Autor Tópico: Sony W110 - alguém tem uma?  (Lida 3884 vezes)

Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Dezembro de 2008, 00:22:54
Olá, pessoal, o que vcs acham da câmera Sony W110?

Pergunto pelo seguinte, a empresa onde trabalho disponibiliza câmeras digitais para uma boa parte (c. de 170) de seus funcionários. Quando fui admitido, recebi uma Sony Mavica FD200 zeradinha. Para o tipo de serviço que normalmente fazemos, dava e sobrava. Um belo dia, quando fui surpreendido por um alagamento numa estrada rural, a FD200 foi pro saco, encheu de água e queimou (ela estava embaixo do banco do carro). Aí, me mandaram uma FD100 usada, que também atendia ao propósito. Só que durou apenas uns 3 meses e pifou também, não ligava mais. Novamente me mandaram outra Mavica, também usada, só que muito pior, era uma FD73. Essa realmente me fez sofrer, ela só grava em disquete e acabei perdendo muitas fotos dos meus trabalhos, além da imagem dela ser horrível. Tava tão difícil que resolvi usar a minha G6, enquanto eles providenciavam outra câmera pra mim.

E eis que ela chegou, hoje. É uma Sony W110, e veio novinha, na caixa lacrada. Então, eu gostaria de saber se há alguém por aqui que possui essa câmera, para saber o que acham dela. Claro que sei que vai ser mais do que suficiente para o meu trabalho, tanto que o responsável por equipamentos lá de SP recomendou que eu selecionasse a opção VGA para o tamanho das fotos. Bem, essa recomendação é porque todos os relatórios e laudos que enviamos são por e-mail, alguns com mais de 50 fotos, então ficaria muito pesado para enviar com resolução mais alta.

Eu não tive como fazer um teste durante o dia, mas em algumas fotos que tirei agora à noite o que vi foi um festival de ruídos em ISO 100 (o absurdo é que ela vai até 3200!). Vamos ver amanhã, com luz do dia...

Aguardo opiniões!

Abraços.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2009, 10:34:51 por Leandro Federsoni »
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2008, 01:18:41
Olá Heber!

Interessante esse seu post pois também tenho impressão que as fotos de compactas point&shot modernas estão piores que as mais antigas.

O mais interessante é que tenho visto muitos usuários de Sony (P32 P42 etc) mais antigas, totalmente leigos, que migram pra essas mais novas da série W, T etc e estão achando a imagem pior.

Ou essa corrida de megapixels está relmente deixando o ruído realmente muito pronunciado nas compactas em geral ou a Sony mudou algo do modo de tratar seus JPEGs que está causando essa impressão.

Me parece que os fabricantes em geral estão com um conceito de tentar aproveitar mais a luz ambiente em fotos noturnas, aí fica uma ruideira só...

Eu recomendei uma série W prum amigo pois sempre gostei do JPEG Sony, mas depois fiquei com receio.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2008, 03:34:25
Ué, mas em VGA dá pra ver o ruído do ISO100?
Se der, a situação tá preta mesmo... pior que a Aiptek que tive rs

Não sei qual é seu trabalho, mas partindo do pressuposto que não precisa de qualidade magnífica, ela deve servir sim :)


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2008, 23:59:49
Eu recomendei uma série W prum amigo pois sempre gostei do JPEG Sony, mas depois fiquei com receio.

Oi, Rogério.
Fique tranquilo, a imagem até que não é tão ruim assim, não. Fiz uns testes hoje à tarde, veja aí embaixo.

Quanto à recomendação, também fiz uma a um amigo, só que foi com algo mais "sério"...
Fiz ele desistir de uma Sony A350 para pegar uma A200, mesmo ele dizendo que não conseguia entender direito meus argumentos. E eu fui incauto, pois me baseei na opinião de alguns "entendidos" daqui do MF, que diziam que a qualidade de imagem da A350 era um lixo.

Menos de um mês depois apareceu aquele link postado pelo Paulo (DxO), classificando o RAW da A350 como o 6º melhor entre todas as DSLR's APS.

Como eu disse em outro comentário, tomara que meu amigo não leia isso...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2008, 00:04:02
Ué, mas em VGA dá pra ver o ruído do ISO100?
Se der, a situação tá preta mesmo... pior que a Aiptek que tive rs

Não sei qual é seu trabalho, mas partindo do pressuposto que não precisa de qualidade magnífica, ela deve servir sim :)

Pois é, Pedro, visível sim, mas não em VGA, foi em 7.2MP mesmo...

Quanto ao trabalho, vai ser mais do que suficiente. Fiz alguns testes agora à tarde e até que gostei dos resultados. Com boa iluminação, claro.

No interior de indústrias e outros locais parecidos é que a coisa vai pegar. E vai ter que ser em 640x480 mesmo!
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2008, 00:29:07
Bem, para ver o potencial da W110, fui à pracinha da esquina fazer umas fotos. Lá tem um mirante legal, e encontrei outros motivos pelo caminho.

A pracinha


A paisagem do mirante


Um "pouquinho" de CA (by Carl Zeiss Vario Tessar) - crop em ampliação 100%


Testando o macro


Testando o desfoque do fundo


Cerca no lote vizinho


No shopping, indo almoçar


Resolvi fazer uma versão ISO 3200


Quando ampliei 100%, notei que o ruído estava tão forte que decepou a cabeça do indivíduo


Obs.: as fotos estão como saíram da câmera, sem nenhum ajuste, apenas redimensionamento (claro...).

À parte a brincadeira, não consegui entender o que aconteceu com a cabeça do gajo que se aproximava. A velocidade foi 1/1320, então não foi porque ele a estava balançando... Alguém saberia explicar?

Por coincidência, neste tópico do Leandro (http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=27832.0) postaram um link (http://www.dpreview.com/reviews/Q408budgetgroup/) de um teste no DPreview, no qual participa a W120. As diferenças entre esta e a W110 são bem poucas, mas a mais notável é que a 120 tem "stead shot" e a 110 não tem. Em termos de imagem, as duas são, teoricamente, idênticas.

É isso aí...


°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2008, 00:53:26
Ufa!! Estou aliviado de ter recomendado ela pro meu amigo.

Achei as fotos bem melhores do que eu imaginei...  :ok:
Tendência a estourar o céu e CA notáveis, porém tudo aceitável pra pessoas que não estudam fotografia e querem uma cam pra uso diário.

O JPEG da Sony parece que continua bem coerente nas cores tb.  :ok:

Quando a cabeça do rapaz, acho que foi amputada pelo processamento de ruído mesmo  :hysterical: :hysterical:.

Valeu pelo rápido "review"  :clap: :clap:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2008, 01:43:14
Ahh mas atualmente toda compacta apresenta ruído visível em ISO 100 quando olhamos em 100% e a grande maioria delas já dão uma lavadinha nas texturas (tenho uma Canon SX100 IS e acontece isso em ISO80)
Acho que em VGA até ISO400 dá pra ir sem prejudicar muito...
Esse iso3200 é um espetáculo viu... pior que uma breeze cam huaHUA


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2008, 18:57:05
Quando ampliei 100%, notei que o ruído estava tão forte que decepou a cabeça do indivíduo


 :hysterical: :hysterical: :hysterical: