Autor Tópico: FZ30  (Lida 7389 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 18 de Agosto de 2005, 20:37:40
Guss, dê uma olhada.
Foto original 6,2MP

Crop de 40%

Resultado original de 2,4MP


É muito melhor fazer o seu crop controlado no PS do que na câmera, na minha opinião.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 20:40:59 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #16 Online: 18 de Agosto de 2005, 20:54:15
Resta saber se esse ruído todo não será problemas na hora das revelações ...

é igual S7000, tem muito ruído, mas no papel fica blz, possivelmente será o mesmo caso dessa FZ30

T+


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #17 Online: 18 de Agosto de 2005, 21:00:13
Essa parte eu penso que entendi, Paulo, mas esse crop p ex interpola. O crop que a FZ30 dá não é via software, é através da redução da área do sensor em relação direta a lente, alterando a distância focal e evitando degradação dos "smartzooms", crops, e afins.

Sinceramente fiquei confuso, a noção que tenho é que se o crop aumentou a imagem, é pq ele interpolou tbm. Outro modo de verificar isso é através de um simples cut no centro da imagem, igual aos 2,4mp do seu exemplo, e gerar uma nova imagem. Se colocar em zoom de 100% a orginal e a nova, ao menos no teste que fiz aqui ambas tem o mesmo tamanho, aumentar só interpolando. A diferença é que o crop faz isso num passo único.

O que vejo é que a FZ30 não interpola, mas isso foi como eu entendi, posso estar errado.

Alguém corrige o raciocínio ou confirma isso.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 21:01:45 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #18 Online: 18 de Agosto de 2005, 21:00:40
Não importa onde e feito se e no sensor ou no software, não deixa de ser um crop (recorte).
Mesmo no sensor, não deixa de ser por software, o mesmo vai ter que informar ao sensor que a leitura começa na linha X e tem que descartar Y colunas antes e depois.
Pelo software, pode ser feito na hora do demosaico, pegando só a região de interesse.

O raw dele será que apresenta também esse zoom optico extra?
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #19 Online: 18 de Agosto de 2005, 21:07:02
Como não importa se é por redução do sensor ou via software? Redução do sensor e não "no sensor". Então quer dizer que toda teoria das DSLR que não são full frame, como a D70 que tem uma relação sensor x lente diferente das 35mm, gerando um fator de multiplicação 1.5x é um crop como o do PS? Me perdoa, mas certa vez comentei isso com o Ivan ou o Leonardo, onde me corrigiram, justamente daí me interessei pelo assunto, a explicação é que a medida que se reduz o sensor na contra-razão da área da lente a multiplicação focal ocorre. E até onde entendo é o que essa câmera faz. Desliga a área externa do sensor como se reduzisse seu próprio tamanho alterando a relação com a lente.

Ao menos pelo que sei existe crop óptico aproveitando apenas a área central da lente e crop da imagem, são coisas diferentes.

Ou a Panasonic chamaria de "optical zoom" se fosse um simples crop?

Se for isso mesmo, outro engodo da Panasonic.

http://photos24.flickr.com/35205553_b763822f7c_o.jpg

http://photos31.flickr.com/35205554_cef7e218eb_o.jpg

Digital zoom não é uma espécie de crop tbm? Qual seria a diferença entre esses então?

Gostaria de outras opiniões sobre esse assunto.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 21:31:47 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 18 de Agosto de 2005, 21:39:23
Citar
Essa parte eu penso que entendi, Paulo, mas esse crop p ex interpola.
No exemplo que eu postei ficou do mesmo tamanho porque eu reduzi para 400 pixels para não ficar grande. Houve um downsampling. As originais se impressas com a mesma densidade, 300dpi por exemplo,  ficariam com tamanho muito diferente. Para imprimir no mesmo tamanho só fazendo uma interpolação da menor.

O corte não aumenta, diminui é claro. Então se voce for imprimir em 20x15 a densidade da foto de 8MP vai ficar em 163 pixels/cm e a de 5MP em 128 pixels/cm, ambas com ótima qualidade e a de 5MP com a impressão de um "zoom" maior, mas na verdade um crop da imagem original.

Citar
Ao menos pelo que sei existe crop óptico aproveitando apenas a área central da lente e crop da imagem, são coisas diferentes.
O crop das DSLR é fixo, qualquer lente que se coloque lá vai ter este crop. Na FZ30 não, é como se voce aumentasse o crop do sensor desligando as bordas, diminuindo o número de pixels efetivo. O sensor não vai se mover a frente como se fosse captar só o centro, mas vai diminuir o tamanho da imagem.

Citar
Digital zoom não é uma espécie de crop tbm? Qual seria a diferença entre esses então?
Uma técnica que melhora um pouco o zoom digital é diminuir a resolução do sensor ao se usar o zoom digital,  fazendo um crop do centro do sensor, o que a Sony vende como "smart zoom".

Citar
Se for isso mesmo, outro engodo da Panasonic.
Sem a menor dúvida.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 21:41:49 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #21 Online: 18 de Agosto de 2005, 21:41:12
Que essa FZ30 faz, usa uma área menor que a area total do sensor, não sabemos ainda como ele faz isso, se e diretamento no sensor, ou se e no software.
Não importa onde isso e feito, seja no sensor, seja no software da camera, no photoshop, no the gimp, no ampliador, etc...
O efeito final vai ser o mesmo, que ea impressão de que houve um almento na imagem.
Mas para que isso fique evidente, tem que mostrar as images em um mesmo tamanho de ampliação (ou resolução).
E, pelo que entendi, usando esse recurso, serão produzidos images de 5mp ou menos, logo não estã interpolando para ter os 8MP.
A enganação e que não houve um almento real no comprimento focal máximo da camera, que seria o optico. O que houve foi um efeito optico de ampliação provocado pela diminuição da area do sensor (almento do fator de crop) que foi usando para compor a imagem final.
Não havera perda de qualidade se em todos os meios ali em cima indicados for usando um original no formato sem perdas, raw ou tiff.

Existe sim, uma diferença na definição do termo crop relacionado a area do sensor ou de um filme comparado ao filme de 35m com o crop de recorte feito por um software.
Mas o efeito eo mesmo, uma ampliação aparente da imagem, quando apresentadas numa midia do mesmo tamanho (uma foto 15x10 por exemplo)

 
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 21:45:54 por pksato »
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 18 de Agosto de 2005, 22:00:23
Release da Panasonic.
Citar
The zoom ratio can be extended to 15.3x for 5-Megapixel and 19.1x for the 3-Megapixel image recording. Zoom range can be extended in total to a remarkable 76.4x (equivalent to 35 mm to 2674 mm on a 35mm film camera) when combined with 4x digital zoom, even if the shooting range is as short as 2m.

 :laughing:  :laughing:  :laughing:  :laughing:  :laughing:  :laughing:  :laughing:  
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #23 Online: 18 de Agosto de 2005, 22:03:10
Bom, vejam esta frase: If it sounds like the camera is just cropping the center of the 8MP image to do this, you're correct -- it's basically the same concept. You can do exactly the same thing in Photoshop with the same end result -- this just saves you a step.

Quer dizer que certamente não é um zoom digital, e sim um recorte do sensor. O problema é que, embora não esteja interpolando nada, ao usar o "extra optical zoom" (ou o "smart zoom", como a Sony o chama), vais estar usando apenas uma parcela da superfície da óptica. Na verdade mesmo que faça a foto sem este artifício, a parcela da lente usada pra registrar a mesma região da imagem é exatamente a mesma. A perda é óptica, assim como ocorre nas Canon Rebel por exemplo, cujo sensor só pega a partezinha central da lente e o resto se perde. Na FZ30 é um processo semelhante, só que em vez de uma imagem maior projetada num sensor menor, vais ter a simulação de um sensor menor (como se os pixels vizinhos fossem desativados, embora eu não creia que isso aconteça na FZ30). Ou seja, dá exatamente na mesma... Com a diferença que a Rebel tem sensor maior e óptica de maior área, o que não vai prejudicar taaanto o aproveitamento da luz. Mas tanto na Rebel com lente de reflex full frame, como na FZ30 ao utilizar o "extra optical zoom", há desperdício da óptica.

Paulo: essa história de zoom de 76x me lembra aquelas filmadoras da Sony com zoom digital de 900x... heheheh
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 22:05:06 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #24 Online: 18 de Agosto de 2005, 22:11:19
Acho engraçado só que uma vez eu estava de olho numa Olympus E300, comentei com o Ivan que achei 200mm de lente do kit pouco, ele comentou que isso com o multiplicador focal aumentava para 300, repliquei acerca do  subaproveitamento óptico, em função do FOV. E ele comentou para não confundir crop de imagem com crop óptico que em tese é o que essa Panasonic promete, sendo que esse último justamente por usar a área mais central da lente, antes de piorar, poderia até melhorar.

Entendi que ela agia exatamente como o sensor de uma DSLR ao usar a área mais central da lente. Não sei de mais nada, hauhe.

Enfim, se essa câmera não tem um zoom óptico real de 19x mesmo como prometia, tem ruído até não poder mais, 8mp mas mt menos nitidez, basta olhar os samples, não dúvido que 6mp bem interpolado de uma FZ15 não resulte numa imagem melhor que um 6mp reduzidos de uma FZ30, menos motivos para pagar U$699 nela.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 22:16:46 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 18 de Agosto de 2005, 22:53:38
Gustavo:

Concordo com "eles" -risos.

Veja, uma coisa é o multiplicador do sensor. Seja ele qual for, o sensor lhe entrega a imagem iinteira, lhe entrega todo o resultado da sensibilização sem aumentar o tamanho da imagem-resultado.

O chamado zoom digital apreveita apenas a parte interna do sensor, como este da Panasonic e interpola para entregar um arquivo da mesma área em pixels daquele diretamente entregue sem o zoom digital. Então, digamos, se o sensor tiver 5mp e o centro do sensor 3.5mp, as cãmeras assim interpolam de 3,5mp para 5mp "enganando" o usuário.

A novidade nesta Panasonic é que ela não engana o usuário. Ela entrega realmente a mesma resolução (área em pixels) da parte do sensor aproveitado. Neste sentido, funciona como se você desligando parte do sensor de 8mp restasse um sensor de 5mp dentro dele e extraísse uma imagem de 5mp com maior fator multiplicador.

Para quem não tem habilidade no PS pode ser útil, pois pega o cartão, leva para o bureau de impressão é pronto.

Porém daria no mesmo se ao invés de desligar parte do sensor a pessoa recolhesse no micro a imagem inteira de 8mp e recortasse (sem interpolar) uma parcela dela de 5mp. provavelmente a cãmera nem sequer desliga parte do sensor mesmo, coisa de engenharia mais complicada, e simplesmente aproveita por software apenas parte da imagem interna.

Mas não a interpola, a entrega honestamente com os mesmos 5mp que essa parte tem. É enganação no sentido de ser essa imagem exatamente a mesma que se obteria cropando sem interpolar no PS os 5mp centrais. Não é enganação porque a Panasonic não promete entregar 8mp extra-zoom, mas somente os honestos 5mp.

Há de se convir que dentro de cada sensor grande há tantos sensores-pequenos-equivalentes quantos se queira, e se a questão é entregar pronto para imprimir isso pode ser facilmente implementado por software.

Para quem faz um uso profundo da câmera e conhece programas gráficos, isso não tem utilidade nenhuma. Para o usuário que quer chegar com um cartão no lab, escolher as fotos e mandar copiar, então está ótimo.

Ivan
« Última modificação: 19 de Agosto de 2005, 08:54:38 por Ivan de Almeida »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #26 Online: 18 de Agosto de 2005, 23:03:34
Legal, Ivan. O problema não era não concordar, era não entender como funcionava, agora entendi. :)
Nikon/Panasonic Gear


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #27 Online: 18 de Agosto de 2005, 23:24:19
Sobre as reflex de sensor abaixo das full-frame, com óptica projetada pra full-frame, pode até ser verdade que tenhas a vantagem de "fugir" dos problemas existentes na superfície total da lente (barrilamento mais acentuado nos cantos, perda de nitidez nos cantos, etc), já que só vais estar usando a porção central da mesma. Mas a meu ver continua sendo um desperdício óptico... Fala-se muito no tamanho de sensor, mas custo a acreditar que o diâmetro da lente não tenha peso na resolução óptica, afinal numa porção menor dela toda a imagem estará atravessando uma trecho muito pequeno de matéria. Ora, qualquer probleminha de construção que haja ali irá afetar muito mais a imagem final do que se o mesmo conjunto de raios luminosos atravessassem uma porção maior da lente. Levando isso ao extremo, ainda que fosse criado hoje um sensor de 1/1.8" de 50 megapixels e ruído zero até ISO 1600, acredito que a capacidade de uma lente tão pequena em resolver detalhes seria responsável por um belo gargalo na qualidade final de imagem. Só pra não dizerem que não comentei: é claro que uma óptica de diâmetro reduzido é muito mais fácil de ser fabricada, e estará sujeita a menos problemas de fabricação, mas... Não tou convencido de que o futuro sejam conjuntos ópticos de tamanho tão reduzido, se não houver dependência de limitações técnicas dos sensores :(
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 18 de Agosto de 2005, 23:58:42
Georges

É claro que pensando na resolução da lente em linhas por milímetro há desperdício da parte não usada. Contudo ao que parece os limites do sensor ainda fazem diferença, permitindo que a mesma lente produza tanto detalhamento no filme -com maior área de captura- quanto no sensor digital, o que sem dúvida diz bem a respeito do sensor.

Um dos problemas do sensor grande é que a lente produz raios inclinados e isso perjudica a captura nas células das bordas, com grande tendência à vinheta.

Ivan

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 19 de Agosto de 2005, 00:20:54
Sobre o caso do Zoom que o Guss me pediu para vir aqui anlisar, o que ela faz é exatamente o que qualquer Zoom digital faz, pega apenas o meio da imagem, com a diferença que não interpola para cima, como já foi dito é exatamente o que a sony faz. Conferi inclusive no site da Panasonic para me certificar que não houvesse deslocamente mecânico do sensor simulando um tubo de extenção, mas realmente não tem é Croop mesmo, o sensor registra uma imagem e ela usa apenas os elementos centrais, sem interpolar.

Conclusão. Zoom digital com nome modificado para vender, exatamente como a Sony fez, não tem absolutamente nada de especial. ;)
« Última modificação: 19 de Agosto de 2005, 00:21:43 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.