Autor Tópico: Lente Riscada  (Lida 8412 vezes)

Robertohag

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Alguem que faz o que ama...
    • Roberto Amaral - Fotógrafo Profissional
Online: 02 de Dezembro de 2008, 10:12:17
BOm Dia a todos,

gostaria de saber até que ponto e quais os fatores que uma lente riscada influencia na fotografia, pois a 18-70mm que acompanha

minha camera esta riscada, conforme fotos anexas.







O Vendedor pediu para que eu verificasse um valor para desconto caso eu deseje ficar com ela, quanto seria um valor justo??

Me digam uma coisa, visto que, todas as fotos que eu tirei esse final de semana nenhuma eu obtive qualquer tipo de interferencia

do risco, exceto o contraluz postado Abaixo, qual seria o valor a ser pago por uma lente que esteja com esse problema???





Gostei muito do conjunto, estou decidido a ficar ao menos com o corpo, porem gostaria de saber quais margens posso trabalhar com o

vendedor, tipo:

- Eu devolvo a lente e fico com o corpo e ele me volta a diferença e eu compro uma lente nova, ai já estou pensando em partir para

uma 18-135mm F3.5-5.6G-IF-ED DX
ou outra 18-70mm mesmo.

- Eu fico com o conjunto como esta, e dou um desconto pro cara como se eu já estivesse comprando a lente riscada.

Paguei 1.700,00 pelo conjunto como se estivesse tudo em ordem, como já disse, achei o corpo bem conservado por isso pretendo ficar

com ele.

O que vcs acham dessa 18-135mm F3.5-5.6G-IF-ED DX pra quem tá iniciando com uma DSLR???

Segue abaixo algumas fotos tiradas com a 18-70mm riscada para avaliação ok.











Eu particularmente não percebi diferença.

Desde já agradeço o tempo e atenção de todos!!


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2008, 11:19:19
olha eu se fosse vc nao compraria essa lente, primeiro que vc tem uma falha no revestimento da lente que com azar pode levar a descolar o resto da camada de verniz do resto dela ( to supondo, mas na pratica é isso que ocorre com qualquer tinta ou verniz com falhas)

segundo, vc casa com ela, pq após ver esse aranhão eu nem pensaria em comprar essa lente, e muitos devem ter opinioes parecidas quanto a isso

o cara nao te arruma uma outra lente igual BOA nao ? e se mostrou aquele defeito apenas fotografando o sol, testa ela em fotografias de praia ou algo assim , de qualquer modo essa lente ja tem ressalvas e isso pra mim ja matou a lente.


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2008, 11:24:06
conselho curto: Só pegue se for de graça.

é bem pessoal, mas eu não tenho coragem de comprar coisa com defeito, a não ser que eu saiba muito bem como aproveitar aquele defeito.


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2008, 11:27:23
conselho curto: Só pegue se for de graça.

é bem pessoal, mas eu não tenho coragem de comprar coisa com defeito, a não ser que eu saiba muito bem como aproveitar aquele defeito.

curto e grosso, mas tb compartilho dessa opiniao, nao compraria nunca uma lente riscada, se fosse risco no corpo da lente compraria com desconto, mas na lente mesmo.... eu nao pego

fotografia depende de lente por isso uma 70-300G custa 600 reais e uma 70-300VR ED custa 1800... so pela otica e vr, entao o "vidro e revestimentos" fazem diferença.


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2008, 11:30:13
conselho curto: Só pegue se for de graça.

é bem pessoal, mas eu não tenho coragem de comprar coisa com defeito, a não ser que eu saiba muito bem como aproveitar aquele defeito.

curto e grosso, mas tb compartilho dessa opiniao, nao compraria nunca uma lente riscada, se fosse risco no corpo da lente compraria com desconto, mas na lente mesmo.... eu nao pego

fotografia depende de lente por isso uma 70-300G custa 600 reais e uma 70-300VR ED custa 1800... so pela otica e vr, entao o "vidro e revestimentos" fazem diferença.

perfeito. :ok: :ok:

sem contar também que vc não sabe oque aconteceu realmente para aquele risco estar alí daquele jeito. aí tu compra, e no primeiro mes de uso começla a soltar elemento, peça....


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2008, 11:44:13
Se o defeito for só esse e o vendedor te der um desconto de uns 40% eu pegaria sem medo. Um risco desse dificilmente vai influir na imagem.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2008, 13:19:44
Riscos no elemento frontal geralmente não produzem efeitos perceptíveis na foto, exceto se alguém tenha passado uma lixa (e mesmo assim acredito que sairiam fotos bem usáveis). A coisa é mais crítica nos elementos internos, como perda do coating, fungos ou riscos no elemento traseiro. O único problema é o ego do fotógrafo que fica abalado e o valor de revenda.

Quanto ao efeito da primeira foto, não me parece que tenha sido causada pelo risco, mas sim alguma bizarrice no ccd. Seria interessante ter feito essa foto com outra lente. Uma 18-70 nova está custando em torno de R$1400,00 aqui no Brasil. Por até uns R$400,00, acho que essa lente até valeria a pena.

É triste, mas lente riscada é melhor não vender, pois a depreciação é enorme. Para eu comprar uma lente riscada ou fungada, só se for uma barbada mesmo.

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2008, 13:37:19
Se o defeito for só esse e o vendedor te der um desconto de uns 40% eu pegaria sem medo. Um risco desse dificilmente vai influir na imagem.
:ok:


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2008, 14:52:28
Riscos no elemento frontal geralmente não produzem efeitos perceptíveis na foto

Pois é... eu tb achei o efeito bem estranho mas não quis comentar por achar que era ignorância minha.
Que será que aconteceu aí? Será que conseguiria repetir o feito? :ponder:

De qualquer modo, o preço de revenda cai muito. Eu tb só compraria se fosse uma barbada mesmo.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Robertohag

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Alguem que faz o que ama...
    • Roberto Amaral - Fotógrafo Profissional
Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2008, 15:05:51
poderia consedirar o valor como 40% do valor de mercado, visto que em media no ML uma semi nova varia de 550 a 750 consideraria 40% de 650,00 o que vcs acham??


Hudson

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2008, 15:25:51
Se eu fosse você faria o que o Francisdo falou, pega outra lente de preferência outra 18-70 e tira outra foto contra luz. Aquela bizarrice não parece ser por causa do risco da lente não.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2008, 15:27:22 por Hudson »


Robertohag

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Alguem que faz o que ama...
    • Roberto Amaral - Fotógrafo Profissional
Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2008, 16:05:05
O Grande problema é que eu não tenho outra lente pra testar nem conheço ninguem que tenha


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2008, 16:38:17
Qual foi a abertura da lente e velocidade do obturador nessa foto?

Tenta repetir o feito e tb fazer a mesma foto com a cam de lado... Tô suspeitando de uma coisa aqui...  :ponder:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2008, 16:44:23
Tá parecendo mais um trincado do que um riscado, tipo como se o elemento frontal tivesse rachado.


Robertohag

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Alguem que faz o que ama...
    • Roberto Amaral - Fotógrafo Profissional
Resposta #14 Online: 02 de Dezembro de 2008, 16:44:44
como assim de lado rsss (perdoe-me a ignorancia)