Autor Tópico: Raios do Sol  (Lida 2393 vezes)

AlexCale

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Diretamente de Dubai para Abu Dhabi
Online: 03 de Dezembro de 2008, 20:26:58
Olá pessoal,

qual a melhor regulagem da camera e lentes para se conseguir tirar uma boa foto em que seja possivel ver os raios de sol, como aquelas logo depois da chuva ou ainda o sol saindo por tras das nuvens escuras onde é possivel visualizar os raios de sol passando as nuvens.

Help please.

Obrigado,

Alex


Tadeu Segundo

  • Trade Count: (19)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
    • Tadeu Segundo
Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2008, 22:49:37
Cara, não sei te dizer ao certo, mas eu consegui resultados após usar um filtro polarizador.
Antes, mesmo usando aberturas mínimas (f/8), ainda tinha dificuldades.
Veja uma foto que fiz com o filtro: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=27908.0

Abraços!!!
Canon 7D
28mm + 50mm + 18-135mm
Flashs 430EXII + 580EXII


AlexCale

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Diretamente de Dubai para Abu Dhabi
Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2008, 09:55:35
Valeu Tadeu, essa ja ajuda bastante, a ideia eh mais ou menos isso, mas em algumas fotos os raios fica bem nitido.

Tenho uma camera igual a sua, que lentes de conversoes sao essa que vc usa? Onde ocnseguiu? Acabei de comprar essa semana a Wide original da Sony.

Valeu
Alex


Tadeu Segundo

  • Trade Count: (19)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
    • Tadeu Segundo
Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2008, 10:16:02
que lentes de conversoes sao essa que vc usa? Onde ocnseguiu?
O filtro em questão é o polarizador circular (C-PL) da Hoya. Comprei numa galeria de fotografia na 7 de Abril em São Paulo. Na internet tem tb, mas é difícil achar o diâmetro que vc quer.

Acabei de comprar essa semana a Wide original da Sony.
E ai? Ela é boa mesmo? Fica muita distorção na foto?

Abraços!!!
Canon 7D
28mm + 50mm + 18-135mm
Flashs 430EXII + 580EXII


AlexCale

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Diretamente de Dubai para Abu Dhabi
Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2008, 10:52:38
Vou passar por la em marco quando estou de volta no Brasil.

Entao por infelicidade comecou a chover por aqui essa semana ainda nao consegui testar a lente como eu quero mas parece ser muito legal sim, consegui tirar umas fotos ate que legais par aum teste inicial. Mas assim que tiver algo a mais te falo. Mas por enquanto esta valendo o preco que paguei, agora quero ver se consigo a Tele para ela.
Abracos


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:14:58
Você se refere aos raios de sol numa janela, ou aquele tipo "Deus Falando", não é?

http://olhares.aeiou.pt/iscas/foto19700.html


http://olhares.aeiou.pt/fiel_ausente/foto15957.html

(essas fotos não estão muito boas ou corretas, eu estava inciando, mas exemplificam) 8-)

Se for isso, fica simples se você pensar sempre que você tem de fazer a fotometria naquilo que você quer que apareça melhor. Ou seja, se quer mostrar os raio do sol, tem de fotometrar o raio de sol.
Mas neste caso, veja bem, assim como nas fotos acima, fotometrar só o raio de sol vai estourar certamente a área mais próxima ao sol. Se, por outro lado, fotometrar bem próximo à fonte de luz (o sol), possivelmente vai estourar as sombras, mas também devem aparecer os raios de sol.
Quer outra dica? Faça uma fotometria média da cena, e faça várias fotos abaixando 1 ou 2 pontos (dependendo da cena, se for muito clara, abaixa até mais - faça testes). Tome nota dos dados (ou veja o exif) e compare os resultados.

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:24:16
Olá pessoal,

qual a melhor regulagem da camera e lentes para se conseguir tirar uma boa foto em que seja possivel ver os raios de sol, como aquelas logo depois da chuva ou ainda o sol saindo por tras das nuvens escuras onde é possivel visualizar os raios de sol passando as nuvens.

Help please.

Obrigado,

Alex


Alex,

No último feriado eu fiz alguns testes com esse tipo de foto ...

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=27825.0

Aqui tem mais ...
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/

Os testes foram feitos justamente como Marcelo mencionou, tentando fotometrar nas luzes médias.

Espero ter ajudado  :ok:

Ricardo
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


AlexCale

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Diretamente de Dubai para Abu Dhabi
Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:31:33
Tadeu, esse Hoya que vc comprou, qual o modelo que serviu na sua H50? Achei um lugar aqui em Dubai que vende ele. Qual deles vc comprou?

Valeu novamente, Alex


Tadeu Segundo

  • Trade Count: (19)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
    • Tadeu Segundo
Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:40:37
Tadeu, esse Hoya que vc comprou, qual o modelo que serviu na sua H50? Achei um lugar aqui em Dubai que vende ele. Qual deles vc comprou?
Comprei a HOYA Pro1 Digital PL-C de 72mm de rosca e um adaptador step down de 74mm para 72mm.
O diametro da rosca da H50 é 74mm, mas esse só é usado pela Sony. A Hoya tem filtros com 72mm depois só 77mm, então você vai ter que comprar um anel adaptador de qualquer forma (step down).

A Hoya tem outros "tipos" de filtro polarizador tb, além do Pro1, mas esse é o melhor (por isso é mais caro).
Veja o post que eu perguntei sobre o assunto: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=27908.0

Abraços!!!
Canon 7D
28mm + 50mm + 18-135mm
Flashs 430EXII + 580EXII


AlexCale

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Diretamente de Dubai para Abu Dhabi
Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2008, 14:43:23
Fala Marcelo, eh exatamente isso que estava procurando, como se vc estivesse falando com Deus.
Como falei, achei um lugar aqui em Dubai que vende as lentes Hoya, mas eles nao tem uma variedade muito grande. Vou psssar por la na proxima semana e posto os primeiros testes.

Abracos
Alex


AlexCale

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Diretamente de Dubai para Abu Dhabi
Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2008, 14:44:50
Ola Ricardo,

muito boas as suas fotos, agora comecou a temporada de chuvas por aqui, vamo ser se consigo pegar logo o filtro e tirar uma fotos legais do sol entre as nuvens de chuva.
so uma coisa, qual foi o ajuste da camera para as fotos que vc tirou?

Valeu pela ajuda
Alex


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2008, 16:58:17
Ola Ricardo,

muito boas as suas fotos, agora comecou a temporada de chuvas por aqui, vamo ser se consigo pegar logo o filtro e tirar uma fotos legais do sol entre as nuvens de chuva.
so uma coisa, qual foi o ajuste da camera para as fotos que vc tirou?

Valeu pela ajuda
Alex

Alex,

Quando estiver visualizando as fotos no Flickr por exemplo, do lado direito tem a opção "Informações Adicionais" logo abaixo tem o nome da máquina que foi utilizada "Nikon D80" e logo depois a opção "Mais propriedades" é só clicar.

Abs,

Ricardo  :ok:
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2008, 18:28:28

Como falei, achei um lugar aqui em Dubai que vende as lentes Hoya, mas eles nao tem uma variedade muito grande. Vou psssar por la na proxima semana e posto os primeiros testes.


Mas Alex, não precisa de filtro e não depende da lente. É só fotometrar pela luz do sol! :ok:
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:01:51
Mas Alex, não precisa de filtro e não depende da lente. É só fotometrar pela luz do sol! :ok:

Exato Macelo!

Eu tb tenho uma fotos desse tipo aqui feita sem filtro. Depois coloco pois minha Net em casa pifou  :(.

O mais importante é fotometrar corretamente, em alguns casos tendendo a sub-exposição, o que não pode ser feito com a cam 100% em automático.

Porém o polarizador ajuda sim, principalmente em câmeras tipo UZ etc por dois motivos.

1- Como ele aumenta bastante o contraste entre a luz polarizada ou não, em certos casos há uma melhora notável do efeito.

2- Ele engana um pouquinho o fotômetro quando de deixa a cam em automático e a foto fica um pouquinho mais subexposta, valorizando o efeito.

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br