Autor Tópico: Vídeo Produzido com 5D  (Lida 12566 vezes)

MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #15 Online: 08 de Dezembro de 2008, 01:20:40
Mateus, rs, leia o tópico que eu postei que vc irá entender... Vc ta achando q o vídeo delas é como uma saboneteira (um Q a mais). Mas não é só isso. É um novo foco. Cameras pro são caríssimas. Lentes então... Um adaptador para lentes 135 em uma filmadora pro é uma fábula à parte. Com 5000 doletas comprar um equipamento que permita um leque tão enorme de possibilidades é uma barbada! Claro que tudo tem seu foco... Vc citar casamentos por exemplo, está coberto de razão. O evento em si exige praticidade, desempenho. Ninguém iria curtir filmar um casamento sem AF por exemplo. Mas para coisas que exijam uma pós-produção, vale, e vale muito. Eu não sei qual a qualidade final dessas dslrs q filmam, mas com certeza o controle de dof por exemplo, vc não terá nos modelos normalmente usados em casamentos.



Teve um tópico antigo que foi bastante discutido... Basicamente com uma 5D, D90 etc vc pode fazer vídeos de qualidade "profissional", por preços mais acessíveis. No vídeo do link, veja a brincadeira com DOF, TS, fisheye, coisas que tendo um set de lentes vc faz maravilhas... Só o corpo de uma filmadora profissional ultrapassa a esfera de valor de uma 5D ou D90 com lentes pro. Quem quer fazer vídeos de alta qualidade com baixo custo é uma alternativa excelente.

A 5D é meu sonho de consumo...mas é uma brincadeira para gente grande... principalmente se pensar em um set de lentes L  :shock: :shock:

hehe  :ok:
Teho uma queda para Canon, ainda mais estas FFs.
Mas me digam uma coisa, qual a finalidade de se ter esta opção de filme HD? Seria para agregar valores ao produto?

Eu falo que, para quem compra este tipo de equipamento, não compra pq ele filma em HD e sim por seus valores de fotografia.
Filmar é um "Q" a mais no equipamento, agregando valores.
Vc acha que um profissional vai deixar de comprar um Xdcam ou MiniDV e usar uma 5D para filmar um casamento por exemplo?

 :D

Enfim, de novo, leia o tópico  :ok:
 ;) ;)

Enfim meu caro, eu não vejo uma questão em que se deva misturar vídeo com foto ainda mais com uma profissional feita para tirar foto e não para filmar, deve ser uma nova tendência.
Eu não compro um equipamento, no caso 5D, qual seja, pensando em filmar em Full HD 1080 linhas e blá blá... Eu compro pelo que ele me possibilita de vantagens fotográficas.
É só isso, na boa, não estou querendo desmerecer nenhum equipamento e sim entender a estratégia da empresa em lançar valores agregados como este. Marketing! :aua:
Tô lá eu, no churrasquinho em família, piscina, crianças, e vou lá, fotografar e aproveitar a minha "supercamera' para fazer uma filmagem em alta definição. E quem sabe postar no youtube e escrever, "Festa em família com Full HD". Legal, meus vizinhos vão ficar com inveja, aí alguém pula na piscina e cai "aquela" água nela..rssss
Tudo é conceito e é interessante, não julgo o equipamento em ter ou não ter tal função, vejo que é estratégia e tecnologia.
Este é meu ponto de vista.

Obrigado e desculpe se ofendi.

 :D :D


Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 08 de Dezembro de 2008, 10:44:28
Eu acho que pouco importa o equipamento diante do resultado final. Pode ter cereza que muito cineasta alternativo e cinegrafistas em geral vão correr atrás da 5D MKII se ela for atender a todas as necessidades deles. E daí se eles vão estar fazendo um filme com uma DSLR? Se amanhã lançarem uma filmadora que consiga fazer fotos fantásticas eu não vejo porque fotógrafos não poderiam substituir suas câmeras por elas (tipo essa Red modular do outro tópico).

E naquelas... obviamente é estratégia de marketing. O objetivo da Canon, assim como o de todas as empresas, é vender o máximo possível de unidades de seus produtos. Se não fosse marketing seria o que? Caridade?


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #17 Online: 08 de Dezembro de 2008, 12:04:54
É isso ai... Mkt domina! Porém eu acho bem legal o recurso de filmagem. Não acho que venha para ser somente um agregado, senão geraria somente mpegs compactados toscos. Com certeza terão muitos profissionais usando. E é por aí, no fundo não importa se é uma câmera fotográfica, ou uma filmadora... O que importa é o resultado.


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #18 Online: 08 de Dezembro de 2008, 22:06:26
pessoal, pra comprar uma camera de video full Hd com opção de troca de lentes e com opção de trabalhar o DOF como se faz com esse sensor full frame não sai por menos de 15 mil, não mesmo. Então indpendente de ser uma ótima camera fotográfica a sony ta atacando num outro campo, além do mais, já ta tudo ali, não precisou de nenhum investimento extra pra fazer vídeo... acho que o pessoal que anda criticando ta viajando. Se a camera fosse uma m. tudo bem, ai sim sony teria invertido os valorees, mas não, a camera é otima, não é cara pelo que apresenta, e ainda tem video full HD. Nego reclama de barriga cheia. :D

Abraços.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #19 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 23:30:16
Foi mal, onde escrevi sony, leia-se canon.
Um vídeo produzido em full HD com  38.6 Mbits/sec não tem que ter artefado de MPEG não, pra ter idéia, um vídeo full HD de transmissãso broadcast deve ter em média uns 15Mbps.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


rics

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #20 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 04:22:49
Este sample é compressão do original que é capturado em QT H.264 30fps pela 5DMKII, o original não vai possuir tantos artefatos como nessa versão para web mas também não é toda essa maravilha.

Agora a HF S10 com aquela lente enorme e mais um adaptador de DOF deve arrebentar.


mauricio alexandre

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 20:51:39
Isso é papo de gente grande.
Fico aqui com minha nikonzinha mesmo(D300)
Não fazem pro amador camara q fotografa e filma? pq Ñ pra profissional?


rics

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #22 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 22:43:52
A questão é que muitos acreditava que estas seriam as matadoras de RED, mas a qualidade principalmente do motion não chega nem perto de uma cancorder amadora.

Por outro lado não deixa de ser uma verdadeira revolução principalmente por parte da Canon que utiliza um tratamento no sensor diferenciado para este tipo de função em DSL, já em saboneteira a arquitetura é outra e a implementação de video é muito mais simples.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 15 de Março de 2009, 13:57:55
Rics,

Quais os fatores que fazem com que o vídeo de uma 5DMkII produza vídeos de pior qualidade que uma Canon HF S10? Pergunto isso pois penso que uma 5D tem um sensor mais eficiente quanto a qualidade do sinal e pode utilizar lente bem mais claras e com ópticas superiores.

Abraço


rics

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #24 Online: 15 de Março de 2009, 14:55:06
Oi Leandro,

A 5DMKII serve muito bem para video artístico, mais ela não seria pau para toda obra. O desempenho em geral e mesmo o codec é muito abaixo da HF S10 que possue uma lente de mesmo tamanho de uma profissional GL2, sensor com mesmo tamanho de uma DSL, processador Digic DV III que é muito mais eficiente na codificação de video, vários modos de cores incluindo aspecto de filme, funções de camcorder mais avançadas, codificação AVCHD que já ganhou uma colocação no meio profissional,etc, etc...

Abcs.



mfamary

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #25 Online: 19 de Julho de 2009, 20:42:54
acabei de comprar uma 5DMKII e os vídeos sao fantásticos
VENDO Canon EOS 5D, menos de 3000 clicks


herlonzap

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #26 Online: 26 de Agosto de 2009, 02:43:39
Proponho o seguinte raciocínio: Onde e quando usaríamos toda a qualidade Full HD? Em nossos vídeos caseiros para serem exibidos para nossa família? Quem tem Blue-ray? Quem veicula material na Rede Globo (e nem tudo na programação dela é em FULL HD ainda), nos canais dgitais da SKY ou em outros meios que transmitem toda essa qualidade imprescindível? Mesmo em Blue-ray, o vídeo será comprimido em H264.

Quem distribui material final em altíssima qualidade tem orçamento para isso. Só trabalha com uma RED quem tem cacife para isso.

É claro que quanto mais qualidade tiver o  material bruto, melhor. Mas para o uso "normal", a 5Dmk2 é uma boa aquisição. Ela não vai ter tantos recursos e nem a qualidade de uma RED, mas não vai ser tão cara. No entanto, será mais cara do que uma HF S10, mas tem várias lentes que podem ser utilizadas nela. Um bom exemplo é a "simplesinha" 50mm f1.4 que capta uma impressionante profundidade de campo.

Na verdade, não precisamos ir de um extremo ao outro. A 5Dmk2 veio para concorrer com as mini-dv's prosumer.

Dito isso, acredito que a relação custo-benefício é das melhores.

E que venham as seguidoras com Full Frame e HD Full!!! Só quem tema ganhar somos nós.


rics

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #27 Online: 26 de Agosto de 2009, 19:42:15
Na pratica capturo tudo em FULL HD 1920x1080 e armazeno tudo em AVCHD DVD que é visualizavel em players compatíveis além de servir como backup sem precisar de pilhas de Discos Rígidos. Depois importo somente os trechos que desejo direto do DVD, SDHC ou HD e edito tranquilamente. No fim das contas sai muito mais em conta que gravar em SD ou HDV mini-DV.

Muitas casas hoje possuem TVs HD, e mesmo que não seja Full HD a midia cai muito bem. Já o sinal SD em HDTV é uma b****.

AVCHD é de uso doméstico, ou seja um consumidor pode até ter uma imagem muito melhor que a de um profissional que trabalha em SD em uma tv de Alta Definição?

Blu-Ray utiliza H.262, H264 e VC-1 entrelaçãdo ou progressivo, a qualidade vai váriar do grau de compressão e frame o rate utilizado. O AVCHD tem uma qualidade muito melhor e é até mais fácil de editar do que um H.264 que demora pacas para ser transcodificado em um formato compativel com o editor para depois ser recomprimido para o mesmo formato no caso H.264.

O fato é que a 5Dmk2 gera muito artefato na imagem, além de ser mais evidente os efeitos de Rolling Shutter e falta de controles. Se a utilização principal for fotográfia e tiver um bom set de lentes L ou fixas daí a coisa faz sentido, agora se for mais para videos e somente fotos eventuais acho maior desperdicio de grana.

Abs.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 19:44:10 por rics »


herlonzap

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #28 Online: 26 de Agosto de 2009, 21:50:59
Isso que vc disse sobre ela ser uma fotográfica é importantíssimo.

Agora, acredito que seria mais produtivo se ao invés de dispejarmos conhecimento aqui no tópico, usássemos o que sabemos para corrigir falhas e melhorarmos o nosso trabalho. Creio que esse seja o verdadeiro motivo de existir os fóruns. Pq muito conhecimento sem aplicação prática se torna "cultura inútil".


E como o tópico aqui é "Vídeo Produzido com 5D", pergunto ao rics: já comprei uma 5D, agora como faço para melhorar todas essas falhas da minha câmera?


Ex: Sei que o áudio gravado nela é péssimo, por isso TENHO de comprar um mic externo. Não há como resolver com software.


A questão do Rolling Shutter é muito importante tbm pq TODAS as câmeras que utilizam CMOS têm esse problema, em maior ou menor grau, mas têm.


Mas, ainda assim, acho que poder utilizar uma 50mm de 1.4 ou até 1.2 é uma grande vantagem.
E, veja bem. Eu citei a relação custo-benefício. Além disso, perguntei qual é a FINALIDADE do material pq vejo muito material áudio visual feito em BETACAM e com uma ótima qualidade. Aliás, eu não faria um "Guerra nas Estrelas" com minha 5Dmk2, meu Mac e todos os softwares que George Lucas não tinha em 1977.
O que quero dizer é que às vezes, as pessoas querem matar pardalzinho com canhão. Para postar no YOUTUBE vale até filmar com celular!

Mais um toque: rics, vamos nos poupar de exemplos pessoais e "causos" para não ficarmos relativizando as coisas, porque, se não, essa discussão vai longe. Um exemplo é que na minha empresa, eu edito tranquilamente em H264.

Obs.: O que eu propus foi um raciocínio para TODOS se beneficiarem pensando sobre uma provável decisão por adquirir uma máquina que não custa barato. Afinal é uma máquina FOTOGRÁFICA PROFISSIONAL. E como profissionais, muito mais do que a nossa própria satisfação, nós devemos nos preocupar com a opinião dos nossos clientes sobre o que produzimos.

DICA GERAL: Galera, pesquisem e use o velho "bom-senso". Assim, mesmo que vc não consiga fazer um material técnicamente impecável, nos melhores padrões industriais (os quais 99,9% de nós não têm acesso), tbm não vai ficar chorando. Pq não há milagres que possam ser feitos sem um "gênio milagreiro" ou sem grana para uma infra-estrutura de efeitos especiais.


Abs.


rics

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #29 Online: 26 de Agosto de 2009, 22:53:39
Cara a 5D é excelente para imagens com DOF principalmente com imagens que não possuem muito movimento. Por outro lado muita coisa vai ter que ir no improviso mesmo.

O Rolling Shutter das fotográficas para video são piores, video esportivo então nem te conto.

Quanto ao audio, a galera acopla um mic. Mas dependendo seria até mais interessante um gravador estereo.

Também consigo carregar os arquivos da 5DMKII na timeline do Final Cut Pro em meu MacBook Pro, só que este H.264 da 5DMKII já é um video com compressão de menor qualidade que o AVCHD de uma HF10 ou o H.264 gerado a partir de uma material de uma consumer. Fora isso o AVCHD via Log and Transfer em ProRes é muito mais amigavel do que este arquivo da 5DMKII.
No caso este seria mais um exemplo prático do que pessoal Ok.

Tenho cameras fotograficas com video e cameras de video, no caso ainda prefiro tirar fotos com a fotográfica e videos com a camera apropriada.

Abs.