Autor Tópico: [FLASH] Prioridade à abertura ou tudo manual?  (Lida 8266 vezes)

cirinho

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.139
  • Sexo: Masculino
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Resposta #15 Online: 07 de Dezembro de 2008, 19:07:41
eventos , festa de final de ano.  Todo  mundo em MOVIMENTO, 15:00 horas do  dia 4 de dezembro
Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED +  + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 07 de Dezembro de 2008, 20:13:54
O Rogério diz algo que acho verdadeiro: não dá para aprender fotometria em uma mensagem.

A pergunta inicial mostra que há no colega ainda desconhecimento completo disso, pelo que deseja uma solução, uma respota-solução. Mas talvez não seja possível tal resposta-solução. Porque cada situação implica em um julgamento, e implica em um comprimisso. Diante de uma situação concreta, vou elevar o ISO? Vou abrir o diafragma? Vou baixar a velocidade? Qual dessas coisas é aquela que causará menor prejuízo na foto?

A resposta depende da quantidade de luz ambiente, da quantidade de luz sobre o objeto principal, da estabilidade do objeto principal, de nossa própria estabilidade, etc. Como dar uma receita de bolo? Não é possível.

Na verdade é necessária experiência para possibilitar julgamentos. E mesmo com a experiência, nem sempre julgamos corretamente.


cirinho

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.139
  • Sexo: Masculino
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Resposta #17 Online: 08 de Dezembro de 2008, 06:10:43
estava fotografando  evento.oko
Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED +  + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 08 de Dezembro de 2008, 08:09:20
Você falou em fundo muito escuro. O alcance do flash está adequado ao que você deseja? Outra coisa, você está usando uma 18-135mm, cuja abertura máxima se eu não estiver enganado é de f/3.5 em 18mm, mas pode ser mais fechada se o zoom máximo - 135mm - estiver sendo usado, nesse caso vai para f/5.6, então, talvez você precise de uma objetiva mais luminosa. Você já conhece esses números que indicam a abertura do diafragma e como eles se relacionam com a velocidade, com o ISO, etc.? Se não, procure entender como isso funciona porque vai ajudar bastante.

Não desanime. Use e abuse da ferramenta PESQUISA aqui mesmo no forum.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 08:13:09 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 08 de Dezembro de 2008, 08:17:04
Facilitaria se o colega mostrasse uma foto.


Gelson

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
    • http://
Resposta #20 Online: 08 de Dezembro de 2008, 18:07:10
Muito trabalho, só pude retornar ao assunto agora...

Quando me manifestei estava exatamente alertando para alguns usuários iniciantes que buscam os fóruns para começar o aprendizado na fotografia e levando em conta esse pressuposto podemos constatar que a grande maioria não conhece nenhuma referência literária, desconhece os materiais que poderiam buscar na internet (eles ainda não sabem por onde começar...) e começam o aprendizado na prática, buscando fotografar...

Como "apaixonados" - profissionais ou não - da fotografia temos a obrigação de partilhar esse conhecimento, indicando os princípios básicos e principalmente mostrando possíveis referências literárias e sites que possam auxiliar. Não basta simplesmente dizer:  vc tem que aprender sobre fotometria, busque informações sobre isso! Neste momento temos que ter uma visão didática e repassar o necessário para que o iniciante possa buscar mais informações. Sei que muitos não tem esse perfil  e não os culpo, apenas sugiro que deixem que essas informações sejam repassadas por outros que estejam mais preparados para ensinar ou mostrar o conhecimento básico necessário...

Em hipótese alguma vejo que ofereceria uma "solução mágica", muito pelo contrário, indicaria algumas situações e o que ele necessitaria para iniciar no mundo da fotografia. E o Ivan iniciou esse processo e sem oferecer "mágicas" ! Também o Braga-SP, Arnaldo Tomazetti, Kika e  Carlos  tentaram buscar informações sobre a situação descrita e proporcionar alguma informação que ajudasse no aprendizado do Cirinho...

Cirinho, acho que as manifestações técnicas relevantes já foram mencionadas, principalmente as intervenções diretas do Ivan, assim, colocarei algumas coisas referentes aos materiais disponíveis para iniciar o aprendizado:

- Livros:

1- O novo manual de Fotografia
      Autor: John Hedgecoe
      Editora: Senac
Excelente livro para a iniciação na fotografia, com muitas fotos ilustrando o aprendizado.

2- Guia Completo de Fotografia da National Geographic
      Autor: vários
      Editora: Abril
Outro livro muito útil, aborda várias linguagens da fotografia, além de disponibilizar muitas imagens de referência.

3- Fotografia Digital
      Autor: Tom Ang
      Editora: Senac
Um livro que aborda principalmente a fotografia digital, também muito didático e com fotos de referência.

4- Fotografia do Século XX 
     Autor: Museum Ludwig de Colónia
     Editora: Taschen
Excelente livro sobre o acervo de fotografia do Museu Ludwig de Colónia na Alemanha, tem as obras e alguma referência sobre o fotógrafo. Ajuda a conhecer as várias linguagens e técnicas empregadas.

Esses são alguns livros para iniciar o conhecimento básico na fotografia, posteriormente você poderá obter novas referências bibliográficas. Acredito que outros foristas também tenham outros títulos para lhe oferecer.

- Sites:

1- www.cotianet.com.br
2- www.sobresites.com/fotografia
3- www.olhares.com
4- www.herbario.com.br/fotoweb/dicas.htm

- Cursos

1- Teia do conhecimento (www.teiadoconhecimento.com.br)
É um curso elaborado pelo Léo Terra aqui do Mundo Fotográfico
2- Focus
Escola de fotografia em SP ...www.focus.com.br
3- Workswhop
Tem vários workshop com fotógrafos experientes e lhe ajudará muito.

Seria ótimo que você fizesse um curso básico de fotografia, lhe ajudaria muito na evolução e aceleração do aprendizado.

Tem centenas e centenas de sites de fotografia, me lembrei de alguns...mas tem outros excelentes em inglês, somente listei aqueles em português. Você pode utilizar a busca do google e terá um mundão de sites de fotografia para brincar...

- Algumas seguestões:

- Participe de fóruns
- Leia revistas especializadas ( Fotografemelhor, PhotoMagazine, Super Foto (Espanhola)
- Busque conhecer na internet ou através de livros os trabalhos dos fotógrafos consagrados, como:
   Ansel Adams
   Helmut Newton
   Scavone
   Roy Stuart
   Robert Capa
   Geraldo de Barros
   Eugene Atget
   Herbert Bayer
   Ilse Bing
   Philippe Halsman
   Brassai
   Cartier Bresson
   Laszló Moholy-Nagy
   Herbert List
   Thomas Farkas
   Walter Firmo
   Cristiano Mascaro
   Sebastião Salgado
   Elza Lima
   etc...etc...etc...
(essa é uma lista muito pessoal e tem várias linguagens fotográficas representadas, além disso com certeza esquecí  muitos e muitos fotógrafos que fizeram história).
- Estude Artes Plásticas, principalmente sobre o impressionismo, veja como eles empregam as sombras e luzes, e no caso dos impressionistas, a perspectiva nos quadros.
- Troque idéias - isso mesmo! - troque idéias com pessoas que já fotografam e seja humilde sempre...ninguém conhece tudo sobre fotografia, nem os mais renomados fotógrafos!
- E pratique! Fotografe muito!, se possível todos os dias...Pratique o que estudou nos livros, "copie" fotos que vc gosta e tente chegar ao mesmo resultado do autor.

Cirinho, essa é a minha humilde sugestão e sem "mágica" alguma, somente indicações e onde vc poderá buscar algumas informações e conhecimento sobre fotografia. Acredito, ou melhor, tenho certeza que muitos foristas e fotógrafos mais experientes conheçam e possam contribuir com outros materiais e sugestões e com certeza eles contribuirão e muito com o seu aprendizado.

Mas não se esqueça: pratique muito! Não tenha medo de errar e posso lhe dizer que fotometria e outros fundamentos da fotografia não são complicados, o difícil é ter o "olhar" fotográfico e saber compor um quadro com beleza e harmonia. Outra coisa: pense e muito na mensagem, para mim a força motriz da fotografia. Sem mensagem não haveria foto...

Um grande abraço.
Gelson
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 18:19:34 por Gelson »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 14 de Dezembro de 2008, 12:11:06
Gelson!

Devido ao trabalho que você teve em listar várias opções ao Cirinho que buscava resolver um problema específico, seu tópico estaria mais indicado no "Passo a passo da fotografia manual" que está quase se transformando em referência para o iniciante:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=27258.0

Aproveito a ocasião para divulgar a ferramenta "Pesquisa" do fórum por meio da qual é possível encontrar muitas informações, em níveis diferenciados, ainda que os fóruns não forneçam o conhecimento de forma sistematizada, porque se trata de manifestações espontâneas dos usuários.
Meu esforço em congregar informações básicas em tópicos específicos é justamente esse: facilitar (no sentido de auxílio, não de entregar pronto) o acesso à informação, pela ferramenta "Pesquisa", ao usuário recém-ingresso que ainda não domina a dinâmica do fórum nem suas formas de sociabilidade, que, embora trate de fotografia como os demais fóruns, têm sua especificidade que só se entende com a freqüência.

Tomei a liberdade de indicar alguns tópicos, os que lembro sem nenhuma pesquisa a priori porque participei de alguns deles, dentre estas opções elencadas por você:



- Livros:

1- O novo manual de Fotografia
      Autor: John Hedgecoe
      Editora: Senac
Excelente livro para a iniciação na fotografia, com muitas fotos ilustrando o aprendizado.

2- Guia Completo de Fotografia da National Geographic
      Autor: vários
      Editora: Abril
Outro livro muito útil, aborda várias linguagens da fotografia, além de disponibilizar muitas imagens de referência.

3- Fotografia Digital
      Autor: Tom Ang
      Editora: Senac
Um livro que aborda principalmente a fotografia digital, também muito didático e com fotos de referência.

4- Fotografia do Século XX 
     Autor: Museum Ludwig de Colónia
     Editora: Taschen
Excelente livro sobre o acervo de fotografia do Museu Ludwig de Colónia na Alemanha, tem as obras e alguma referência sobre o fotógrafo. Ajuda a conhecer as várias linguagens e técnicas empregadas.

Esses são alguns livros para iniciar o conhecimento básico na fotografia, posteriormente você poderá obter novas referências bibliográficas. Acredito que outros foristas também tenham outros títulos para lhe oferecer.

SOBRE ESTES LIVROS E OUTROS TÍTULOS ENCONTRA-SE REFERÊNCIAS NOS SEGUINTES TÓPICOS:
Manuais de fotografia: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=24636.0
Aprendendo com a National Geographic: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=26978.0
Fotografia do século XX: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23229.0


- Sites:

1- www.cotianet.com.br
2- www.sobresites.com/fotografia
3- www.olhares.com
4- www.herbario.com.br/fotoweb/dicas.htm

SOBRE ESTES E OUTROS LINKS ENCONTRAM-SE REFERÊNCIAS NO TÓPICO:
Passo a passo da fotografia manual: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=27258.0

- Cursos

1- Teia do conhecimento (www.teiadoconhecimento.com.br)
É um curso elaborado pelo Léo Terra aqui do Mundo Fotográfico
2- Focus
Escola de fotografia em SP ...www.focus.com.br
3- Workswhop

Tem vários workshop com fotógrafos experientes e lhe ajudará muito.

Seria ótimo que você fizesse um curso básico de fotografia, lhe ajudaria muito na evolução e aceleração do aprendizado.

SOBRE CURSOS TÊM VÁRIOS TÓPICOS, NO MAIS RECENTE DISCUTIMOS DETERMINADA METODOLOGIA:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23455.0

Tem centenas e centenas de sites de fotografia, me lembrei de alguns...mas tem outros excelentes em inglês, somente listei aqueles em português. Você pode utilizar a busca do google e terá um mundão de sites de fotografia para brincar...

- Algumas seguestões:

- Participe de fóruns
- Leia revistas especializadas ( Fotografemelhor, PhotoMagazine, Super Foto (Espanhola)
- Busque conhecer na internet ou através de livros os trabalhos dos fotógrafos consagrados, como:
   Ansel Adams
   Helmut Newton
   Scavone
   Roy Stuart
   Robert Capa
   Geraldo de Barros
   Eugene Atget
   Herbert Bayer
   Ilse Bing
   Philippe Halsman
   Brassai
   Cartier Bresson
   Laszló Moholy-Nagy
   Herbert List
   Thomas Farkas
   Walter Firmo
   Cristiano Mascaro
   Sebastião Salgado
   Elza Lima
   etc...etc...etc...
(essa é uma lista muito pessoal e tem várias linguagens fotográficas representadas, além disso com certeza esquecí  muitos e muitos fotógrafos que fizeram história).
- Estude Artes Plásticas, principalmente sobre o impressionismo, veja como eles empregam as sombras e luzes, e no caso dos impressionistas, a perspectiva nos quadros.
- Troque idéias - isso mesmo! - troque idéias com pessoas que já fotografam e seja humilde sempre...ninguém conhece tudo sobre fotografia, nem os mais renomados fotógrafos!

UM NÚMERO EXPRESSIVO DE TRABALHOS JÁ FORAM DIVULGADOS NO FÓRUM. ALÉM DISSO, É POSSÍVEL ENCONTRAR INFORMAÇÕES SOBRE TODOS ELES NO GOOGLE. POR ISSO NÃO VOU LISTAR TODOS OS TÓPICOS, SÃO MUITOS.



Enfim, a minha opinião particular sobre essas questões gerais - não o problema específico que o Cirinho está tentando resolver - é que a informação hoje não é indisponível ao interessado em fotografia, se é que algum dia foi.
Hoje, sobretudo, com as facilidades da internet é possível ter acesso a muitas informações que não tinhámos acesso antes. Ocorre que é preciso antes conhecer os canais de pesquisa e ter iniciativa de procurar. O primeiro item - conhecer os canais de pesquisa - é possível indicar; o segundo é característica individual.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2008, 12:36:08 por Kika Salem »


Gelson

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
    • http://
Resposta #22 Online: 14 de Dezembro de 2008, 16:49:42
OK. Kika...Obrigado.
Abs.
Gelson


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 14 de Dezembro de 2008, 18:39:00
nao sou expert no assunto , mas minhas ultimas fotos num show me ensinaram bastante sobre fotografia com pouca luz , nao poder usar flash e pessoas se movendo

as principais variantes que temos pra fotografar sao :

1) flash ( nem tanto mas...)
2) abertura
3) exposicao
4) ISO

o flash se bem usado permite fazer milagres ou simplesmente iluminar de forma uniforme um assunto eheheueh


mas vamos as questoes mais importantes, que tipo de evento sera fotografado ? arquitetura ? pessoas num jantar( pouco movimento e iluminacao razoavel) ? pessoas dançando ( em movimento) ? shows psicodelicos ? crimes em becos escuros sem iluminacao ?

pra congelar pessoas em fotos geralmente se precisa de exposicoes mais curtas ou a partir 1/100 , mas vc nao pode usar velocidades altas em locais pouco iluminados, senao vc fotografa vultos, pra compensar isso a principio se sobe o ISO da maquina ( que é o que determina a sensibilidade...quanto maior o ISO mais curtas poderao serem as exposicoes...), e lembrando que quando mais zoom vc der....mas vc esta fechando a abertura da maquina, vc citou que possui uma D80 + 18-135 , eu tb tenho esse kit e sei que essa lente em 18mm tem abertura de F3.5 e em 135 tem abertura de 5.6...quanto maior a abertura maiores as chances de vc conseguir fotografar algo com velocidades curtas
´
nao deixa de ser uma piramide...falando por alto e cada parametro pode produzir efeitos diferentes na sua foto, por isso vc tem que saber o que usar e quando usar

maior abertura e proximidade do assunto focado geralmente criam um LINDO ou nao DOF no resto da foto ou em partes talvez importantes....

maior velocidade congela fotos, produzindo efeitos bacanas como aquela gota estatica das fotos "splash" assimo como velocidade longa gera "raios de luz" quando algo iluminado esta se movendo.....

e o ISO serve pra dar uma balanceada nesses dois.... exemplo vc quer usar exposicao curta num local pouco iluminado....vc sobe o iso.....

como experiencia pratica no show que fui mes passado eu fotografei sob condicoes de pouca luz e com pessoas se movendo rapido...o que eu tinha que fazer ? SUBIR o ISO e tentar usar a velocidade mais longa possivel pra tentar zerar o fotometro e conseguir fotos boas...com a lente em 18mm eu podia aumentar a velocidade....com a lente em 135 eu tinha que diminuir mais pra fazer um balanço....


se fosse de dia....eu usaria o menor ISO da maquina e jogaria a velocidade pra mais alto pra diminuir a quantidade de luz da cena...

como falei...jantar com pessoas....a iluminacao deve tar boa... logo vc nao precisa de tanto problema

pessoas em movimento dançando, exposicao mais longa da BLUR nas pessoas.... exposicao curta as congela.... e por ai vai

bem espero ter ajudado


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


amv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #24 Online: 14 de Dezembro de 2008, 19:31:29
Olá amigo.

Neste tipo de situação, há que atentar para algumas coisas sendo que invariavelmente a receita será sempre a mesma.

Primeiro seleciona um ISO mais alto possível, desde que a qualidade da foto não seja compremetida, aqui vale lembrar,  aos que ainda pretendem comprar seu equipamento  ou até mesmo para aqueles que pretendem trocar, partindo da premícia de que máquinas/objetivas não passam de ferramentas, então procurem adequar as ferramentas certas  para seus devidos fins, quero dizer aqui que, se no trabalho que pretende realizar o uso de ISOS altos fazem diferença  então atentem para esta ou aquela máquina que melhor lhe atenda nesse quesito.
Neste seu caso em questão tendo em vista  a máquina que possui o ISO 800,  creio ser seu limite, pois  acima disso a D80  começa a pecar.

Em segundo lugar, embora não  seja obrigatório o uso deste ou aquele MODO  eu usaria o Modo M, estipularia uma velocidade mínima certificando-me que congelaria os movimentos, afinal num ginásio subentende-se que haja ação.

E finalmente  a abertura,  aqui vc é balizado pela abertura máxima que sua lente consegue abrir, como um amigo já explicou sua lente varia a abertura máxima dependendo da distância focal que esta se encontra, no lugar de F/7.1 poderia ter usado f/5.6 e de quebra seu flash seria menos exigido .

O que seu amigo lhe orientou não está de todo errado, a questão é se correr o bicho pega  se  parar o bicho come  :D  ganharia na questão do fundo melhor iluminado e provavelmente teria  fotos tremidas, portanto dependendo das ferramentas que se têm em mãos  por vezes as fotos não ficam como desejariamos mas é o máximo que se irá conseguir.
Em ginásios  não deve ser muito comum, mas em  certos eventos como por exemplo casamentos, especialmente na igreja,  recorre-se ao uso de mais flashs.

Abs

amv


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Dezembro de 2008, 02:18:07
Bem como alguém disse procura no google, eu há tempos atrás encontrei este site, foi mais desenvolvido para fotos de filme, mas o princípios em modo manual são iguais, creio que ninguém irá discordar disto.

Dê uma lida neste site http://www.herbario.com.br/fotoweb/a1.html

Abraços
Ricardo
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


SARAIVANIL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #26 Online: 24 de Dezembro de 2008, 00:30:24
aMIGÃO FAÇA COMO EU TREINE E TREINE, TREINE E TREINE, TREINE E TREINE,TREINE E TREINE, TREINE E TREINE. E TIRE A SUA CONCLUZÃO AFINAL E APRENDENDO ERRADO QUE SE ACERTA, NÃO DESITA.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #27 Online: 24 de Dezembro de 2008, 03:22:11
Ola!  boa  noite.
Vejam : tirei algumas fotos em um ginasio , a maioria  das fotos ficaram com o fundo muito escuro , estava usando o flash interno . Pois bem , um fotografo me falou que eu usei  uma velocidade muito alta , no caso 1/125 . esta correto? para não acontecer mais isso eu poderia colocar minha câmera no modo "A" dando prioridade para abertura , e a velocidade ser  ajustada pela propria máquina?   vejam como estava os outros ajustes:

ISO 800
Abertura 7.1
Câmera   Nikon  D-80
Objetiva  Nikkor  18 - 135

Olha, a resposta desse fotógrafo até faz algum sentido, só é um pouco incompleta. Em uma coisa ele está certo: a velocidade está alta, suficiente para fotografar em 135mm sem tremer em um evento social (em esportes isso ainda seria pouco). Essa velocidade vai deixar o primeiro plano nítido, sem tremidos, mas deixará o fundo escuro. Também, f/7.1 é muito escuro.

A sua 18-135 é mais clara em posições de grande angular (menor zoom), então prefira essas distâncias focais. A sugestão de travar a abertura é uma boa tentativa inicial para começar a clarear o fundo das fotos, mas certamente não é a solução para todos os casos.

Se as fotos ficarem tremidas, não tem jeito: aceite um pouco de tremedeira ou aceite perder o fundo. Outra saída é ajustar a compensação de exposição da câmera para até uns -0.7EV e fotografar em modo RAW. Vai ficar um pouco escuro ao ver no lcd, mas depois é possível recuperar a luminosidade da cena sem muito acréscimo de ruído. Aumentar a potência do flash também ajuda a congelar o primeiro plano, mas você corre o risco de estourar o rosto das pessoas. Aumentar o ISO para 1600 também é uma saída, mas o ruído pode incomodar.

Como pode ver, a sua pergunta não é fácil de ser respondida e dá para entender como gerou tanta polêmica. Para ilustrar como cada caso é um caso, vai um exemplo de foto feita com o flash embutido da minha K100D:


ISO 1600, 50mm f/1.7, prioridade de abertura, compensação de exposição. Apesar de eu ter dois bons flashes externos (um Metz 54MZ3 e um Vivitar 285HV), não quis usá-los porque não são TTL e o flash embutido da K100D tem luz auxiliar de foco. Se eu os usasse, não poderia usar o flash embutido para auxiliar no AF.



E aí, não parece até luz natural? O flash aqui teve um papel muito acessório, pois o ISO alto e a abertura extrema fizeram com que a ação do flash não fosse tão agressiva. Mas você pode ver que ele estava sendo usado pela suave sombra que apareceu à direita do rosto. Tudo ótimo, mas alguma coisa eu perdi nessa foto, e o que foi? Foi o fato de a minha prima não aparecer em foco por causa da grande abertura. Por sinal, compus a foto de forma que esse "defeito" não fosse muito pronunciado, até porque o assunto principal realmente era o seu pai, ao lado.

Enfim, na fotografia não se consegue ter tudo, muito menos uma resposta simples sobre fotometria com flash :P No máximo, podemos recomendar pontos de partida e sugerir leituras sobre o assunto.

Boa sorte.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS