Autor Tópico: Até quantos MegaPixels um Sensor Full Frame Suporta: 25mp, 30mp, 40mp... ???  (Lida 2869 vezes)

Lopes III

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30


   Apesar de várias pessoas  ainda dizerem que não há necessidade de muitos    "Megapixels", que   geram arquivos muito pesados etc , etc, etc ... acho que quanto mais melhor, pois a qualidade final das imagens é surpreendente além de se poder fazer excelentes cortes.

  Se " Megapixels" não fossem importantes não teria mercado para as excelentes e extraordinárias Cameras de Médio Formato com mais de 50 Mp. E a tendencia de mercado é uma maior procura para estas câmeras.

   
   Mas aqui vai a pegunta :   

   Até quantos MegaPixels um Sensor Full Frame (36mm x 24mm)consegue suportar sem prejudicar o nível de qualidade das imagens. 25mp, 30mp, 40mp... ???


 


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Acredito que não existe uma perspectiva de encontrarmos esse limite por enquanto. Talvez 100MP, quem duvida? A questão é fazer com que esses pixels tenham uma resposta de qualidade.

Para saber quanto se ganha, acho que vale a seguinte experiência: pegue uma FF de 10MP e outra de 20MP. Redimensione a foto de 20MP para 10MP com o melhor algoritmo de interpolação que você tenha por perto e verifique qual das duas fotos tem melhor capacidade de recuperação de detalhes, menos ruído, etc. Se a diferença for muito pequena entre uma e outra, talvez a de 20MP seja mais interessante por permitir maiores ampliações.

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2008, 13:46:21
Se MegaPixel é importante ou não, tudo depende do que você irá fazer com a foto.
Não vejo utilidade para usuário comum que possui uma compacta de 12MegaPixels que não faça grandes impressões ou então que vá no menu da câmera e seleciona tamanho VGA para economizar o seu cartão de  512 megas...

Muitos megas pixels amassados e pisoteados um em cima do outro para caber no minúsculo sensores das compactas ao meu ver não é uma boa também, perde-se informação neste processo, existe uma proporção que deveria ser respeitada, mas não é... e em minha opinião isso influencia negativamente na qualidade da imagem final.

As DSRL possuem muitos mega pixels, pois o seu uso tem outras finalidades.
Meu acredito que o limite prático seja por volta dos 12 aos 18 MegaPixels.

Ao meu ver, as compactas poderiam ter parado nos 5 mega pixels.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2008, 13:48:21 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2008, 17:54:48

Meu acredito que o limite prático seja por volta dos 12 aos 18 MegaPixels.

Ao meu ver, as compactas poderiam ter parado nos 5 mega pixels.

Discordo, acredito que cada dia a tecnologia empregada nos sensores proporcionará mais e mais MP, e com cada vez mais qualidade. Não precisa pensar em muitos anos atrás, a Kodak tinha uma FF DCS-14n que fazia fotos com 13,5MP e o ISO máximo dela era 400 (em alta resolução). A qualidade da imagem era boa, mas pior do que as de 21 ou 24MP de hoje, com ISO maiores. Acredito que não haverá um limite tecnológico, e sim de mercado. Enquanto o mercado requisitar mais MP, as indústrias trarão mais MP!  :ok:

Olha os links:

http://www.dpreview.com/reviews/kodakdcs14n/
http://a.img-dpreview.com/gallery/kodakdcs14n_samples1/originals/kp160152.jpg

A foto do exemplo deve ser com ISO400!!! (dá uma olhada)  :)

Olha o salto que deu em 2 anos:

http://www.dpreview.com/reviews/canoneos1dsmkii/

E mais três anos depois:

http://www.dpreview.com/reviews/canoneos1dsmarkiii/
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2008, 18:09:03 por Blasius »
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Essa foto da Kodak é em jpg... gostaria de ver um raw dela processado com o ACR (que na época acho que nem existia). Também queria ver se a latitude dela não permitiria "pseudo" isos maiores, como 800 e 1600 subexpondo a foto 1 ou 2 pontos.

Sem falar que o processador devia ser bem pior do que os das DSLR de entrada de hoje... rodar algoritmos de redução de ruído seria pesado. Além disso, os próprios algoritmos evoluíram, permitindo mais redução de ruído.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2008, 18:53:34 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Conta interessante...

Um sensor FF tem 36x24 = 864,0mm2 de área.
Um sensor 1/2,3" de saboneteira com 10Mp tem 28,5mm2 de área.

Ou seja, o FF tem 30 vezes mais área que o da compacta.

Se qualquer fabricante quiser fazer um sensor de 300Mp já é perfeitamente possível com latitude e nível de ruído típico das saboneteiras atuais.  :shock: :shock: :shock:

Se contarmos que já existe sensor 1/2,3" com 13,6Mp chegamos num valor de 30x13,6 = 408Mp

Interessante né? Olhando dessa ótica, até que a corrida de megapixels não tá tão grande quanto podia ser...  :D :D :D

Referencia para tamanho dos sensores:
http://www.dpreview.com/learn/?/Glossary/Camera_System/sensor_sizes_01.htm
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Eu acredito que o limite deve acontecer um dia por limitação de processo de fabricação...mas isso será visto primeiramente nas micro plaquetas de celular ou de compactas.

Outro limitante poderá ser os processadores ou até mesmo o mercado não querer imagens tão pesadas....Vc já viu o tamanho dos RAWs dessas novas FF?

Eu acho que deve existir algum acordo entre os fabricantes japoneses para que o aumento da resolução seja em doses bem homeopáticas e seguindo um determinado cronograma....isso favorece para indústria sempre ter um mercado ativo e um crescimento sustentável.

Não espere que essa corrida dos megapixels esteja acabando, eu não duvido que uma próxima geração de FF venha com seus 50Mp e de APS com 25Mp.

Valeu

 


breabhz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
Se MegaPixel é importante ou não, tudo depende do que você irá fazer com a foto.
Não vejo utilidade para usuário comum que possui uma compacta de 12MegaPixels que não faça grandes impressões ou então que vá no menu da câmera e seleciona tamanho VGA para economizar o seu cartão de  512 megas...

Muitos megas pixels amassados e pisoteados um em cima do outro para caber no minúsculo sensores das compactas ao meu ver não é uma boa também, perde-se informação neste processo, existe uma proporção que deveria ser respeitada, mas não é... e em minha opinião isso influencia negativamente na qualidade da imagem final.

As DSRL possuem muitos mega pixels, pois o seu uso tem outras finalidades.
Meu acredito que o limite prático seja por volta dos 12 aos 18 MegaPixels.

Ao meu ver, as compactas poderiam ter parado nos 5 mega pixels.

Isso ai é a minha opniao tbem!!

Mas.. fzer o q neh?!
Essa guerra vai ser mais uma novela que seremos obrigados a ver e nos adaptar(comprando) aos equipamentos novos!!
 :snack: :snack:

Abraços
Fernando Armani
______________________________________

Belo Horizonte


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2008, 22:32:13
Creio que outro fator limitante sejam as lentes. Não adianta ter 50Mp com uma lente que não consegue acompanhar  :ok:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Esse limite depende da geração tecnológica e na verdade não é um limite é um ponto de máximo desempenho. As saboneteiras estão um pouco acima do limite, mas as DSLR estão praticamente sobre ele. Para as APS desta geração este ponto de máximo desempenho está próximo dos 12MP e nas 135 está próximo de 24MP.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:27:56
Leo,

Esse negócio de sensor estar no ponto de melhor desempenho é algo que me intriga...rs...Primeiramente porque eu acho que o sensor não deve ser avaliado somente em ISO baixo e ainda utilizando um estúdio com LUX altíssimo, mas a análise deveria ser feito em todo range de sensibilidade e diferentes iluminações para aí sim dizermos que é o ponto de melhor desempenho, ou seja, o que conseguir a maior resolução real (MTF) em situações próximas do real.

Se vc pegar uma imagem da A900 e da D700 em ISO baixo e reduzir ambas para 12Mp (Se os 12Mp for suficiente) e comparar dificilmente vai notar diferenças de desempenho, por outro lado se fizermos o mesmo exercício mas em ISO3200 a diferença será grande em favor da D700.

Eu acho sinceramente que o conceito de ponto de máximo desempenho deveria ser revisto pra quem sabe algo como uma mediana entre as sensibilidades.

Ps. No seu teste que vc fez entre a D700 e a A900, o que ocorreria nos gráficos se vc mudasse o nível de luminosidade e mantendo a exposição anterior? Simulando assim cenas com sombras ou pequenos erros de exposição.

Abraço


Emídio Bastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2008, 16:15:58
Possivelmente 100Mpix será a resolução máxima usando célula de silício.
Conforme informações divulgadas, a limitação física para a tecnologia do silício ocorrerá próximo a 2020. Hoje já se trabalha com um fatiamento de 20 átomos. Teóricamente o limite será o fatiamento de 5 átomos, vez que abaixo dessa espessura, os életrons terão maior facilidade para migrar entre as camadas tornando a célula instável.
Vendendo vários equipamentos que não estou usando.
http://www.flickr.com/groups/classifoto/discuss/72157620764746033/


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Dezembro de 2008, 06:50:40
Possivelmente 100Mpix será a resolução máxima usando célula de silício.
Conforme informações divulgadas, a limitação física para a tecnologia do silício ocorrerá próximo a 2020. Hoje já se trabalha com um fatiamento de 20 átomos. Teóricamente o limite será o fatiamento de 5 átomos, vez que abaixo dessa espessura, os életrons terão maior facilidade para migrar entre as camadas tornando a célula instável.

Interessante Emídio :ok: Eu acho que pra chegar nesse valor várias outras tecnologias vão ter que andar junto, o que começa a ficar bem mais complicado. Por exemplo as lentes e processador.

Eu acredito que o aumento de pixels deva acontecer em média 2Mp por ano, aí teremos uns 40Mp em 2020 para APS. Caramba o que daria umas 8000 colunas, contra os 3000 da minha atual de 6Mp. :shock:


Lopes III

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2008, 10:39:02
 


  Acredito que um sensor APS-C não consegue suportar 40Mp...

  Veja o caso das Canon com APS-C, na minha opinião a 40D consegue gerar imagens muito mais nítidas do que a 50D diferença facilmente visível qdo se faz um crop de 100% na imagem.


  Alguns dizem que a 50D só conseguem gerar imagens boas com excelentes Lente ou seja as série "L" .


 Acho que o comentário do Leo acima está certo  em que ele diz:

  " Para as APS desta geração este ponto de máximo desempenho está próximo dos 12MP e nas 135 está próximo de 24MP."


   Acho que quem quiser  acima de 24Mp "COM QUALIDADE" deverá partir para uma Camera Médio Formato.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2008, 10:58:25
Emidio o tamanho de um átomo gira em torno de 10^-10 metros, e o tamanho de um pixel de uma câmera APS de 12MP tem por volta 5.10^-6, não sei de onde você tirou essa informação de 2 átomos, mas ela está absurdamente distante da realidade, sobre a superfície de um pixel cabem por volta de 25000000 átomos. 20 átomos mal poderiam ser vistos em um microscópio eletrônico e os pixels dos sensores podem facilmente ser vistos. Nós nem chegamos na nanotecnologia para sensores, ainda temos muito o que avançar.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.