Autor Tópico: Firmwares Hacked  (Lida 3676 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 17 de Agosto de 2005, 13:44:37
Esses dias pesquisando um pouco encontrei mais firmware alterados do que se imagina, a Nikon 3700, uma cam bem pqna, p ex, passa a oferecer ISO 50 e RAW, entre alguns recursos bem legais.

Os da Rebel não é preciso nem comentar, melhora e muito a câmera.

Mas qual o critério disso? Quem altera isso? São pessoas com conhecimento de programação e que são usuários das câmeras? Funcionários das empresas com acessos aos códigos-fonte? Enfim, se alguém entender melhor do assunto, expõe aí.

Seria bem legal um mercado de firmwares, mesmo que fossem pagos, tornando câmeras quase perfeitas (para o usuário específico) em perfeitas.
Nikon/Panasonic Gear


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2005, 16:42:09
A segunda opção: "Funcionários das empresas com acessos aos códigos-fonte". É possivel.
Mas fico com a primeira opção: "São pessoas com conhecimento de programação e que são usuários das câmeras?"
Sei um pouco de programação e continuo estudando.
Não é necessáriamente preciso ter o codigo-fonte do firmware para altera-lo.
O normal é ter o codigo-fonte e apartir daí o programa. Existem compiladores que fazem essa conversão (processo inverso) do programa para o seu codigo-fonte. É dificil de acha-los, mas não impossível.
E como sabemos, um firmware bem projetado faz muita diferença em uma câmera.
Imagine que a canon fizesse isso para comercializar: Pegasse a Nikon 3700, e fizesse outro modelo, com o firmware alterado para oferecer ISO 50 e RAW (como falaste).
Alguém chuta quanto $ à mais essa camera teria????  :denken:

Quanto ao mercado de firmwares. Não sei sei a previsão, pode ser que já exista. Pode ser que os fabricantes deixem, tornando as cameras mais atrativas. Mas pode ser que os mesmos tentem impedir. (vai saber...)

Pra chegar a fazer isso ainda tenho que estudar muita programação, fotografias, cameras, etc...  :bye2:
« Última modificação: 17 de Agosto de 2005, 16:44:23 por helder84 »


Raulscl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2005, 20:02:28
Mercado de firwares seria horrivel
as empresas comecariam a lancar cameras limitadas para poder vender os firmwares depois...

e firmwares hackeados, eu nao uso... opiniao minha, nao confio. (nem tenho SLR ainda, mas quando tiver, nao usarei)
* Nome : Raul Lopes
* Cidade / Estado : Rio de Janeiro - RJ
* Equipamento : Canon 7D


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2005, 20:07:28
Milhares de usuários de Rebel discordariam de você, Raul. Os feedbacks que vejo são ótimos, deixam ela quase uma 10D.

Sobre o mercado, eu dúvido que as empresas fizessem isso, o ponto seria um mercado paralelo. Eu usaria tranquilo um firmware confiável que deixasse minha FZ com ISO 150, e RAW p ex, coisas interessantes.
Nikon/Panasonic Gear


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2005, 20:10:57
eu vou instalar o hack na minha 300D sem medo. O processo pode ser revertido caso não goste da mudança.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2005, 20:18:46
Citar
eu vou instalar o hack na minha 300D sem medo. O processo pode ser revertido caso não goste da mudança.
Isso. É só fazer backup do original  :thmbup:  


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2005, 20:35:46
Tem também hacks para retirar o limite da filmagem para a A70 e a Pro1.

Citar
e firmwares hackeados, eu nao uso... opiniao minha, nao confio. (nem tenho SLR ainda, mas quando tiver, nao usarei)
Instalei no 2o dia. Se não colocar voce vai limitar desnecessariamente a funcionalidade da câmera.
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2005, 21:40:17
Citar
Tem também hacks para retirar o limite da filmagem para a A70 e a Pro1.

Isso é palhaçada, eles colocam isso apenas para no semestre seguinte relançar a mesma câmera como "nova" com um corpo maquiado e dizendo que melhoraram o modo vídeo.
Nikon/Panasonic Gear


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2005, 23:24:40
Poxa Gustavo, já achei que ia encontrar nesse tópico um firmware pra fazer um "overclock" na FZ15 :D

Mas se tivesse um firmware que permitisse a ela trabalhar em RAW... Ah eu instalava!
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2005, 23:26:00
Haha, boa.. overclock na FZ15, imagina ela soltando fumacinha, o cara adaptando uns cooler thermaltake e neon na câmera hauhae.

RAW? Nuussaa, instalava sem pensar.
Nikon/Panasonic Gear


Raulscl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2005, 10:03:35
eu sei que a procura por esses firmwares hacked é grande guss

coloquei apenas uma opiniao minha, pode ser frescura, sim, pode mudar um dia, dificil, mas é possivel (veremos quando minha DSLR chegar).

e sobre lancar maquinas limitadas para vender firwares depois, eu acho mais facil acontecer do que outra coisa, se existir mercado para isso, o dinheiro e que movimenta as empresas. mais uma vez, opiniao minha, nao cobro de ninguem compartilhar da mesma opiniao. hehehe.

abraços...
* Nome : Raul Lopes
* Cidade / Estado : Rio de Janeiro - RJ
* Equipamento : Canon 7D


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2005, 12:46:16
Nossa, eu nem tenho uma FZ15 mas com toda certeza instalaria.

O que posso dizer é que a chance de existir um mercado para firmware seria ilegal.
Todo processo de modificar um firmware é feito com engenharia reversa e sem autorização do fabricante.

A questão é: porque colocam certas limitações em um firmaware?
Por exemplo, se uma FZ15 pode trabalhar com RAW porque não sai de fábrica assim?
Porque existe modelos mais caros que fazem isso? Então, sinceramente, é uma baita sacanagem.
 
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #12 Online: 18 de Agosto de 2005, 13:01:03
Citar
A questão é: porque colocam certas limitações em um firmaware?
Por exemplo, se uma FZ15 pode trabalhar com RAW porque não sai de fábrica assim?
Porque existe modelos mais caros que fazem isso? Então, sinceramente, é uma baita sacanagem.

Simples, pelo mesmo motivo que a FZ10 não tinha TIFF. A Panasonic por ter uma câmera bem a frente da concorrência segura tecnologias de que já disporia facilmente, então a FZ10 veio com JPEG, a FZ15/20 com TIFF, a FZ30 com RAW. Em compensação já poderia ter resolvido o ruído e melhorado um pouco o design do EVF que é desconfortável, pode escrever se isso não vem melhor na FZ40. E assim a gente vai comprando e vendendo.

Raul, eu não vejo assim, quem faz os firmwares paralelos não tem ligações com as empresas, a qual razão a Canon limitaria uma câmera mais ainda, só para dar a chance para um programador qualquer fazer dinheiro vendendo implementações? O que ocorre é que é mais barato para linha de produção padronizar essas câmeras, de fato uma Rebel é uma 10D um pouco piorada em alguns materiais, no espelho p ex., mas eletronicamente iguais, se a Canon lançasse ela com todos os benefícios possíveis, pq alguém compraria a 10D? Então sai com limitações via software. Alguém que provavelmente entende muito disso e é usuário da câmera percebeu e alterou. Deu no que deu, 90% de quem conheço com Rebel hj tem ela hackeada.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 13:01:37 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


bob_ok

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 312
    • http://www.fotoaventura.com.br
Resposta #13 Online: 18 de Agosto de 2005, 13:01:58
Legal.. Gostei do assunto! Alguem tem algum pra Rebel XT? Onde posso encontrar?
O que acrescenta à cam???
[]'s
Roberto.
Canon EOS 30D| Sigma AF APO 100-300mm F4 EX IF HSM | Canon AF 28-105mm|
| Sigma macro 105mm F2.8 | Teleconverter Sigma 1.4x EX |
|Nikon Nikonos V | Nikkor 20mm F2.8 | Nikkor 35mm F2.8 | Nikkor 80mm F2.8 | Flash SB105 | Kit Macro para Nikonos V |
www.fotoaventura.com.br


Portella

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2005, 21:48:48
Olá caros colegas.
Estive lendo os tópicos, onde concordo com o "up grade" da  300 D, tenho o firmware russo e a camera, só não consegui passar o mesmo para o cartão. Será necessário um leitor de cartões para isso? Alguem pode ajudar?

Té mais .
« Última modificação: 19 de Agosto de 2005, 21:51:10 por Portella »