Autor Tópico: Para imprimir como é melhor interpolar?  (Lida 3683 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Online: 18 de Agosto de 2005, 15:00:29
Amigos,

O laboratorista onde envio minhas fotos me disse que a melhor opção para a interpolação é, ao inves de fazer no PS, deixar para que o Frontier (eu revelo em minilab Fuji) faça. Eu acredito que seja sim saudável, mas gostaria de ouvir a opinião de voces....

Como voces fazem???? Deixam o minilab fazer a interpolação, ou enviam já no tamanho exato?

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2005, 15:12:44
Certamente o algorítimo dele é propício para o seu sistema de impressão, eu particularmente só ajusto a proporção, procuro não interpolar, deixo isso realmente para eles fazerem na própria máquina.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2005, 15:21:11
Legal....

Léo, com relação a imagens deve ser melhor.... Será que com relação a letras não teria uma certa perda, já que os caracteres interpolados podem perder nitidez.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2005, 15:51:53
Citar
Legal....

Léo, com relação a imagens deve ser melhor.... Será que com relação a letras não teria uma certa perda, já que os caracteres interpolados podem perder nitidez.

Abraço,
Fernando
Fernando eu penso que o algorítimo de interpolação da Frontier deva ser totalmente propício para o sistema de impressão dela, nunca fiz grandes comparativos, mas em termos gerais eu percebo que a qualidade da imagem interpolada nela fica um pouco melhor do que a qualidade interpolada no PS. Mas pode até ser impressão ou gosto pessoal mesmo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2005, 17:16:57
Caramba, uma pergunta que eu sempre quis fazer e nunca lembrava. rs

Eu sempre interpolo no PS, mas vou fazer uns testes deixando para eles fazerem isso.

abraços


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2005, 12:16:43
Citar
Caramba, uma pergunta que eu sempre quis fazer e nunca lembrava. rs

Eu sempre interpolo no PS, mas vou fazer uns testes deixando para eles fazerem isso.

abraços
Que bom.... Quando um esquece aqui, sempre vem outro e lembra! :)

Eu tô bem curioso... No meu proximo envio de imagens para o LAB, vai tudo sem interpolar... Vamos ver no que dá!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


July

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Feminino
  • CARPE DIEM
    • Portfólio
Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2005, 14:37:36
Desculpem a ignorância..mas ...como assim!? O q é essa interpolação q vcs estão falando? e como é isso d mandar no tamanho exato, manter a proporção e tal?

Detalhe BÁSICO: até entrar nesse fórum eu achava q sabia um poukinhu d imagens digitais...AHAHAHAHAHAHA!!! q bom q agora "sei q nada sei" e melhor ainda..já tenho onde aprender! :thmbup:

valeu gente!
Juliana Bastos
www.julianabastos.com



*Flickr
* Canon EOS 20D
* Hasselblad 500C/M


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2005, 16:58:58
Simples, Juliana.

As câmeras digitais costumam dar saída a arquivos com 2 proporções, basicamente.
3:2 e 4:3. Geralmente as compactas tem arquivos no formato 4:3 e as DSLR em 3:2.
Mas voce pode imprimir uma foto de uma DSLR que tem formato 3:2 em 20x25cm? Claro, é só cortar ou fazer um "crop" em inglês, na foto na proporção indicada, que no caso da impressão 20x25 é 2:2,5, claro.

E a interpolação usa-se para imprimir uma foto em tamanho grande. Por exemplo, uma DSLR que dá um arquivo com 3000x2000 pixels, pode ser impresso em excelente qualidade em 30x45cm? Por uma simples conta dá para ver que, sem interpolação, a foro será impressa com 3000 pixels em 45cm o que dá 66,7 pixel/centímetro. Se voce quiser aumentar a densidade desta foto pode interpolar o arquivo para, digamos, 4500x3000 pixels, uma interpolação de 50%. Imprimindo em 30x45cm dá 4500 pixels em 45cm = 100 pixels por centímetro. Esta interpolação pode ser feita por vários programas, ou até pelo programa do minilab, e esta é a questão do post.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2005, 17:00:15 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2005, 21:53:30
Fiz o teste. Com a interpolação básica do PS (sem artimanhas) X a do lab, eu preferi a do lab mesmo.


tatti vitorino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • http://tattivitorino.multiply.com
Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2005, 13:50:53
é.. pois é eu sempre interpolo no ps para entregar as imagens no lab nas dimensões que eu quero.. caso eu deixe para o lab fazer a interpolação eu simplesmente devo dizer as dimensões finais da impressão e deixar que eles façam o resto?

é july.. não existe nada melhor nesse mundo que encontrar pessoas com os interesses semelhantes aos nossos.. é assim que aprendemos cada vez mais..

obrigadíssima pessoal
abc
[size=8]tatti vitorino - são paulo sp
tattivitorino

Eq. Minolta X570 com driver
min 28mm 2.8, 50mm 1.7, 28~70mm macro - 3.5/4.8
135mm 2.8

sony cybershot
DS90 (p/ brincar)[/size]


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2005, 16:22:55
Citar
é.. pois é eu sempre interpolo no ps para entregar as imagens no lab nas dimensões que eu quero.. caso eu deixe para o lab fazer a interpolação eu simplesmente devo dizer as dimensões finais da impressão e deixar que eles façam o resto?

é july.. não existe nada melhor nesse mundo que encontrar pessoas com os interesses semelhantes aos nossos.. é assim que aprendemos cada vez mais..

obrigadíssima pessoal
abc
Isso mesmo.  :thmbup:  


etherius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2005, 16:28:37
Amigos,

Me tira uma duvida por favor.

 Minha Maquina é uma sony DSC H1, e posso tirar fotos com ela no formato 3:2  Isto entao significa que posso enviar direto para o laboratorio fotos neste formato sem precisar mexer em nada, (nem eu nem eles) para ´revelação´ de fotos tamanho comum?

e ainda:

Usando qualquer recurso, qual o máximo de tamanho que posso imprimir sem perda de qualidade (visivelmente, eh claro) com uma foto desta minha H1 (5Mb)

Obrigado a todos.

 


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #12 Online: 04 de Novembro de 2005, 17:04:36
Citar
Amigos,

Me tira uma duvida por favor.

 Minha Maquina é uma sony DSC H1, e posso tirar fotos com ela no formato 3:2  Isto entao significa que posso enviar direto para o laboratorio fotos neste formato sem precisar mexer em nada, (nem eu nem eles) para ´revelação´ de fotos tamanho comum?

e ainda:

Usando qualquer recurso, qual o máximo de tamanho que posso imprimir sem perda de qualidade (visivelmente, eh claro) com uma foto desta minha H1 (5Mb)

Obrigado a todos.
Suas questões já estão respondidas neste tópico. Aproveite e leia o link sobre interpolação.