Autor Tópico: TLR's - duas novinhas  (Lida 84271 vezes)

GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #105 Online: 15 de Dezembro de 2008, 13:01:56
Aceitam mais uma pra turma? Comprei a pouco tempo uma Seagull 4A-107, alias e a vermelhinha que o Elmo postou aqui. Sou apaixonada por essas caixinhas magicas  :wub:
Tá dentro.  :ok:

Por falar em turma...e o esquema das camisas heim???? Vai rolar ou não????  :snack:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #106 Online: 15 de Dezembro de 2008, 13:15:29
Braga e todos, a máquina chegou, linda, tudo ok, como esperado.
Baixei o manual e estou devorando ele.
Coloquei um rolo de filme, porém como sei quando parar de rodar o filme? fiz uns testes sem filme, e eu podia ficar rodando direto, sem q a alavanca travasse. Quando coloquei o filme, rodei um pouco, e nao senti travar.
A pergunta é: ela deveria travar, ou é algo como uma volta na alavanca, duas voltas?

Abraços!

Esse aqui é um exemplo da Rollei Tessar. O filme passa por cima e no chassis tem uma marca vermelha que tem que coincidir com o START inscrito no filme.




Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #107 Online: 15 de Dezembro de 2008, 14:15:31
Lucas,

Você deve ter notado que sem filme a manivela gira livremente, isto é, não trava em nenhuma posição e você consegue disparar o obturador normalmente. O contador de exposições, nesse caso, está sempre no zero.

Quando você carrega o filme da maneira correta (obedecendo o modelo usado), assim que você prendeu a ponta do filme no carretel vazio, você deve fechar a tampa traseira e ir girando a manivela até travar. Note que o contador foi para a posição 1. Tá pronto para fazer a foto. Daí pra frente, para cada nova exposição você vai perceber que a manivela não dá uma volta completa, ela trava na posição 2, depois 3, e assim por diante. Aqui você já sabe, né?! Volta a manivela no sentido anti-horário e pare na posição de descanso do jeito que o Elmo já ensinou.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2008, 14:18:51 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #108 Online: 15 de Dezembro de 2008, 14:25:39
Ah! Use e abuse da lupa para fazer o foco preciso, cravado. Outra coisa, se puder faça fotos com um tripé bem firme e um fotômetro de mão devidamente calibrado. Você acha uns até baratos por aí.

Sinto informar, isso é um vício e não tem mais volta.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #109 Online: 15 de Dezembro de 2008, 14:47:08
Agora você vai usar um formato quadrado: 6x6. Certo?!

É necessário pensar na foto depois de ampliada. Se deseja manter a sua composição tal como você a fez, então, no laboratório peça a ampliação quadrada. Exemplo disso: peça no tamanho 15x15, o laboratório vai usar o 15x21 (você paga por esse tamanho, é lógico); outro exemplo, peça no tamanho 20x20, o laboratório vai usar o 20x25 (idem). Mas, se você vai ampliar no tradicional formato retangular, nesse caso, no momento de compor a sua foto você deverá deixar essa margem de corte que o laboratório vai fazer na sua foto, seja na horizontal ou na vertical.
-22.352971,-48.775582


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #110 Online: 15 de Dezembro de 2008, 14:59:09
Braga, ótimo ter me dado esse toque! Realmente eu nao rodei até travar, preferi esperar até alguem responder, realmente era isso! Já estou devidamente instruído!
Agora é fazer o negócio andar!
Comprei 2 cromos pois estavam baratos, pros primeiros testes. A revelação do cromo é 15 reais na Capovilla, mas ele pediu absurdos 40 reais pra gravar em cd! Preciso achar um lugar mais barato rs.... Tem alguma dica?

Vc falou em fotometro de mão barato, onde achar?? Só vi fotometros baratos de selênio, mas aí é dose....

Abraços!
Lucas,

Você deve ter notado que sem filme a manivela gira livremente, isto é, não trava em nenhuma posição e você consegue disparar o obturador normalmente. O contador de exposições, nesse caso, está sempre no zero.

Quando você carrega o filme da maneira correta (obedecendo o modelo usado), assim que você prendeu a ponta do filme no carretel vazio, você deve fechar a tampa traseira e ir girando a manivela até travar. Note que o contador foi para a posição 1. Tá pronto para fazer a foto. Daí pra frente, para cada nova exposição você vai perceber que a manivela não dá uma volta completa, ela trava na posição 2, depois 3, e assim por diante. Aqui você já sabe, né?! Volta a manivela no sentido anti-horário e pare na posição de descanso do jeito que o Elmo já ensinou.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #111 Online: 15 de Dezembro de 2008, 16:51:18
Braga e todos, a máquina chegou, linda, tudo ok, como esperado.

Olá Lucas!!

Parabéns, pelo brinquedo novo!

Faz umas fotos da menina, e posta pra gente ver...
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #112 Online: 15 de Dezembro de 2008, 16:56:27

O Fernando (CONTAX) é gente boa. Sempre tem umas coisinhas bem legais.

Olá, Braga!

Procurei por CONTAX, no Mercado Livre e não encontrei nenhum usuário...
O nome do usuario é esse mesmo?? Podeira confirmar pra mim, ou passar um link dele.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #113 Online: 15 de Dezembro de 2008, 17:08:28
Vou postar fotos qdo der, pode deixar, to ansioso pra testa-la!

Respondendo pelo Braga: http://perfil.mercadolivre.com.br/CONTAX1965

O Fernando (CONTAX) é gente boa. Sempre tem umas coisinhas bem legais.

Olá, Braga!

Procurei por CONTAX, no Mercado Livre e não encontrei nenhum usuário...
O nome do usuario é esse mesmo?? Podeira confirmar pra mim, ou passar um link dele.

Abraço


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #114 Online: 15 de Dezembro de 2008, 17:11:08
Coloquei o filme para revelar agora a tarde no Kronokroma, prometeram para amanhã as 13h.
Para quem é do Rio fica na r. do Russel, 450A 2558-2583. Revelação simples 12 reias, com contato 20.
Tem alguns filmes MF, provia, reala, mas não me liguei nos preços.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #115 Online: 15 de Dezembro de 2008, 17:16:24
Paulo, vc fala de medio formato certo?
Eu não vi as por aqui, mas conheço bem a capovilla e a labtec... A capovilla promete 2horas na revelação do cromo MF. Mas quer 40 reais pra gravar num cd e 30 numa folha de contatos!!! absurdo. Como nem bati as fotos, vou esperar um pouco pra ver isso...

Coloquei o filme para revelar agora a tarde no Kronokroma, prometeram para amanhã as 13h.
Para quem é do Rio fica na r. do Russel, 450A 2558-2583. Revelação simples 12 reias, com contato 20.
Tem alguns filmes MF, provia, reala, mas não me liguei nos preços.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #116 Online: 15 de Dezembro de 2008, 17:35:34
É, sim, Lucas, MF.
Eu vou escanear em casa mesmo, com o Hp G4050.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #117 Online: 15 de Dezembro de 2008, 20:30:23
Vou postar fotos qdo der, pode deixar, to ansioso pra testa-la!

Respondendo pelo Braga: http://perfil.mercadolivre.com.br/CONTAX1965

Olá Lucas,

Obrigado pelo link.. vou dar uma olhada lá!

Queremos ver as fotos... que você fizer com a câmera, com toda certeza.
Mas eu me referi a fezer umas fotos da câmera "nova", pra gente ver.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #118 Online: 15 de Dezembro de 2008, 21:16:30
Se alguém estiver precisando de adaptador p/ cabo propulsor da Yashica TLR me dá um toque, fiz um punhado.  :ok:


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #119 Online: 15 de Dezembro de 2008, 21:22:40
Arnaldo, eu tenho interesse.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams