Autor Tópico: Planilha p/ calculo de trabalho fotografico  (Lida 12563 vezes)

helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 04 de Dezembro de 2008, 21:49:32
Pessoal, como sabemos, topicos sobre quanto cobrar são bem comuns nos foruns fotograficos.
Então p/ tentar ajudar quem tem dificuldades em definir quanto cobrar e mesmo quem já sabe como é, resolvi desenvolver uma planilha (com a ajuda de quem puder, aqui) com tudo o que pode influenciar no custo final.
Vou colocar abaixo todos os itens que influenciam no valor de um trabalho fotografico. Se alguém souber de algum item importante que esteja listado ou quiser iniciar uma conversa a respeito de algum dos itens já citados ou um novo item, fica a vontade.

a)   Horas a serem trabalhadas
b)   Valor da hora de trabalho
c)   Transporte
d)   Depreciação do equipamento fotográfico
e)   Depreciação do equipamento computacional
f)   Alimentação
g)   Energia
h)   Telefone
i)   Editor de foto
j)   Margem de desconto
l)   Assistente
m)   Maquiador

Questões de entrega do trabalho também inflenciam (como midia e revelações):
Então penso em colocar o valor da midia e o numero de midias a serem entregues.
Definir o valor da copia unitaria (e seus respectivos tamanhos) bem como o numero de copias.

Todos os itens listados serão de preenchimento não obrigatorio, ficando a critério de cada um escolher o que é um custo p/ si (se bem que acredito que tudo é custo). Esse é, inclusive, um dos motivos de disponibilizar a planilha no Excel. Assim cada um pode fazer implementações mais direcionadas, se for o caso.
De modo geral, penso em fazer uma planilha generica para tentar satisfazer quase todas as necessidades na hora de definir o preço de um trabalho fotografico.

Logo após uma conversa inicial, com as sugestoes que surgirem aqui, disponibilizarei o arquivo p/ todo aqui. E aos poucos, vamos fazendo outras implementações.
 :ok:



Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2008, 22:51:10
Faltou o principal: Tipo de foto.

Uma foto de um produto para catálogo interno tem um preço diferente da foto usada na contracapa da Veja por 4 semanas seguidas ( um exemplo dos extremos... )
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2008, 22:55:20
Legal a iniciativa Helder!!Parabéns.

Amigo,como já trabalho com projetos, tem alguns ítens que podem ser inseridos, outros acho meio complicado.

Legal inserir um campo para "Aluguel" de estúdio,equipamentos, etc.

Quando vc diz no ítem i) editor de foto, vc quer dizer manipulação digital?? Ou vc cobrará apenas por utilizar o CS por exemplo? Não sei ao certo como vc fará este cálculo na planilha, mas será por hora? Por foto? Não se esqueça que a planilha deve ficar extremamente clara não para vc, mas para todo tipo de usuário.

Rapaz, se fosse colocar em tudo que pensei ficaria algum tempo aqui...rsrsrsrs. É que sou meio chato e por fazer vários projetos na área de custos sei que são necessários muitos detalhes para um custo correto, mas tua idéia é bem legal.
 
Se vc tiver um tempo e quiser mandar um "esqueleto" do projeto fica à vontade. Numa dessas vc já previu tudo isso e eu vou chover no molhado... :doh:

Dê uma olhada em:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=28015.0

Abraço.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2008, 23:08:20 por Sandro Amaral »
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2008, 23:53:41
Faltou o principal: Tipo de foto.

Uma foto de um produto para catálogo interno tem um preço diferente da foto usada na contracapa da Veja por 4 semanas seguidas ( um exemplo dos extremos... )
Otimo Guto, muito bem lembrado.
Após ler isso, me veio a ideia de separar por Segmentos (still, casamento, etc).
Acredito que p/ isso, precisariamos mapear primeiramente os custos que são comuns a todos os segmentos fotografico.
Dessa forma, depois de preencher essa 'planilha comum', a pessoa iria na aba (planilha) especifica e preencheria os itens de acordo com o segmento (still, casamento, etc) desejado. E então teria o total dos custos.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2008, 23:55:17 por helder84 »


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2008, 00:13:47
Citar
Amigo,como já trabalho com projetos, tem alguns ítens que podem ser inseridos, outros acho meio complicado.
Sandro, pode começar jogando os não complicados, e de acordo com a evolução da planilha, vai jogando os mais complicados - rss.

Citar
Legal inserir um campo para "Aluguel" de estúdio,equipamentos, etc.
Boa. Muito bem lembrado. A maioria não tem estúdio, então quando quiser, precisa alugar. Então é um custo muito importante.

Citar
Quando vc diz no ítem i) editor de foto, vc quer dizer manipulação digital?? Ou vc cobrará apenas por utilizar o CS por exemplo? Não sei ao certo como vc fará este cálculo na planilha, mas será por hora? Por foto?
Isso, quero dizer 'manipulação digital'. Se o fotografo mesmo for fazer, então ele vai precisar de tempo (e passa a ser um custo). Se ele não for fazer, pode contratar outro profissional para fazer (ai ele adiciona o valor desse profissional na planilha).
Bom, pelo menos nos itens a) e b) (que dizem respeito ao fotografo), fica sendo o custo por hora, já que nunca sabemos ao certo quantas fotos vamos tirar.

Citar
Não se esqueça que a planilha deve ficar extremamente clara não para vc, mas para todo tipo de usuário.
Sem duvida. Essa questão de entendimento vai ser outro assunto muito importante.
A exemplo disso, acredito que ao longo da conversa alguem vai sugerir a mudança do nome de algum item, justamente para facilitar o entendimento.

Citar
Se vc tiver um tempo e quiser mandar um "esqueleto" do projeto fica à vontade. Numa dessas vc já previu tudo isso e eu vou chover no molhado... :doh:
Por enquanto, as anotações que tenho coloquei aqui. Iniciei o topico com a ideia ainda em 'fase embrionaria' justamente para que ela seja desenvolvida aqui por todos :D


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2008, 00:23:39
Não esqueça de alguns itens como:

- Impostos (cerca de 15%)
- Comissão pra agências de publicidade (quando não for direto com o cliente)
- Estabeleça uma diária do estúdio, quando as fotos forem feitas lá, pois toda a parafernalha também sofre desgaste
- Diferencie o custo do estúdio do custo de uma produção externa, e some se precisar montar todo o set em alguma locação
- O número de dias de produção fotográfica deve interferir nisso, faça um desconto se forem vários dias
- O valor das fotos deve ser calculado também, senão vira festa
- Custos de veiculação das imagens, se vai pra revista, livro, jornal outdoor, etc
- Aluguel de estúdio especial, caso o seu não dê conta.
- Assistentes cobram por hora, tem que contar isso
- Combustível
- Depreciação do veículo
- Despesas com viagens se a produção for em outra cidade
- Fundo infinito (tem desgaste e é caro)
- Modelos, figurino, produção, maquiagem, etc.
- Tratamento de imagens.

Não esqueça de somar tudo e depois colocar uma porcentagem de lucro, senão vc não fica rico.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:06:15
Citar
- Impostos (cerca de 15%)
Claudio, podes falar um pouco sobre esses 15% ?

Citar
- Comissão pra agências de publicidade (quando não for direto com o cliente)
Esse é um item especifico para um esse segmento ou ele é aplicado em outro segmento fotografico?

Citar
- Estabeleça uma diária do estúdio, quando as fotos forem feitas lá, pois toda a parafernalha também sofre desgaste
- Fundo infinito (tem desgaste e é caro)
Esses 2 são o mesmo, certo?
A exemplo da depreciação do equip fotografico/computacional, esse seria a depreciação do estudio (equipamentos do estudio). Certo?

Citar
- Diferencie o custo do estúdio do custo de uma produção externa, e some se precisar montar todo o set em alguma locação
Entendi. A parte do transporte, por exemplo, já foi citada, então ela também entraria nesse bolo.

Citar
- O número de dias de produção fotográfica deve interferir nisso, faça um desconto se forem vários dias
Após ler muitos metodos de obtenção de custos, vi que muitos utilizam uma margem de desconto.

Citar
- O valor das fotos deve ser calculado também, senão vira festa
Você fala das revelações?
No caso, já citei o metodo. Seria mais ou menos assim: vai ter a tabela com os diferentes tamanhos de ampliações, e a pessoa vai preencher quantas copias de cada tamanho e o valor unitario de cada tamanho para saber quanto vai gastar com ampliações.

Citar
- Custos de veiculação das imagens, se vai pra revista, livro, jornal outdoor, etc
Você sabe como é feito esse calculo?

Citar
- Aluguel de estúdio especial, caso o seu não dê conta.
Ok.
Citar
- Assistentes cobram por hora, tem que contar isso
Podemos colocar um campo para o numero de horas e outro para o valor da hora.

Citar
- Combustível
Esse vai no transporte

Citar
- Depreciação do veículo
Sei que no caso do equipamento fotografico, costumam adicionar 1% dele como o valor da depreciaçao. No caso do carro, ele é uma ferramenta de trabalho também, então como seria?

Citar
- Despesas com viagens se a produção for em outra cidade
Interessante. Esse é outro item que pode entrar como algo comum a todo tipo de trabalho fotografico.

Citar
- Modelos, figurino, produção, maquiagem, etc.
Ok

Citar
- Tratamento de imagens.
Você sabe me dizer se um profissional que trabalha tratando imagens, cobra por foto ou por hora trabalhada?

Obrigado Claudio  :ok:


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:07:43
Todo ano são lançadas versões do Photoshop, Lightroom e outros programas.
Então é preciso adquirir esses produtos p/ manter-se atualizado.
Seria um custo também?
Como calculariamos?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:15:23
Citar
- Impostos (cerca de 15%)
Claudio, podes falar um pouco sobre esses 15% ?
Quando emitir a nota, vão cobrar esse imposto, de acordo com o tipo de empresa que vc abrir o imposto pode diminuir.


Citar
- Comissão pra agências de publicidade (quando não for direto com o cliente)
Esse é um item especifico para um esse segmento ou ele é aplicado em outro segmento fotografico?
Sempre que a agencia te passar um trabalho eles vão cobrar BV

Citar
- O valor das fotos deve ser calculado também, senão vira festa
Você fala das revelações?
No caso, já citei o metodo. Seria mais ou menos assim: vai ter a tabela com os diferentes tamanhos de ampliações, e a pessoa vai preencher quantas copias de cada tamanho e o valor unitario de cada tamanho para saber quanto vai gastar com ampliações.
Não, falo das fotos mesmo, pra evitar de pedirem 10, 20 fotos do mesmo sujeito.


Citar
- Custos de veiculação das imagens, se vai pra revista, livro, jornal outdoor, etc
Você sabe como é feito esse calculo?
Existem tabelas sobre isso, vc pode fazer a sua, o importante é que vc seja dono das suas imagens.

Citar
- Depreciação do veículo
Sei que no caso do equipamento fotografico, costumam adicionar 1% dele como o valor da depreciaçao. No caso do carro, ele é uma ferramenta de trabalho também, então como seria?
Aí tem que usar o bom senso, não vamos trabalhar de ferrari e achar que esses custos tem que ser repassados, é mais uma coisa pra tomarmos conhecimento que estamos gastando e precisamos repor.


Citar
- Tratamento de imagens.
Você sabe me dizer se um profissional que trabalha tratando imagens, cobra por foto ou por hora trabalhada?
Depende do profissional, em geral vc vai colocar esse valor de acordo com o tipo de foto, algumas requerem muito mais mão de obra nesse sentido, então seria um campo aberto.


Obrigado Claudio  :ok:
[/quote]
Tâmo aí.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:21:27
Metodo de implementações
Podemos fazer as implementações assim:
1) Definimos o que vai entrar na planilha.
2) As mudanças definidas serão implementas na planilha.
3) A planilha será disponibilizada como uma versão de numero impar (por exemplo: 0.1, 0.3.. 1.1, 1.5).
4) Faremos os testes para ver se está tudo ok (se nao estiver, corrigimos os erros).
5) Depois que a versão de numero impar for aprovada. Colocaremos uma versão de numero par (por exemplo: 0.2, 0.4 .. 1.0, 1.2, 2.0) no ar. Essa será a versão aprovada para uso.

Depois iniciamos novamente o ciclo com as novas mudanças que vão ser levantadas.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2008, 21:40:00
Se vc tiver um tempo e quiser mandar um "esqueleto" do projeto fica à vontade.
Sandro, to fazendo um documento de forma que caso algum dia não seja possivel tocar o desenvolvimento da planilha, outra pessoa possa ler e entender perfeitamente para dar seguimento.
Se quiser dar uma olhada, me passe seu email por PM que envio.


momentosfotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #11 Online: 21 de Abril de 2017, 00:57:10
Gostaria de receber a planilha.
diegotavares001@gmail.com


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #12 Online: 26 de Abril de 2017, 12:33:19
Manda pra mim também: marcio@photolive.com.br

Obrigado!!!
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 26 de Abril de 2017, 14:15:49
Ótima ideia, Helder.

O custo com software deve entrar como CUSTO FIXO - uma vez que precisarás pagar o software mesmo se ficares sem utilizá-lo / sem trabalho. Da mesma forma que Luz, aluguel, internet, telefone, etc... E isso tudo tem que estar na planilha também.

Você esqueceu de um detalhe, o LUCRO. Caso contrário você apenas pagará o próprio trabalho.
Os administradores dizem que deve-se calcular o "custo oportunidade", que seria um valor que você estaria recebendo caso estivesse exercendo outra profissão ou cargo.

Eu adicionaria o custo de manutenção do equipamento - pelo menos uma limpeza e verificação anual.

A edição de foto pode entrar no cálculo do tempo de trabalho, caso você mesmo edite suas fotos.

Se possível mande pra mim a planilha tb.
nandovetpoa@hotmail.com
Eu tenho a minha, então vou comparar e te passo de volta.

 :ok:
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, 14:17:10 por nandoespinosa »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 26 de Abril de 2017, 14:44:25
Esqueceram de inserir os impostos seus sonegadores. :D

Sent from my SM-A300FU using Tapatalk