Autor Tópico: Festa infantil quanto cobrar?  (Lida 61195 vezes)

breabhz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 06 de Dezembro de 2008, 12:04:24
Eu concordo..
To longe de ser PRO.. sei que meu trabalho pode nao ficar tao bom qto os de mtos aki..
portanto nao posso me valorizar tanto e pedir mto pelo trabalho..

  :)
Fernando Armani
______________________________________

Belo Horizonte


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 06 de Dezembro de 2008, 19:51:26
Gostaria de uma ajuda de quem puder aqui, principalmente do fp2008 e do reineves.

Situação: celebração religiosa, Crisma de 34 catequizandos, vc escolhido como fotógrafo, sem venda antecipada. Um mínimo de 3 fotos por criança, principalmente dos momentos-chave (entrada com os padrinhos, comunhão, pose ao lado do Padre). Antes ou após o evento, vc deve anotar o telefone e/ou endereço de todos. O poder aquisitivo da maioria não é alto.

Vc amplia 3 fotos de cada um (10 x 15) e faz um “contact sheet” do restante (apenas do que achar que ficou bom). Os contatos com os pais são feitos durante a semana, vc mostra as fotos, entrega as prontas e manda fazer as outras escolhidas. A entrega das fotos e o recebimento dos valores podem ser feitos após a missa de domingo (fora da Igreja, claro); se tiver alguma encomenda para ampliações maiores, vc deve entregar com as outras fotos eventualmente escolhidas. A entrega das restantes fica a combinar, podendo ser da mesma forma.

Dito isso, a “ajuda” que preciso é saber, de quem puder se expressar, o quanto cobrariam por foto, nessa situação.

Pesquisei antes de topar fazer esse serviço narrado aí em cima, e descobri que tem pelo menos uns 5 fotógrafos “especializados” nesse tipo de evento, aqui em Lavras. Na Igreja em que fotografei, inclusive, tirei o serviço de uma fotógrafa que já estava atuando por lá há uns 3 anos. Esses fotógrafos trabalham assim o ano inteiro, acompanhando o calendário de eventos de várias Igrejas.

Ainda não entreguei todas as fotos; se todas forem feitas e entregues, o lucro será de c. de 500 reais. Eu acho esse valor baixo, mas somente numa análise muito ampla. Neste caso específico, penso ser uma situação mais delicada. Eu cobrei o MESMO preço que os fotógrafos “experientes” daqui cobram, e fiquei analisando se 3 reais por foto seria um preço baixo, justo ou alto. Do ponto de vista dos pais (que vão comprar as fotos) isso é extremamente subjetivo, haverá uns que considerarão o valor baixo, outros justo, e outros acharão que é alto. Então, pratiquei a sempre recomendável empatia, e achei o valor justo...

Vale lembrar que esse serviço, feito dessa forma, difere muito do encomendado individualmente, em qualquer situação. Muitas vezes o valor será menor, mas o trabalho também. Nessa linha religiosa, há muitas opções de serviços individualizados que, inclusive, me interessam mais. Batismo, por ex. Quando contratado, entrega-se um produto bem diferente que o da outra situação, o valor é igual (ou superior) e trabalha-se menos. Porém, a responsabilidade é bem maior.

Então, aguardo opiniões, às quais ficarei muito grato.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Dezembro de 2008, 19:57:21
Só lembrando: fotografia para mim ainda é hobby.
Trabalhar profissionalmente (como já fiz há muitos anos) com ela é, por enquanto, uma pretensão. Estou ainda na "fase de estudos"...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 06 de Dezembro de 2008, 22:27:31
O preço? 3 reais por foto.
Fazendo as contas, não é que vai bater com o valor sugerido para a festinha infantil? Isso, claro, se eu vender todas.

Heber,

Esse preço de R$ 3,00 por foto em 10x15 é o padrão dos fotógrafos profissionais aqui de São Gotardo. Interessante que eu sempre achei esse valor muito baixo. Agora eu estou vendo que não está muito fora em outras cidades.

Lógico que tb. tem os profissionais que fazem os pacotes fechados e tal, e aí o preço é outro.

 :ponder:
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


rodrigofaria

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
Resposta #19 Online: 09 de Dezembro de 2008, 23:21:02
Não faço festa de aniversário e só faço quando me pagam R$600,00 , que é o valor que eu peço. Também sei que não são muitos que pagam esse preço, mas como meu foco é outro, paguem se quiserem...

O preço padrão é mesmo de uns 300 reais, no máximo.



alessandro highart

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
  • Um oceano me aguarda....
    • http://www.highart.com.br
Resposta #20 Online: 21 de Dezembro de 2008, 16:44:01
Depende pra quem vc vende, uma festa minha sai no min por 1.000 , primeiro a chegar e ultimo a sair, fotolivro com 40 pg + DVD com 400 fotos + 100 fotos impressas na hora + slide show na net.

uma saida simples tem de ser no min 500,00 por 4 horas.

uma revista como a Fluir pagava ate o começo do ano 120 reais por uma pg impressa as outras revistas menos 100, 50 reais por pg impressa.

ai vem o principal, vc se diferenciar pela qualidade das fotos, não qualidade tecnica e sim quantos momentos felizes vc capta.

valeuu
www.highart.com.br
vendendo: 300mm 2,8 -  400mm 2,8 FD - 12-24mm 4.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #21 Online: 22 de Dezembro de 2008, 11:33:37
Gostaria de uma ajuda de quem puder aqui, principalmente do fp2008 e do reineves.

Situação: celebração religiosa, Crisma de 34 catequizandos, vc escolhido como fotógrafo, sem venda antecipada. Um mínimo de 3 fotos por criança, principalmente dos momentos-chave (entrada com os padrinhos, comunhão, pose ao lado do Padre). Antes ou após o evento, vc deve anotar o telefone e/ou endereço de todos. O poder aquisitivo da maioria não é alto.

Vc amplia 3 fotos de cada um (10 x 15) e faz um “contact sheet” do restante (apenas do que achar que ficou bom). Os contatos com os pais são feitos durante a semana, vc mostra as fotos, entrega as prontas e manda fazer as outras escolhidas. A entrega das fotos e o recebimento dos valores podem ser feitos após a missa de domingo (fora da Igreja, claro); se tiver alguma encomenda para ampliações maiores, vc deve entregar com as outras fotos eventualmente escolhidas. A entrega das restantes fica a combinar, podendo ser da mesma forma.

Dito isso, a “ajuda” que preciso é saber, de quem puder se expressar, o quanto cobrariam por foto, nessa situação.

Pesquisei antes de topar fazer esse serviço narrado aí em cima, e descobri que tem pelo menos uns 5 fotógrafos “especializados” nesse tipo de evento, aqui em Lavras. Na Igreja em que fotografei, inclusive, tirei o serviço de uma fotógrafa que já estava atuando por lá há uns 3 anos. Esses fotógrafos trabalham assim o ano inteiro, acompanhando o calendário de eventos de várias Igrejas.

Ainda não entreguei todas as fotos; se todas forem feitas e entregues, o lucro será de c. de 500 reais. Eu acho esse valor baixo, mas somente numa análise muito ampla. Neste caso específico, penso ser uma situação mais delicada. Eu cobrei o MESMO preço que os fotógrafos “experientes” daqui cobram, e fiquei analisando se 3 reais por foto seria um preço baixo, justo ou alto. Do ponto de vista dos pais (que vão comprar as fotos) isso é extremamente subjetivo, haverá uns que considerarão o valor baixo, outros justo, e outros acharão que é alto. Então, pratiquei a sempre recomendável empatia, e achei o valor justo...

Vale lembrar que esse serviço, feito dessa forma, difere muito do encomendado individualmente, em qualquer situação. Muitas vezes o valor será menor, mas o trabalho também. Nessa linha religiosa, há muitas opções de serviços individualizados que, inclusive, me interessam mais. Batismo, por ex. Quando contratado, entrega-se um produto bem diferente que o da outra situação, o valor é igual (ou superior) e trabalha-se menos. Porém, a responsabilidade é bem maior.

Então, aguardo opiniões, às quais ficarei muito grato.

Olá Heber,

Entendo seu dilema...

Acredito que R$3,00 por foto ser um preço baixo... mas se é o preço que o pessoal combra por aí, acaba ficando realmente complicado.

O que sempre faço, em fotos de Crisma/1ª Eucaristia, é nunca fazer 10x15. É um formato padrão que todo mundo que fotografa com sua camerazinha faz.
Uso como padrão o tamanho 15x21.. é uma foto bem maior, e fica um produto diferenciado.

E você encontrando um laboratório que trabalha com profissionais.. vai conseguir um preço bom na ampliação, que não vai ficar tão longe da 10x15.

Fica aí a dica.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Rafael Segre

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 22 de Dezembro de 2008, 11:51:21
Para um pacote completo( cobertura fotografica 4 horas, mais dvd com as imagens, álbum encadernado composite, slide show com trilha sonora, 30 convites,quadro de assinaturas 50x75 com moldura) cobro 1.390. Mas como nem todos querem pagar por tudo isso, ofereço o dvd com as fotos e slide show a 790,oo.
Rafael Segre
photosegre@gmail.com


Tomás Arthuzzi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
    • Arthuzzi
Resposta #23 Online: 05 de Janeiro de 2009, 14:57:06
na boa... 3 reais por foto é sem condição! num importa se são 2 catequizandos ou 1000...


Cristian de Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 09 de Janeiro de 2009, 18:17:16
Olhaaa.. realmente três reais para uma foto 10x15 é merecida!! pq relamente qualquer pessoa faz isso .. na lojinha que revela aqui perto de casa é R$0,89 a revelaçã, com uma maquininha to mundo fotografa (com qualidade ou técnica, muita gente não liga pra isso ).
O diferencial está naquilo que vc produz, por exemplo começei a fotografar e combrar por foto vi que ninguém se interessou muito por uma simples foto 10x15, dae agreguei valor, começei a fazer calendário de 12 páginas, pronto já subiu o valor. começei a fazer fotolivro em gráfica rápida com capa dura imp´ressa personalizada + wi-ro (onde pode ser tirada fotos de vários momentos como nascimento, batizado, eucaristia, crisma, colégio ... no mesmo album ) fazendo um "minha vida" e assim criando vinculo com a familia . tabém dou de brinde algum marcador de páginas que pra mim sai por menos de 50 cents cada.


Dificilmente entrego foto em CD, por conta do cliente levar para ser impresso um arquivo em que a qualidade máxima estiver de 10x15 ela mandar imprimir em 15x21 e a foto sair distorcida, baixa qualidade e ela colocar a culpa no fotografo .

A mão-de-obra no começo até se familiarizar com os programas é alta, até se familiarizar com os  programas e fazer os modelinhos... depois é melzinho na chpeta!!!


o segredo é agregar valor!!!

abraço galera
Nikon D40 lente  18-55mm e 50mm 1.8
http://cristiandesa.wordpress.com/


Sol

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #25 Online: 10 de Janeiro de 2009, 10:23:33
Atualmente trabalhamos com todo tipo de evento - aniversário, 15 anos, casamento, festa corporativa. Porém o nosso foco é festa infantil, por este motivo, já temos uma tabela pré-definida sobre como cobrar.

1º Têm que saber se o cliente quer fotos reveladas ou em CD - não cubrimos nenhum evento para entregar a matriz em CD, só com revelação.

2º Têm que saber o tamanho das fotos. Um tamanho bom para festas infantis são fotos 20x25. Neste caso cobramos o valor de R$9,00. Fechamos sempre um pacote mínimo de 40 unidades, mesmo sabendo que o cliente leva mais no final.

3º Se o cliente for querer álbum, têm que definir o tipo de encadernação e adcionais. Aí vc deve entrar em contato com encadernadoras de sua cidade para ver um preço justo que possa repassar para o cliente, incluindo o seu "plus".

4º Sempre incluimos algumas fotomontagens e efeitos em parte das fotos. E como brinde oferecemos o álbum digital ( um CD com todas as fotos que estão no álbum só q em baixa resolução, pois servem para serem vistas no PC ou colocá-las no Orkut e etc, mas não servem para serem reveladas)


Assim, uma festa infantil, o tempo de duração do serviço é de 3h, e o valor médio do produto é R$600,00 (fotos + álbum encadernado e maleta)

Esperamos ter ajudado.

Thaisa e Tarsila do Amaral
 Sol imagens e comunicação visual.
(71) 8829-9808
[/b]
[/color]