é mostruosa.... realmente...
NIKON !!


Ramon Serna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 05 de Junho de 2009, 20:08:47
Bom como não sei mexer muito nos programas em RAW, se eu fotografar em RAW w do geito que estiver em RAW, ja esta melhor a foto, se estiver boa, posso passar para JPEG e fica boa...

Oque eu entendi mesmo sem mexer nas fotos em RAW elas ja ficam melhor que em JPEG???
NIKON !!


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #22 Online: 06 de Junho de 2009, 14:29:18
Bom como não sei mexer muito nos programas em RAW, se eu fotografar em RAW w do geito que estiver em RAW, ja esta melhor a foto, se estiver boa, posso passar para JPEG e fica boa...

Oque eu entendi mesmo sem mexer nas fotos em RAW elas ja ficam melhor que em JPEG???

fotos em raw bom eu pra printar sozinho eu uso, estou largando mao de PS
Ramon, baixe o Lightroom e seja feliz...a nao ser que voce keira fazer fotomtagem e tal
sim foto em raw como falaram ae antes  e melhor que jpg pois e processda e tal eh extenso o assunto , cada vez que voce abre edita e salva um foto em jpg vae perdendo qualidade..RAW nao raw significa CRU ...capto
o bom e ir lendo sobre o assunto na net pois existe muita coisa pra se falar hehhehe

LR nao tem muito misterio...mexe o basico nele ja muda muito e bem facil existe aos milhares tutorias passo a passo
http://clicio.wordpress.com/sobre-o-podcast/
ae tem alguma coisinha  :ok:


[` ]s


Ramon Serna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 06 de Junho de 2009, 15:50:24
Tenho os dois PS e LR....e não consigo fazer nada ficar bom
NIKON !!


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #24 Online: 10 de Junho de 2009, 13:40:30
Ola Ramon.

Tenho instalado em casa o ps + lr + e o dpp que vem na canon 450d.

o bom do lr e que vc abre todas as fotos nele e consegue, dependendo do que vc for fazer, aplicar as ações de uma foto em forma de lote para todas as outras. consegue exportar tudo de uma vez. no lr vc tem a possibilidade de chamar o ps, fazer alguma correcao, salvar e voltar a usar o lr. entre outras funcoes.
para trabalhar com muitas fotos, fico com o lr + ps. combinacao perfeita. poucas fotos, fico com o dpp.

vi um post escrito onde o autor escreveu +- assim:
jpg: uso voltado para o fotojornalismo, o qual vc tira a foto e ja envia para ser exibida em site. exemplo, fotografo de jogo de futebol.
raw: uso em estudio, eventos, casamentos, o qual vc ira tratar a foto posteriormente. ou vc ja viu algum fotografo gravando e entregando um dvd com as fotos apos o casamento? hehehe

apesar dos arquvos raw ficarem grandes, estou comecando a trabalhar apenas com o raw. como o proprio nome ja diz, jpg e uma forma de compactacao de imagem. em jpg minha cam gera arquivos com tamanho +-4mb. em raw isso vai pra +-12mb. por ai vc ja imagina o quanto de informacao o jpg perde. enfim, cartoes de memoria foram feitas para serem usados. rs

Att.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.