Autor Tópico: Como fotografar locais com iluminação ambiente?  (Lida 6871 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #15 Online: 28 de Novembro de 2008, 17:58:31

Mas minha maior dificuldade, nos eventos sociais, é no registro do espaço. Sempre chego cerca de 1 hora mais cedo, justamente pra registrar o decoração e as peculiaridades da decoração, principalmente em casamentos, em alguns casos, preciso fazer fachadas que normalmente são à noite e tenho que estar a uma boa distância do objeto, assim o flash não ajuda muito, a menos q os coloque em tripés (em média 2) lateralmente.
A foto funciona mas não tem uma plástica muito real, já q a iluminação é bem elaborada, com cores, refletores direcionais... e o flash esconde muito disso.


Uai, Mlcost!! Então é tripé na máquina e esqueça o flash! Só isso! :ok: Fachadas, salão, panorâmica de igreja e salão... Você capta toda a iluminação cenográfica!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #16 Online: 28 de Novembro de 2008, 18:17:53
Na foto 23 do seu catálogo de "sociais", como vc conseguiu borrar o ambiente deixando a casal do primeiro plano focado. Com que velocidade e abertura vc consegui aquele resultado? Maravilhoso!
Quanto tento algo parecido, e "borrado" fica no assunto inteiro.

Ah, moleza!

Não tenho o exif aqui comigo destas fotos, mas se quiser te mando depois. Mas a princípio é assim:

- Flash direto (sem rebater);
- Velocidade baixa (1/10,1/08s... pode ser pela fotometria do fundo);
- Tem de haver bons pontos de luz por trás, como spotlights, luzes de pista e palco, etc.
- E você deve estar próximo do assunto (no caso, casal).[/li][/list]

Só isto já é o suficiente para ter um fundo meio instável e o primeiro plano com os detalhes centrais congelados pelo flash (os contornos do assunto também sairam borrados).

Mas para dar um "movimento" na cena use a "puxada de zoom"! Que é assim:
Com uma mini-tele igual a sua, clique em grande angular e ao mesmo tempo feche o zoom. Estando a velocidade lenta, os pontos de luz do fundo ficarão arrastados (como os da foto "24"). Você também pode, ao invés da puxada, dar uma balanço lateral na câmera (como se fosse girar um volante). Também fica um efeito interessante para cenas dinâmicas. Deu pra entender ou fui confuso?
Faça algumas experiências!!!

Abraços!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Mlcost

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #17 Online: 03 de Dezembro de 2008, 20:05:46
Valeu marcelo, dicas preciosas as suas.

Um abraço mano, brigadão!!!

Se quiser mandar o exif da foto, fique a vontade: marsant.pet@gmail.com