Autor Tópico: Instagram faz 10 anos, a fotografia revolucionando as redes sociais.  (Lida 1711 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Instagram faz 10 anos, uma das mais importantes redes sociais da atualidade, que nasceu usando a fotografia como meio de comunicação/expressão.

Acho que a gente poderia conversar sobre a maneira como a utilização da fotografia como elemento básico desde o inicio desta rede social, foi evoluindo até chegar à importância que se tem hoje.

Convido os amigos para discuir o tema.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2020, 11:04:51
Instagram faz 10 anos, uma das mais importantes redes sociais da atualidade, que nasceu usando a fotografia como meio de comunicação/expressão.

Acho que a gente poderia conversar sobre a maneira como a utilização da fotografia como elemento básico desde o inicio desta rede social, foi evoluindo até chegar à importância que se tem hoje.

Convido os amigos para discuir o tema.
Curioso que o Instagram surgiu com o conceito de fotos 1:1 e 4:3, mas hoje mudou bastante, oferecendo uma série de outros serviços aos usuários da rede. Nem de perto é o mesmo instagram que nasceu lá atrás.

Na época também ele tinha a ideia de permitir apenas fotos feitas com o celular de modo instantâneo, como se fosse uma polaroid ou algo do tipo.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2020, 15:46:32
Aderi a bem pouco tempo a essa rede, justo por achar que ela se perdeu, ou perdeu a sua essência. Como o Carlos disse, a rede foi criada para compartilhar o agora, aquilo que está sendo feito no momento, através de uma imagem feita por um dispositivo que une as duas ferramentas: a captura de uma imagem e o acesso a rede, podendo portanto postar a foto, como uma polaroide ( instantânea ), mas que pode ser mostrada para o mundo todo na rede social.

Acontece que com o grande número de pessoas aderindo a rede, a maioria dos fotógrafos de equipamentos maiores resolveu se bandear pra lá ( inclusive eu  :D ), abandonando páginas como 500px, flickr e até Facebook ( esse último que também se perdeu, ao menos no Brasil ) e acho que isso acabou alterando completamente essa rede que hoje é bem mais plural.

Como outdoor de trabalhos é ótima, do ponto de vista das possibilidades de divulgação, mas como rede acho ruim, pois tá tudo misturado ( prato de comida, poses vaidosas em locais paradisíacos, fotos pessoais e de famílias, fotos casuais, imagens documentais impressionantes ).

No fim das contas tudo isso, inclusive as redes sociais, é o retrato de um sociedade e o que fazemos com as ferramentas que temos disponíveis.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2020, 16:00:19
É a rede social que menos utilizo. Só criei um perfil para participar de promoções e sorteios... :hysterical:



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2020, 08:59:23


.

..., mas como rede acho ruim, pois tá tudo misturado ( prato de comida, poses vaidosas em locais paradisíacos, fotos pessoais e de famílias, fotos casuais, imagens documentais impressionantes ).


Algo que poderiam imitar do Flickr, a possibilidade de ter grupos temáticos. Desta forma, a gente poderia acompanhar apenas o que é do nosso interesse.
Mas acho que isso seja conflitante com o sentido atual do algoritmo deles.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2020, 09:03:44
A "loucura algorítmica", atualmente, é algo que me incomoda na plataforma: tem que manter a coesão das imagens; tem que ser consistente; tem que postar sempre; no horário certo etc. etc. ...

A gente vê muita gente sendo escravizada (acho que é o temo mais adequado) pela plataforma. E, se não se cuidar, a gente entra no mesmo turbilhão, atrás de seguidores e likes.



Sent from my motorola one using Tapatalk



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2020, 10:41:37
A "loucura algorítmica", atualmente, é algo que me incomoda na plataforma: tem que manter a coesão das imagens; tem que ser consistente; tem que postar sempre; no horário certo etc. etc. ...

A gente vê muita gente sendo escravizada (acho que é o temo mais adequado) pela plataforma. E, se não se cuidar, a gente entra no mesmo turbilhão, atrás de seguidores e likes.



Sent from my motorola one using Tapatalk
Bem por ai.
Agora nessa pandemia eu peguei um asco com instagram. Uso perfil só pra fotografia, ai o que mais surge é "vc tem que criar conteúdo todo o dia, toda a hora". Virou uma corrida contra o tempo pra aparecer na time line. Aquilo virou só anúncios e correria pra conseguir clientes.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2020, 11:51:33
Bem por ai.
Agora nessa pandemia eu peguei um asco com instagram. Uso perfil só pra fotografia, ai o que mais surge é "vc tem que criar conteúdo todo o dia, toda a hora". Virou uma corrida contra o tempo pra aparecer na time line. Aquilo virou só anúncios e correria pra conseguir clientes.
Quem entrar nessa, vai ficar louco, sem perceber.

Isso me lembra o que Daniel Milnor disse sobre as redes sociais (antes de apagar todos os seus perfis): "meus amigos estão irreconhecíveis"
 https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cDovL2JlZ2lubmVycGhvdG9ncmFwaHlwb2RjYXN0LmxpYnN5bi5jb20vcnNz&ep=14&episode=YzgwNTE4N2EwZDc4NDU4OTkyMjIzMTZlZTM4YjBmYmM&pe=1&pep=3408109



Sent from my motorola one using Tapatalk