Autor Tópico: [FLASH] Prioridade à abertura ou tudo manual?  (Lida 8269 vezes)

cirinho

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.139
  • Sexo: Masculino
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Online: 06 de Dezembro de 2008, 21:02:47
Ola!  boa  noite.
Vejam : tirei algumas fotos em um ginasio , a maioria  das fotos ficaram com o fundo muito escuro , estava usando o flash interno . Pois bem , um fotografo me falou que eu usei  uma velocidade muito alta , no caso 1/125 . esta correto? para não acontecer mais isso eu poderia colocar minha câmera no modo "A" dando prioridade para abertura , e a velocidade ser  ajustada pela propria máquina?   vejam como estava os outros ajustes:

ISO 800
Abertura 7.1
Câmera   Nikon  D-80
Objetiva  Nikkor  18 - 135
Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED +  + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2008, 21:30:21
Sendo bem prático e beirado a grosseiria... Mas com certeza não é.

São duas opções. Ou vc aprende a fotometrar ou coloca em automático mesmo. Sua cam tem um modo noturno só pra isso.  ;)
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


cirinho

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.139
  • Sexo: Masculino
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2008, 21:43:55
Nesse  caso, pelo o que eu entendi: o fotografo estava equivocado quando ele falou da velocidade  em 1/125?  e   não era  anoite.ok
Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED +  + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.


Gelson

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
    • http://
Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2008, 00:07:41
Sendo bem prático e beirado a grosseiria... Mas com certeza não é.

São duas opções. Ou vc aprende a fotometrar ou coloca em automático mesmo. Sua cam tem um modo noturno só pra isso.  ;)

Então, para não ser grosseiro, porque vc não ensina? Ele está perguntando porque ainda não conhece e esse é um dos objetivos do fórum, trocar informações e conhecimento entre os foristas. Se vc entende bem e conhece deveria pelo menos dizer o que ele poderia fazer e de forma bem educada, como se espera de todos os colegas foristas.

Ola!  boa  noite.
Vejam : tirei algumas fotos em um ginasio , a maioria  das fotos ficaram com o fundo muito escuro , estava usando o flash interno . Pois bem , um fotografo me falou que eu usei  uma velocidade muito alta , no caso 1/125 . esta correto? para não acontecer mais isso eu poderia colocar minha câmera no modo "A" dando prioridade para abertura , e a velocidade ser  ajustada pela propria máquina?   vejam como estava os outros ajustes:

ISO 800
Abertura 7.1
Câmera   Nikon  D-80
Objetiva  Nikkor  18 - 135

Cirinho, vou aguardar o Rogério_prazeres se manifestar, caso não consiga lhe explicar adequadamente em seguida me manifesto. Só estou fazendo isso em respeito à você e aos demais foristas que buscam informações no fórum.
Abs.
Gelson


cirinho

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.139
  • Sexo: Masculino
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2008, 00:17:06
Rogerio , pelo amor de DEUS.estou simplesmente  querendo que você e outros do forum  me ajude. não entendi sua colocação. até por que, não sei nada de fotografia. 
Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED +  + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.


cirinho

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.139
  • Sexo: Masculino
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2008, 00:18:23
Muito  grato  gerson , fica com DEUS.
Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED +  + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2008, 00:54:45
Eu hein!! Que tempestade num copo d'água!!  :doh:

Gelson,

É que não existe regulagem pra tal caso ou pra outro e não dá pra ensinar alguém a fotometrar numa única resposta.
Se quiser tentar fazer isso fique à vontade e dê sua resposta mágica, só não cite mais meu nome pois nem o próprio Cirinho tinha se ofendido até vc se manifestar.

Cirinho,

Não tive intenção de ser grosseiro como falei no início da resposta, apenas quis ser prático e te colocar algo real de forma rápida.

Cada situação exige uma regulagem dos 3 parâmetros básicos que são:

* Abertura
* Velocidade
* ISO (o ISO é coisa que só passou a ser ajustável em digital)

Pra tirar a cam do automático e ter bons resultados tem que saber pelo menos do que se trata cada uma delas e isso que é o básico de fotografia que está em qualquer livro de fotografia básica ou apostila de internet.

Mas pela sua pergunta está claro que vc quer algo mais prático, algo mais automático e nesse caso colocar usar os modos de cena é a melhor opção mesmo. O modo Av não resolve seu caso.

Repetindo, não tinha itenção de ser grosseiro. Se vc ficou chateado, me desculpe.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


carlosgcosta

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • http://
Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2008, 02:42:04
Ola!  boa  noite.
Vejam : tirei algumas fotos em um ginasio , a maioria  das fotos ficaram com o fundo muito escuro , estava usando o flash interno . Pois bem , um fotografo me falou que eu usei  uma velocidade muito alta , no caso 1/125 . esta correto? para não acontecer mais isso eu poderia colocar minha câmera no modo "A" dando prioridade para abertura , e a velocidade ser  ajustada pela propria máquina?   vejam como estava os outros ajustes:

ISO 800
Abertura 7.1
Câmera   Nikon  D-80
Objetiva  Nikkor  18 - 135



Cirinho, quanto mais baixa a velocidade mais luz você consegue captar, mas existe o problema da falta de estabilidade você pode tremer, não existe uma formula para todas as situações, procura ler um pouco sobre fotometria, tentar entender o uso do fotometro que tua câmera possui, o flash interno da câmera tem uma abrangência de uns 3m no máximo não vai te ajudar dentro de um ginásio.

Procura no google sobre fotometria, vai te facilitar muito.


carlosgcosta

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • http://
Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2008, 02:44:20
Sendo bem prático e beirado a grosseiria... Mas com certeza não é.

São duas opções. Ou vc aprende a fotometrar ou coloca em automático mesmo. Sua cam tem um modo noturno só pra isso.  ;)



Tem uma terceira opção, não falar nada, ia ter ajudado muito mais ele  :ok: :ok: :D :D :D :D :D :D


carlosgcosta

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • http://
Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2008, 02:46:55
Eu hein!! Que tempestade num copo d'água!!  :doh:

Gelson,

É que não existe regulagem pra tal caso ou pra outro e não dá pra ensinar alguém a fotometrar numa única resposta.
Se quiser tentar fazer isso fique à vontade e dê sua resposta mágica, só não cite mais meu nome pois nem o próprio Cirinho tinha se ofendido até vc se manifestar.

Cirinho,

Não tive intenção de ser grosseiro como falei no início da resposta, apenas quis ser prático e te colocar algo real de forma rápida.

Cada situação exige uma regulagem dos 3 parâmetros básicos que são:

* Abertura
* Velocidade
* ISO (o ISO é coisa que só passou a ser ajustável em digital)

Pra tirar a cam do automático e ter bons resultados tem que saber pelo menos do que se trata cada uma delas e isso que é o básico de fotografia que está em qualquer livro de fotografia básica ou apostila de internet.

Mas pela sua pergunta está claro que vc quer algo mais prático, algo mais automático e nesse caso colocar usar os modos de cena é a melhor opção mesmo. O modo Av não resolve seu caso.

Repetindo, não tinha itenção de ser grosseiro. Se vc ficou chateado, me desculpe.


Parece que voce nunca fotografou com filme certo? Conhece puxada de filme?  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2008, 08:59:20
Putz! Apareceu outro.  :doh:
Carlos. A você com certeza eu não devo explicações de nenhum tipo.

Ao Cirinho, eu já pedi desculpas. Quando escrevi "Sendo bem prático e beirando a grosseria. Mas não é." achei que vc ia entender que não tinha intenção de ser grosseiro.

Perguntas como a sua costumam cair de esquecimento pois toda hora aparece um novato que comprou uma DSLR e está apanhando da câmera. E o pior que não se dão ao trabalho de olhar rapidamente o fórum pra ver se a dúvida já não está sendo discutida no momento.

Olhei agora e algumas linhas abaixo da sua pergunta já existe um tópico sobre o mesmo assunto porém melhor formulada, o que rendeu uma boa discussão.
Como fotografar locais com iluminação ambiente?

Eu como também sou iniciante, respondi rápido pra não te deixar sem resposta e dar continuidade ao assunto e acabei sendo ríspido, reconheço.

Mas como não sou dono da verdade, se vc ou outro usuário ainda estiverem incomodados com minha resposta podem clicar do link "denunciar ao moderador" aí embaixo e eles saberão o que fazer.
Os moderadores são pessoas escolhidas justamente por terem bastante tempo de forum e terem o reconhecimento e respeito da comunidade para intervir nas mensagens.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 07 de Dezembro de 2008, 12:34:10
Eu vô falar a verdade pro cêis. Eu não entendi a 1a. e 2a. pergunta do Cirinho, não entendi a 1a. resposta do Rogério e não entendi a interferência do Gelson e do Carlos. Enfim, quase que não entendo nada. Aliás, volto a ressaltar (já venho fazendo isso há tempos, não é nada pessoal com esse tópico): títulos bem claros como "Como fotografar locais com iluminação ambiente?" e que seguem o padrão tipográfico dos demais assim como perguntas bem objetivas e precisas, com alguma fundamentação, sempre rendem boas discussões.

E, por favor, aceitem as desculpas do Rogério, ele está sempre ajudando os membros (recém-ingressos ou não), e tenho certeza que a intenção não foi ser grosseiro, ainda que pareça aos olhos de quem lê, e mesmo que tenha sido isso já aconteceu com praticamente todo mundo que participa diariamente do fórum, comigo também porque compreensão não faz parte da minha natureza, é uma característica adiquirida. :ok:

Bem, proponho que nos concentremos nas respostas abaixo porque são as que podem ser exploradas de forma mais frutífera e tem correlação direta com o tema proposto.

Gelson,
É que não existe regulagem pra tal caso ou pra outro e não dá pra ensinar alguém a fotometrar numa única resposta.

[...]

Cada situação exige uma regulagem dos 3 parâmetros básicos que são:
* Abertura
* Velocidade
* ISO (o ISO é coisa que só passou a ser ajustável em digital)

Pra tirar a cam do automático e ter bons resultados tem que saber pelo menos do que se trata cada uma delas e isso que é o básico de fotografia que está em qualquer livro de fotografia básica ou apostila de internet.

Mas pela sua pergunta está claro que vc quer algo mais prático, algo mais automático e nesse caso colocar usar os modos de cena é a melhor opção mesmo. O modo Av não resolve seu caso.

Cirinho, quanto mais baixa a velocidade mais luz você consegue captar, mas existe o problema da falta de estabilidade você pode tremer, não existe uma formula para todas as situações, procura ler um pouco sobre fotometria, tentar entender o uso do fotometro que tua câmera possui, o flash interno da câmera tem uma abrangência de uns 3m no máximo não vai te ajudar dentro de um ginásio.

Procura no google sobre fotometria, vai te facilitar muito.

Ola!  boa  noite.
Vejam : tirei algumas fotos em um ginasio , a maioria  das fotos ficaram com o fundo muito escuro , estava usando o flash interno . Pois bem , um fotografo me falou que eu usei  uma velocidade muito alta , no caso 1/125 . esta correto? para não acontecer mais isso eu poderia colocar minha câmera no modo "A" dando prioridade para abertura , e a velocidade ser  ajustada pela propria máquina?   vejam como estava os outros ajustes:

ISO 800
Abertura 7.1
Câmera   Nikon  D-80
Objetiva  Nikkor  18 - 135

O fotógrafo deve ter dito a você que o problema decorreu do emprego da velocidade alta porque em locais com pouca iluminação você vai usar o mínimo de velocidade possível para evitar tremer a foto ou deixar áreas com pouca luz. O ideal mesmo, dentro de um ginásio, com pessoas em movimento (teria que usar uma velocidade mais alta mesmo para congelá-las) e áreas de maior e menor intensidade de luz, era usar um tripé aliado a uma lente clara, o que lhe daria alguma maleabilidade no que diz respeito à conjunção: abertura/velocidade/iso.

Olha, por tudo que eu já li no fórum, internet, livros etc. e todas as discussões que já acompanhei, nenhum pessoa mais experiente em fotografia vai lhe recomendar utilizar os modos programados porque é justamente o manual que vai lhe dar maior desenvoltura, maior liberdade para burlar as limitações das funções configuradas pela câmera.

Aqui o Leandro fez alguns testes com a iluminação dos planos, inclusive formulou dúvidas sobre o fundo escuro. Talvez lhe interesse:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=25298.0

P.S.: Olha, eu não a pessoa mais indicada para responder a sua pergunta pois raramente, quase nunca, uso o flash, ainda que tenha um Vivitar véião. Vim aqui mesmo só pra retomar o fio condutor do tópico e propor relevar o restante.

Bom domingo para todos!!!
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2008, 12:44:41 por Kika Salem »


cirinho

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.139
  • Sexo: Masculino
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Resposta #12 Online: 07 de Dezembro de 2008, 12:44:14
Muito  grato  a todos. Quando procuro voc~es e que eu acho O melhor caminho para meu aprendizado.
                          fiquem com DEUS , e um ótimo final de semana.
Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED +  + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2008, 12:58:44
Cirinho!

Fiquei com uma dúvida que não sei se tem implicação direta com o fundo escuro.
Mas no ginásio, você estava fotografando esporte ou algum evento, do tipo formatura?
Tem fotos postadas em algum lugar para o pessoal tomar como exemplo?

Até mais.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2008, 12:59:34 por Kika Salem »


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2008, 18:45:16
Acho que nesse caso, não dá pra resolver dois problemas ao mesmo tempo.
Se baixar a velocidade ou aumentar abertura, pode até melhorar o fundo mas vai estourar a frente...
O fotomêtro da câmera cumpriu o seu papel, que é fazer uma leitura ponderada da cena, ou pontual, dependendo da maneira como está ajustada a máquina do Cirinho Num caso ou noutro, o fotômetro leu e escolheu a melhor fotometria para o ponto em que o fotógrafo jogou o foco, e o fundo ele nem sequer reconheceu.
Nesse caso temos que dar uma mãozinha pra natureza, ou rebatendo uma luz pra lá ou mudando a posição da câmera em relação ao assunto...enfim tem muitas maneiras de resolver isso, depende do caso.