Autor Tópico: FZ30  (Lida 7335 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 18 de Agosto de 2005, 14:39:57
http://www.dcresource.com/reviews/panasoni...iew/index.shtml

A câmera parece mt boa, mas com dois defeitos graves: ao mesmo tempo que a lente ficou mais escura, o menor ISO tem mais ruído que uma FZ20 (que já não era pouco ruído).

E ISO 400 nem pensar, mesmo usando em 5mp ainda é um absurdo.

Todo caso, para quem não liga p ruído é uma put* cam.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 14:40:44 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2005, 15:14:16
e nada do preço ainda! esse U$699 é uma estimativa não?

editado:

curuz !!! agora q vi o esquema do ganho de zoom optico diminuindo os megapixels da foto ...

ja imaginou uma lente com 668 mm ? hehehe ... só ela é o preço dessa camera aí ...
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 15:36:13 por Matheus »


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2005, 15:41:30
Gente,

Eu tive contato com aquela Sansung Pro858 na PhotoImage.... Vou te falar... Cheia de frescura e muito ruim pelo preço que custa. Em ISO 400 dava pra ver o ruido no LCD (de 3.5")

Vamos ver se a FZ30 vem pra brigar de verdade nesse mercado UZ!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2005, 15:45:49
Que enganação  e esse extended optical zoom?
Pelo que entendi, usa o fator de crop para dizer que a imagem foi aproximada, com a redução do angulo de cobertura.

E Tão ruidodoza quanto a FZ5. :)
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2005, 15:47:51
Na verdade não é enganação, é um crop que aproveita a lente/sensor e não interpolação da imagem, ele é zoom real;
Sobre o ruído, a FZ5 tem bem menos ruído, essa FZ30 é muito, mas muito ruidosa mesmo, não vou comprar ela só por isso. Além de ano que vem eles (aposto mesmo isso) lançarem uma FZ40 melhorada, já existem umas especulações sobre uma FZ25 de 5.2mp (embora não acredite não), mas o fato é que pagar o dobro de uma FZ15, por uma câmera bem mais ruidosa e de lente mais escura, só pq ela tem raw e dois dials, no way.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 15:52:58 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2005, 15:48:31
A panasonic mesma mandou uma foto explicando como funciona hehehe ... pode ver lá o angulo q a luz pega no sensor ...

ja pensou se uma rebel funcionasse assim? vc usa o sensor inteiro, e quando quiser , usa o crop, e por aí vai ...
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 16:13:44 por Matheus »


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2005, 16:06:24
Essas novas UZ/prosumers estão fantásticas no conjunto, mas o sensor pequeno...  :cry_1:  Sei não, minha próxima câmera acho que será uma reflex mesmo, ainda que possa doer no bolso montar um conjunto equivalente com alguma qualidade... Mas pelo menos adeus mar de ruído!
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2005, 18:52:48
Bom, já decidi, vai ser minha próxima câmera. Eu não ligo para o ruído, eu fiz uns testes aqui e o NoiseNinja se saiu muito bem.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2005, 18:58:11
Esta câmera devia vir com uma cópia gratuita e um tutorial do Neat Image.
Esta é ISO 200

Citar
Na verdade não é enganação, é um crop que aproveita a lente/sensor e não interpolação da imagem, ele é zoom real;
É crop de parte da imagem, melhor fazer com mais controle no PS.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2005, 19:05:18
Paulo, esse crop é semelhante ao que o sensor das DSLR faz, aproveita a parte interna do sensor em relação a lente, alterando a distância focal real. Ao menos entendi isso, é um zoom óptico real.

Sobre o Neat Imagem ou NN, sei lá, cada um com suas escolhas, mas pagar quase em 2006, U$700 por uma câmera que até em seu ISO 80 é mais ruidosa que todas suas predecessoras, incluindo a FZ20 que era um primor do chroma-noise? Forçado.

É possível fotografar com ela sempre em 4mp e reduzir boa parte desse ruído, mas se não se consegue usar os 8mp, para que pagar por isso. Fora que ela fica mais dependente da luz que a FZ20, 15, e 5, pois a lente é a mais escura em tele até agora.

Perde 0,6 EV, não é pouca coisa para uma câmera onde o ISO 200 e 400 são ficções.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 19:30:42 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2005, 19:14:33
Citar
Esta câmera devia vir com uma cópia gratuita e um tutorial do Neat Image.
Esta é ISO 200

 
 :o  :o  


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2005, 19:18:31
Zoom ótico sem mexer na lente e dando um crop na imagem. Isto a Sony já vende como smart zoom desde 2002. É pura enganação.
Esta câmera é um retrocesso em qualidade de imagem na corrida dos megapixels. Compare uma foto dela com a FZ15 com upsample.
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #12 Online: 18 de Agosto de 2005, 19:25:12
Olha, Paulo, ai que tá o detalhe, o crop não é na imagem, é como se diminuisse o tamanho do sensor por usar somente a área interna, ocorre o mesmo com as lentes das 35mm quando usado nas DSLRS, pois o fator de multiplicação do sensor aumenta em função da área maior da lente por um sensor menor que a pelíciula 35mm, veja:

http://www.dcresource.com/reviews/panasoni...w/ez-chart1.jpg

(Copiar e colar senão não funciona o link).

Não é via software esse crop. Ao menos entendi assim.

Sobre o comentário do retrocesso em qualidade de imagem, nossa, tenho batido o pé em relação a isso, vários desavisados vão comprar achando grande negócio, para mim é um retrocesso evidente. Já li gente achando que é ou pq tenho uma FZ15, ou pq estou vendendo ela. Cada um com suas conclusões.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 19:28:26 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Agosto de 2005, 19:28:12
Sim, exatamente, diminui a área da captura de 8 para 5MP.
Qual a diferença de voce pegar uma foto de 8MP e cortar no PS para 5MP?
Do DCresource
Citar
If it sounds like the camera is just cropping the center of the 8MP image to do this, you're correct -- it's basically the same concept. You can do exactly the same thing in Photoshop with the same end result -- this just saves you a step.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 19:41:19 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #14 Online: 18 de Agosto de 2005, 20:24:27
Paulo, desculpe, penso que não entendi mesmo. Mas se eu pego uma imagem 4mp da minha câmera, e faço um corte 3mp no centro da imagem já pronta, eu só conseguiria uma sensação de zoom através de interpolação, ou de um crop que interpole diretamente.

Pelo que percebo nesse recurso do sensor é o mesmo que ocorre com uma Rebel ou D70 que tem FOV 1.5x. Todo comprimento focal das lentes usadas nelas são multiplicados por 1.5, isso em função do sensor menor que a película 35mm.

A Panasonic ao desligar a área externa do sensor, como se ele fosse um sensor menor faz o mesmo, até onde entendo não havendo degradação de imagem.

Me corrija por favor pq realmente não entendi se é de outra forma, e seria interessante simplesmente pegar fotos em 4mp usando as em 2mp/10x15cm e conseguindo mais zoom, mas desse modo que coloco aqui até onde vejo há deterioração da imagem, na FZ30 não.

Estou errado?

Abraços.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2005, 20:25:50 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear