Autor Tópico: Como funciona a exposição com o flash?  (Lida 982 vezes)

kauremartins

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
Online: 30 de Novembro de 2008, 19:02:27
Tenho uma dúvida que parece boba, mas não consegui procurei em vários lugares e não consegui resolver o meu problema, mesmo com alguns testes praticos não e ficou claro.

A dúvida é a seguinte:

Quando fotografamos com flash? como ele lê a cena e calcula a quantidade de luz para expor a foto?

Exemplo: fotografo casamentos, e estou na situação clássica dos noivos lado a lado, usando fotometro em spot, faço a fotometria usando como base o rosto de um dos dois, e mesmo assim nao consigo chegar a exposição ideal pela falta de luz, assim uso o flash. ai que vem o problema, o flash faz sua medição usando o ponto central (spot) ou o flash sempre mede a cena com modo Matrix? (Nikon no caso)... pois pelo que percebo, o flash só calcula a sua intensidade para atingir a exposição no momento do clique (ao menos que vc pré calcule o flash com o pré Flash anteriormente na zona desejada), e quando vc compor a cena vc pode estar colocando o ponto central tanto na área do branco do vestido quanto no preto do terno....neste caso ele poderia arruinar a exposicção subexpondo um ou superexpondo outro...correto?!

podemos tmb citar um exemplo de fotografar alguem no contraluz...o ponto do spot pode estar no fundo ou na pessoa, o flash vai expor para o ponto que ele estiver na hora do clique?


o funcionamento é este mesmo?! ou estou complicando algo que é bem mais simples que isso?!

e se for isso mesmo, qual seria a melhor solução para estas situação!?



*Bom, não sei se alguém entendeu coisa alguma do que escrevi acima mas, espero que alguém possa me ajudar!
« Última modificação: 30 de Novembro de 2008, 19:09:01 por kauremartins »
Kauré Ferreira Martins

  SBC/SP
  CANON
  Fotos --> Flickr


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2008, 19:16:38
Acho que além do sistema de cada marca isso varia de modelo de cam.

Na minha câmera (Canon antiga) o manual explica que o flash mede pela média parcial centrada independente de como está a medição da câmera.

E quando está com o flash, o botão <*> serve pra disparar um pré flash e travar a exposição por alguns segundos, assim como é com a fotometria.

Porém outras câmeras, mesmo Canon, já tem algoritmos mais elaborados que usam o ponto de foco pra medir ao invés de usar o parcial centrado. Atualmente a Canon já tem tb o ETTL II que usa a distância de foco no cálculo etc etc etc.

Acho que pra uso do flash, ler o manual é bem interessante pois foi o lugar que eu mais achei informações úteis.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br