Autor Tópico: Armazenamento de foto-arquivos antigos  (Lida 3964 vezes)

Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Online: 17 de Agosto de 2005, 20:41:11
Com a corrida dos MP e com formatos RAW os arquivos de fotos digitais estão cada vez maiores.

Muitos utilizam digitais há anos, e provavelmente tem um arquivo de fotos gigantesco. Outros, além disso, só tiram fotos em RAW, como o Ivan, o que requer um pós-processamento gerando outros arquivos. É muito MB.

Enfim, como vocês armazenam seus arquivos? Deixam no HD? CD? DVD? Imprimem e apagam? Qual a confiabilidade disso?

Após trabalhar o RAW, apagam o original?

Uma grande vantagem pra mim da digital em relação a fotografia convencional é a organização. Organizar negativos é muito difícil e ocupa espaço.
Por outro lado eu me divirto muito organizando meus arquivos digitais e fazendo o a cópia de segurança. Costumava, com a A95, gravar um CD a cada 700mb. Agora com a A200 que gera arquivos bem maiores, utilizo DVDs de 4.7gbs. Mas mesmo assim, mantenho os arquivos no HD (80gb), motivo pelo qual vou ter que comprar outro com urgência. Não me sinto seguro só com os DVDs.

Abraços,
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


xyz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2005, 21:02:31
Engraçado, eu tb gravo em CDs e ainda nao tive coragem de apagar do HD.

Uma vez um CD de músicas apareceu um pontinho que parecia fungo. Coloquei no CD player e só tocou metade da 1.a música e começou a dar chiados em todos os tracks seguintes. Ainda bem que era cópia de um CD, já pensou se fossem arquivos importantes?

Vamos ver o que o pessoal tem a sugerir.
Uma abraço
SPFC ÚNICO HEXACAMPEÃO


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2005, 23:18:19
Acho DVD ou CD (não RWs) de escrita única muito mais seguros do que HDs que possuem vida útil (quanto maior o tempo e a intensidade de uso, menor é o tempo de vida). Eu particularmente guardo os arquivos importantes nos CDs e DVDs (há uns 3 meses para cá). Basicamente recibos de bankline, programas que escrevi no tempo da onça (da época do DOS), arquivos diversos e muita besteira, além das fotos. O computador principal (que eu chamo de "servidor") da minha casa tem 2 HDs, sendo que um é a cópia do outro (se um falhar tenho um backup pronto para uso). Quando a pasta dos "Meus documentos" está próximo dos 600MB, gravos 2 CDs: um para a consulta quando necessário e outro para ficar guardado. Podem achar que é sou meio neurótico, mas quem já sofreu um pane do HD cheio de informações importantes sabe que todo cuidado é pouco. Definitivamente um HD não é um meio confiável de guardar coisas importantes por tempo indeterminado, muito menos do que CDR ou DVD±R (daqueles que gravam uma única vez).

Eu não tenho câmera que grava em RAW, mas se tivesse, gravaria um CD ou DVD exclusivamente com as fotos nesse formato e as fotos já processadas num outro CD. Pelo que andei lendo, RAW é como um negativo digital. Se isso for verdade, do negativo faz-se a foto, mas dificilmente pode-se fazer um negativo da foto sem a perda de qualidade.

Abraços.


pakato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2005, 00:39:31
Gravo em CD e DVD. CD por causa de sua universalidade (qquer micro tem um drive de CD-ROM). E DVD por causa da capacidade. Como meu HD é pequenino, volta e meia tenho que apagar as fotos....

Sempre é bom gravar em mídias de qualidade, pois as "xing ling" costumam descascar ou "pifar" com o tempo (e aí, bye bye!).  :rude:  
Rebel Digital 300D


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2005, 07:40:41
Aqui em casa são dois PCs e baixo as fotos no PC1 para logo em seguida copiar no PC2.
A cada 40 dias, em média, faço backup em DVD, mas mantenho as duas cópias, uma em cada PC. Cada PC tem 200 GB de HD, mas o espaço livre de cada um gira em torno de 90 GB.
Como trabalho com masterização de DVDs (VHS>DVD) as vezes esse espaço cai pra 10  GB, por isso que tenho esses HD parrudos 2x(120+80). Mas com a recente "descoberta" de como é bom footgrfar em RAW, já estou pensando em aumentar....  :denken:

Quanto às mídias, DVDs tento usar sempre Philips ou SmartBuy (8x com logo), mas gravo em 4x para evitar possíveis problemas na gravação das trilhas da borda (problema de vibração x velocidade linear).
Quando gravo CDs uso Imation sou similar.


[]'s
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 07:44:09 por Helix »


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2005, 07:55:29
Helix, uma pergunta off-topic, mas onde e por quanto você compra esses Smartbuy 8x?
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Raulscl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2005, 10:07:07
eu faco meus backups em DVD´s... depois apago do HD (mas gravo em 2 DVDs, 1 pra ficar guardado lacrado e outro em uso)
 
* Nome : Raul Lopes
* Cidade / Estado : Rio de Janeiro - RJ
* Equipamento : Canon 7D


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2005, 11:50:15
Puxa!
Eu também devo ser neurótico! hehehe
Mas depois de um "trauma" que tive ao perder um HD de 20 gigas com informações "confidenciais", fotos "secretas" heheh e um punhado de vídeos legais e mp3's que ainda não tinha passado para CD ou DVD eu fiquei "doido"...

Agora, descarrego num Hd (e deixo guardado) e passo para outro HD (a cada semana pelo menos) e vou montando as fotos mais novas um DVD-W e assim que lotar este DVD eu passo tudo para um DVD-R...

Assim tenho cópias em DVD, num Hd só para BAckup e um outro HD para uso e lotado tb... heheheh ((os 2 Hd são de 120 gigas))

Bom, é isso.
Ah, também tenho "traumas" de gravar em CD's da Hp, Maxell, LG e Dr. Hank...

Realmente os smart buy nunca deram problemas. Também gosto de CD's da Pionner e Sony (azul) e aqueles "genéricos" de mídia preta.

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2005, 13:45:10
Citar
Helix, uma pergunta off-topic, mas onde e por quanto você compra esses Smartbuy 8x?
Aqui em São Paulo, na Rua Santa Ifigênia.
Procuro na altura do 350 +ou- que tem bastante box de venda de mídia.
Da última vez que fui, paguei 2,50 cada (Pino com 25).

[]'s

 


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2005, 18:28:26
CDs e DVDs só são confiáveis se armazenados adequadamente... Digo isso porque tenho um daqueles porta-cds de plástico em que tinha alguns CDs de filmes, e semana passada fui abri-lo (após uns 3 meses) e pra minha surpresa estavam todos repletos de fungos, formando uma "névoa branca" na superfície inferior dos CDs. Vi que ele sai com um pano com álcool, mas quem garante que os fungos já não estão prejudicando a camada superior do disco? Acredito que a melhor forma seja guardar os CDs numa caixa bem vedada com desumidificadores (gel sílica talvez), e usar apenas mídias de boa qualidade (tenho um cd "dr. hank" que descascou todo, assim como vi acontecer com um "maxwell", que pelo visto era falsificado). HD aconselho não comprar da marca "Maxtor", são os menos confiáveis (uma visita a qualquer fórum de hardware pode confirmar essa informação).
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2005, 19:37:50
Essa marca maxtor nem é mais fabricada, pois foi comprada pelo Quantum. O problema é que não sabemos se o produto vendido aqui é de qualidade ou de segunda (isto é, se é refurbished ou não, nem se é falsificada: recondiocinada com a marca adulterada). A única que tem fábrica no Brasil é o Samsung. Até agora, não tive problemas com Samsung e Seagate.  


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2005, 22:10:58
Citar
Essa marca maxtor nem é mais fabricada, pois foi comprada pelo Quantum.
Permita-me uma pequena correção: é a Quantum que foi comprada pela Maxtor.

Georges,

Aparece aí a subjetividade. Se vc já teve um Maxtor que pifou, vai achar que a marca não presta. Estatisticamente, são tão bons quanto Seagate ou Samsung.


Neocosmo,

Usuários de PCs se dividem em duas categorias:
- Os que nunca perderam um HD
- Os que já perderam um HD  :wallbash:

Continue neuorótico.  :thmbup:  

[]'s
 


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2005, 00:58:50
Citar
Neocosmo,

Usuários de PCs se dividem em duas categorias:
- Os que nunca perderam um HD
- Os que já perderam um HD 

Continue neuorótico. 

hehehe...
E ae?
Blz?`
Pois é... e o pior é que era um quantum... heheheh
Mas atualmente estou usando 2 maxtor... um com apenas 1 ano e pouco e outro com quase 3 anos e estão funcionando na balada... hehe
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2005, 00:59:40
Maxtor é líder.
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


xyz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2005, 07:33:54
Em resumo: Todo mundo é neurótico qdo se trata de armazenamento de dados.
SPFC ÚNICO HEXACAMPEÃO