Autor Tópico: Comparativo Panasonics FZ10 e FZ15  (Lida 2652 vezes)

pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Online: 17 de Agosto de 2005, 20:49:48
Desculpem mais uma vez vir pedir ajuda de vcs na escolha de uma camera.

Já dei uma olhada nos reviews e algumas dúvidas foram sanadas. Mas outras continuaram.

A FZ10 tem sapata para Flash isso eu já sei. Mas essa sapata permite que eu controle aqueles flashs externos de guarda-chuva de estudio? (O Leo terá um aneurisma quando ler a minha descrição desse flash).

Por último, de maneira resumida, qual a diferença entre elas (tirando essa questão da sapata que a FZ15 não tem).

Grato,
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2005, 21:36:41
Vou tentar ser imparcial já que estou vendendo uma FZ15, mas o fato de ter saído de uma FZ10 (vendida aqui no fórum mesmo) para uma FZ15 acho que me dá isenção para isso:

- Sobre o flash, eu não sabia disso, mas o Fábio (Ripper) comentou esses dias que o hot-shoe das FZ é um pouco inútil, já que não é TTL;
- A FZ15 melhorou a ergonomia, a pegada é mais parecida com a de uma reflex pequena;
- A FZ15 usa Venus Engine II como processador, mais rápido e mais preciso, com um sistema de cores tbm um pouco mais neutro e próximo à realidade;
- A FZ15 tem foco bem mais rápido;
- A FZ15 tem sequëncia (burst mode) mais rápido tbm, 4 frames/seg. e modo burst infinito, enquanto não tirar o dedo ela faz fotos até acabar o cartão;
- A FZ15 trouxe AF assist light, que realmente tem ajudado em muitos focos, deixando tbm rápido e preciso com pouca luz;
- A FZ15 tem um flash com pelo menos 30 a 40% mais potência, o da FZ10 é Guide No. 4m e da FZ15 7m;
- A FZ15 acompanha parasol em forma de petala, bem útil e um acessório não mt barato e tbm adaptador para filtros, a FZ10 só acompanha o adaptador para filtros;
- A FZ15 só possui carregador, em compensação ele é bem pqno, o da FZ10 é carregador e ac/adapter, porém usa fios, não mt prático;
- A FZ15 não possui som no modo vídeo, a FZ10 sim;
- A FZ15 tem sistemas de foco além de spot e center, com 3 e 9 pontos;
- A FZ15 possui além dos controles de sharp, contraste e saturação, tbm o controle do anti-noise, muito útil;
- A FZ15 inicia com ISO 64, a FZ10 com 50;
- Não tenho certeza, mas parece que o estabilizador foi melhorado.

De resto são câmeras mt parecidas, menus parecidos, mesma óptica, mesma resolução, a FZ15 ficou mais rápida e funcional com acréscimos importantes como esses citados, especialmente para fotos à noite que a FZ10 é bem fraca, tanto que troquei por uma. Acho que é isso, abraços.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2005, 21:47:41 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2005, 21:47:57
Suspeito isso, muito suspeito Guss  :laughing:

Citar
Sobre o flash, eu não sabia disso, mas o Fábio (Ripper) comentou esses dias que o hot-shoe das FZ é um pouco inútil, já que não é TTL;

O que seria esse TTL?

Sobre usar o Venus Engine II como processador e potência do Flash eu li no review a respeito.

Alguns outros dados eu não tinha conhecimento, então valeu!
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2005, 23:09:46
Tem mais uma coisa... Como a FZ10 saiu de linha há um tempinho, acredito que as que tu encontrar por aí sejam todas refurb. Na dúvida eu partiria é pros modelos novos mesmo.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2005, 23:19:31
Georges, agora vc tocou numa antiga.

No Paraguai é cheio de FZ10 e FZ15. O André aqui do fórum inclusive tem as duas na lista. Mas todas duas sairam de linha já, ao menos nos US vc encontra em poucas lojas. O que acha? Refurb necessariamente?
Nikon/Panasonic Gear


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2005, 23:19:31
*Sombrinha de estúdio, hahahahaha não é guarda-chuva.


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2005, 23:31:41
Vai saber né Guss, só sei que a minha realmente veio 100%, e até comentei sobre o "cheirinho de novo" dela nos primeiros dias :) Absolutamente nada que indicasse ser refurb... Agora, como pode uma câmera ser encontrada nas lojas após tanto tempo, como é o caso da FZ10? Acho que cai no mesmo caso da Nikon 5700... Como é uma câmera que fez sucesso, o mercado de "refurbs" pra elas é forte. Mas mesmo assim não "fecha" muito bem por tanto tempo ter passado... Esse é um mistério :/
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2005, 23:47:04
Valeu Roberto, realmente guarda-chuva foi forçar a barra.

Agora vcs me deixaram com a pulga atrás da orelha.
Esse André é o André Langaro? Pô será que esses dois modelos dele são refurbs?

Eu estou na seguinte situação. Se conseguir o dinheiro todo fecho com o Guss, senão serei obrigado a pegar com o André em suaves prestações :)

Agora com esse papo de refurbs já fiquei na dúvida outra vez  :blue:  
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2005, 23:47:55
Não sei se eles ainda não fazem para alguns mercados, pq é engraçado, geralmente loja americana avisa que é refurb, a FZ10 tem em 3 lojas americanas no pricegrabber, já a FZ15 só em uma, saiu total.
Nikon/Panasonic Gear


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2005, 01:37:44
Quando comprei minha A60 um vendedor tentou me oferecer uma A85 refurb.
Até sem problemas, se ele estivesse oferecendo por um preço diferente de uma normal e informando o que seria um refurb.

É bem delicada essa questão. Até que ponto esse refurb tem a mesma qualidade que uma normal?
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2005, 02:12:04
Em tese é igual, mas alguns acham que é mais propenso a dar problemas. O André não é refurb não, mas fico meio assim mesmo porque o único lugar que vi FZ15 e 10 a vontade foi no Paraguai, nos US quase não tem mais.
Nikon/Panasonic Gear