Autor Tópico: Reformando a Minoltinha 1/2 frame  (Lida 22982 vezes)

k_rio_k

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
    • http://www.flickr.com/photos/k_rio_k/
Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2008, 21:40:01
Sensacional!

Você sabe polir lente? Com que? Dizem que com vermelhão dá.

Não sei Ivan.  :(

Já estudei um pouco sobre polimento de espelho de telescópios e conheço alguma coisa.
Mas pra uma lente desse tamanho tenho medo de distorcer a superfície e como não sei se a ótica dessa cam é boa não quero piorá-la.

Vou conversar com um pessoal de ótica pra ver se eles tem equipamento pra polir de forma controlada.

O que é vermelhão? Aquele pó que chamam de Xadrez?

Isso mesmo, pó xadrez e água. A água é importantíssima todo o tempo. Acho que o Luiz Paracampo fala alguma coisa disso no site www.novacon.com.br Só que o site é infernalmente organizado, e encontrar algo lá é dificílimo. Mas ele já me falou sobre isso, sobre plimento com pó xadrez vermelhão (óxido de ferro) e água, sendo a água o elemento fundamental para o polimento. Segundo ele faz uma sujeira desgraçada mas dá certo.
De curioso eu fui olhar o site. Achei o bendito do artigo que vc se referiu: http://www.novacon.com.br/poliquim.htm

[]'s
Membro Clube FotoRio
Flickr | Nikon D200 /Nikon F3 / Yashica Mat 6x6


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:47:55
Que legal está este topico...

Obrigado a todos, a conversa está ótima. Eu nãosou uma passoa paciente para pequenos consertos, mas dá a maior vontade, pois tenho uma Zeiss velha com lente precisando de polimento.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2008, 10:49:25
As lentes da Elmoflex são removíveis, mas não rolou polimento nos três elementos de cada lente nao, só nas 4 superfícies externas. NA verdade elas estavam todas opacas, mas não era arranhão não. Ficou perfeito. Muito bom.

Pois é Elmo.

Na pesquisa vi também que algumas lentes podem ficar levemente opacas com o tempo.
Pode ser do coating ou mesmo o próprio vidro pode ser atacado pela presença da humidade que pode se tornar um pouco ácida na presença de outros elementos no ambiente onde foram guardadas.
Claro que estamos falando de lentes com 30 ou 40 anos de fabricação.

Mas nesse caso seria um polimento com desgaste insignificante apenas pra restaurar a superfície microscópica.

No meu caso a lente está realmente arranhada e terá que ser feito um degaste mais profundo na superfície. Considerando o tamanho dela que tem diâmetro de 1cm se esse polimento não for controlado com certeza causará distorções no raio de curvatura e uma perda muito sensível da nitidez.

Digo isso com categoria pois sei que em telescópios de fabricação manual mesmo no polimento final que é muito sutil eles controlam continuamente o desgaste da superfície com um instrumento ótico caseiro baseado em anéis de interferência.

Mas quero conversar também com o pessoal dessa loja pra ouvir a opinião deles sobre o caso. Te mandei MP pedindo o contato pois o que achei na Internet não funciona.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #18 Online: 12 de Dezembro de 2008, 15:14:34
Rogério, MP respondido.

Qualquer coisa, sou seu secretário aqui em BH. Pode me mandar que encaminho pra eles, se quiser.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 12 de Dezembro de 2008, 15:27:34
Estou ansioso para ver essa câmera restaurada e funcionando novamente. :)

Quando estiver na parte do acabamento final vale dá uma tunada no visual e mandar gravar seu nome nela, Rogério.  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #20 Online: 12 de Dezembro de 2008, 16:35:01
Uma coisa que eu gostaria de saber fazer é dar manutenção em câmeras mecânicas e objetivas. Tomara que deste tópico saiam dicas encorajadoras para quem tem vontade de se aventurar nesse mundo.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #21 Online: 12 de Dezembro de 2008, 18:43:13
KaraKa!  :o
Boa sorte!!  :ok:


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 12 de Dezembro de 2008, 21:14:14
Uma coisa que eu gostaria de saber fazer é dar manutenção em câmeras mecânicas e objetivas. Tomara que deste tópico saiam dicas encorajadoras para quem tem vontade de se aventurar nesse mundo.

Francisco,

Se der tudo certo eu transformo o post em algo mais elaborado e talvez sirva pra isso.

Claro que essa minolta é muito simples. São poucas peças e apenas com um pouco de observação já se entende como tudo funciona.

Antes de fazer a montagem final devo abrir novamente a tampa do obturador pra ver se nada soltou e fazer algumas fotos dele com uma macro pra mostrar aos curiosos como funciona.

A objetiva da KX eu tb já desmontei a parte ótica apenas pra limpar  :shock:. É perfeitamente factível para qualquer mortal. Mas depende de ter ferramentas específicas ou de criar suas próprias com um pouco de criatividade.
O diafragma tb não deve ser nada de outro mundo. Deve ser como o da minoltinha só que com mais lâminas e talvez mais delicado.

Se quiser começar, arruma uma Zenit 122 com defeito pra desmontar pois são baratas. Ela tb tem poucas peças pois a Zenit primava por uma mecânica simples e robusta. Acho que no site Novacon que o Ivan passou tem tudo sobre elas inclusive a visão explodida das peças. Se não tiver lá eu sei onde achar.

Citar
Estou ansioso para ver essa câmera restaurada e funcionando novamente  :).
Quando estiver na parte do acabamento final vale dá uma tunada no visual e mandar gravar seu nome nela, Rogério.  :ok:

Eu também Guto. Acho que vou sair pra experimentar essa com muito gosto rsrs.

Realmente estou pensando em algo personalizado para o corpo mas ainda não decidi se vou ser mais conservador na estética ou não.

De qualquer modo estou pensando em fazer um circuitinho pra medir a velocidade dela para cada posição do dial pois assim terei mais controle sobre a exposição final sem depender apenas do "automático" dos ponteiros.
Vou calcular também o DOF e distâncias de hiperfocal pra cada abertura.

Depois tudo será impresso permanentemente na área no vinil (talvez nem use vinil mesmo).

Me desculpem os puristas pois original ela já não vai mais ficar...  :D  :ok:

Citar
KaraKa!  :o  
Boa sorte!!  :ok:

Pictus, obrigado pelo incentivo.  :ok:
Sorte eu já tive ao me deparar com este fórum. Está sendo de grande valia, me retomou um interesse antigo e tem ocupado meus momentos de tédio de forma saudável.  :ok:

A todos:

A novela em breve terá uma pausa para minhas férias e enquanto isso a lente deve ir pro polimento. Aliás, continuo pesquisando e conversando com os cantidados a polidores. Já tô começando a entender tanto de polimento que tô quase fazendo sozinho... :hysterical: (brincadeira, ainda não será desta vez)

Até o fim de Janeiro ou Março deve sair o último capítulo. Vamos torcer para um final feliz.  :D
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 13 de Dezembro de 2008, 12:30:39
Rogério, a Araldite não vai segurar o pino guia se ele recebe torque, vai soltar.

Meu conselho é que vá até uma loja de materiais Odontológicos e compre Ionômero de vidro. Esse sim vai mantê-lo lá para sempre.

Ivan e Rogério:

Acho que o polimento não é no vidro, mas no coating que deve ter ficado marcado por fungos ou até mesmo esbranquiçado pela ação do tempo. Polir "o vidro", como já disseram é uma ação que vai demandar elementos muito mais abrasivos e vai depender de maquinário próprio para não alterar as curvaturas.

Penso que esse polimento a que o Rogério se refere trate-se apenas da remoção da parte mais externa, danificada, do coating, para tal bastaria um leve polimento.

No lugar do Rogério eu tenteria antes de qualquer coisa com massa de polir carros, que é fabricada em dois tipos: Uma mais grossa para tintas muito queimadas e outra bem mais fina para ser usada após a pintura. Se não me falha a memória a 1 é a grossa e a 2 é a fina, isso vende em qualquer casa de tintas e basta falar para o balconista que quer a mais fina que ele saberá indicar a correta.

EU nunca usei isso para polir lentes porque não tenho nenhuma aqui em estado que demande tal tratamento, mas acredito que entregue um bom resultado baseado nas experiências que tenho polindo CDs, e é claro, polindo carros...

Primeiro por ter uma granuilação super-fina, que não vai deixar arranhados e que vai permitir que você controle o ponto de parada sem remover todo o coating, o que acho muito importante no intuito de reduzir CA, Flare, Ghosting... E segundo por ser a pasta um material próprio para polimento para evitar o superaquecimento das áreas de contato.

Abs., boa sorte e depois manda fotos feitas com ela...

Marcelo.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #24 Online: 13 de Dezembro de 2008, 16:45:22
Citação de: Mestaky
eu tenteria antes de qualquer coisa com massa de polir carros, que é fabricada em dois tipos: Uma mais grossa para tintas muito queimadas e outra bem mais fina para ser usada após a pintura. Se não me falha a memória a 1 é a grossa e a 2 é a fina, isso vende em qualquer casa de tintas e basta falar para o balconista que quer a mais fina que ele saberá indicar a correta.

EU nunca usei isso para polir lentes porque não tenho nenhuma aqui em estado que demande tal tratamento, mas acredito que entregue um bom resultado baseado nas experiências que tenho polindo CDs, e é claro, polindo carros...

Primeiro por ter uma granuilação super-fina, que não vai deixar arranhados e que vai permitir que você controle o ponto de parada sem remover todo o coating, o que acho muito importante no intuito de reduzir CA, Flare, Ghosting... E segundo por ser a pasta um material próprio para polimento para evitar o superaquecimento das áreas de contato.

Funciona sim Marcelo, já fiz isso várias vezes. Mas vai remover o coat junto, não tem jeito...depois obriga o uso de um filtro e parasol na câmera, se for fotografar sob certas condições de luz.
Se retirar o coat parcialmnte vai ficar manchado, então é melhor deixar como está, ou então remova totalmente o coat.
A mais fina é a número dois mesmo, aplique pequenas quantidades com um chumaço de algodão e vai fazendo movimentos circulares, a cada série de movimentos circulares gire a lente também no sentido inverso uns 15 graus de cada vez. Dessa forma não altera a curvatura da lente. Troque sempre o algodão por outro limpo.
Antes de se aventurar em lentes mais caras, melhor "praticar" com lentes mais velhas.   


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 15 de Dezembro de 2008, 22:55:42
Arnaldo e Marcelo,
Vocês não entenderam o drama  :D. Essa cam foi brinquedo de criança por uma década ou mais... o estado estava realmente ruim.

Ainda não estou convencido que possa ser algo tão simples pois os arranhões parecem realmente no nível do vidro assim como eram o do visor, muito menos estou seguro pra tentar algo em casa por enquanto.

Estou pensando inclusive em testá-la com a lente arranhada em situações de luz mais controlada e só depois mandar polir (ou fazer sozinho).

Vai aí uma foto da lente arranhada.


Pra realçar os arranhõs o fundo é uma bolinha preta numa superfície branca afastada de forma a tomar toda a lente. É como os arranhõs aparecem mais Desculpem a falta de nitidez, é apenas uma ilustração.


Quanto ao pino.
Ele não está colado diretamente com araldite. Foi um trabalhinho bem cuidadoso e criterioso.
Mas vou guardar a dica do Ionômero de vidro pois já fiz algumas coisas com material adontológico e realmente são resinas com características fantásticas.

Vai uma ilustração de como foi feito:

O reforço não era necessário ao funcionamento, mas como antes havia uma leve folga na base, primeiro firmei novamente o pino com umas leves batidas na base pra expandi-lo.
Coloquei a resina em volta só pra dar um apoio extra.

Aguardem os próximos capítulos!! São animadores... Ainda hoje.
Ou amanhã visto que só faltam 5 minutos [edit]na verdade faltava 01:05.. me confundi [/edit] para a meia noite..  :D :D :D :D :D
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2008, 23:23:20 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 15 de Dezembro de 2008, 23:21:43
Segue a novela...

Consegui desenvolver um método caseiro para medir a velocidade do obturador usando apenas um pouco de eletrônica e a placa de som do computador. Coisa muito, muito, muito simples e eficiente.
Um circuitinho que nem bateria precisa e usa a placa de som do computador.
Mas de qualquer modo, quando tiver mais tempo faço um tutorial sobre isso.
Ficou tão bom que tô pensando em fazer uma versão comercial baratinha pros colecionadores de plantão que não entendem nada de eletrônica e querem testar ou regular as velocidades das suas cams.

Notícia boa!!!
O obturador está funcionando como um relógio.
  :clap: :clap: :clap: :clap:
Desde a menor velocidade (1/30) até a maior (1/250).

Foto da gambiarra:



A gambiarra em detalhe:



Tela do Audacity:


Essa figura mostra a tela do Audacity, um programinha freeware de gravação de áudio. É por ele que é possível ler o valor da velocidade na forma de onda gravada como som.
Nesse exemplo está na velocidade máxima de 1/250 (0,004 segundos) que é o valor máximo original. As intermediárias e a mínima (1/30) também estão 100%.

Por enquanto é isso. Falta agora desenvolver um método caseiro pra testar o fotômetro. Esse será mais difícil pois ela tem essa coisa da variar os dois valores de abertura e velocidade ao mesmo tempo.

Mas já estou maquinando um aqui que acho que vai funcionar... Nos próximos capítulos!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 16 de Dezembro de 2008, 00:55:01
Antes que entendam errado, não é um microfone dentro da cam não.  :aua:  :D

É um fototransistor (sensor de luz) que capta o pulso de luz durante a abertura do obturador via placa de som, o que permite medir o tempo.

[]'s
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 16 de Dezembro de 2008, 00:57:44
Gostei !!!
Sensacional a idéia, Rogério !!!
Quanto à lente, eu começaria polindo o coating para saber só então como está o vidro.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 16 de Dezembro de 2008, 07:10:20
Rogério,
Estou começando a acreditar que temos um gênio entre nós.  :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:

Já usei o Audacity para gravar trilhas de violão e nunca me passou pela cabeça que poderia utilizá-lo para aferir as velocidades do obturador de uma máquina. Esta solução caseira que vc pensou é realmente fantástica. Você está de parabéns. Vou querer um tutorialzinho de como montar esse esquema aí heim.  :ok:
Pelo visto o único problema que falta resolver é a lente arranhada.

PS - Já sei pra quem vou mandar minhas máquinas quando derem algum problema... :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:



abs.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2008, 07:15:01 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!